Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!!
    Estou perto de concretizar um dos meus sonhos, a construção da minha casa!!
    Mas tem uma coisa que me está a deixar a pensar, que é a área dos quarto 2 e 3, mas vou aqui deixar todas as areas da casa:


    Então temos no piso 0:

    -Garagem: 38,70m2
    -WC: 4,31m2
    -Sala de estar: 17,98m2
    -Sala de jantar: 17,50m2
    -Cozinha: 12,40m2
    -Lavandaria: 6,50m2
    -Zona exterior (frente da sala): 19,61m2
    -Espaço de lazer coberto (traseiras da cozinha): 26,69m2
    -Telheiro (a fazer posteriormente):35,27m2
    -Logradouro: 157,68m2

    No piso1:

    -Suite: 11,25m2 + 8,82m2 + 6,58m2
    -Varanda: 8,76m2
    -Quarto1: 12,52m2
    -Quarto2: 12,10m2
    -Wc: 4m2
    -Distribuição: 4,74m2

    O que acham????
      digitalizar0004mu.jpg
      201203230929497270002.png
  2.  # 2

    Caro Anonimo005 ,

    qual é a sua dúvida? Os quartos são grandes ou pequenos e porquê?
    Não pode colocar a planta do piso 0 e uns alçados ou imagens do terreno?

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  3.  # 3

    Ups,

    peço desculpa, no momento em que escrevia não dava p ver toda a imagem.
  4.  # 4

    Eu acho que são um pouco pequenos!! Mas ñ sei .........

    Deixo aqui mais uns desenhos:
      124.jpg
      52.jpg
  5.  # 5

    Caro Anonimo005 ,

    tudo depende de como os quartos vão ser vividos e/ou utilizados.
    Não são quartos grandes, mas também não são minúsculos, na minha opinião têm uma boa área para quartos de crianças onde com camas de solteiro consegue ter secretárias para os miúdos estudarem. Se puder aumentar mais área (que pode não ser possivel se a sua casa já tiver atingido o limite de área bruta ou de implantação do PDM do seu concelho ou por qualquer outroimpedimento técnico) e se ter uns quartos maiores tem algum tipo de vantagem no dia-a-dia da sua familia, peça ao seu(s) arquitecto(s) para rever essa situação.
    Mas lembre-se se precisa mesmo de mais área ou se é apenas um capricho ou impressão sua, porque quanto maior a área mais cara vai ser a construção. Na altura da construção quando os quartos ainda não tiverem mobiliário estes vão mesmo parecer-lhe pequenos.

    Embora não dê para perceber a inserção na envolvente da sua casa (não consigo perceber a topografia do terreno) e de ter alguns espaço um pouco estranhos (possivelmente ainda por resolver melhor) como o corredor em "s" da suite, a sua planta é uma das melhores que se tem visto aqui no forum da casa.
    É pena que dois dos quartos estejam virados para Norte, mas pelo que dá para entender provavelmente não teria outra hipótese.
    Não entendo é porque tem janelas de casa de banho pequeninas. "Chateie" o arquitecto para dar um pouco mais de atenção aos seus alçados;)
    A parte a negro dos renders vai ser tinta ou outro material?
    Tenha atenção às regras das acessibilidades.


    Boa sorte para a a sua construção e tente divertir-se (nem sempre é fácil) com todo o processo e vá colocando a evolução do projecto.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  6.  # 6

    .. Os quartos estão normais.. mas o Projecto de arquitectura, do meu ponto de vista, não cumpre com a lei das acessibilidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo005
    • eu
    • 7 janeiro 2013

     # 7

    12 m2 parece-me pouco... para mim, o mínimo aceitável são 14 m2...
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

     # 8

    Colocado por: Rodrigo Cruztudo depende de como os quartos vão ser vividos e/ou utilizados.

    Se forem só para dormir, chega e sobra.
    Um quarto com 15m2 é perfeitamente aceitável, até considero que seja relativamente grande.
  7.  # 9

    na minha opinião os 12 m2 e tal até que chegam mas o que faz mesmo falta nesses quartos é uma varanda, é uma pena uma casa de raiz não se poder usufruir nos quartos de uma pequena zona exterior ( varanda) é imprescindivel para mim.
    essas pequenas varandas até que podiam ser tipo um pequeno "balcão" individual para cada quarto e esteticamente na forma volumetrica exterior ficaria muito bem a quebrar um pouco o efeito de volume caixa de fosforos que hoje em dia se ve em quase todos os projectos recentes deste tipo.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

     # 10

    Depois também depende do que é que se vai colocar no quarto, acho eu.
    Se for uma cama e duas mesinhas de cabeceira, se calhar 12m2 até é grande.

    Passei de um de 11m2 para um de 15m2+4m2 e parece-me grande demais...
  8.  # 11

    Colocado por: marco1na minha opinião os 12 m2 e tal até que chegam mas o que faz mesmo falta nesses quartos é uma varanda, é uma pena uma casa de raiz não se poder usufruir nos quartos de uma pequena zona exterior ( varanda) é imprescindivel para mim.
    essas pequenas varandas até que podiam ser tipo um pequeno "balcão" individual para cada quarto e esteticamente na forma volumetrica exterior ficaria muito bem a quebrar um pouco o efeito de volume caixa de fosforos que hoje em dia se ve em quase todos os projectos recentes deste tipo.


    Esteticamente uma varanda dá outra vida, inquestionavelmente. Mas no aspecto funcional, quando falo com conhecidos acerca da utilização das varandas, a conclusão que chego é que o nome correcto para a varanda deveria ser "estendal de tapetes" lol

    Ou seja, só lá vão para colocar os tapetes ao sol ...
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

     # 12

    Acho que mais importante que a varanda propriamente dita, é a janela que a varanda proporciona.
  9.  # 13

    Depende também de como é a varanda e a vista. Se for uma varanda com 70cm de profundidade, virada a norte e com vista para o chiqueiro do vizinho, nem para estender tapetes serve... Agora, se for uma varanda virada a oeste ou sul, com uma vista aceitável e a profundidade necessária para criar uma área de leitura/trabalho/lanche (i.e. colocando uma mesa e cadeira ou um cadeirão com apoio), contribui muito para aumentar a qualidade de vida de quem usa o quarto.
  10.  # 14

    Depende muito também do tipo de utilizador e de habitação. Num apartamento terá mais utilização do que em uma moradia com uma zona de lazer no logradouro.

    Para os utilizadores que saem do quarto de manhã e só lá voltam para dormir também não fará muito sentido.
    Concordam com este comentário: becas
    • eu
    • 7 janeiro 2013

     # 15

    Colocado por: marco1o que faz mesmo falta nesses quartos é uma varanda

    Eu tenho uma varanda e raramente a uso. Só quando tenho visitas e eles querem ver as vistas...

    Alguém realmente usa as varandas? E não estou a falar das célebres "marquises" com as máquinas de lavar...
  11.  # 16

    Eu vivi numa casa sem varandas até há muito pouco tempo, e senti muita falta de um sitio onde colocar o calçado a arejar_/arrefecer durante a noite :-)
  12.  # 17

    No apartamento onde vivi 12 anos usei intensivamente a varanda da cozinha/sala - tinha uma vista lindíssima (resposta ao outro tópico do FD) e de verão passávamos imenso tempo lá. Também servia para secar roupa e essas coisas mais práticas.
    Na vivenda, não tenho varandas no piso dos quartos e não sinto essa necessidade. Chegou a ser ponderado (esteticamente ficava bem), mas encarecia a construção e hoje acho que foi uma decisão acertada não as construir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp
  13.  # 18

    Desde já quero agradecer a todos pelas vossas opiniões, e vou tentar responder a todos vocês ;)

    *Rodrigo Cruz, quanto aos quartos estarem virados a Norte ñ havia outra possibilidade. Porque dizes para o arquiteto ter mais atenção nos alçados? Quanto à parte negra dos "desenhos", é para ser pintado moutra cor ou quem sabe para ser forrado em pedra.

    *Pedro Barradas, porque dizes que ñ cumpre asacessibilidades? Por acaso foi um assunto que o arquiteto me falou muito!!!

    *Quanto às varandas nos quartos...... só mesmo pela estética, porque a vista é quase "nula"!!

    Deixo aqui umas fotos do terreno:
      dscn0771r[1].jpg
      dscn0773y[1].jpg
      dscn0783e[1].jpg
      dscn0784c[1].jpg
  14.  # 19

    Já agora vou tentar explicar o porque do meu receio quanto à área dos quartos!!!
    Este já é o 2º projeto, uma vez que o 1º estava grande demais para a minha carteira, quando fomos pedir orçamentos para a casa em questão, decidimos em reduzir as dimensões da casa. Mas a casa era uma casa de sonho :(

    Aqui estão as fotos do 1º projeto:
      digitalizar0005vr[1].jpg
      digitalizar0002a[1].jpg
      digitalizar0001jl[1].jpg
      render01a86joaoeanaluis[1].jpg
      render02a86joaoeanaluis[1].jpg
      render03a86joaoeanaluis[1].jpg
      render04a86joaoeanaluis[1].jpg
  15.  # 20

    Caro Anonimo005 ,

    a minha opinião advém de três razões, a primeira por deformação académica, eramos massacrados pelos professores (e com razão) se colocássemos esse tipo de janelas pequeninas nas casas de banho, a não ser que tivéssemos uma razão muito boa para sustentar a opção.
    A segunda porque em termos de composição não se coadunam com os restantes vãos.
    A terceira porque concordo com o marco1 e acho que os seus alçados como estão neste momento (e acredito que ainda estão a ser desenvolvidos por isso vão melhorar) não retiram o "ar de caixa comum" que se vê por todo o Portugal. Aliás nota-se alguma diferença de tempo de trabalho entre os alçados dos seus 2 projectos, por isso é apenas uma questão de tempo até ter uns alçados interessantes e bem desenhados. O que é algo perfeitamente normal nada se faz bem sem tempo e trabalho.

    Devo dizer que não tenho nada contra as "caixas" desde que sejam feitas com interesse, cuidado e entusiasmo. Infelizmente com as opções de "casa moderna" ou "casa tradicional" com que muitos profissionais vão buscar os projectos à gaveta continuamos a cometer os mesmos erros urbanísticos e paisagísticos que se cometem desde os anos 70.

    Contudo não me parece que seja o caso do seu projecto, Anonimo005 , e acredito que o seu arquitecto chegará à melhor solução compositiva e financeira (é perfeitamente possivel e só assim faz sentido fazer arquitectura) para a sua futura casa.

    Se puder tente optar por uma diferença de material. É dificil fazer um bom acabamento com diferenças de tinta em cantos e pessoalmente prefiro que em situações deste tipo aja uma diferenciação de materiais.


    Cumprimentos,

    Rodrigo
 
0.0144 seg. NEW