Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

# 1

Gostava que me dissessem a título de curiosidade como é que é o terreno perfeito (para construir uma casa) para vocês.
    Tanto a nível de preferência pessoal como a nível de implantação de uma construção.

Numa colina ou num vale?
    Perto da povoação ou longe?
    Perto de uma estrada movimentada ou longe?
    Inclinado ou plano?
    Com árvores ou sem árvores?
    Com água (rio, ribeiro, lago, etc.) por perto?

E como é ficaria a casa no mesmo?
    Recuada face à estrada ou junto à mesma?
    Com árvores perto ou sem nada?

E o que mais se lembrem de referir. :)
  1.  # 2

Numa colina ou num vale? Depende da vista (por exemplo) mas talvez uma colina.
    Perto da povoação ou longe? Perto, proporciona menos gastos em combustível (por exemplo)
    Perto de uma estrada movimentada ou longe? Longe. Não gosto muito desses barulhos
    Inclinado ou plano? Plano, facilita a mobilidade ou com ligeira inclinação.
    Com árvores ou sem árvores? Com árvores, preferencialmente com folha persistente
    Com água (rio, ribeiro, lago, etc.) por perto? Sem água. Não atrai a bicharada

E como é ficaria a casa no mesmo?
    Recuada face à estrada ou junto à mesma? Depende do movimento da mesma, mas recuada, proporciona mais privacidade
    Com árvores perto ou sem nada? Com árvores um pouco afastadas da moradia.
  2.  # 3

existem muitos tipos de terrenos ideais, até porque uma boa solução arquitectonica tem a obrigação de dar a volta a isso.
    agora o que se deve evitar por exemplo é terrenos que não permitam abrir vãos no quadrante sul e tambem aqueles que obriguem a uma implantação muito chegada á via publica sendo esta a sul. Deve-se tambem ter alguma preocupação em que o declive a existir seja no sentido norte sul.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

Numa colina ou num vale?
    Na encosta sul de uma colina

Perto da povoação ou longe?
    Mínimo 2 Km

Perto de uma estrada movimentada ou longe?
    Longe

Inclinado ou plano?
    Ver a 1º resposta

Com árvores ou sem árvores?
    Com árvores - com a vegetação natural da região

Com água (rio, ribeiro, lago, etc.) por perto?
    Com um rio na base da colina, em frente à casa

E como é ficaria a casa no mesmo?Recuada face à estrada ou junto à mesma?
    Recuada

Com árvores perto ou sem nada?
    Com árvores
    Concordam com este comentário: raulschone
  4.  # 5

Para mim, uma coisa deste género.

Num condomínio fechado, terreno plano, casa de r/c com uma ou duas mezzanines, e verde até onde a vista alcança...
      casa.jpg
    •  
      FD
    • 7 janeiro 2013

# 6

Colocado por: QuintinhasPara mim, uma coisa deste género.

Tróia?

Colocado por: marco1existem muitos tipos de terrenos ideais, até porque uma boa solução arquitectonica tem a obrigação de dar a volta a isso.

E se a casa fosse para o marco1? ;)

Colocado por: j cardosoNa encosta sul de uma colina

Porquê numa encosta?
  5.  # 7

FD

deve ser defeito de arquitecto, mas não tenho terreno ideal, apenas sinto que o lugar em si é que me cativaria assim como a sua localização geográfica.
    há no entanto aspectos gerais a ter em consideração, tais como "ter" sol e muita natureza se possivel.
    em suma como já por aqui foi muito referenciado, importa sobremaneira a localização e ainda a localização e ...a localização, penso que são os lugares que nos irão dar qualidade de vida, as casas depois terão que se adptar aos mesmos.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  6.  # 8

Colocado por: FDPorquê numa encosta?

Numa encosta a Sul:

- protegida dos ventos dominantes NW
    - em princípio os problemas da capilaridade está minimizado pois está a meio duma encosta
    - normalmente tem uma boa vista para o (s) vale (s)
    - Boa exposição solar
    - A Sul, como os terrenos são mais baixos, não corremos o risco de termos a vista/Sol todos tapados por uma construção a jusante
    - mais algumas razões que eu não me lembro agora :-)

ps: o meu é (mais ou menos ) assim.
  7.  # 9

Colocado por: FD
    Tróia?

Mais pertinho do trabalho....Herdade da Aroeira
  8.  # 10

O mais importante para mim é ter a frente para Norte (via publica). Deste modo, na parte traseira podemos ter grandes envidraçados (luz natural dentro de casa e aquecimento no inverno) , juntamente com um logradouro e gozando ao mesmo tempo de privacidade.
  9.  # 11

A entrada principal deve ficar para nascente. É de lá que vêm os primeiros raios de sol e toda a energia positiva.
  10.  # 12

Na seguinte imagem: Norte em cima , Sul em baixo. Os traços indicam o nascer e por-do-sol à data de hoje.

Se queremos ganhos solares no Inverno, escolham lá qual será a melhor fachada para este terreno!

sol
  11.  # 13

??? qual é a duvida
  12.  # 14

lol nenhuma, confusão minha na interpretação do post do zedasilva ... Assumi que ele estava a defender o lado nascente ...
  13.  # 15

não o que ele disse e tem logica é fazer a entrada se possivel a nascente, neste seu caso até é possivel é faze-la meio lateralmente a nascente.
  14.  # 16

Neste caso, do lado direito é terreno agrícola, não é passagem.

A minha preferência vai para um terreno com a configuração acima, e a respectiva entrada a Norte.
  15.  # 17

Colocado por: marco1penso que são os lugares que nos irão dar qualidade de vida, as casas depois terão que se adptar aos mesmos.

Lamento não ser original, mas tenho de citar o marco1.

Seja à beira-mar, na margem de um rio, na montanha, numa planície ou no meio da cidade todos estes e mais alguns pode ser optimos terrenos, para optimas casas.

Todas as pessoas são diferentes assim como todos os terrenos são diferentes e ainda bem, porque só assim é que a Arquitectura tem interesse:D

Cumprimentos,

Rodrigo
  16.  # 18

O FD procura ajuda para o seu caso concreto, quer uma resposta pragmática ou idealista? Eu já passei por essa fase e moro por "estas bandas".
  17.  # 19

no meu caso,
    a norte está a garagem
    nascente 2 quartos e parte da sala bem como um alpendre
    sul ponta da sala e entrada principal da casa (quase nunca utilizada)
    poente frente da casa, cozinha, 2 wc, meu quarto e entrada da garagem.
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2013

# 20

Colocado por: danobregaquer uma resposta pragmática ou idealista?

As duas. :)

0.0209 seg. NEW