Iniciar sessão ou registar-se
    • gui
    • 3 dezembro 2007 editado

# 1

Boa tarde,

Dei uma vista de olhos no fórum e gostei do que encontrei, assim gostaria de saber a opinião dos que normalmente por aqui passam sobre energias alternativas.

Vou construir uma moradia na zona da costa da Caparica e gostaria de investir na energia alternativa, painéis solares, talvez, ainda não estudei bem o caso mas...

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o mais aconselhável, a ideia seria utilizar este fornecedor de energia para o aquecimento da casa e para mais qualquer coisa se possível!

Se souberes preços e quantidade de painéis, tanto melhor! Ainda estou muito “verde” neste assunto!

Obrigado, aguardo opiniões

Guilherme
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2007

# 2

Olá e bem-vindo!

Sobre energias alternativas ainda se fala relativamente pouco... vamos lá corrigir isso. :)

Energias alternativas para quê? Aquecimento ou geração de energia?

Se for para aquecimento os tais painéis solares servem perfeitamente. Já se falou por aqui em preços e é de esperar, numa casa relativamente normal um valor na ordem dos 5.000€. Alguma notícias recentes falam em 7.000€/8.000€ mas pelo que tenho lido, esses valores parece que são inflacionados (lobby?).
    Aliás, em 2008 se não me engano os painéis solares irão ser obrigatórios pelo que a questão até nem se coloca.

O melhor a fazer sempre em termos de aquecimento é contratar um bom arquitecto e planear muito bem a orientação da casa - o sol deverá acompanhar o local onde os habitantes se encontram - a adequação das áreas à recepção de luz solar, o isolamento térmico, a utilização de janelas com corte térmico ou até de vidros atérmicos. E quem diz aquecimento diz também arrefecimento. Como é lógico, tudo isto deverá ser adequado ao contexto onde a casa se encontra e ao orçamento disponível. Uma casa no Alentejo é completamente diferente de uma casa na Beira Interior.
    Se tudo isto for planeado correctamente, o aquecimento, independentemente de como seja feito, assume muitas vezes um papel secundário. É o tal provérbio: não se começa a construir pelo telhado. Estabelecem-se boas bases e depois então trabalha-se no aquecimento.

Para geração de electricidade as coisas já são um pouco diferentes, porque o tipo de tecnologia utilizada é completamente diferente da do aquecimento. Para já, os painéis não são os mesmos - são os chamados painéis fotovoltaicos. O custo é bastante elevado e o tempo de vida dos mesmos impede muitas vezes o retorno do investimento porque a energia em Portugal está relativamente barata.

Aqui, a questão é exactamente a mesma do aquecimento: o planeamento correcto da habitação pode evitar o consumo extra de energia ou até fomentar a poupança. A utilização de luz natural através de janelas ou clarabóias impede a utilização de meios artificiais (luzes), o planeamento de um local para secar a roupa impede a utilização de um secador de roupa, etc.

Basta pensar que o aquecimento de água e a climatização representam cerca de 70% do consumo energético de uma casa...

Aqui dá para ver quanto custa um sistema de fornecimento de energia por painéis fotovoltaicos e energia eólica. Repare-se que a casa fica no Alentejo, zona por excelência com muito sol.
    Não fosse o custo de ligação à rede, o investimento de 26.000€, com uma conta mensal de 100€ demoraria cerca de 22 anos a ter retorno financeiro, excluindo das contas o valor do dinheiro (juros, investimento, etc.). Ora, os painéis têm um tempo de vida útil de cerca de 20 anos... e as baterias deverão ter um tempo de vida bastante menor.

O difícil é conciliar tudo isto, fazendo com que as coisas encaixem perfeitamente e aí é que reside a importância do projecto.

Convém sempre relembrar que qualquer investimento em energias alternativas é dedutível no IRS. Será uma boa ideia repartir esse investimento por mais do que um ano... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: domusnostrum
  1.  # 3

•  
      FD
    • 5 dezembro 2007 editado

# 4

Cool! :)

Aqui com mais definição: http://www.popularmechanics.com/technology/industry/4224763.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  2.  # 5

Anónimo disse:
    uma chachada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  3.  # 6

Na minha opinião as soluções típicas para uma moradia passarão um pouco por:

Energia solar térmica - Caso tenha disposição solar para tal é obrigatória, pelo que deve ponderar a sua colocação. É de notar que o rendimento normal dos sistemas para águas quentes sanitárias ronda os 70%, mas se o utilizarmos também para aquecimento central tiramos apenas 25-30% para este último caso (mantendo aproximadamente os 70% para AQS que devem ser a prioridade). É o mal de termos menos sol quando mais necessitamos de aquecimento. Em termos de custos rondarão os 3500-4000 € para um sistema forçado para AQS e 7000 € se for também para aquecimento central.

Bomba de calor aerotérmica - Existem alguns modelos, os mais em conta são do género da Ferroli para alimentar ventiloconvectores ou piso radiante. Neste caso serve apenas para apoio ao sistema solar para o aquecimento central. Não serve para apoio às AQS visto a temperatura máxima de saída ser de 50 º. O custo do equipamento com ventiloconvectores ronda os 4000 € (5 unidades interiores) com a vantagem de poder fazer frio no verão. Temos ainda os sistemas de alta temperatura como por ex. da dimplex que chegam aos 65º neste caso também fazem AQS nas custam cerca de 10 000 € para cima.

Bomba de calor geotérmica - Bastante interessante e não muito cara +/- 4500 € a isto acresce o custo dos furos que tornam o sistema bastante dispendioso. Raramente utilizado em moradias de "pobres". Algumas têm a vantagem de poderem efectuar arrefecimento sem consumir quase energia nenhuma.

Energia termodinâmica - Não passa de uma bomba de calor cujo evaporador (que os de mecânica me desculpem se meti o pé na poça aqui...) funciona melhor se estiver ao sol. Faz águas quentes sanitárias a uma temperatura "dita" máxima de 60º e real de à volta de 55 a 58º. Cuidado com a legionela a estas temperaturas !!!! Também é vendido para sistemas de aquecimento por radiador mas desaconselhável visto estes serem normalmente dimensionados para uma diferença de temp. de 50º e aqui termos cerca de 35 a 40º. De resto é um sistema simples que até funciona bem. custo para AQS cerca de 2800 a 3200 €, para aquecimento central cerca de 5000 a 6000 €

Caldeira de biomassa - É uma caldeira e como tal é de alta temperatura. Serve à vontade para radiadores. Faz AQS e Aquecimento central e está na "moda". É um bom equipamento mas necessita de uma manutenção superior aos restantes aqui mencionados (limpeza principalmente). A mais em conta que conheço é a P30 pellet da Roca (preço de tabela 4250€ + IVA com 16 KW). É recomendado espaço para guardar cerca de 1ton de pellets (+/- 1m3)

Lareira com recuperador de água- Já que se vai ter uma lareira então porque não aproveitar a sua total capacidade ?? Aquece água para aquecimento central e para AQS. Desvantagem, é necessário fazer lume.... É um bom sistema de apoio para que gosta de ter a lareira acesa. Da edilkamin custa cerca de 3000€ + 1200€ para o kit de circulação. Existem mais baratas, mas para vivendas esta é das mais vendidas e das mais bonitas.

Existem muitas outras soluções, mas estas são as mais utilizadas como alternativas por agora. Existe também uma máquina da Dimplex (outros também a tem agora) de efectua AQS a partir de recuperação de calor com origem na ventilação da casa. Não me lembro o nome da máquina mas custa cerca de 3000 € (é muito interessante).

O que mais temos instalado é o sistema de aquecimento de AQS solar com apoio por resistência eléctrica e o sistema da Ferroli para sistema de aquecimento central. É uma das soluções mais competitivas em termos de custo/rendimento. As lareiras também saiem muito bem.

Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, hellkkas
    • 9865
    • 16 abril 2008

# 7

Pelo que sei, o sistema que tem a melhor relação custo/beneficio, embora exclusivamente para AQS, é o mais que comprovado kit de termosifão. No entanto o pormenor que queria acrescentar é o facto de o beneficio aumentar significativamente se a agua aquecida for utilizada, não só a casas de banho e lava-louça, mas também nas máquinas de lavar roupa e louça. Num programa de lavagem de roupa, A energia eléctrica, consumida pelo aquecimento da água, pode ultrapassar 50% do consumo total do programa. Técnicamente qualquer máquina pode receber água pré aquecida. No entanto, prevendo os casos de roupa que só pode ser lavada com àgua fria ter-se-ia que disponibilizar uma torneira misturadora termostática para a alimentação desta máquina.
    Gostaria que obter alguns comentários e saber se alguém conhece alguma experiência deste tipo.

André
  4.  # 8

Caro 9865
    Em relação às máquinas de lavar roupa e louça concordo plenamente, eu também coloco sempre saída de água quente para as mesmas. Agora refere o seguinte:

Colocado por: 9865 Técnicamente qualquer máquina pode receber água pré aquecida. No entanto, prevendo os casos de roupa que só pode ser lavada com àgua fria ter-se-ia que disponibilizar uma torneira misturadora termostática para a alimentação desta máquina.

Tecnicamente penso que em relação às maquinas tem razão, não sei se é razão para perder a garantia ou não mas enfim.. Em relação à torneira misturadora termostática , vejamos. As misturadoras termostáticas que conheço apenas permitem a regulação da temperatura dentro de determinado intervalo (normalmente de 30º a 65º C) e não permitem fechar na totalidade as águas quentes. De qualquer modo estas misturadoras possuem uma marcação de 1 a 9 (tipicamente) e não em temperatura, pelo que não é simples para um leigo a escolha da temperatura (além de não serem feitas para estar sempre a mexer).
    Nesta situação penso que o que mais se enquadraria seria uma válvula de 3 vias em que a água ou vem do sistema de água quente ou da água fria. De qualquer modo eu prefiro recomendar ao cliente uma máquina que aceite águas quentes pois assim evito alguns problemas (pelo menos para mim)

Em relação aos sistemas de kit Termossifão tenho aqui algumas coisas que queria esclarecer

Vantagens -
    - É o sistema mais fiável visto ser apenas mecânico e não possuir sistemas electrónicos que possam avariar
    - Tende e a ser relativamente mais barato que os sistemas forçados.

Desvantagens -
    -Mais perigoso de montar visto termos de andar com um depósito em cima da cobertura;
    - Esteticamente bastante discutível
    - Perde mais energia pelo deposito visto este estar no exterior
    - Mais limitado na integração com outros sistemas (aquecimento central, lareiras, etc..)

Agora o pior que estes kits possuem está ligado à legislação (RCCTE)
    Nos sistemas forçados basta os colectores serem certificados, enquanto que nos sistemas de termossifão todo o sistema necessita de ser certificado. Temos no mercado muitos destes sistemas em que os colectores são certificados e o sistema não o é.
    Para sabermos quais os certificados temos o seguinte site:
    http://www.estif.org/solarkeymark/Links/Internal_links/database/system-database-updated.htm
    (podem também ir ao aguaquentesolar mas o link fornecido é mais completo visto possuir também os que foram certificados fora de Portugal e cuja certificação é aceite cá)

Temos apenas 23 sistemas certificados correspondentes a 12 marcas. Se vermos bem a lista temos apenas dois ou três que ultrapassam o 4m² de área do colector e nenhum deles chega aos 5. Pelo que segundo
    o regulamento não podem ser utilizados para tipologias iguais ou superiores a T4.
  5.  # 9

Pois é... é uma pena não haver mais marcas de fabricantes de Kits termosifão certificados.

Aprecio especialmente os da SOLAHART (preço aquisição, fiabilidade, design e tecnologia)
  6.  # 10

E Recuperador de calor a Pellets.
    Aprovam para aquecimento do piso radiante?
    E ficará muito caro este sistema?
  7.  # 11

Anónimo disse:
    Eu vou por piso radiante apoiado por um kit solar composto por 6 paineis. quando nao há sol faço uma fogueira e como irei por um recuperador de calor a agua, aquece o piso radiante. o que acham???

P.S. - tb dá para ligar à electricidade
  8.  # 12

Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Eu vou por piso radiante apoiado por um kit solar composto por 6 paineis. quando nao há sol faço uma fogueira e como irei por um recuperador de calor a agua, aquece o piso radiante. o que acham???

P.S. - tb dá para ligar à electricidade

Paineis solares para aquecimento central não me convencem... Não digo que não funcionem, mas a relação custo\benefício não me parece ainda nada interessante.
    Já imaginou que normalmente é quando está mais mau tempo que precisa mais do aquecimento central? Que ajuda a poupar uns "cobres" na consumo mensal não duvido, mas só o custo da instalação incial... ;S

cump.
  9.  # 13

Aproveitando este tópico para questionar se alguém sabe se há máquinas lava loiça e lava roupa com entrada de água quente e água fria?
    As máquinas depois misturam a água para obter a temperatura desejada.
    • Mac
    • 27 novembro 2011

# 14

veja este topico:
    https://forumdacasa.com/discussion/4996/electrodomesticos-com-entrada-para-agua-quente/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bino_
  10.  # 15

Colocado por: bino_Aproveitando este tópico para questionar se alguém sabe se há máquinas lava loiça e lava roupa com entrada de água quente e água fria?

Apesar de não estar contente com a Bosch sei que existem pelo menos um modelo deles que tem as 2 entradas de água, quente e fria.
  11.  # 16

Também pode ligar uma maquina normal à agua quente, desde que não exceda 30-50º. Eu tenho uma Siemens assim à 2 anos e 5 estrelas. Tem a curiosidade de enxaguar com aguas quente, que se por um lado gasta agua quente, pelo outro a roupa fica mais fofa! Mas como está ligada apenas ao deposito solar (depois da termoestática) só gasta a agua quente que existir lá.

Eu digo isto porque muitas vezes o modelo com duas entradas é muito mais caro que só com uma! Muitas vazes aproveitar as promoções é algo que vale a pena pois com 100 ou 200€ de diferença nunca vai recuperar o investimento.

Colocado por: bino_Aproveitando este tópico para questionar se alguém sabe se há máquinas lava loiça e lava roupa com entrada de água quente e água fria?
  12.  # 17

colocado por: system32também pode ligar uma maquina normal à agua quente, desde que não exceda 30-50º. Eu tenho uma siemens assim à 2 anos e 5 estrelas. Tem a curiosidade de enxaguar com aguas quente, que se por um lado gasta agua quente, pelo outro a roupa fica mais fofa! Mas como está ligada apenas ao deposito solar (depois da termoestática) só gasta a agua quente que existir lá.

deve-se na entrada da máquina colocar uma válvula termostática precisamente para evitar que a água exceda os 50o
  13.  # 18

Não obrigatoriamente!!
    Eu liguei a seguir à termoestática do deposito , que está afinada para 45º, por isso chega uma.

Colocado por: Costa53

deve-se na entrada da máquina colocar uma válvula termostática precisamente para evitar que a água exceda os 50o

0.0222 seg. NEW