Iniciar sessão ou registar-se
    • HARC
    • 11 janeiro 2013 editado

# 21

Mas por satelite não temos os canais FTA e os mesmos do TDT?

Colocado por: electrao

será que é isto que pretende?
    https://forumdacasa.com/discussion/21013/itedati-instalacao-meo-satelite/?Focus=472111#Comment_472111

O que pretendo é ter um sistema que permita ver mais que os habituais 4 canais da TDT... e diferentes canais em cada TV... com uma só antena.
    • HARC
    • 11 janeiro 2013

# 22

Colocado por: Ricardo.FigueiredoViva,

Este é um assunto que me interessa.

Estou a pensar fazer o mesmo tipo de instalação em casa, mas com duas antenas para 3 satélites.

Estou estudar o caso e tenho encontrado várias soluções, até para aproveitar uma das antenas para Meo/Zon satélite, só que ainda não estou certo de todos os equipamentos necessários para que consiga distribuir todos os canais em RF na rede tv.. é um caso de estudo, mas que sei que existe solução...
    ;)

Cumps.

Quais as soluções que tem encontrado? Pode partilhar? Se encontrar a solução agradeço a partilha! ;-)
    • HARC

# 23

será que isto funcionará? (ver anexo)

pelo que percebi, só temos de instalar um modulador RF e um misturador/separador... e só com um receptor...
    • HARC
    • 11 janeiro 2013

# 24

basicamente... segundo o esquema... liga-se o LNB ao misturador/separador e depois ao modulador RF... daqui vai ao receptor por AV e do receptor o sinal volta a entrar no modulador e misturador/separador... no final, daqui, será só necessário ligar ao ATI... para ter o sinal modulado em todas as tv's...

Será que é isto?
  1.  # 25

Colocado por: HARCMas por satelite não temos os canais FTA e os mesmos do TDT?

O que pretendo é ter um sistema que permita ver mais que os habituais 4 canais da TDT... e diferentes canais em cada TV... com uma só antena.

tem... mas quando fala em FTA, não quer pagar. :)
    E infelizmente, os canais TDT não estão disponíveis em FTA. Se assim fosse, creio que uma boa parte do pessoal, só instalava o sistema de satélite.

cumps
  2.  # 26

• HARC

# 27

e, este artigo? (parece mais simples)

http://www.tdtsat.com.pt/receptores-satelite/receptor-satelite-strong-str6205/

Supostamente, parece que é só ligar o LNB a este receptor e, como tem modulador, ligar de seguida à ATI... ou não?

Agora, será que permite ver diferentes canais em cada TV?

Se o modulador coloca o sinal de satelite (todos os canais) num canal UHF que permite ligar a uma TV com TDT... parte-se do principio que funcionará como a sintonização de TDT; através de um só canal UHF, temos acesso aos vários canais de tv... OU NÂO?
    • HARC

# 28

Colocado por: electrao

tem... mas quando fala em FTA, não quer pagar. :)
    E infelizmente, os canais TDT não estão disponíveis em FTA. Se assim fosse, creio que uma boa parte do pessoal, só instalava o sistema de satélite.

cumps

Mas os canais de TDT também não são livres?
    • HARC

# 29

No seguimento do raciocinio do post #27... e para ter a certeza que mantemos o acesso aos canais habituais da TDT... Será que, o seguinte esquema não funcionaria?

Antena parabólica c/ lnb twin ========> 1 receptor tdt e 1 receptor sat c/ modulador uhf (dentro cati)======> 1 misturador (dentro cati)------->ati
    • HARC
    • 11 janeiro 2013

# 30

Mas os canais de TDT também não são livres?

O sinal de TDT também não está a ser transmitido por satélite?
    Se eu ligar diretamente uma antena parabolica com lnb simples a uma TV comTDT não consigo sintonizar os habituais 4 canais, como com uma antena normal UHF?
    • HARC
    • 11 janeiro 2013

# 31

O único senão que eu vejo neste meu raciocinio é que só vou poder modular o sinal de um satelite de cada vez... logo, para poder injectar o sinal de varios satelites na ATI, se calhar, teria de ter um receptor c/modulador por cada satelite a que pretender ligar...

Mas agora, vou-me calar... porque já pareço quem "lança os foguetes e apanha as canas e tudo"... sem saber o que está ao certo para aqui a dizer...

cumps

HARC
  3.  # 32

Colocado por: HARCO sinal de TDT também não está a ser transmitido por satélite?
    Não. São sinais diferentes. Para ver TDT tem de ter uma antena terrestre a apontar para o retransmissor terrestre. Pode é estar próximo a um e não necessitar de antena exterior.
    Colocado por: HARCSe eu ligar diretamente uma antena parabolica com lnb simples a uma TV comTDT não consigo sintonizar os habituais 4 canais, como com uma antena normal UHF?
    Não! Ver acima. (ou então se apanhar é porque está próximo a um retransmissor e apanha o sinal que chega ao cabo e não por satélite)
    As TVs com TDT só sintonizam na frequência das emissões de TDT, que chegam via antena terrestre.
    Para ver os canais que chegam via satélite precisa de um receptor digital para o mesmo e com a norma correta.

O que está a querer é algo parecido a: "tenho um receptor AM e quero apanhar FM!" Percebe? Não bate a bota com a perdigota....

O que existe é, e como já disse acima, receptores digitais com sintonizador para TDT, são os combos....

NOTA: atenção que poderá existir TVs que já possuem descodificador para satélite incorporados... mas não conheço nenhuma marca nem modelo e a existir deverá de ser bem caras e, por questões técnicas, nem daria para funcionar com todos os operadores (Zon por exemplo).
  4.  # 33

Em resumo:

TDT
    - precisa de uma antena exterior a apontar para o retransmissor (para "apanhar" o sinal)
    - ligar por cabo, desde a antena à entrada do sinal na casa (para levar o sinal ás tomadas de casa)
    - ter TV com sintonizador TDT para a nossa norma (para poder sintonizar o canal TDT, cada TV pode estar com um dos 5 canais sintonizados - sim são 5 e não 4)
    - nas TVs que não tem sintonizador TDT com a nossa norma, precisa de um recetor digital que normalmente se liga à entrada SCART (para poder sintonizar o canal TDT, cada TV pode estar com um dos 5 canais sintonizados - sim são 5 e não 4)

Satélite
    - precisa de uma parabólica apontada para o satélite em questão com o respetivo LNB (pode ser mais do que uma parabólica e mais do que um LNB por parabólica, tudo depende de que satélite/s estamos a falar e o que quer ver)
    - admitamos que é apenas uma parabólica, um LNB duplo - ligar por dois cabos H e V, desde o LNB da parabólica, até um switch semelhante ao que mostrei uns posts acima
    - ligar a este switch, na entrada correta, a antena exterior para apanhar TDT (facultativo, é só para poder apanhar a TDT usando o mesmo cabo!)
    - ligar o switch à entrada do sinal na casa (para levar o sinal ás tomadas de casa)
    - as tomadas de casa tem de estar preparadas para terem uma saída de SAT (ou seja, é daquelas com 3 saídas: SAT, TV, Radio) isto porque o sinal modulado que vem do LNB é de uma gama de frequências diferentes do da TV, e as tomadas de TV usam filtros que bloqueiam estes sinais
    - ligar um receptor digital apropriado à saída SAT da tomada e ligar o receptor à TV por SCART (passa a ver na TV os canais satélite)
    - se a TV tiver sintonizador TDT para a nossa norma, ligar com um cabo a saída TV da tomada à entrada da TV (passa a ver na TV os canais TDT)
    - se a TV não tiver sintonizador TDT ou quiser usar o receptor combo para ver TDT, é ligar com um cabo a saída TV da tomada à entrada da TV (passa a ver na TV os canais TDT)

Penso que fui claro :-)

Agora, para o ajudar melhor, tem de primeiro que tudo escolher o satélite :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HARC
  5.  # 34

Colocado por: mafgod- ter TV com sintonizador TDT para a nossa norma (para poder sintonizar o canal TDT, cada TV pode estar com um dos 5 canais sintonizados - sim são 5 e não 4)

o que dá nesse quinto canal? é o tal HD?

cumps
    • HARC
    • 11 janeiro 2013

# 35

já começo a ficar mais esclarecido...

duvidas:

1. tenho sempre de ter 2 antenas exteriores; 1 parabolica e outra para TDT? Ou se tiver um receptor digital combo, já não preciso da antena comum para TDT?
    2. e se as tomadas forem só TV e Radio? qual é a solução?

Ainda não pesquisei bem a informação sobre qual satelite... mas no caso de ser o Astra e/ou Hotbird?...
  6.  # 36

Colocado por: mafgodNOTA: atenção que poderá existir TVs que já possuem descodificador para satélite incorporados... mas não conheço nenhuma marca nem modelo e a existir deverá de ser bem caras e, por questões técnicas, nem daria para funcionar com todos os operadores (Zon por exemplo).

Já existem televisões com entrada RF (SAT) e com CI. Em relação a canais codificados (sem ser FTA), nem todos os operadores permitem a venda de cams que permitam o visionamento com equipamentos (receptores, televisores, outros...) com CI.

Exemplo de um televisor com entrada RF (SAT) e com CI:

http://www.samsung.com/pt/consumer/tv-audio-video/television/led-tv/UE65ES8000SXXC-spec
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • HARC

# 37

e essas tv's com entrada rf já não precisam de receptores exteriores?

como é que se processará as ligações na ATI e respectiva distribuição pelas tomadas?

temos de ter tomadas sat+tv+radio e ligar o rf satelite e o rf TDT para ter ambos os sinais, certo? Mas o que intriga é forma como os sinais chegam à ATI... como são injectados/ligados e distribuidos em separado... ou os sinais são misturados na entrada da ATI e é na mesma um só cabo coaxial que liga a ATI às tomadas?
  7.  # 38

Colocado por: HARC1. tenho sempre de ter 2 antenas exteriores; 1 parabolica e outra para TDT?
    Sim, é isso mesmo.
    Colocado por: HARCOu se tiver um receptor digital combo, já não preciso da antena comum para TDT?
    Precisará sempre das duas antenas se pretender satélite e TDT.
    Colocado por: HARCtemos de ter tomadas sat+tv+radio e ligar o rf satelite e o rf TDT para ter ambos os sinais, certo? Mas o que intriga é forma como os sinais chegam à ATI... como são injectados/ligados e distribuidos em separado... ou os sinais são misturados na entrada da ATI e é na mesma um só cabo coaxial que liga a ATI às tomadas?
    Sim, é só um cabo que chega ás tomadas.
    Colocado por: electraoJá existem televisões com entrada RF (SAT) e com CI. Em relação a canais codificados (sem ser FTA), nem todos os operadores permitem a venda de cams que permitam o visionamento com equipamentos (receptores, televisores, outros...) com CI.
    Certo, ou seja nada de ZON e só MEO :-) o que já não é mau :-) fica-se é limitado a apenas uma TV por cartão....
    • hfso
    • 11 janeiro 2013

# 39

Os canais TDT estão disponíveis via satélite, como podem verificar no seguinte site: http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX6F8, é necessário um receptor digital e um smartcard para descodificar os canais.

Espero que isto sirva para eliminar alguns equívocos existentes.
  8.  # 40

Colocado por: hfsoOs canais TDT estão disponíveis via satélite,
    Os canais emitidos pelo serviço TDT: RTP1/2, SIC, TVI e Parlamento estão no satélite (hispasat), é certo.... tal como em cabo, fibra....
    Ou seja, os canais TDT no satélite fazem parte da oferta ZON ou MEO e não da TDT.
    O que está a indicar é, passando por miúdos, passar a ter uma box da PT (ou seja do grupo MEO), onde só verá os canais emitidos pelo MEO que fazem parte do serviço TDT (e creio que sem mensalidade).
    Esta solução serve para quem tem dificuldades em apanhar o sinal TDT.
    Também em tempos surgiu uma oferta semelhante da ZON, a Boa ZON, que incluía tb o serviço telefónico....

Em tempos, qd surgiu a TDT em espanha, aí sim, os canais TDT espanhóis eram também emitidos no satélite (para alimentarem os retransmissores onde o sinal não chegava) e, alguns receptores, como que por magia, conseguiam descodifica-los. :-)
    Ou seja, em portugal e espanha, era possível ver os canais TDT espanhóis... mas foi sol de pouca duração e mudaram a codificação e as luzes apagaram-se :-(

0.0250 seg. NEW