Iniciar sessão ou registar-se
    • hfso
    • 12 janeiro 2013

# 41

Retirado da pagina referida anteriormente:

O que é a solução TDT Complementar (DTH)?
    Embora Portugal Continental esteja totalmente coberto com Televisão Digital, existe uma pequena percentagem da população que não terá acesso à televisão digital por via terrestre (TDT) uma vez que não existe viabilidade técnica para a cobertura TDT em todo o território nacional.

Para estas situações, o serviço de televisão digital, com os canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma solução alternativa, ou seja de TDT Complementar via satélite (Direct To Home – DTH).

Para aceder à televisão digital via satélite necessita de um Kit TDT Complementar, que é constituído por um equipamento descodificador DTH, um telecomando, cabos de ligação e um smartcard.

Tal como na TDT, a TDT Complementar (DTH) possibilita uma qualidade de som e de imagem muito superior à disponibilizada pela actual emissão analógica.

As funcionalidades presentes na TDT, estão igualmente disponíveis na TDT Complementar via satélite, nomeadamente o Guia de Programação Electrónico e a Barra de Programação.

A quem se destina a solução TDT Complementar?
    A solução TDT Complementar via satélite (Direct To Home – DTH), destina-se principalmente a habitações que não tenham cobertura de televisão digital por via terrestre e estejam em zonas de cobertura TDT Complementar via satélite. No entanto, se a sua habitação estiver numa zona com cobertura TDT mas prefere optar pela solução TDT Complementar, também o poderá fazer.

Confirme se a sua morada está numa zona coberta pela televisão digital via terrestre ou numa zona coberta pela televisão digital complementar via satélite, acedendo à área: Guia de Transição.

Nota: A PT Comunicações será responsável em relação aos utilizadores que, tendo comprovadamente sido incorretamente informados pela PT Comunicações, incorreram em custos com equipamentos para receção terrestre em zonas que se venha a verificar serem zonas de receção por TDT Complementar.

Estou numa zona de cobertura TDT Complementar via satélite (DTH). Como devo proceder?
    Se verificou no Guia de Transição que a sua morada está numa zona de cobertura TDT Complementar via satélite (DTH), para migrar para a Televisão Digital, deverá adquirir o Kit TDT Complementar (descodificador DTH), que permite o acesso à Televisão Digital via satélite.

Onde posso adquirir o Kit TDT Complementar?
    Consulte aqui a lista de lojas que actualmente comercializam este equipamento.

Quando se dirigir a uma das lojas indicadas para adquirir o Kit TDT Complementar, deverá levar consigo e apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos (não serão aceites cópias dos mesmos):

Documento de identificação pessoal (Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte) ou Registo comercial (no caso de empresas);
    Cartão de Contribuinte, caso não apresente o Cartão de Cidadão;
    Comprovativo de morada do adquirente, referente a um dos últimos três meses, designadamente: factura da luz, água, gás, telefone ou serviços de comunicações electrónicas.
    Tal como no caso dos descodificadores TDT, será necessário um descodificador DTH para cada televisor em que pretenda ver os canais de televisão nacionais gratuitos e usufruir de todas as funcionalidades da televisão digital.

Para informações sobre o programa de comparticipação a equipamento TDT Complementar, clique aqui.

Instalação do Kit TDT Complementar
    O Kit TDT Complementar é vendido em regime de auto-instalação. A antena parabólica e a respectiva cablagem de instalação não se encontram incluídas no Kit TDT Complementar, podendo ser adquiridas em lojas de equipamentos electrónicos.

Após a instalação do Kit TDT Complementar, caso o equipamento não esteja activo e não visualize os canais da televisão digital, deverá contactar a linha gratuita de atendimento TDT, 800 200 838, para solicitar a activação do mesmo.

Se, no entanto, pretender uma sugestão de um instalador habilitado, com o preço de instalação de um Kit TDT Complementar (DTH) acordado (61 euros, IVA incluído), consulte aqui mais informações.

Este serviços não tem nada a ver com a MEO, ZON, é transmitido pela PT por obrigação do contrato de concessão da TDT, não tem outros custos associados com exceção da aquisição do recetor digital e do smartcard, caso não possua terá igualmente de comprar o prato de satélite e o LNB para receção, caso já possua um recetor digital penso que é possível a aquisição do smartcard apenas.
  1.  # 42

Colocado por: hfsopenso que é possível a aquisição do smartcard apenas

apesar de existirem questões mais complexas por trás, como o caso do pareamento entre o IRD e o smartcard, não sei se os operadores permitem a venda (questões de anti-pirataria).

cumps
  2.  # 43

Colocado por: mafgodCerto, ou seja nada de ZON e só MEO :-) o que já não é mau :-) fica-se é limitado a apenas uma TV por cartão....

existe alguma CAM (Conditional Access Module) para fazer o interface com o smartcard (para MEO)?

cumps
  3.  # 44

Colocado por: electraoexiste alguma CAM (Conditional Access Module) para fazer o interface com o smartcard (para MEO)?
    Como o cartão MEO satélite não está pareado com o recetor, qualquer cam que suporte a encriptação da MEO dá :-)
  4.  # 45

Peço desculpa ao HARC por me intrometer no tópico mas...

Vou montar a minha parabólica no próximo fim de semana. A parte da montagem e ligação é fácil. O problema é depois o alinhamento e configuração das box's. Há alguém aqui da zona do Porto que perceba disso e possa dar uma mãozinha? :)
  5.  # 46

Tens android? :-)
  6.  # 47

mafgod,

Não. mas tenho IOS :)
    O problema é que eu tenho uma torroidal. Tenho que alinhar os 3 eixos para aquilo ficar bem senão os LNB's das pontas ficam 'tortos'.
    Além disso, o meu principal problema é configurar depois os receptores e o cccam.
  7.  # 48

Colocado por: mafgodComo o cartão MEO satélite não está pareado com o recetor, qualquer cam que suporte a encriptação da MEO dá :-)

podes dar exemplo de uma cam?
  8.  # 49

Colocado por: MikeMelgamafgod,

Não. mas tenho IOS :)
    O problema é que eu tenho uma torroidal. Tenho que alinhar os 3 eixos para aquilo ficar bem senão os LNB's das pontas ficam 'tortos'.
    Além disso, o meu principal problema é configurar depois os receptores e o cccam.

Se os LNBs estão apontados para o mesmo satélite, porque não compras um LNB de X saídas?

http://www.sonigate.com/pt/product/show_details/1816/LNB-Digital-4-Saidas-Universal-INVACOM
  9.  # 50

Colocado por: electraoSe os LNBs estão apontados para o mesmo satélite, porque não compras um LNB de X saídas?

Para que queria eu vários LNB's no mesmo satélite? Cada LNB tem o seu satélite/orientação. E os LNB's que tenho são quad (4 saídas)
  10.  # 51

Colocado por: MikeMelgaAlém disso, o meu principal problema é configurar depois os receptores e o cccam.
    Ok... :-) isso aí já são outros 500 :-)
    Colocado por: electraopodes dar exemplo de uma cam?
    A encriptação do MEO é Mediaguard.... logo terá de ser uma cam ou receptor que suporte esta codificação :-)
    Colocado por: MikeMelgaPara que queria eu vários LNB's no mesmo satélite? Cada LNB tem o seu satélite/orientação. E os LNB's que tenho são quad (4 saídas)
    Grande arsenal :-) Astra, hotbird, hispa....?
  11.  # 52

Colocado por: MikeMelga

Para que queria eu vários LNB's no mesmo satélite? Cada LNB tem o seu satélite/orientação. E os LNB's que tenho são quad (4 saídas)

ok! Tem 3 LNBs, cada um com quatro saídas. E os 3 LNBs presumo que sejam para o Astra, Hotbird e Hyspasat. E esses LNBs vão para um multiswitch?
    http://www.emp-centauri.cz/products.php?page=products&id_kateg=5&id_pkateg=13&id=242
  12.  # 53

Colocado por: mafgodGrande arsenal :-) Astra, hotbird, hispa....?

Pois....ainda não escolhi. Tenho que escolher os 4 melhores mas não faço ideia quais. O Hispasat é obrigatório. O resto... não sei.
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  13.  # 54

Colocado por: mafgodA encriptação do MEO é Mediaguard.... logo terá de ser uma cam ou receptor que suporte esta codificação :-)

A MEO emite em ambos os sistemas de codificação: Seca/Mediaguard e Nagra.

Apesar de não ter visto ninguém a usar, à informações na net que a CAM Aston suporta a MEO (rev 2.23). Penso que a minha velhinha já não dará...

cumps
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  14.  # 55

Colocado por: electraook! Tem 3 LNBs, cada um com quatro saídas. E os 3 LNBs presumo que sejam para o Astra, Hotbird e Hyspasat. E esses LNBs vão para um multiswitch?

electrao,

Tenho 4 LNB's Inverto Black Ultra Quad mas não tenho nada disso que mostra. Tenho é 2 Diseq's da Spaun. Acho que não preciso disso que mostra. Ou preciso?
  15.  # 56

Colocado por: MikeMelga

electrao,

Tenho 4 LNB's Inverto Black Ultra Quad mas não tenho nada disso que mostra. Tenho é 2 Diseq's da Spaun. Acho que não preciso disso que mostra. Ou preciso?

O que pretendes é que os 4 receptores possam ver os 4 satélites, sem interferirem entre eles?
  16.  # 57

Mau...

Eu já percebo pouco disto e vocês conseguem ainda confundir-me mais :)
    Fiz aqui um esquema em cima do joelho do que, supostamente, é preciso para funcionar. Não tenho mais nada além disso que está no esquema.

Basicamente é uma antena com 4 LNB's de 4 saídas. Para já só vou usar 2 saídas para 2 receptores. Dos LNB's vai para os diseqc's e, por sua vez, para as dreambox's.

Há algum problema com esta configuração? Falta alguma coisa?
      sat.jpg
  17.  # 58

Colocado por: MikeMelgaMau...

Eu já percebo pouco disto e vocês conseguem ainda confundir-me mais :)
    Fiz aqui um esquema em cima do joelho do que, supostamente, é preciso para funcionar. Não tenho mais nada além disso que está no esquema.

Basicamente é uma antena com 4 LNB's de 4 saídas. Para já só vou usar 2 saídas para 2 receptores. Dos LNB's vai para os diseqc's e, por sua vez, para as dreambox's.

Há algum problema com esta configuração? Falta alguma coisa?
      sat.jpg

Sabe dizer a abertura em graus da antena?
    Concordam com este comentário: electrao
  18.  # 59

Com esse modelo de antena vai ter a escolha entre Hispasat 30° + Telstar 12° + Atlantic Bird 5° + Thor 1° ou Astra 28,5° + Astra 19° + Eutelsat 16° + Hotbird 13°.

cumps
  19.  # 60

Colocado por: carlosloCom esse modelo de antena vai ter a escolha entre Hispasat 30° + Telstar 12° + Atlantic Bird 5° + Thor 1°ouAstra 28,5° + Astra 19° + Eutelsat 16° + Hotbird 13°.

Acho que há um adaptadorzito que meto na ponta do suporte dos LNB's que dá os graus extras que preciso para apanhar o Hispasat e os Astras e o Hotbird.

0.0273 seg. NEW