Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 janeiro 2013

     # 21

    Colocado por: ultrahipermegatenho, que precisa saber?

    A eficiência... a caldeira deve andar pelos 90%, mas o recuperador... deve ser bem inferior...
  1.  # 22

    caldeira a pellets 16kw marca ecoforest hidrocooper mini

    recuperadro hergon h2-o2

    lenha de freixo, oliveira e carrasco

    pelets da raro
  2.  # 23

    Tentando voltar à minha questão, penso que precisava de saber, para uma determinada zona do país em que se quisesse dimensionar o sistema:

    Energia Gerada por m2 paineis solares num determinado mês (Parece que o programa SolarTerm consegue dizer este valor, mas não entendo).
    Energia Necessária para aquecer um m2 de casa num determinado mês.

    Está difícil de encontrar valores. :)
  3.  # 24

    esse valores posso dar-lhe relativamente á minha moradia, isso está tudo no projecto térmico.
  4.  # 25

    Colocado por: ultrahipermegaesse valores posso dar-lhe relativamente á minha moradia, isso está tudo no projecto térmico.


    Também tenho do meu projecto, mas são parecem ser valores anuais. Penso que os valores anuais não servem de grande coisa. :|
  5.  # 26

    valores anuais divididos por x meses de aquecimento, dependendo da zona onde situa a habitação e a orientação que vai ter
  6.  # 27

    Tenho um caso na figueira da foz em que fizeram isso, mas gastaram uma pipa de dinheiro e os resultados foram fracos...
    Gastaram só em tubos mais de 10.000€ e mesmo assim gastam bastante energia de apoio (gasóleo) , embora notou-se bem a diferença.
    Não estou a ver recuperarem o dinheiro investido tão cedo...


    Colocado por: danobregaTentando voltar à minha questão, penso que precisava de saber, para uma determinada zona do país em que se quisesse dimensionar o sistema:

    Energia Gerada por m2 paineis solares num determinado mês (Parece que o programa SolarTerm consegue dizer este valor, mas não entendo).
    Energia Necessária para aquecer um m2 de casa num determinado mês.

    Está difícil de encontrar valores. :)
  7.  # 28

    Colocado por: ultrahipermegavalores anuais divididos por x meses de aquecimento, dependendo da zona onde situa a habitação e a orientação que vai ter


    Não dá para fazer isso assim porque o sistema teria de estar dimensionado para o pior caso. A distribuição das necessidades de aquecimento deve ser uma curva, com o pico no mês ou mesmo semana com a pior combinação de frio e falta de radiação solar.
    • Eddy
    • 12 janeiro 2013

     # 29

    Se quiser voltar a perguntar daqui a 2-3 anos, pode ser que tenha resposta para lhe dar... :-)

    Para a semana vamos começar a colocar placas e tubos no chão, caixa de colector etc na parte nova da nossa casa. Por agora fica a pré-instalação. Quando tiver "tempo" a ideia é encher o telhado com paineis e meter o líquido a circular pelo chão. Durante o dia com os paineis a bombar, à noite uma bomba de calor a trabalhar no horário de vazio.

    A verdade é que todas as pessoas com que tenho falado sobre esta ideia, chamam-me doido e dizem que não vai ter rendimento para recuperar o investimento nos paineis. Mas como sou muita teimoso creio que vou mesmo ter que descobrir isso por mim mesmo.

    A minha lógica é simples: neste momento temos 4m2 de colectores que aquecem a água até aos 40ºC num dia porreiro. Assim muito por alto isso equivale a 4-5kWh, p.f. corrigam-me se estiver errado. Ora, se colocar 30m2 de colectores e eles tiverem o mesmo rendimento por painel, estamos a falar de 35kWh num dia de sol.

    35kWh por dia não dá para aquecer uma casa. Mas dá uma ajuda. E como na realidade estamos a falar de aquecer um radiador gigante (betumilha 3-4cm de espessura) esse mesma vai ter um pouco de inêrcia. Leva tempo a aquecer, mas vai largando a energia a pouco e pouco. Por isso vai atenuar um pouco o pico de calor ao meio do dia e distribuir ao longe de mais horas do que aquelas em que efectivamente o sol está a aquecer. Novamente, p.f. corrigam-me se estiver errado, isto são só ideias de um doido...
  8.  # 30

    Atenção que há problemas relacionados com um sobre dimencionamento do sistema. Um deles é tem de ter um sitio para dissipar o calor no verão, ou lá se vão os painéis. Tipicamente usa-se uma piscina.

    Também não me parece que compense o investimento, mas se tem dinheiro para queimar, força ai.

    Eu nem sei se vou instalar aquecimento em casa. Nunca tive até hoje, não estou a ver necessidade de queimar dinheiro. Veste-se mais roupita e está a andar de mota.
    • Eddy
    • 12 janeiro 2013

     # 31

    Colocado por: danobregaAtenção que há problemas relacionados com um sobre dimencionamento do sistema. Um deles é tem de ter um sitio para dissipar o calor no verão, ou lá se vão os painéis. Tipicamente usa-se uma piscina.

    Também não me parece que compense o investimento, mas se tem dinheiro para queimar, força ai.

    Eu nem sei se vou instalar aquecimento em casa. Nunca tive até hoje, não estou a ver necessidade de queimar dinheiro. Veste-se mais roupita e está a andar de mota.


    Ora bolas. Bem, pronto, lá vou ter que investir também numa piscina. ;-)

    Na realidade o dinheiro sempre ardeu nas minha mãos - o pouco que vai aparecendo gosto de o "queimar" em coisas que duram muito tempo, como por exemplo betão. Um dos pouco luxos que tenho na vida é o prazer de andar de t-shirt dentro de casa o ano inteiro, algo que nesta altura consigo com uma salamandra e lenha cortada à mão (aquece duas vezes!) do terreno e de paletes que se consegue de borla.
  9.  # 32

    a longo termo também penso fazer isso, mas tenho de por árvores a crescer e não me deixam. ;-)
  10.  # 33

    tenha atenção há limpeza automática das caldeiras a pellets, para não ter surpresas
  11.  # 34

    Colocado por: ins.Brunotenha atenção há limpeza automática das caldeiras a pellets, para não ter surpresas


    que surpresas?
  12.  # 35

    de andar a limpar todos os dias o queimador! limpo acende bem, vai queimando e quando apaga tem de limpar as cinzas senão não liga no dia seguinte, isto é alguns claro
    mas mais vale saber já
    • eu
    • 12 janeiro 2013

     # 36

    Colocado por: EddyA verdade é que todas as pessoas com que tenho falado sobre esta ideia, chamam-me doido

    Além de doido, é maluco... ;)

    Colocado por: EddyOra, se colocar 30m2 de colectores e eles tiverem o mesmo rendimento por painel, estamos a falar de 35kWh num dia de sol.

    Ou seja, o equivalente a 3,50 euros de energia eléctrica bi-horária por dia. (pensando na alternativa cara que é o piso radiante eléctrico)

    Se num ano, usar o sistema 50 dias (sim, porque nem sempre há sol nos dias frios), poupará 175 euros por ano.

    Se o investimento for de 10,000 euros (não sei quanto é:diga), vai conseguir amortizar o investimento em 57 anos. Boa !

    (estas contas partem de vários pressupostos especulativos, corrija-as de acordo com aquilo que pensa).
    • Eddy
    • 12 janeiro 2013

     # 37

    Colocado por: euOu seja, o equivalente a 3,50 euros de energia eléctrica bi-horária por dia. (pensando na alternativa cara que é o piso radiante eléctrico)

    Se num ano, usar o sistema 50 dias (sim, porque nem sempre há sol nos dias frios), poupará 175 euros por ano.

    Se o investimento for de 10,000 euros (não sei quanto é:diga), vai conseguir amortizar o investimento em57 anos. Boa !

    (estas contas partem de vários pressupostos especulativos, corrija-as de acordo com aquilo que pensa).


    :-) Se considerarmos juros sobre o investimento, na realidade nunca será amortizado, nem para os juros dá.

    Realmente à poupança com 35kWh de produção calórica diária deve ser inferior aos 3,50 euros. O apoio será sempre uma bomba de calor que deve ter um COP de 4+. Por outro lado penso que não se consegue aproveitar só o horário de vazio, alias esses 35kWh serão mesmo ao meio do dia, por isso se calhar estamos a falar de um valor na casa dos 1,5 euros por dia. 50 dias parece-me pouco, aqui aquecemos a casa desde Outubro até Abril.

    Mas por outro lado... os 35kWh se calhar até é muito conservador. Hoje o sistema da água está a dizer que "produziu" 12kWh de calor.... O que me parece muito para um dia chuvoso que a água no depósito não passa dos 34,2ºC.

    Para baralhar ainda mais as contas, os 18 paineis fotovoltáicos (4,14kWh de pico) hoje produziram um total de 9,6kWh o dia inteiro e sabemos que esses têm um rendimento muito inferior a paineis térmicos.

    E assim ficamos, eu tenho as mesmas dúvidas que o danobrega: como é que conseguimos valores reais ou pelo menos realisticos?

    O investimento tem que ser visto não como um todo, mas as parcelas:

    Pré-instalação do piso (130m2) ronda os 3000 euros.
    A bomba de calor penso que deve ir parar aos 5000 euros.
    Os paineis e grupo de bombagem penso que deve ser possível conseguir dentro de 2-3 anos (na esperança que os preços baixem) por menos de 5000 euros.

    Ou seja, a "maluquice" é só a última parcela, porque o restante já está mais que testado e comprovado que tem resultados positivos. E se a parte dos paineis der raia, ainda deve ser possível vender novamente os paineis por metade do valor ou algo que se pareça. Dito de outra forma, é uma experiência que pode dar um prejuízo de 2500 euros. Daí também não ser para fazer hoje, espero melhores dias e vamos fazendo a pouco e pouco.

    Se realmente alguém souber quantos kWh um painel térmico tipicamente produz num dia ou nos meses de Inverno: contributos agradecem-se!

    Cumps,
    e
  13.  # 38

    Colocado por: EddySe realmente alguém souber quantos kWh um painel térmico tipicamente produz num dia ou nos meses de Inverno: contributos agradecem-se!


    Do estudo térmico tenho isto, que é específico para os painéis escolhidos e zona do país:

    ---------------------------------------------------------------------------------
    Balanço energético mensal e anual
    ---------------------------------------------------------------------------------
    Rad.Horiz. Rad.Inclin. Desperdiçado Fornecido Carga Apoio
    kWh/m² kWh/m² kWh kWh kWh kWh
    Janeiro 62 99 . 187 324 137
    Fevereiro 79 113 . 202 293 91
    Março 118 144 . 246 324 79
    Abril 155 166 . 275 314 39
    Maio 196 189 . 293 324 32
    Junho 200 183 . 294 314 20
    Julho 215 201 . 310 324 14
    Agosto 200 207 . 315 324 10
    Setembro 145 170 . 285 314 29
    Outubro 108 147 . 271 324 53
    Novembro 72 115 . 217 314 97
    Dezembro 59 99 . 189 324 136
    ----------------------------------------------------------------------
    Anual 1608 1834 . 3083 3820 737


    Isto é cuspido pelo programa SolarTerm. Infelizmente não consigo encontrar algo parecido que consiga dar valores, e o programa não é grátis.

    Também tenho um valor de 75 kWh/m² de necessidades de aquecimento, para 6 meses de aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
    • Eddy
    • 13 janeiro 2013 editado

     # 39

    A tabela não tou a descortinar... mas os 75kWh/m2 é um dado interessante. Ou seja, se tiver uma zona de quartos de dormir (e que será a principal zona a aquecer com piso radiante) com cerca de 80m2, preciso uns 6000kWh para aquecer durante 6 meses.

    É evidente que a necessidade é maior nos meses mais frios, mas se mantivermos as coisas simples e dizemos que são 1000kWh por mês, isso dá muito perto dos 35kWh/dia que este maluco estimou que 30m2 de paineis possam dar. Mas claro, as minha contas de valor científico nada têm.
  14.  # 40

    Teria de fazer as contas pelo pior mês, Janeiro.

    Vou assumir que o quadro diz que os painéis escolhidos (são 2), geram 187kWh em Janeiro, no centro de Portugal. Para fornecer os tais 6000kWh precisa de 64 painéis. Como as necessidades de aquecimento em Janeiro devem ser bem maiores que a média, talvez uns 100 painéis. Medo... :D
 
0.0234 seg. NEW