Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 13 janeiro 2013 editado

     # 41

    Colocado por: Eddy50 dias parece-me pouco, aqui aquecemos a casa desde Outubro até Abril.

    Peço desculpa, por vezes não escrevo de forma clara. Os 50 dias, seriam os dias em que usaria o sistema solar, por haver sol. Nos restantes dias frios, sem sol, obviamente que teria que usar um apoio.

    Você não é o primeiro a pensar nesta questão. A ideia é aparentemente boa, mas quando começamos a fazer contas...
    • Eddy
    • 13 janeiro 2013

     # 42

    Glurps.......

    Mas os 6000 são para os 6 meses.... se 2 dois paineis geram 187kWh em Janeiro, e a necessidade for, digamos 1500kWh (25% da necessidade total de 6 meses num mês?), precisamos 16 paineis. Estava a pensar em 15... se calhar não falhei muito.

    E não vamos esquecer que não é para ser um sistema autónomo, terá sempre apoio de uma bomba de calor para os picos de frio e tempos de chuva.
  1.  # 43

    Colocado por: EddyMas os 6000 são para os 6 meses


    Ops, verdade. 16 até parece bem razoável. Já só falta a piscina.

    Ah, também falta outra coisa. Os painéis geram a energia durante o dia, a energia necessária para o aquecimento é continua. Seria preciso um acumulador jeitoso que conseguisse guardar o excedente durante o dia, para o sistema o usar durante a noite.
  2.  # 44

    Colocado por: EddyE não vamos esquecer que não é para ser um sistema autónomo, terá sempre apoio de uma bomba de calor para os picos de frio e tempos de chuva.


    Se calhar, com inércia suficiente, até nem era preciso. A casa podia descer um, dois ou três graus mas ser perfeitamente aceitável. É pena não termos conhecimento suficiente para fazer as contas certinhas. :-)
    Concordam com este comentário: Eddy
    • Eddy
    • 13 janeiro 2013

     # 45

    Colocado por: eu Os 50 dias, seriam os dias em que usaria o sistema solar, por haver sol. Nos restantes dias frios, sem sol, obviamente que teria que usar um apoio.

    Você não é o primeiro a pensar nesta questão. A ideia é aparentemente boa, mas quando começamos a fazer contas...


    Sim, sim, eu percebi que estava a referir aos dias de sol, mas penso que à mesma podemos contar com mais de 50 dias de sol nesses 6 meses. Mesmo os dias que não temos um sol fantástico (como ontem) há sempre uns raios que passam as nuvens e umas abertas que deixam passar um pouco de sol.

    Concordo perfeitamente que isto já está mais que pensado, e até já estive a falar com um instalador de bombas de calor que estava para montar uma bomba numa casa onde tinham feito esta experiência "e que não deu resultado" segundo esse mesmo instalador. Infelizmente ele não conseguia apresentar algo mais concreto do que o "não deu resultado".

    Não sei se tinham poucos paineis (nem ele tinha resposta), se os donos da casa tinham pensado que iriam ter a casa sempre a 23ºC só com os paineis... só sei que era uma casa algures na zona de Torres Vedras/Oeste.

    Também concordo plenamente que quando começamos a fazer contas, o resultado torna-se um pouco assustador, ou no mínimo incerto. Mas se não conseguir dados reais de uma experiência já feita, tou a ver que vou mesmo ter que fazer a maluquice aqui para tirar a teima. Qualquer dia.
    • eu
    • 13 janeiro 2013

     # 46

    Colocado por: danobregaOs painéis geram a energia durante o dia, a energia necessária para o aquecimento é continua

    Se for piso radiante, pode aquecer durante o dia que o calor se mantém durante a noite.
  3.  # 47

    Colocado por: Eddymas penso que à mesma podemos contar com mais de 50 dias de sol nesses 6 meses


    Para o objectivo proposto penso que os painéis de tubos de vácuo são mais indicados, e funcionam mesmo em dias com baixa radiação solar. Era uma questão de termos dados concretos.
    Concordam com este comentário: eu
    • Eddy
    • 13 janeiro 2013

     # 48

    Colocado por: danobregaJá só falta a piscina.


    Loooooooooooooooool


    Depósito (1000l +++) de inércia já li qualquer coisa sobre isso. Na Suíça!

    E mesmo por ser num país como a Suíça, onde em primeiro lugar a energia eléctrica deve ser mais barata (?) e em segundo lugar tem menos sol que este pequeno paraíso à beira mar plantado, é que tenha uma grande dificuldade em tirar esta ideia da cabeça.

    Suíça: electricidade barata (?), muito frio, pouca radiação solar. Existem casas com aquecimento com apoio solar.
    Portugal: electricidade mais cara (?), menos frio, mais radiação solar: deveria existir casas com aquecimento com apoio solar.
  4.  # 49

    Dê uma olhadela neste pdf, tem preços e acumuladores de todo o tamanho: http://www.solarbayer.com/Pricelist.html

    Infelizmente não sei de outras marcas com tabelas online.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Eddy
  5.  # 50

    Colocado por: eu
    Se for piso radiante, pode aquecer durante o dia que o calor se mantém durante a noite.


    Depende do isolamento térmico.
  6.  # 51

    Colocado por: danobregaDê uma olhadela neste pdf, tem preços e acumuladores de todo o tamanho:http://www.solarbayer.com/Pricelist.html

    Infelizmente não sei de outras marcas com tabelas online.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Eddy



    pode ir ver http://www.enrepo.pt/pt/downloads.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  7.  # 52

    Colocado por: ultrahipermegaconheço uma casa que tem 320m2 de piso radiante e tem cerca de 120 tubos de vácuo no telhado, durante o inverno servem para o piso, de verão servem para a piscina.

    mas tem uma bomba de calor de 19kw como garantia de aquecimento.


    Neste exemplo só falta saber se a bomba de calor chega a ser usada alguma vez? Se calhar está lá a mais.
    Agradecia o fbck
  8.  # 53

    Os tubos de certeza absoluta que não garante o aquecimento do espaço
  9.  # 54

    Colocado por: philima

    Neste exemplo só falta saber se a bomba de calor chega a ser usada alguma vez? Se calhar está lá a mais.
    Agradecia o fbck
    acha mesmo que 120 tubos conseguem gerar energia suficiente durante as 6 horas úteis de sol para aquecer 320m2 de prh????
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 2 outubro 2017

     # 55

    Colocado por: pc ferreiraDepende do isolamento térmico.

    Teria que ser um isolamento muito mau para que isso não acontecesse...
    • eu
    • 2 outubro 2017

     # 56

    Colocado por: jorgealvesacha mesmo que 120 tubos conseguem gerar energia suficiente durante as 6 horas úteis de sol para aquecer 320m2 de prh????

    Ainda por cima naquelas semanas de janeiro em que nem vemos o sol...

    Muita gente vem com a ideia do apoio solar ao piso radiante, mas parecem esquecer-se que nos meses frios a radiação solar é escassa...
 
0.0231 seg. NEW