Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, to com um problema, tenho as garrafas de gás na rua dentro de uma casota mas com o frio que tem feito arrefecem muito e não consigo rentabilizalas(gastar o gás todo) deve ser do frio.
    Alguem me sabe informar se existe algum isolante termico para cobrir as ditas bilhas de gás?
    Ficava muito agradecido
  2.  # 2

    VIVA!
    Diga-me que tipo de gas é? propano ou butano?
    pelo que diz deve ser butano, este gas com o frio custa a evaporar mas isso ha soluçao!
    • JPC
    • 14 janeiro 2009

     # 3

    Por acaso também estou curioso, pois também tenho um problema semelhante: por vezes as garrafas, que estão dentro de casa na cozinha, estão demasiado frias, parece que o gás para evaporar absorve energia, e por vezes, apesar de as garrafas terem gás a água não é aquecida como em outras ocasiões....
    Está relacionado com a temperatura ambiente em que se localizam as garrafas? Pode-se mesmo fazer alguma coisa para que se consuma o máximo de gás possível?

    cumps
  3.  # 4

    Bem como este é mesmo o meu ramo, posso elucidar-vos.

    Se tem as garrafaas de gás na rua e não o consegue gastar todo é porque está a utilizar o gás butano, sejam as garrafas grandes ou pequenas.
    O que acontece, é que o gás butano só começa a evaporar a partir de 0º, pelo que se a temperatura onde estão as bilhas for por exemplo de 5º, vai ser complicado este evaporar em quantidade suficiente para por exemplo conseguir ter o esquentador ligado.
    As bilhas de gás, como sabe nunca são cheia na totalidade, e isto não é por acaso, na realidade elas não são cheias na totalidade, para existir uma câmara que permita a evaporação do gás na bilha, e é esse gás no estado gasoso que alimenta os aparelhos, se uma bilha estiver cheia demais, acontece aquilo que já deve ter ouvido falar ou mesmo visto, que é a bilha estar com fuga de gás. Isso acontece porque á excesso de pressão e a válvula da bilha abre para libertar esse excesso.
    Ora como a evaporação do gás se dá através da diferença de temperatura entre o interior e o exterior da bilha (0º ou menos dentro e de 1º fora ou mais), essa diferença de temperatura vai aquecer a lateral da bilha e fazer com que o gás dentro dela passe do estado líquido ao estado gasoso, e se está num local em que as temperaturas á noite são baixas, logo não vai ter gás e por isso não as consegue gastar na sua totalidade, ficando algumas um pouco menos de meia bilha, isto deve-se á falta de aquecimento da parede envolvente da bilha, ou seja quanto menos gás ela tiver, menor será o aquecimento e logo o gás deixa de vaporar.

    Se colocar essa bilha dentro de casa e tiver uns 20º de temperatura, decerto que a gastará quase todinha, assim como acontece no verão.

    A sua solução passará por substituir a bilha de gás butano por uma de gás propano visto que este gás começa a evaporar a partir de -45º, logo não terá qualquer problema em gastar a bilha toda até ao fim.
    A título de informação a bilha de gás propano só leva 11kg de gás a pequena em vez dos habituais 13 da de butano pequena.

    A pressão de distribuição do gás propano é de 37 mbar ao invés dos 30 mbar do butano, mas os aparelhos que terá, fogão e esquentador, funcionam bem, ou melhor funcionam melhor que com o gás butano, uma vez que os ensaios e os estudos de fábrica são todos feitos com gás propano e não butano, e o gás propano é um gás com um poder calorífico muito superior o do butano.
    Nunca deite uma bilha de gás seja porque motivo fôr (normalmente para gastar a bilha até ao fim), pois essa aventura pode custar-lhe a casa ou a cozinha, uma vez que o gás passa no estado liquído para dentro dos aparelhos (fogão e esquentador), e poderá causar-lhe um incêndio em casa que dificilmente conseguirá apagar.

    Espero ter sido suficientemente esclarecedor, e que com este logo texto tenha conseguido perceber o que fazer e o que não deve nunca fazer, se é que não era do seu conhecimento, mas não custa nada frisar sempre isto.

    Cumprimentos
  4.  # 5

    Por outras palavras:
    Quando está muito frio, para aquecer a casa com o gás de uma bilha de gás temos de usar o gás da bilha de gás para aquecer a bilha de gás. :-)

    De uma maneira ainda mais clara, teremos:
    Quando está muito frio, para aquecer a casa com o gás propano de uma bilha de gás butano temos de usar o gás butano da bilha de gás propano para aquecer a bilha de gás brotano, digo, pupano. :-)

    (parece-me que estou a fazer figura de Troll...)
    Luís K. W.
  5.  # 6

    Colocado por: JPCPor acaso também estou curioso, pois também tenho um problema semelhante: por vezes as garrafas, que estão dentro de casa na cozinha, estão demasiado frias, parece que o gás para evaporar absorve energia, e por vezes, apesar de as garrafas terem gás a água não é aquecida como em outras ocasiões....
    Está relacionado com a temperatura ambiente em que se localizam as garrafas? Pode-se mesmo fazer alguma coisa para que se consuma o máximo de gás possível?

    cumps


    Para si caro companheiro, a resposta será identica mas com uma diferença que é a de na parte de a água não aquecer tanto como de costume.

    Isto deve-se ao esquentador ou caldeira que o sr. tem, e não pense que é avaria porque não é.

    Como sabe a temperatura da água fria no verão rondará entre os 15 e 18º, e o seu aparelho irá elevar essa temperatura de água ( ΔT(Delta T)) a 50º, ora se a temperatura de entrada de água no aparelho fôr de 18º o aparelho no máximo elevará a temperatura da água até aos 68º.
    Ora se nesta altura tiver a temperatura de entrada da água a por exemplo 7º, o aparelho só elevará a temperatura da água até aos 57º, e não há volta a dar.
    Aliado a isto, e para chatear ainda mais um bocadito, ainda temos a temperatura da canalização (normalmente de tubo galvanizado e sem isolamento) e da parede envolvente ao tubo, que é o mesmo que dizer que dependendo da distância a que a casa de banho se encontrar do aparelho, poderá levar mais tempo ou menos tempo até que a água lhe chegue a uma temperatura para um banho confortável, se fôr daquelas pessoas que gosta da água bem quente, ou seja a água na realidade sai do aparelho aos ditos 57º mas vai perder temperatura no seu caminho, logo chega pouco quente ao chuveiro até que consiga aquecer a tubagem em todo o seu percurso e a parede envolvente á tubagem.

    Solução para isto, há mas teria de fazer obras para substituir a canalização de galvanizado por multipex (multicamada), e colocar no tubo de água quente uma manga de protecção para impedir perdas de calor, á semelhança do que se faz em aquecimento central.
    Contudo a temperatura máxima a que a água chegaria á casa de banho seriam sempre os 57º, só que agora com a diferença de não ter de esperar 3 ou 4 minutos para atingir essa temperatura, sendo 30 segundos ou 1 minuto no máximo suficientes.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, JPC
  6.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Por outras palavras:
    Quando está muito frio, para aquecer a casa com o gás de uma bilha de gás temos de usar o gás da bilha de gás para aquecer a bilha de gás. :-)

    De uma maneira ainda mais clara, teremos:
    Quando está muito frio, para aquecer a casa com o gás propano de uma bilha de gás butano temos de usar o gás butano da bilha de gás propano para aquecer a bilha de gás brotano, digo, pupano. :-)

    (parece-me que estou a fazer figura de Troll...)
    Luís K. W.


    Também é o que me quer parecer, mas...
  7.  # 8

    Bem e pelos vistos não tinha reparado nisso, e como tal fez bem em alertar-me para este erro.

    Isto de ás vezes escrever e estar a fazer outras coisas ou ser interrompido pelo meio dá nestas trocas.

    Em todo o caso obrigado, e nisto com o editar enganei-me e cliquei no citar, eheheh!

    Está então corrigido.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  8.  # 9

    Viva em primeiro de tudo agradeço e admiro como o Sr. Barba Negra como dispôs e muito bem o que sabe, é que muita boa gente que está no ramo do gás nem sabe porque as garrafas “gela”!
    Colocado por: JPCPor acaso também estou curioso, pois também tenho um problema semelhante: por vezes as garrafas, que estão dentro de casa na cozinha, estão demasiado frias, parece que o gás para evaporar absorve energia, e por vezes, apesar de as garrafas terem gás a água não é aquecida como em outras ocasiões....
    Está relacionado com a temperatura ambiente em que se localizam as garrafas? Pode-se mesmo fazer alguma coisa para que se consuma o máximo de gás possível?

    cumps


    Neste seu caso eu faria assim, ainda hoje fiz e testei num cliente, ligar duas garrafas em paralelo e engraçado o cliente disse assim …estas garrafas estão vazias e eu depois de tudo ligado e testado em vez de ligar nas garrafas que estavam cheias liguei nas que o cliente disse que estava vazias .. bem o cliente ficou baralhado!
    Estou a falar de garrafas pequenas butano, se quer tirar o máximo de gás das garrafas so assim! bem se fossem mais melhor mas não vamos ser tão papistas:)
    • JPC
    • 15 janeiro 2009

     # 10

    Se percebi bem diz que duas garrafas quase vazias ligadas em paralelo conseguem rentabilizar mais que duas garrafas mais cheias. É isso?
  9.  # 11

    Caro Rafael, isso não é assim e não é verdade.

    Repare no que eu escrevi em cima e logo verá que a determinadas horas do dia (noite), nem que lá ponha 50 garrafas todas juntas, não vai ter pressão suficiente para tomar um banho.
    Isto acontece, porque á medida que o gás no estado liquido vai baixando dentro da garrafa, a parede envolvente que irá fazer a evaporação pelo aquecimento da mesma também diminui, logo com 7º ou 5º diga adeus á pressão.

    Existe ainda outro factor para por exemplo 1 garrafa de gás gelar, que é o consumo do aparelho (neste caso o esquentador), que com essa temperatura e devido á incapacidade de evaporação do gás líquido, vai congelar a bilha, deixando até por vezes gelo do lado de fora da mesma.

    Posso dizer-lhe que por exemplo uma caldeira de gás de 20Kw, com uma capacidade de débito de 16 lts de água quente instantanea, consegue gelar uma garrafa de gás propano de 45 kg, devido ao consumo de gás que é um bocado acima do de um esquentador, sendo por isso necessário ter 2 garrafas de gás propano em paralelo, para que exista pulmão suficiente para alimentar a bicha, e note que são as caldeiras mais comuns que se vendem e as preferidas dos construtores devido aos preços atractivos que são praticados para eles.

    Ora este pulmão para um esquentador também é necessário, e sobretudo quando se utiliza gás butano.
    Como tinha dito o butano começa a evaporar a partir dos 0º e o propano a partir de -45º, logo ao propano mesmo que diminua a parede envolvente por via do gás já consumido, comporta-se melhor que uma garrafa de butano a uma temperatura de 20º ou mesmo 25º.

    O colocar 2 garrafas de gás em paralelo, não justifica, mas justificará por exemplo para 2 garrafas de gás propano, serem ligadas a um inversor automático, por forma a que quando uma das garrafas de gás fica vazia, esse inversor muda automáticamente para a outra garrafa, não faltando a água a meio do banho, como já a muitos de nós aconteceu em tempos, e a outros ainda acontece, mas a empresa que fornece o gás por norma pode fazer esse serviço, ou alguém credenciado para tal.

    Enfim podíamos divagar muito sobre várias possibilidades de faltar alimentação aos aparelhos, mas isso seria um texto longuíssimo e não é isso que aqui se pretende saber.

    No caso do mitarsky que tem as garrafas fora de casa vai ter mesmo de usar o propano pelo menos de inverno e enquanto as temperaturas forem baixas, no caso do JPC, que tem as garrafas dentro de casa, já terá uma casa fria que se calhar tem dias que sente mais frio em casa do que na rua, e nesse caso ou arranja maneira de aquecê-la e deixa de ter esse problema, ou vai ter de usar o propano tb.

    Cumps
  10.  # 12

    Eu citei no caso de JPC e nao de mitarsky

    Colocado por: Barba NegraO colocar 2 garrafas de gás em paralelo, não justifica, mas justificará por exemplo para 2 garrafas de gás propano, serem ligadas a um inversor automático, por forma a que quando uma das garrafas de gás fica vazia, esse inversor muda automáticamente para a outra garrafa, não faltando a água a meio do banho, como já a muitos de nós aconteceu em tempos, e a outros ainda acontece, mas a empresa que fornece o gás por norma pode fazer esse serviço, ou alguém credenciado para tal.




    Cumps

    sabia que duas garrafas com inversor quando ela inverte ainda tem lá algum gas!? á pois faça testes!
    ps.antes de dizer que é mentira primeiro teste ;)
  11.  # 13

    Colocado por: Rafael ArieiraEu citei no caso de JPC e nao de mitarsky


    sabia que duas garrafas com inversor quando ela inverte ainda tem lá algum gas!? á pois faça testes!
    ps.antes de dizer que é mentira primeiro teste ;)


    Se vir o que disse, vai compreender, porque o inversor não mede o gás que está dentro da garrafa, mas sim é accionado pela falta de pressão da mesma, pelo que o inversor só é utilizado práticamente para gás propano, e posso garantir-lhe que se não tiver nenhuma caldeira a consumir de 1 só garrafa de propano, e tiver apenas 1 esquentador e um fogão, gasta-a toda até não haver forma de aquecer os restito que fica sempre no fundo por falta de parede envolvente, tanto de verão como de inverno, uma vez que a pressão só baixa quando já não há gás para evaporar.

    Já no butano isso não acontece, e mesmo no verão qd troca a garrafa esta ainda tem algum gás, a parede envolvente é que é pequena para evaporar essa quantidade mínima de gás.

    Cumps
  12.  # 14

    Colocado por: JPCSe percebi bem diz que duas garrafas quase vazias ligadas em paralelo conseguem rentabilizar mais que duas garrafas mais cheias. É isso?

    Exacto ligue lá as duas garrafas com um T e vai ver! pelo menos as garrafas com menos gás de volta para o seu fornecedor sem problemas de evaporação (aquilo que dizem gelar)
    atenção por lei so pode ter o maximo 4 garrafas dentro de casa cheias ou bazias.
  13.  # 15

    Colocado por: Barba Negra
    Colocado por: Rafael ArieiraEu citei no caso de JPC e nao de mitarsky


    sabia que duas garrafas com inversor quando ela inverte ainda tem lá algum gas!? á pois faça testes!
    ps.antes de dizer que é mentira primeiro teste ;)


    Se vir o que disse, vai compreender, porque o inversor não mede o gás que está dentro da garrafa, mas sim é accionado pela falta de pressão da mesma, pelo que o inversor só é utilizado práticamente para gás propano, e posso garantir-lhe que se não tiver nenhuma caldeira a consumir de 1 só garrafa de propano, e tiver apenas 1 esquentador e um fogão, gasta-a toda até não haver forma de aquecer os restito que fica sempre no fundo por falta de parede envolvente, tanto de verão como de inverno, uma vez que a pressão só baixa quando já não há gás para evaporar.

    Já no butano isso não acontece, e mesmo no verão qd troca a garrafa esta ainda tem algum gás, a parede envolvente é que é pequena para evaporar essa quantidade mínima de gás.

    Cumps


    No propano, é como usar redutor 39mb aqueles que é preciso rearmar e usar 37mg,
    o de 37 retira mais gás do que 39 não acredita!? Então teste quando o de 39mm fecha por falta de pressão retire e instale o de 37 e depois vai ver o gás que vai de volta!
  14.  # 16

    Oh caro Rafael redutores de 39mb para propano?
    Em que sítio você compra esses redutores especiais?

    Não estará a falar por acaso de redutores reguláveis?

    Não sei se sabe quais são os pares de pressões do gás butano e propano, mas pelos vistos não.

    Certamente que estará a fazer qualquer confusão por aí.

    Se a bilha estiver no fim e não houver já parede envolvente pode juntar 2 3 ou 4 garrafas de gás espere um bocadito ou coloque-as junto de um aquecedor e vá tomar banho e fique lá 15 minutos a ver se vai tomar banho de água quente ao fim de 5. Claro que tudo depende da quantidade de gás que tem na garrafa, mas quanto mais vazia menor a pressão logo menor poder calorífico o que se traduz em menos temperatura na água do que com mais gás, ao juntar mais garrafas estará a ter um aumento da pressão momentâneo que depressa se vai.

    Mas se me disser que para um fogão dá, sou de acordo consigo.

    Sabe qual o consumo em kg de gás por hora de um esquentador de 11 ltos?

    Cumps
  15.  # 17

    Viva !
     Bem pelos vistos os Sr diz que está na área do gás mas não conhece tudo, uma coisa é certa o gás tem muita coisa e nem tudo tem que saber! mas redutores segurança de 39mb é o que mais se usa no propano tipo este http://www.redmatic.pt/components/com_virtuemart/shop_image/product/dc75fd69e996d0753185dbfe5216a399.jpg

    o Sr diz (Mas se me disser que para um fogão dá, sou de acordo consigo.)
    ok então estamos de acordo!
    Quanto ao consumo do esquentador de 11lt não sei, porque para saber quanto consome tenho que ter a potência do mesmo, e o poder calorífico do gás mas o Sr até poderia explicar como se faz essas continhas fica-lhe bem e até leva uns agradecimentos!
  16.  # 18

    Boa noite meus amigos,eu que até tenho estado atento com intenção de aprender alguma coisa sobre gás,estou a ficar baralhado.Mas não deixa de ser interessante.Desculpem o comentário.
  17.  # 19

    Se forem redutores espanhóis é possível, não conheço as pressões de distribuição deles, mas em Portugal garanto-lhe que a pressão para os redutores de propano é de 37 mb e não de 39.

    Em Portugal trabalhas com os pares de pressão para propano de 37 e 67 mb, e é esta a calibração dos redutores, embora se formos fazer medições possamos ter mais 1 ou 2 mb ou menos 1 ou 2 mbar e outros vêm certinhos, agora calibração de 39 mb por rotulagem, esse redutor não é homologado em Portugal, embora possa funcionar.

    Quanto ao esquentador de 11 ltos posso dizer-lhe que consome cerca de 1kg de gás por hora em funcionamento máximo, logo teóricamente o gás butano dará para uma 13 horas de funcionamento.

    Cumprimentos
  18.  # 20

    Obrigado pelo esclarecimento, pelos vistos vou ter de mudar mesmo para gás propano
 
0.0264 seg. NEW