Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Bom dia, peço desculpa por me estar a meter no meio do topico.

Construi uma vivenda, está acabada, o problema neste momento é as pessoas literalmente se estão "borrifando" para os papeis. Resumindo é o certificado dos paineis que vem hoje ou amanha, é o cap, que vem, a certiel era o mês passado, é a vestoria do gáz que se perdeu pq isto e porque aquilo. Já me ando a passar com tanta incompetência.

O que é certo é que já lá vão dois meses que a casa está pronta a pagar juros sem amortizar capital, tenho licença de construção até Março de 2014, e comecei a usar capital do banco em Março de 2012. Falta receber a última tranche do banco que só vem com a licença de utilização, mas felizmente não preciso dela, queria era começar a amortizar capital. Para o fazer é mesmo necessário ter a licença de utilização ou posso pedir ao banco para começar a amortizar antes?

Obrigado
  2.  # 82

boas,

eu comecei a amortizar capital quando acabou o período de carência. no meu caso o período de carência acabou antes da obra estar concluída. no seu caso, uma vez que afirma não precisar da ultima tranche, creio que a solução será apenas ir à instituição financeira e informar da situação e começar a amortizar capital.

posteriormente entrega a licença de utilização.

eu estava com problemas de obter a licença de utilização uma vez que a obra não estava completa e o "prazo" de entregar a licença ao banco estava a acabar.... mas isso é tudo uma treta...

quando tiver a licença entrega-a... eles pressionam porque é mais uma garantia para o banco mas não existe em lado nenhum no documento complementar um prazo para entrega da licença...

se eles fazem inspecção periódicas à obra para libertar tranches de dinheiro é por alguma coisa!!!!

são todos uma cambada de gatunos, não os que dão a cara mas os que estão "escondidos"... (desculpem o desabafo)
  3.  # 83

Pois, já me informei junto do meu banco, a resposta que obtive foi que o periodo de carência já não existe! E que apenas poderei começar a amortizar capital depois de obter a licença de utilização.
  4.  # 84

se o período de carência já terminou também já não pode receber a ultima tranche...

essa conversa fiada do banco... o que eles querem é manter a sua situação actual...

imagine que o senhor não quer ou não pode acabar a casa por algum motivo, vai impossibilitar de obter a licença de utilização a médio prazo... nunca mais vai amortizar capital?!?!??

isso não é possivel...

tem que lhes bater o pé... perguntar onde esta escrito no documento complementar ou que lhe estão a dizer!!

no meu caso foi assim.... ia lá quase todos os dias bater o pé... eles tinham que me mostrar onde estava lá escrito...

no fim dizem que a licença de utilização não é obrigatório nem tem prazo de entrega mas é mais uma garantia do banco...

peça ao banco a avaliação de final de obra, avaliação que dirá que a obra esta 100% concluída...

perante esta avaliação eles não podem fugir... tem que começar a amortizar capital...
  5.  # 85

O que me disseram no banco foi que não tenho periodo de carência.
  6.  # 86

Desculpe não era o que queria dizer, o que me disseram é que o meu periodo de carencia só termina quando apresentar a licença de utilização.
  7.  # 87

essa informação consta no documento complementar?

já pediu a ultima avaliação?

obteve 100% como obra concluída?
  8.  # 88

Só tive 2 avaliações, disponibilizaram logo o dinheiro todo exepto a percentagem relativa à licença de utilização

0.0201 seg. NEW