Iniciar sessão ou registar-se
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 21

Tópico "Possível moradia por 60 000 euros"

Eddy : Tal como isto há muitas outras áreas que podem legalmente contribuír para reduzir o trabalho das pessoas que vão fazer a construção e desse modo poupar milhares de euros com o contributo do vosso trabalho.

j cardoso: Não é verdade, isso não é legal

Quer que lhe faça o boneco?

Olhe, há 15 anos que comecei a fazer a minha primera casa em Portugal e tenho estado mais ou menos em obras constantes em imóveis próprios desde então. Tenho acompanhado a evolução das exigência legais de alvarás e certificações, das fiscalizações da Autoridade para as Condições do Trabalho, das novas exigências de projectos (o último que me exigiram foi das acessibilidades - no meio duma obra já licenciada antes dessa exigencia entrar em vigor)

Eu sempre contribuí com a minha própria mão de obra e já estive literalmente com a mão na massa (cola Weber flex M) quando apareceram fiscais da câmara na obra - e eles sabem perfeitamente que sou o dono da obra e não um trolha nem servente. Por isso não venha cá com perguntas de xaxa para ver se estou aqui a mandar bitaites. Não sou engº, canalizador, electricista, nem tenho alvará - mas isso não quer dizer que não possa fazer muita coisa nos meus imóveis.
    legalmente.

E em vez de continuar com comentários parvos, se calhar poderia dizer qual a lei, e qual o artigo dessa lei, que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisa na sua própria casa.
  1.  # 22

Meu senhores eu gostava era de ter conselhos para este meu projecto. Só quero saber se é viável. Não queria/posso gastar mais de 40.000€ para isto.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 23

É viável. Totalmente.

1. Fale com um arqº/engº e peça conselhos.
    2. Faça uma lista do que pretende fazer e comece a procurar propostas/preços.
    3. Veja quantas das coisas na sua lista que consegue fazer com o dinheiro disponível.

Pode ser que chegue à conclussão que consegue fazer tudo. Pode ser que tenha que cortar um pouco na sua lista de desejos. Mas garanto-lhe que se fizer uma procura como deve ser, que vai tornar a casa perfeitamente habitável por esse valor.

Cumps,
    e
  2.  # 24

Tópico "Possível moradia por 60 000 euros"

Eddy : Tal como isto há muitas outras áreas que podem legalmente contribuír para reduzir o trabalho das pessoas que vão fazer a construção e desse modo poupar milhares de euros com o contributo do vosso trabalho.

j cardoso: Não é verdade, isso não é legal

Quer que lhe faça o boneco?

Não preciso de bonecos, basta-me que entenda uma coisa: afirmei que é ilegal porque é efectivamente ilegal, independentemente do que acharmos sobre isso. É a lei quer queiramos ou não - leia ou pesquise no fórum e vai ver que é assim.
    O facto de eu dar essa informação não lhe permite tirar as conclusões que julgou tirar sobre o que julga ser a minha opinião, acabou por se precipitar.
    Resumindo:
    1- Leia melhor o que é dito
    2 - Informe-se melhor
  3.  # 25

Colocado por: Eddy...quando apareceram fiscais da câmara na obra...
    Os fiscais da Câmara fiscalizam se a OBRA está de acordo com os projectos aprovados, se a obra está licenciada, etc.

Eles não querem saber se os TRABALHADORES têm seguro de acidentes de trabalho, segurança social em dia, e.p.i., higiene, segurança, etc.
    Isso são outros nazis grandes profissionais que fiscalizam.
    E, para isto, há leis com fartura.
    Colocado por: Eddy E em vez de continuar com comentários parvos, se calhar poderia dizer qual a lei, e qual o artigo dessa lei,que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisa na sua própria casa.
    É só pesquisar!
    Garanto-lhe que todos os TRABALHADORES que pôem os pés numa obra de construção civil têm de estar integrados em empresas com alvará (e com tudo o resto, que já mencionei).

Colocado por: ivogomesMeu senhores eu gostava era de ter conselhos para este meu projecto. Só quero saber se é viável. Não queria/posso gastar mais de 40.000€ para isto.
    Se o critério de «viabilidade» é o custo (40mil) anda, quase de certeza, lá perto.
  4.  # 26

E em vez de continuar com comentários parvos

Não tinha reparado nisto ... quem é o parvo afinal?
  5.  # 27

Colocado por: Eddye qual o artigo dessa lei,que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisa na sua própria casa.

DL 69/2011. Leia e deixe de dizer disparates.
  6.  # 28

Em questão de licenciamentos podem me dizer valores? Por ex. se não alterar muito o meu orçamento poderia ampliar a casa, visto que tenho 120m2 de terreno para trás.
  7.  # 29

Colocado por: ivogomesEm questão de licenciamentos podem me dizer valores? Por ex. se não alterar muito o meu orçamento poderia ampliar a casa, visto que tenho 120m2 de terreno para trás.
    Não basta ter terreno. É preciso que a Câmara aprove.
    Quanto a valores, depende do que pretende (e a Câmara autorize) fazer.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 30

Colocado por: Picareta
    DL 69/2011. Leia e deixe de dizer disparates.

Disparates? Afinal parece que aquele que vive há menos tempo em Portugal ainda é o que percebe mais de português. Ou pelo menos não anda a trocar alhos com bugalhos.

Eu perguntei qual é a lei e artigo dessa lei que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisa na sua própria casa - o o senhor manda-me a lei que regula o licenciamento daqueles que pretendem fazer trabalhos de construção civil para outrem.

E o senhor j cardoso também não perebe demasiado da sua própria língua, há uma diferença significativa entre dizer parvoices e de ser parvo. Mas afinal, no desespero de assustar as pessoas de modo a começarem a contratar um electricista sempre que pretendem trocar uma lampada, já me chamaram ignorante, parvo e criminoso neste forum.

Enfim... nada de novo e continuam a não responder à pergunta:

Qual é a lei e o artigo que diz que eu não posso fazer nenhum trabalho de melhoramento na minha própria casa?

Para estes senhores profundamente conhecedores da língua de camões, isso é o mesmo que dizer: qual é a lei que diz que eu não posso meter mosaicos ou azulejos, chão flutuante ou pintar a minha própria casa?
  8.  # 31

Colocado por: EddyEu perguntei qual é a lei e artigo dessa lei que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisana sua própria casa- o o senhor manda-me a lei que regula o licenciamentodaqueles que pretendem fazer trabalhos de construção civil para outrem.

Em que artigo é que está escrito "PARA OUTRÉM" ?

É claro que o proprietário de uma casa pode fazer os trabalhos que muito bem entender. Ilegalmente.
    Se o quiser fazer legalmente também pode. Basta ser trabalhador legalizado de uma empresa legalizada.

(e está a fazer confusão entre fazer bricolage e trabalhar num estaleiro/numa obra)
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 32

Colocado por: ivogomesEm questão de licenciamentos podem me dizer valores? Por ex. se não alterar muito o meu orçamento poderia ampliar a casa, visto que tenho 120m2 de terreno para trás.

Boas, se vai ampliar, seguramente vai aumentar o orçamento muito em relação a recuperar uma casa existente e que esteja em pé. Tal como indicado num dos meus primeiros posts neste tópico, pode estar a falar de 1000 - 5000 euros para projectos e licença. Ou ainda mais se for uma construção nova de raíz.

Para projectos de uma casa de 200m2 gastamos há uns anos 3500 euros, penso que hoje não deve ser muito diferente. A licença na câmara também tem a ver com a área que se pretende construír, para para o mesmo projecto a câmara de Mafra pediu-nos outros 3000 euros.

Reitero que deve falar com um arqº/engº que conheça as condições nessa mesma câmara, e ele pode seguramente informar-lhe melhor do que qualquer pessoa aqui que possívelmente não conhece nem a zona, nem as obras que são para fazer.

Há mais uma hipótese, se o imóvel é anterior à entrada em vigor da lei sobre edificações urbanas (1953?1957? não tenho aqui à minha frente) é possível fazer mais intervenções (básicamente reconstruções, não ampliações) sem licença da câmara - mas isso também varia de câmara para câmara. Para saber melhor deve mesmo ir falar aos serviços da cãmara do concelho onde fica a casa.

Cumps,
    e
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013 editado

# 33

Colocado por: Luis K. W.
    (e está a fazer confusão entre fazer bricolage e trabalhar num estaleiro/numa obra)

Não estou não. O Luís K W é que está.

Se eu for trabalhador legalizado de uma empresa de construção civil, não estou mais legal a fazer obras na minha casa do que se não for trabalhador de tal empresa. Porque o alvará é para trabalhos que essa empresa factura a outrem ou que executam por conta desse mesma empresa (e.g. construír para vender ou uso próprio na empresa). Não para quando os empregados fazem trabalhos na sua própria casa. O seguro também não tem validade se o trabalhador está a trabalhar na sua própria casa, só tem validade quando está efectivamente a trabalhar por conta da empresa.

Continua a perguntar: onde está a lei e o respectivo artigo que diz que eu não posso meter mosaicos, azulejos, chão flutuante, ou pintar a minha própria casa?

Se não conseguirem indicar essa lei (o que é natural, visto essa lei não existir) mais vale ficarem calados em vez de demonstrar o vosso desespero por estarem com falta de trabalho, e portanto andam aqui a tentar assustar as pessoas com o papão das obras ilegais.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  9.  # 34

Colocado por: EddyPorque o alvará é para trabalhos que essa empresa factura aoutremou que executam por conta desse mesma empresa

o alvará é para permitir a empresa fazer quaisquer trabalhos, sejam eles facturados ou oferta, e sejam eles onde e para quem forem, ponto final,

pode fazer o que quiser naquilo que é seu, mas não esta legal se fizer trabalhos que envolvam melhorias\benfeitorias,

mas nada o impede de mudar uma lâmpada (se souber como) mas se tiver um percalço qualquer a fazer essa mudança, não existe nada a que se possa auxiliar porque pura e simplesmente não o pode fazer, e se tiver que se deslocar a um hospital em consequência disso e tiver o azar de dizer que foi um acidente ao fazer o trabalho de mudar uma lâmpada, sabe que a policia aí presente TEM que informar o ACT , e este tem que abrir um processo de averiguações,

ridículo não é? mas é a lei.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013 editado

# 35

Isto mais se está a parecer uma creche do que um forum.

Em língua norueguesa há uma expressão que traduzida à letra fica qualquer coisa como isto: "Temos que ouvir muito disparate antes dos ouvidos nos caírem".

O meus estão prestes a caír.

Homem, juntes-e ao clube dos caça-fantasmas e espanta papões das obras. Presumo que também não sabe indicar qual é a alegada lei se está a referir?

Por amor de Deus, "trabalho", "serviço" etc para efeitos das leis pressupõe que haja uma retribuição, ou seja, pagamento. Se estou a fazer um trabalho na minha casa, para mim próprio, não estou a receber qualquer retribuição. Pela sua óptica também não posso cortar lenha, lavar as janelas, cortar a relva, lavar a loiça ou limpar o pó. Porque se cortar o dedo ou caír de um escadote e tiver que ir às urgências, e disser que estava a trabalhar em casa, a polícia aí presente TEM que informar a ACT???

Porra, crescam e aparecam.
  10.  # 36

Vamos por partes:
    - O meu comentário que menciona refere-se uma discussão em que o user pretende construir uma casa e não apenas mudar uma lâmpada ou colocar uns azulejos e isso é ilegal, independentemente do que o Eddy diga.
    - Não lhe chamei criminoso e limitei-me a perguntar quem é que estava a ser parvo depois de o Eddy dizer que eu estava a dizer parvoíces. Ignorante também não disse que era, mas bem podia ter dito, é por demais evidente que o Eddy não faz a mínima ideia do que está a dizer ou do que preconiza a lei.
    - Podia dizer-lhe que não sou empreiteiro nem ando em busca de trabalho, mas não adianta, o Eddy prefere fazer afirmações e juízos sobre quem não conhece, o que diz muito sobre a sua atitude. No fundo não passa de uma birra do Eddy que, não gostando da lei, prefere fazer de conta que ela não existe e "atirar pedras" a quem o elucida. Por mim desisto, não tenho tempo nem paciência para birras nem mimalhices
    Concordam com este comentário: Luis K. W., jorgealves
  11.  # 37

Colocado por: Eddy

Disparates? Afinal parece que aquele que vive há menos tempo em Portugal ainda é o que percebe mais de português. Ou pelo menos não anda a trocar alhos com bugalhos.

Eu perguntei qual é a lei e artigo dessa lei que diz que um proprietário não pode fazer qualquer coisana sua própria casa- o o senhor manda-me a lei que regula o licenciamentodaqueles que pretendem fazer trabalhos de construção civil para outrem.

E o senhor j cardoso também não perebe demasiado da sua própria língua,há uma diferença significativa entredizerparvoices e deserparvo.Mas afinal, no desespero de assustar as pessoas de modo a começarem a contratar um electricista sempre que pretendem trocar uma lampada, já me chamaram ignorante, parvo e criminoso neste forum.

Enfim... nada de novo e continuam a não responder à pergunta:

Qual é a lei e o artigo que diz que eu não posso fazer nenhum trabalho de melhoramento naminha própria casa?

Para estes senhores profundamente conhecedores da língua de camões, isso é o mesmo que dizer: qual é a lei que diz que eu não posso meter mosaicos ou azulejos, chão flutuante ou pintar a minha própria casa?

bom ...
  12.  # 38

mas.....

Colocado por: j cardosoVamos por partes:
    - O meu comentário que menciona refere-se uma discussão em que o user pretende construir uma casa e não apenas mudar uma lâmpada ou colocar uns azulejos e isso é ilegal, independentemente do que o Eddy diga.
    - Não lhe chamei criminoso e limitei-me a perguntar quem é que estava a ser parvo depois de o Eddy dizer que eu estava a dizer parvoíces. Ignorante também não disse que era, mas bem podia ter dito, é por demais evidente que o Eddy não faz a mínima ideia do que está a dizer ou do que preconiza a lei.
    - Podia dizer-lhe que não sou empreiteiro nem ando em busca de trabalho, mas não adianta, o Eddy prefere fazer afirmações e juízos sobre quem não conhece, o que diz muito sobre a sua atitude. No fundo não passa de uma birra do Eddy que, não gostando da lei, prefere fazer de conta que ela não existe e "atirar pedras" a quem o elucida. Por mim desisto, não tenho tempo nem paciência para birras nem mimalhices
    Concordam com este comentário:Luis K. W.

Mauuuu....
  13.  # 39

Onde ficamos podemos ou não mudar a lâmpada ,é que as escuras eu não fico .

Podemos ou não mudar o raio do mosaico é que eu não quero ser comido pelo mesmo.

Podemos ou não pintar a casa nos mesmos ,para tal precisamos de tapar uns buraquinhos etc....

Decidam-se , pois de leis estúpidas e inexplicáveis que só favorecem os lobis dos amigos e dos amigos dos amigos que as criaram estou eu farto ,grandes gatunos ;-)
    Concordam com este comentário: Eddy
  14.  # 40

Colocado por: Eddy Se eu for trabalhador legalizado de uma empresa de construção civil, não estou mais legal a fazer obras na minha casa do que se não for trabalhador de tal empresa..

Isto parece uma conversa de surdos.... Ah! Pois claro... é que as minhas orelhas já caíram.

O Eddy não faz ideia do que a lei preconiza... e põe-se a inventar e a divagar.

Não basta os trabalhadores da empresa estarem legalizados para fazerem o que lhes apetece, e onde lhes apetece, porque estes trabalhadores por conta de outrém NÃO TÊM ALVARÁ!
    Quem está autorizado a fazer obras legalmente são as EMPRESAS COM ALVARÁ, e não os seus trabalhadores.

Lá porque você é o Dono de Obra, você acha que EU o deixaria fazer o que lhe dá na veneta, ou sequer entrar, na MINHA obra (que é sua propriedade) sem usar o devido capacete ?

Colocado por: z1979Podemos ou não pintar a casa...
    Poder, pode. Claro.
    Mas se houver um acidente - cair de um andaime com 3m de altura - não convém dizer que estava a TRABALHAR.
    Concordam com este comentário: jorgealves

0.0255 seg. NEW