Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: jorgealvesridículo não é? mas é a lei.

e também não concordo com ela, mas isso não me iliba de ser responsabilizado se a não cumprir.
  2.  # 42

Não basta ter terreno. É preciso que a Câmara aprove.
    Quanto a valores, depende do que pretende (e a Câmara autorize) fazer.

Eu penso que a Câmara aprovaria o projecto de ampliação. Digo isto porque a moradia em questão é em banda e a que fica ao lado tem esse tal aumento. Nas traseiras aumentou cerca de 30m2 , só R/C .
    O vendedor disse-me que se fosse até 30m2 não precisava de aprovação da Câmara. Será possível?
    • dato
    • 20 janeiro 2013

# 43

Colocado por: ivogomes

Eu penso que a Câmara aprovaria o projecto de ampliação. Digo isto porque a moradia em questão é em banda e a que fica ao lado tem esse tal aumento. Nas traseiras aumentou cerca de 30m2 , só R/C .
    O vendedor disse-me que se fosse até 30m2 não precisava de aprovação da Câmara. Será possível?

claro q precisa!!

faça bem as contas de qt vai gastar mais o custo de aquisição! e veja o q existe no mercado por esse valor
    Concordam com este comentário: fernandoR, Eddy
    • dato
    • 20 janeiro 2013

# 44

penso q tb queria deitar paredes abaixo...aconselho a visita de um eng para calcular aquilo q quer fazer..senão pode ter uma surpresa
    Concordam com este comentário: Eddy
  3.  # 45

faça bem as contas de qt vai gastar mais o custo de aquisição! e veja o q existe no mercado por esse valor

Não existe nada no mercado por os mesmos valores, a não ser apartamentos usados.
    Como disse fui à moradia com uma pessoa da construção que me valou em valores na ordem dos 35.000€ . Vou ter é de ir à Câmara para saber o resto dos valores, licenças e projectos, confesso que não faço a mínima de quanto custará. Pode eventualmente aumentar muito o orçamento e deixa de ser viável ( mas penso que não ).
  4.  # 46

Colocado por: ivogomes Eu penso que a Câmara aprovaria o projecto de ampliação. Digo isto porque a moradia em questão é em banda e a que fica ao lado tem esse tal aumento. Nas traseiras aumentou cerca de 30m2 , só R/C . O vendedor disse-me que se fosse até 30m2 não precisava de aprovação da Câmara. Será possível?
    O que um vendedor tem que fazer para vender, coitados... (cambada de aldrabões!)
    Claro que não é possível.
    E, para ter a certeza que a Câmara APROVARIA essa sua pretensão de aumentar a casa, alinhando-a com a do vizinho, convém :
    1. ver o PDM da Câmara;
    2. falar com o técnico da zona (antes de meter qualquer projecto na Câmara);
    3. ver (projecto na Câmara) se a ampliação da casa do vizinho está legalizada.
    Concordam com este comentário: Eddy
  5.  # 47

O que me dizem de contratar uma empresa para tudo ?! É melhor ou pior ? É preferível contratar as especialidades em separado? Posso poupar com isso

Estive a ver empresas que fazem tudo, desde projecto à execução, e estou inclinado para pedir propostas.
  6.  # 48

E, para ter a certeza que a Câmara APROVARIA essa sua pretensão de aumentar a casa, alinhando-a com a do vizinho, convém :
    1. ver o PDM da Câmara;
    2. falar com o técnico da zona (antes de meter qualquer projecto na Câmara);
    3. ver (projecto na Câmara) se a ampliação da casa do vizinho está legalizada.

Como posso falar com o técnico da zona? Basta dirigir-me à Câmara e eles orientam-me lá?
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 49

Colocado por: Luis K. W.
    Lá porque você é o Dono de Obra, você acha que EU o deixaria fazer o que lhe dá na veneta, ou sequer entrar, na MINHA obra (que é sua propriedade) sem usar o devido capacete ?

Mu???? Quem diz que eu não uso capacete?

Colocado por: z1979Podemos ou não pintar a casa...Poder, pode. Claro.
    Mas se houver um acidente - cair de um andaime com 3m de altura - não convém dizer que estava a TRABALHAR.

Claro que não, estava a tomar banhos de sol em cima do andaime!!!!!!!!!!!!!! :-)))

Fdx, sai-vos cada uma. Claro que pode dizer que estava a trabalhar, na minha própria casa. A ACT não tem nada a ver com o que eu estou a fazer na minha casa, a ACT tem a ver com o trabalho que se está a desenvolver para outrem.
  7.  # 50

Colocado por: ivogomesEstive a ver empresas que fazem tudo, desde projecto à execução

é sempre preferível separar as coisas,

porque assim uma é responsável pelo projecto e fiscaliza a outra sem interesses menos claros.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 51

Colocado por: ivogomesO que me dizem de contratar uma empresa para tudo ?! É melhor ou pior ? É preferível contratar as especialidades em separado? Posso poupar com isso

Estive a ver empresas que fazem tudo, desde projecto à execução, e estou inclinado para pedir propostas.

Cada caso é um caso. Há situações em que fica melhor servido com um empreiteiro geral, há situações que fica melhor servido com cada especialidade à parte.

O melhor que tem a fazer é começar a falar com eles e depois tomar uma decisão... tudo o resto fica no campo da especulação.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 52

Colocado por: jorgealves
    e também não concordo com ela, mas isso não me iliba de ser responsabilizado se a não cumprir.

jorgealves, vamos lá ver se consigo explicar isto de modo a que perceba:

Se der entrada uma pessoa nas urgência com ferimentos que leventem suspeita que seja um acidente de trabalho, ou que o próprio ferido diga que teve um acidente de trabalho (entenda-se a trabalhar em troca de dinheiro) - aí deverá ser comunicado à ACT por pelo menos duas razões:

1. Para o hospital poder cobrar um balúrdio à companhia de seguros do trabalhador pelos serviços de urgência
    2. Para a ACT decidir se vai fazer uma investigação para apurar responsabilidades e eventualmente aplicar uma ou várias coimas. Convenhamos, a ACT não está minimamente preocupada com os trabalhadores, estão é à coca para ver se conseguem aplicar coimas.

Se o ferido disser que estava a trabalhar em casa a cortar lenha, não haverá qualquer comunicação à ACT - a não ser que haja suspeita que isso é mentira e que a pessoa estava a prestar um serviço para outrem
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 53

Colocado por: j cardosoVPor mim desisto

Promete?

Tem certeza que não quer indicar a lei que diz que eu não posso fazer absolutamente nada na minha própria casa?

Ah, é verdade, essa lei não existe.
  8.  # 54

Colocado por: Eddyentenda-se a trabalhar em troca de dinheiro

trabalho é trabalho e mesmo para proveito próprio não deixa de ser trabalho,

mas por mim acabou, isto não tem nada a ver com a discussão em causa.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 55

Colocado por: Luis K. W.
    O Eddy não faz ideia do que a lei preconiza... e põe-se a inventar e a divagar.

Quem está autorizado a fazer obras legalmente são as EMPRESAS COM ALVARÁ, e não os seus trabalhadores.

Certo, e é por isso que quem trabalha para um empresa com alvará não pode fazer qualquer obra em sua casa que qualquer outra pessoa também não pode fazer. Tal como eu disse mais em cima.

E como eu estou a inventar e a divagar, se calhar o senhor Luis K W pode fazer o obséquio de indicar qual é a lei que diz que um particular não pode fazer qualquer obra em sua casa.

Por favor não indique novamente a lei que regula a atribuição de alvará, isso não me interessa. O que interesse é a lei e o respectivo artigo que indica que eu não posso pintar a minha própria casa. Ou colocar mosaicos. Ou mudar uma lampada sem alvará.

Fico ansiosamente à espera.
    • Eddy
    • 20 janeiro 2013

# 56

Colocado por: jorgealves
    trabalho é trabalho e mesmo para proveito próprio não deixa de ser trabalho,

mas por mim acabou, isto não tem nada a ver com a discussão em causa.

Perante a lei por "trabalho" entende-se trabalho em troca de remuneração.

É uma ganda xatisse ficar sem argumentos não é? Será que o jorgealves também não consegue indicar a lei que diz que um particular não pode fazer qualquer obra em sua própria casa?

Por favor não indique novamente a lei que regula a atribuição de alvará, isso não me interessa. O que interesse é a lei e o respectivo artigo que indica que eu não posso pintar a minha própria casa. Ou colocar mosaicos. Ou mudar uma lampada sem alvará.

Fico ansiosamente à espera.
  9.  # 57

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas.

Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:

...
    - Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; ...

Analfabetismo funcional
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 58

Colocado por: ivogomesBoas!
    Esta é a primeira vez que escrevo neste excelente fórum, que ultimamente tenho consultado por causa do assunto deste tópico.

Estou prestes a comprar uma moradia para reconstruir. Tem 40m2 de área de implementação, 2 pisos e um terreno com 120m2. O imóvel é dos anos 50 e está desabitado há cerca de 15 anos, como devem imaginar está bastante degradado.
    Pedi a um conhecido que trabalha na área de construção que fosse comigo ver o imóvel para me dar uma ideia de valores para o restauro. Ele falou-me em 35.000€.
    Eu próprio estou a fazer um projecto para este imóvel para pedir orçamentos a empresas de construção. Mas nunca fiz isto nem faço ideia dos procedimentos a nível de licenças, caderno de encargos, etc... (pediram-me isto para o crédito que estou a pensar contrair para as obras).

Estou a escrever este tópico à procura de ajuda/conselhos e fico muito agradecido se os obtiver.
    Cumprimentos e obrigado.
    Concordam com este comentário:fraba
  11.  # 59

Pode dizer onde se situa a remodelação? cidade e distrito, obrigado
      Fotos-0065.jpg
  12.  # 60

Fica em S. Mamede Infesta, distrito do Porto

0.0215 seg. NEW