Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

quando tiveram a furar teve a sair sempre agua do furo? o meu os homens disseram que dava para tirar mais de 40m3/hora...

por isso se o seu tiver agua desista la disso :)

a minha bomba tambem tira uns 5m3 de agua por hora e tenho a rega a regar umas 3 ou 4h no verao.
    • kami
    • 20 março 2014

# 942

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Sem apoio eléctrico ou outro qualquer?!!
    Deve ter sido só aqui na minha zona, em que este ano passamos SEMANAS sem sequer ver o sol...
    Kami, esta a dizer que teve as AQS a 47-48ºC e a casa a 22ºC sem gastar nada? Esclareça-me por favor que me vai dar uma coisinha...

Tava a gozar...
    É evidente que tem de existir apoio se não houver gás... no meu caso é caldeira a lenha de chama invertida de 35KW a aquecer um depósito de inércia de 1000l e ainda 5 painéis solares rotex para depósito de 500l.
    Nesses dias/semanas sem ver sol... não há milagres e para ter as temperaturas de 22º (cerca de 270m2) 24h/dia preciso de alimentar o bicho 3 vezes por dia... diga-se 3 carros de mão bem cheios de lenha que aquilo tem uma boca bem grande...
    Quando o sol aparece nesses dias frios 1 ou 2 carros de mão no máximo...
    Nestes ultimos dias... em que o sol esteve presente tenho gasto cerca de 1 fornalha de aparas/carrascas de pinheiro por dia que tinha guardado para jardim mas que jão não vou usar... (a caldeira papa tudo...)... e por vezes tive dias que não faço nenhuma fornalha...

Caso eu tivesse um sistema idêntico ao do nandogonça... nunca conseguiria os valores dele... primeiro porque a minha casa tem muitas janelas muito grandes... que apesar de serem muito bonitas... térmicamente perdem muito... mas não se pode ter tudo e se fosse hoje voltava a colocar as janelas grandes.... Segundo porque nunca conseguiria gastar tão pouca água... aliás acho que gastaria provavelmente 3 vezes mais água para o mesmo número de pessoas... e consequentemente mais gás...

Cumps

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  2.  # 943

Colocado por: dedaoquando tiveram a furar teve a sair sempre agua do furo?

Não estive no local na altura do furo...

Colocado por: dedaodava para tirar mais de 40m3/hora

Isso é quase uma linha de água...
  3.  # 944

Colocado por: kamiSegundo porque nunca conseguiria gastar tão pouca água

A minha média anda nos 224litros por dia. Espero vir a reduzir quando ligar os autocolismos através da água do furo.
  4.  # 945

Ummmm....
  5.  # 946

Esta semana tenho andado de volta do jardim. Mexe terra, aduba terra, alisa terra, volta a abrir valas na terra... Aquela terra já deu muitas voltas...
    Hoje fui comprar o material para a rega.

controlador a 72€ (ainda vai ver se fica mais barato)
    electroválvulas Rain bird 1" macho/macho consegui a 12,9€ cada com muita negociação (preço na loja era de 20€)
    abraçadeiras para colocar no tubo de 1" de PEBP par adepois furar o tubo 0,65€ cada;
    Pulverizadores rain bird 1804 sem bicos 1,85€;
    Pulverizadores 400 com bico van15 2,4€
    Os restantes bicos ficam a cerca de 1,25€
    caixa que cabem 4 electroválvulas 15€
    joelhos 0,20€
    tubo para ligar do 1" ao pulverizador 0,19€/ml
    Total da compra 274€

Ainda faltam comprar os bicos que dará cerca de 25€.
    Falta também o colector para as electroválvulas que ele não tinha lá e que recomenda, são uns da gardena, por acaso gostei da solução.

A relva também já está encomendada e fica-me por cerca de 80€.
    Já plantei 2 magnólias (das que perdem a folha e fica só a flor), gosto muito destas árvores, plantei uma lanranjeira, um limoeiro, uma tangerineira, um loureiro, uma camélia e faltam só as oliveira sendo 2 delas apenas para decorar e outra para ter umas azeitonas para consumo. Na parte de trás falta também um Acer Platanoides Crimson King. Depois coloco uma fotos quando tiver tempo... Tempo é coisa que não tenho...
  6.  # 947

Entretanto perdi muito tempo no colector do furo, porque utilizei o TANGIT METALOCK nas uniões dos T de 1 1/4" e aquela porcaria pode ser muito bom para uniões onde não se mexa mais, mas para ali, foi a pior coisa que pude meter... Enfim...
    Aquilo basta fazer um aperto numa ponta que nas uniões mexem e começa logo a verter... Além do tempo que tenho perdido (ainda não acabei com aquilo) o € que gastei com o raio do Metalock... Resumindo, não há nada ainda que bata o velho linho... O metalock pode ser muito bom, para ligações que não haja mais mexidas, mas para aquela solução foi um desastre... Fica o aviso de quem for usar o metalock em uniões que seja preciso andar a mexer depois para limpar um filtro, ou outra coisa...
  7.  # 948

Andei também a colocar as torneiras de jardim no exterior. Ficou em tubo de hidronil deste o chão até à torneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • kami
    • 26 abril 2014

# 949

Colocado por: nandogoncaEntretanto perdi muito tempo no colector do furo, porque utilizei o TANGIT METALOCK nas uniões dos T de 1 1/4" e aquela porcaria pode ser muito bom para uniões onde não se mexa mais, mas para ali, foi a pior coisa que pude meter... Enfim...
    Aquilo basta fazer um aperto numa ponta que nas uniões mexem e começa logo a verter... Além do tempo que tenho perdido (ainda não acabei com aquilo) o € que gastei com o raio do Metalock... Resumindo, não há nada ainda que bata o velho linho... O metalock pode ser muito bom, para ligações que não haja mais mexidas, mas para aquela solução foi um desastre... Fica o aviso de quem for usar o metalock em uniões que seja preciso andar a mexer depois para limpar um filtro, ou outra coisa...

Também andei esta semana à volta de um colector para tirar água de poço... usei tangit fio em ligações de metal/metal e não tive problemas nenhuns... usei teflon em rosca plástico/plastico e tive alguns problemas de má vedação... tive de tirar tudo, colocar tangit fio e voilá.... sem problemas nenhuns.
    Fica também o aviso que teflon só para casos muito pontuais e sem grande pressão (por exemplo nas ligações dos aspersores/pulverizadores)... de resto esqueçam que aquilo não vale nada.

Cumps
  8.  # 950

Colocado por: kami

Também andei esta semana à volta de um colector para tirar água de poço... usei tangit fio em ligações de metal/metal e não tive problemas nenhuns... usei teflon em rosca plástico/plastico e tive alguns problemas de má vedação... tive de tirar tudo, colocar tangit fio e voilá.... sem problemas nenhuns.
    Fica também o aviso que teflon só para casos muito pontuais e sem grande pressão (por exemplo nas ligações dos aspersores/pulverizadores)... de resto esqueçam que aquilo não vale nada.

Cumps
    por acaso usei esse fio na ligação do hidronil com latão. Aquilo é bom, tem tipo um produto e veda muito bem. O metalock foi um desastre no colector, porque no resto não tive razão de queixa.
  9.  # 951

o metalook nunca usei, mas o da pecol já usei e trabalha-se muito bem com ele, mas tb estou a usar o de hidráulica que é mais caro. a vantagem deste é que nunca fica mesmo seco, fica um tipo de resina grossa.

Linho aliado a vedox tb funciona muito bem.
  10.  # 952

Colocado por: ultrahipermegaLinho aliado a vedox tb funciona muito bem

Isso foi o que usei e o que safou...
  11.  # 953

já lá vão uns bons anos, antes de haver vedox, usava-se tinta, sim tinta e linho, ficava uma vedação boa, mas tinha que esperar para colocar a canalização á carga. mas tb como se anda mais que muitos a construir uma casa o tempo não era problema.

coisa que nos dias de hoje não se pode.
  12.  # 954

e raspar a rosca kuando s usa linho é importante!
  13.  # 955

Colocado por: Sergio Rodriguese raspar a rosca kuando s usa linho é importante

Sim isso ficou raspado.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  14.  # 956

Hoje foi dia de folga... Segunda volto à carga com a rega. Vou ter que afundar mais as valas que ficaram baixas... Nunca mais me vejo livre do raio da enxada e da picareta...
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  15.  # 957

Colocado por: nandogoncaHoje foi dia de folga... Segunda volto à carga com a rega. Vou ter que afundar mais as valas que ficaram baixas... Nunca mais me vejo livre do raio da enxada e da picareta...
    Concordam com este comentário:ultrahipermega
    hà k ser duro :), uma dica eu kuando faço regas nas tomadas d carga utilizo um tubo d 15 cobre ou inox com uma das pontas quentes a calor para perfurar o ramal para as derivaçoes pros expressores isto para evitar k exista limalhas k entupam os filtros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  16.  # 958

Colocado por: Sergio Rodrigueshà k ser duro :), uma dica eu kuando faço regas nas tomadas d carga utilizo um tubo d 15 cobre ou inox com uma das pontas quentes a calor para perfurar o ramal para as derivaçoes pros expressores isto para evitar k exista limalhas k entupam os filtros

É uma ideia. Eu estava a pensar em furar com um berbequim e deixar depois a água correr no final antes de tapar.
    Costuma distribuir a zona a regar num mesmo tubo, com um T, para assim ter a mesma distância da electroválvula para os dois extremos, ou coloca o mesmo tubo desde o início da electroválvula até ao último aspersor?
  17.  # 959

Colocado por: nandogoncaNunca mais me vejo livre do raio da enxada e da picareta...

Da enxada acredito que esteja por dias, mas da picareta nunca se vai livrar ;)))
    Concordam com este comentário: nandogonca, two-rok, jorgealves
  18.  # 960

Colocado por: nandogonca
    É uma ideia. Eu estava a pensar em furar com um berbequim e deixar depois a água correr no final antes de tapar.
    Costuma distribuir a zona a regar num mesmo tubo, com um T, para assim ter a mesma distância da electroválvula para os dois extremos, ou coloca o mesmo tubo desde o início da electroválvula até ao último aspersor?
    depende eu sempre que possivel tento fazer um anel em cada zona com um unico tubo. mas tb depende do terreno!!! é que fazer um anel é preciso dar mais á pica hehehe =) olhe tipo isto em baixo que estou a falar
    Concordam com este comentário: PatSil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
      189.jpg

0.2431 seg. NEW