Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Do meu posso dizer-lhe tudo, agora do que você vai meter não lhe posso dizer nada...

eu para 100m2 tenho um acomulador de 150L por causa do recuperador.
  2.  # 2

Colocado por: ultrahipermegaDo meu posso dizer-lhe tudo, agora do que você vai meter não lhe posso dizer nada...

eu para 100m2 tenho um acomulador de 150L por causa do recuperador.

Agradeço, queria mesmo uma opinião mais técnica.

Vou pesquisar mais.

Muito obrigado
  3.  # 3

então o seu instalador não lhe esclarece essas duvidas?
  4.  # 4

Colocado por: ultrahipermegaentão o seu instalador não lhe esclarece essas duvidas?

nao tenho instalador. ando a orçamentar e concluir o que eu quero, para posteriormente adjudicar!

trata-se de uma construção
  5.  # 5

mas em cada orçamento que pede deve esclarecer se é possível e viável efetuar a instalação como deseja.
  6.  # 6

sim, concerteza!
    Mas é sempre bom saber pela experiencia do uso (proprietarios) e naturalmente pela experiência tecnica (comerciais)
  7.  # 7

Colocado por: DOGMA

e instaladores...não serve a opinião deles??

Caro DOGMA
    Naturalmente que serve e agradeço se algum aqui no forum me esclarecer/informar!
    Não sei se generalizei quando referi "comerciais", mas foi sem intenção desprezar qualquer area tecnica relacionada com os materiais e equipamentos em questão, pois procuro a melhor informação possivel junto de quem instala/vende e usa!

Obrigado
  8.  # 8

Alguém me tinha pedido.
    No final ainda faltam aí uns pagamentos, mas nada de grande.
    A licença de utilização, também não me lembro quanto foi, mas nada de anormal... Tenho a ideia que foram cerca de 40€...
    Faltou também actualizar os gastos no banco, mas é só aumentar os empréstimos todos os meses até Março que foi quando dei a casa como concluída, eram cerca de 200€, mais seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, jnascimento
  9.  # 9

Boas agora ando numa de medir/gerir o consumo da casa.
    Em água, ando a gastar cerca de 208l de água por dia. Nunca tinha pensado quantos litros se gasta de água por dia numa casa e este valor surpreendeu-me pela negativa... Nunca pensei que se gastasse tanta água numa casa...
    Em electricidade ando numa média de 5,24Kwh por dia, com tudo eléctrico excepto o esquentador de apoio que está desligado desde finais de Março.Estes valores são medidos através dos contadores.
  10.  # 10

Vi num documentario ha dias esse problema da agua, é espantoso o consumo ..onde fiquei ainda mais surpreendido foi, para fazer um galo de pouco mais de 1k ..o consumo para essa especie de alimentaçao sao 3900l de agua! milho soja etc....
  11.  # 11

a água esta dentro da média. 6m3 por mes.

A luz tb. Paga cerca de 25€+taxas e iva
  12.  # 12

Colocado por: ultrahipermegaa água esta dentro da média. 6m3 por mes.

Sim depois fui pesquisar o consumo médio por portuga e está na média, eu é que não fazia ideia que cada pessoa consome cerca de 110l de água por dia...

Colocado por: ultrahipermegaA luz tb. Paga cerca de 25€+taxas e iva

Depende... Estes artistas vieram ler o contador e enganaram-se em 200KW na leitura, e agora não consigo enviar a leitura online, porque não deverá dar uma leitura inferior ao já medido...
  13.  # 13

se a leitura anterior for estimada dá, se foi mal lida pela empresa não dá, mas eles depois acertam no mês seguinte.
  14.  # 14

Bem estes dias quentes tem sido demais para a minha casa. A temperatura exterior tem andado nos 35, 36, 37 e as mínimas nos 22, 23. A casa no interior tem andado nos 26º. é muito e não estava à espera de aquecer assim tanto a casa... Lembro que não tenho qualquer fonte para arrefecimento. Nos dias menos quentes tenho ventilado à noite, mas desce 1º a 2º, mas começa o dia e volta a aquecer.

Handicaps - Tenho 2 janelas a nascente que não tem qualquer proteção exterior e ajudam no aquecimento da casa. São janelas com 40X150 e foram projectadas para levar uma pérgula para sombrear, mas como não há t€mpo, ainda não coloquei a pérgula.
    Outro pormenor que ajuda no aquecimento da casa é o compartimento onde está o depósito do painél solar, aquece que se farta e chega a ter temp de 29º lá dentro, além da porta estar sempre fechada, há sempre calor que vai para a cozinha.

Outro problema é o ventilar à noite. Como não tenho rede mosquiteira nas janelas, tenho que ventilar com os estores corridos para baixo, deixando apenas as lamelas afastadas, mas torna-se insuficiente porque noto que corre pouco ar. A rede mosquiteira ajudava a ventilar, mas mais uma vez o t€mpo não tem chegado. Além de ter enviado 3 pedidos de orçamentos a 1 semana e ainda nem resposta de nenhuma delas... Devem ter muito trabalho...

No inverno a casa comportou-se bem, pelo menos no tempo que apanhei o inverna aqui, mas o verão está a tornar-se difícil de gerir o arrefecimento...

Mandei vir uma película refelectora, para ver se dá para minimizar a entrada de sol nas janelas que não tem proteção.

Lembro que tenho o cuidado de andar a correr estores para as janelas que os tem não apanharem sol.

De resto a casa tem andado a comportar-se bem. Vou ver se começo a instalar os passeios à volta da casa. Entretanto também já fiz um coberto para colocar a lenha para o próximo inverno.
    Consumos desta casa em termos de água, ando a gastar uma média de 7,5m3 de água por mês. De luz ando na casa dos 160KWh por mês. Gás (apenas para apoio das AQS) espero só mudar a garrafa de 13kg que coloquei em Fevereiro, para o próximo ano... A ver vamos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, two-rok, jorgealves, riscas, ultrahipermega, SACS
  15.  # 15

Colocado por: nandogoncaOutro problema é o ventilar à noite

é muito tarde para isto,

mas uma das funções da VMC é precisamente esta.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 16

Que vidros tem? Sera k com planistar isso tb acontece? Tenho ouvido comentarios de kem tem planitherm estar com estes problemas de se comportarem bem no inverno, mas no verao nao... Alguem com planistar que possa falar da sua experiencia?
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesmas uma das funções da VMC é precisamente esta.

Foi tarde quando tive conhecimento destas maquinetas, porque seria de certeza uma opção a colocar em casa e espaço para isso tinha e era suficiente...

Colocado por: nokitasQue vidros tem? Sera k com planistar isso tb acontece? Tenho ouvido comentarios de kem tem planitherm estar com estes problemas de se comportarem bem no inverno, mas no verao nao... Alguem com planistar que possa falar da sua experiencia?

Sim tenho planitherm, mas nos vidros não tive muita preocupação (além de querer reter o calor no inverno), como sabe tenho todas as janelas comestores, é só uma questão de jogar com eles e fugir do sol a bater nos vidros. Como tenho 4 janelas (2 a nascente e 2 a poente) sem proteção, penso que seja uma ajuda nesta escalada de temperatura. A cozinha é o problema da casa, porque houve dias em que fechei a porta que separa a cozinha da sala e a diferença de temperatura era de cerca de 1,5º, apenas separaradas por uma porta de 2metros de largo...

Mas essas janelas resolvo bem, basta colocar uma sombra, como tinha projectado. Agora o calor que vem da lavandaria onde está o acumulador dos painéis é que não tenho forma de lidar com aquilo... Já andou bem perto dos 30º aquela divisão e como a cozinha (mais uma vez a sacrificada) está ao lado, sofre com isso...
  18.  # 18

JorgeAlves é curioso os tópicos criados a falar de AC... No inverno é de caldeiras e agora é tudo à procura de fresquinho.... Eu quero evitar colocar as maquinetas, mas está complicado gerir esta luta...
  19.  # 19

coloque uma que faça quente e frio, como o AC por exemplo
  20.  # 20

Colocado por: lfvmagalhaescoloque uma que faça quente e frio, como o AC por exemplo

Eu calornão preciso e AC queria evitar meter...

0.1113 seg. NEW