Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já sabia que ia levar a mal!!!

Patricia Silva
  2.  # 2

Meta um filtro Y em aço inox logo na saída da tampa!

Patricia silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  3.  # 3

Colocado por: Dynamic444Meta um filtro Y em aço inox logo na saída da tampa!

Já viu que quando quer ajuda... Amanhã tenho que ir ali a uma loja de material para furos em Viseu. Tenho algumas coisas a comprar, desde a tampa, à curva à saída do furo, aos filtros...

Em relação ao colector, estou a ver que preço me fazem um em PPR, se for muito caro vou ter que ir para a alternativa de T juntos a outros T... Vamos ver...
  4.  # 4

Entretanto já chegou o restante material que tinha em falta. De passadores a torneiras, já lá vão 200€, mas também tenha ali material que chega e sobra...
    • PatSil
    • 17 dezembro 2013 editado

# 5

Colocado por: nandogoncaJá viu que quando quer ajuda..

Eu não vi nada,você é que parece que não vê ou não quer ver!!

Colocado por: nandogoncadesde a tampa

Em que material?

Colocado por: nandogoncaEm relação ao colector, estou a ver que preço me fazem um em PPR

Vai quase de certeza ser um desastre!..faça um em aço inox.

Patrícia Silva
  5.  # 6

Colocado por: Dynamic444em que material?
    inox

Colocado por: Dynamic444vai quase de certeza ser um desastre!

Não parece... Aquatherm tem acessórios próprios para efectuar a técnica de picagem, não sendo adaptações... Estou em contacto com eles...
    http://www.aquatherm.pt/?fabrico_de_coletores_a_medida&sc=vis&id=67&cod=151
  6.  # 7

Colocado por: nandogoncaNão parece... Aquatherm tem acessórios próprios para efectuar a técnica de picagem, não sendo adaptações...

Isso todos tem,o pior é fazê-los com precisão....

Vai fazer em que diâmetros?

Patrícia Silva
  7.  # 8

Colocado por: Dynamic444Vai fazer em que diâmetros?

1 1/4" com derivações de 1" e de 3/4".
  8.  # 9

40mm em PPR o diâmetro interno é pequeno.

Devia ser em 63mm mínimo.

Patrícia Silva
  9.  # 10

Colocado por: Dynamic444PPR

PPR vai estar fora de questão... Pediram-me uma pipa por um coletor com 9 derivações...
    Próxima pesquisa feitos em inox.
  10.  # 11

Tubo quadrado para facilitar a soldadura das peças macho ou fêmea,obviamente soldado a TIG como deve ser!

Patrícia Silva
  11.  # 12

Bem já falta pouco para fazer um ano de utilização da casa e o que posso já adiantar é que não se inibam de investir no Isolamento de uma casa.
    Em termos de gastos com AQS. Hoje fui pesar a botija de gás (das pequenas de 11Kg de gás) e ainda lá estão 3,4Kg de gás para gastar, quer dizer que apenas gastei 7,6 Kg de gás propano até agora, faltando apenas 42 dias para os 365. Somos 3 a tomar banho (o mais pequeno até é o que mais água gasta no banho) sendo a principal fonte de aquecimento das AQS o painel solar da sonnhekraft, com o seu depósito de 300Litros, sendo o apoio efetuado por um esquentador da Vulcano de chama modulante de 17L. Ou seja com este sistema num ano apenas gastei 27€ para ter água quente para banhos, o que dá uma média de 2,25€ por mês. O valor gasto na bomba circuladora é irrisório, por isso nem é contabilizado, mas posso adiantar que desde o dia 29NOV2012, ela conta com 1500 horas de utilização. Se calcularmos que em média a bomba trabalha nos 40% e que ela gasta cerca de 28W nesses 40%, temos então 42Kwh de energia gasta na bomba desde o dia 29NOV2012. O que equivale a 7€ de electricidade que a bomba consumiu para produzir toda a água quente que gastei.

Recomendo este sistema, porque não foi muito caro todo o conjunto e o gasto anual para AQS fica nos 35€ máximo.

Hoje deixei a casa a ventilar, todas as janelas da casa foram deixadas entreabertas para fazer uma renovação do ar interior. A casa estava na ordem dos 21º na sala e entre 20º e 19ºnos quartos. Fui almoçar e passado cerca de 4h a casa estava nos 17,5º. Lá fora a temp anda nos 11º.Toca a fechar novamente todas as janelas e passado uma hora já está a casa nos 18,5º sem ter ligado o recuperador ainda. Nesta casa tenho pouca inércia uma vez que o tecto falso e o isolamento que está logo por cima do pladur, não deixa a lage acumular energia. A única fonte acumuladora são as paredes e hoje estão a demonstrar essa função.

O furo ainda não o terminei, mas já tenho quase todo o equipamento para o terminar, faltando apenas o tubo e o cabo eléctrico. Será a próxima "obra" cá em casa em princípio em Março.

Se fosse a fazer nova casa, não mudava nada das divisões desta. Tudo foi pensado antecipadamente e tenho uma casa muito funcional onde cada divisão está onde deveria. Estou muito satisfeito com a divisão da casa.

Teria apostado numa VMC para renovação ar em conjunto com o recuperador, mas na altura que andei a pesquisar antes de fazer a casa, não era muito divulgado...

Não teria gasto os 350€ no piso radiante eléctrico que meti nas wc e no corredor das quartos, estão desligados porque não são necessários.

De resto o tempo o dirá, mas pouco mudaria.

Dia 28 FEV 2014 fará um ano de utilização da casa, por isso nessa altura farei um relato mais pormenorizado, tanto em consumos, como em utilização do dia a dia.

edit: estive agora a contabilizar os dias em que estive com o esquentador ligado e esteve ligado um total de 49 dias até ao momento. Por outro lado tenho 266 dias com o esquentador desligado... É curioso que desde 30 Março 2013 até 30SET 2013 o esquentador foi ligado apenas um dia em 10Junho, o que equivale a 6 meses sem necessidade de apoio quase ininterrupto.
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, xana, becas, alv, Sergio Rodrigues, Picareta, jorgealves, riscas, SoutoCastro, musg
  12.  # 13

boa!
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014

# 14

Gosto sempre de ler estes relatos. :)
    E por falar nisso vou fazer um.
  13.  # 15

nando,

e aquela válvula que colocou no sótão - válvula de admissão de ar para a canalização/esgotos - aquilo tem-se comportado bem?
    se bem me recordo era algo mais ou menos inovador (que não se via habitualmente nas instalações)

continuação de boas obras/bricolage quanto a arranjos exteriores!
  14.  # 16

eu tb tenho e funciona, a vantagem é que não é sugada a água das sanitas, a instalação não fica com vácuo.
    Concordam com este comentário: Extravagancia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
    • PatSil
    • 20 janeiro 2014 editado

# 17

Tem fotos da(s)sua(s)?

Patricia Silva
  15.  # 18

Colocado por: riscasnando,

e aquela válvula que colocou no sótão - válvula de admissão de ar para a canalização/esgotos - aquilo tem-se comportado bem?
    se bem me recordo era algo mais ou menos inovador (que não se via habitualmente nas instalações)

continuação de boas obras/bricolage quanto a arranjos exteriores!
    A válvula tem feito o seu serviço. Agora se ela não estivesse lá será que teria o efeito vácuo e corria o risco de ficar sem água no sifão? Não sei....
  16.  # 19

Colocado por: Dynamic444Tem fotos da(s)sua(s)?

Patricia Silva

Aqui á mão não, e para tirar agora não dá porque está debaixo de uma telha, a válvula vai buscar ar ao exteriror.

quando subir ao telhado posso ver se dá para retirar a telha, pois está encostada á chaminé.
    • PatSil
    • 21 janeiro 2014 editado

# 20

Em ultimo caso,também podem usar assim..

(foto mais que repetida)

Patricia Silva
      16823_552052581472795_1849527890_n.jpg

0.2775 seg. NEW