Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá ao Fórum,

    Tenho um terreno de 30000 m2 no qual passa uma linha de alta tensão mesmo por cima da casa principal. Há cerca de 2 anos procurei respostas no sentido de saber se era seguro viver neste sítio. Pelo que percebi não existe evidencia científica nem tão pouco consenso no que respeita a esta questão, pelo que me decidi a fazer obras de remodelação na casa. Tenho dois filhos, um de 4 e outra de 1 ano e tenho lido algumas coisas sobre leucemias em crianças que vivem perto de linhas de alta tensão.
    Tudo estaria bem não fosse o facto de sempre que estou neste imóvel por mais de 20/30 minutos fico com forte dor de cabeça.

    Mais do que a dúvida sobre a segurança, gostava de saber como e o que posso fazer para afastar as linhas da casa? Quem posso chamar para atestar o nível de radiações no local?
    Obrigado
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2013

     # 2

    A linha é anterior ou posterior à casa?

    Colocado por: jpcantagostava de saber como e o que posso fazer para afastar as linhas da casa?

    Acho que, infelizmente, nada.

    Colocado por: jpcantaQuem posso chamar para atestar o nível de radiações no local?

    Veja se isto ajuda: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoTecnica/Paginas/MonitorizacaoCamposElectricoMagnetico.aspx
  2.  # 3

    A linha foi colocada depois de existirem casas. Creio que esta linha já existe há cerca de vinte anos.

    Acontece que o meu pai faleceu com cancro de estomago, a vizinha do lado, na qual a linha também passa por cima das casas, também está em fase terminal com cancro.... enfim!! Dá que pensar! Bem sei que hoje em dia se morre de acidente ou cancro, mas será coincidência?
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2013

     # 4

  3.  # 5

    Ao contrário da radiação dos telemóveis, existe evidência científica de que os campos electromagnéticos de baixa-frequência das linhas de alta tensão são potencialmente carcinogénicos, tendo sido indicado o caso de leucemia em crianças. É q os telemóveis são relativamente recentes comparados com as linhas de alta tensão. Logo há mais estudos.

    Infelizmente pouco ou nada poderá fazer, a menos que tenha uma pipa de massa para gastar em advogados. Para lhe dar um exemplo, num local onde passo todos os dias, a EDP estava a instalar uma nova linha de postes de alta-tensão, sendo que dois desses postes ficavam perto de um famoso colégio privado.

    Esse colégio colocou em campo os seus advogados e conseguiu uma coisa nunca vista: a EDP teve q desmontar o poste mais próximo, logo toda a linha está neste momento por estrear...mas é claro estamos a falar de uma linha nova...
  4.  # 6

    Caro Paramonte,

    Muito obrigado pela sua resposta.
    Como posso saber se a linha é de alta ou muito alta tensão?

    Obrigado
    • LVM
    • 21 janeiro 2013

     # 7

    Procure uma placa presa num dos apoios e veja o que está escrito.
  5.  # 8

    O poste que está na propriedade é de cimento, mas existem outros de metal. Tem 6 cabos paralelos 2 a 2 e tem mais um cabo único na parte inferior dos cabos. Penso que não tem placa, mas neste momento não estou perto do poste.

    Obrigado
  6.  # 9

    se a linha está lá, alguem deu autorização ou permitiu, dai que tem de ver isso na edp
  7.  # 10

    Julgo que os da REN são as linhas de alta tensão. Os restantes deverão ser de média tensão.
    Pelo menos foi o que eu ouvi dizer.
  8.  # 11

    Já vi uma pessoa a dizer que o problema é que o radão fica preso no campo magnético, mas desconheço base científica que diga o mesmo.
  9.  # 12

    Colocado por: danobregaJá vi uma pessoa a dizer que o problema é que o radão fica preso no campo magnético, mas desconheço base científica que diga o mesmo.


    Sim , essa á a teoria mais aceite, o radão a ser acelerado pelo campo magnético q depois danifica o DNA, foi uma teoria estabelida na Universidade de Bristol, UK...sendo Portugal um pais com muito radão....
    • LVM
    • 21 janeiro 2013

     # 13

    Há uns tempos houve uma grande polémica por causa das linhas de muito alta tensão em Odivelas e a Câmara Municipal esteve envolvida nesse processo.
    Talvez consiga obter informações sobre este assunto nessa Autarquia...
  10.  # 14

    Colocado por: FDA linha é anterior ou posterior à casa?


    Acho que, infelizmente, nada.

    Pode, pode enterrar por sua conta, não é nada barato
  11.  # 15

    Enterrar, nem sempre a EDP aceita, mesmo por conta de outrem...
  12.  # 16

    Os estudos e suspeitas de risco para a saúde recaem sobre as linhas de Muito Alta Tensão (MAT), poderá saber se é uma linha de MAT no site da REN,
    http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoTecnica/PublishingImages/RENEL2012.jpg
    mas pela descrição será uma linha de MT ou AT de dois ternos, neste caso pertencente à EDP Distribuição.

    Todas as linhas são possíveis alterar, mas não conheço nenhuma da REN que tenha sido alterada.
    Por exemplo, no projecto de uma nova Auto-estrada, as linhas da REN são balizadas, alteadas, mas nunca(?) alterada a localização do apoio (poste).
    As linhas de MT são alteradas facilmente, até podem ser sem desligar (TET/MT).
    A EDP informa detalhadamente os procedimentos e por +- €5000 por apoio faz-se a festa.

    Sinceramente não acredito que uma linha de MT ou AT crie dores de cabeça, poderá ser outra coisa qualquer, por exemplo, um pote de moedas nas paredes!...
    Qual é a zona do país?
  13.  # 17

    Se for um poste de baixa ou média tensão sem autorização escrita do anterior ou respectivo proprietário do terreno à implantação e colocação, a EDP tem de o tirar, e sem custos, ou pelo menos pagar aluguer enquanto não o remover... Ainda não chegámos à Madeira (embora já estejamos perto de chegar é à Bandalheira)...

    Colocado por: escaleiraOs estudos e suspeitas de risco para a saúde recaem sobre as linhas de Muito Alta Tensão (MAT), poderá saber se é uma linha de MAT no site da REN,
    http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT/InformacaoTecnica/PublishingImages/RENEL2012.jpg
    mas pela descrição será uma linha de MT ou AT de dois ternos, neste caso pertencente à EDP Distribuição.

    Todas as linhas são possíveis alterar, mas não conheço nenhuma da REN que tenha sido alterada.
    Por exemplo, no projecto de uma nova Auto-estrada, as linhas da REN são balizadas, alteadas, mas nunca(?) alterada a localização do apoio (poste).
    As linhas de MT são alteradas facilmente, até podem ser sem desligar (TET/MT).
    A EDP informa detalhadamente os procedimentos e por +- €5000 por apoio faz-se a festa.

    Sinceramente não acredito que uma linha de MT ou AT crie dores de cabeça, poderá ser outra coisa qualquer, por exemplo, um pote de moedas nas paredes!...
    Qual é a zona do país?
  14.  # 18

    Caso enterrar por minha conta seja opção, alguém tem ideia de valores?

    Outra opção que vi hoje mesmo durante a tarde, foi uma linha de muito alta tensão (com aqueles postes de metal muito altos e largos) que tinha um poste que permitia fazer um angulo de quase 90º no trajecto. Posto isto, e como não é o facto de passar no terreno que me incomoda, mas sim a proximidade com a casa (por cima), será que não ficará mais barato patrocinar uma solução deste género?
  15.  # 19

    Pelo que percebo, esta linha vai de uma central da EDP localizada em São Francisco (Alcochete) (38º43'37.00"N 8º58'20.00"O) até outra local onde está um poste metálico grande (de muito alta) localizada em 38º39'36.20"N 8º54'25.25"O. Este trajecto é o que consigo perceber com o Google!
  16.  # 20

    Colocado por: jpcantaCaso enterrar por minha conta seja opção, alguém tem ideia de valores?

    Outra opção que vi hoje mesmo durante a tarde, foi uma linha de muito alta tensão (com aqueles postes de metal muito altos e largos) que tinha um poste que permitia fazer um angulo de quase 90º no trajecto. Posto isto, e como não é o facto de passar no terreno que me incomoda, mas sim a proximidade com a casa (por cima), será que não ficará mais barato patrocinar uma solução deste género?


    Enterrar é tecnicamente complicado, esqueça essa solução.

    Alterar a linha é alvo de um projecto, no qual se pode escolher a solução económica mais vantajosa.

    Zona do país?
 
0.0220 seg. NEW