Colocado por: mgpedrona escritura que terá lugar quando o banco libertar o dinheiro para a obra tenho de pagar novo IMT?
Colocado por: FD
Já não há mais nenhuma escritura para fazer.
Uma escritura é um documento público que "testemunha" ou comprova alguns actos. Entre eles, a venda e a compra de imóveis. Como já têm o terreno, não é preciso fazer nenhuma escritura.
O banco libertará dinheiro com base no projecto (áreas) e na evolução do mesmo.
Pode facultar um valor x para iniciar a obra, e cada vez que precisar de mais dinheiro, enviará um técnico que avaliará se o dinheiro entretanto entregue foi ou não gasto, se sim, entregará mais dinheiro, se não, não entregará mais dinheiro.
Também se pode dar o caso de o banco apenas entregar dinheiro após as obras, ou seja, terá que começar a construção com o seu dinheiro ou com o dinheiro do construtor e só depois o banco entregará o dinheiro. Neste caso também entregará o dinheiro em tranches, por fases, à medida que as pedir. É importante perceber que cada vez que pedir a visita do técnico para o banco adiantar mais dinheiro, pagará esse serviço.
No final, entregará a última tranche quando for entregue a licença de utilização.
Por isso, não tem mais nada a pagar ao estado, nem em escrituras, nem em impostos.
O que terá que pagar é a licença à câmara municipal que, consoante o caso, pode ser bem mais que esses 1.700€...
ARTIGO 714.º
(Forma)
Sem prejuízo do disposto em lei especial, o acto de constituição ou modificação da hipoteca voluntária, quando recaia sobre bens imóveis, deve constar de escritura pública, de testamento ou de documento particular autenticado.
Colocado por: mgpedroBoa noite,
Há cerca de 3 anos, juntamente com a minha companheira, adquiri um terreno com a intenção de um dia mais tarde construirmos a nossa casa. Sobre esse procedimento, acabamos por pagar cerca de 1.700€ cada um pelo IMT no ato da escritura.
Passados 2 anos, iremos começar a construção em breve uma vez que temos o credito aprovado.
A minha questão é a seguinte: na escritura que terá lugar quando o banco libertar o dinheiro para a obra tenho de pagar novo IMT?
Que outros valores estão implícitos neste processo? Valor da escritura, Impostos, taxas...?
Aguardo os vossos contributos ;)
Abraço
Colocado por: mgpedroo banco irá libertar o restante do valor em dívida do terreno que compramos
Colocado por: jokersmile
Bom dia!
Será possível saber em quanto ficou o vosso spread na CGD???A minha pergunta vai no sentido de saber se os bancos já estarão a fazer spreads mais justos???Desculpe lá a pergunta..
Boa sorte!Estas pessoas agradeceram este comentário:mgpedro
Colocado por: FD
Mas, ainda devem dinheiro do terreno?
IMT só se paga uma vez, no momento da compra.
Colocado por: FDNão estou a perceber... compraram o terreno com que dinheiro? Do banco?
Mas, o terreno está em vosso nome, certo?
Colocado por: mgpedro
Certo, com dinheiro do banco. O mesmo banco que nos hipotecou o terreno e que agora nos irá financiar a obra.
Colocado por: dato
bem, deve ter bons amigos no banco... nesta altura pensava q era quase impossível fazer isso
bem, deve ter bons amigos no banco... nesta altura pensava q era quase impossível fazer isso
Colocado por: loverscout
tambem se diz por aí que os bancos nao emprestam..... é mentira! os bancos continuam a emprestar para a habitação..... os clientes é que nao estão na disposição de pagarem aquilo que o banco pede...... mas que concedem emprestimos, la isso concedem.....
a nova é moda é reduzirem o LTV tipo para 50% e ja fazem spreads de 2%......
Colocado por: loverscout
tambem se diz por aí que os bancos nao emprestam..... é mentira! os bancos continuam a emprestar para a habitação..... os clientes é que nao estão na disposição de pagarem aquilo que o banco pede...... mas que concedem emprestimos, la isso concedem.....
a nova é moda é reduzirem o LTV tipo para 50% e ja fazem spreads de 2%......
n deixa de ser engraçado o banco emprestar dinheiro com base na garantia do terreno(de quem é "dono")
posso ter feito alguma confusão entretanto, mas axo q é isto