Iniciar sessão ou registar-se
    • mfc
    • 14 julho 2009

     # 181

    muito obrigado pelo pdf amigo kakai, agora sim já percebi como funciona essa situação.

    Colocado por: chirino
    . Já agora numa central normal se a electricidade falhar por algum tempo aquilo continua mesmo a funcionar? E se sim como, tem alguma bateria interna?


    Através de uma "ups" ou uma bateria de 12v, garante um determinado numero de luzes operacionais (luzes de presença) bem como permite por exemplo se tiver estores externos abri-los. Claro que isso têm que ser tudo programado

    Uma bateria ou ups apenas? E então não podemos ter uma solução do mesmo genero num sistema de domótica se o quisermos usar como sistema de segurança? Não me parece nada de mais. Pessoalmente se conseguisse usar o sistema de domotica como sistema de segurança até preferia.
    Concordam com este comentário: MSA001
  1.  # 182

    Ó Mike Melga.

    Onde está ?
  2.  # 183

    Colocado por: jmaiaÓ Mike Melga.

    Onde está ?



    Aqui.....mas ainda sem tempo para acabar o 'post'. Agora só em Agosto, nas minhas férias, é que poderei acabar. Logo que acabe....será colocado aqui :)
  3.  # 184

    Colocado por: MikeMelga
    Colocado por: jmaiaÓ Mike Melga.

    Onde está ?



    Aqui.....mas ainda sem tempo para acabar o 'post'. Agora só em Agosto, nas minhas férias, é que poderei acabar. Logo que acabe....será colocado aqui :)


    Pois...
    Bem Sei que não tem obrigação de me facultar o quer que seja, mas sabe, gostei tanto da sua explicação, que fiquei muuuuiiitttooo curioso sobre o restante.
    De qualquer forma a minha obra la vai avançando com alguns problemas e não sei se estou a fazer bem em deixar um tubo a passar pela casa todas (só para controlar) luzes, nada de tomadas.

    Cumprimentos,
    E fico de qualquer forma a aguardar o seu post.
    • jpd
    • 16 julho 2009

     # 185

    Ora aqui vai a minha contribuição para o sistema de alarme.
    Em primeiro lugar, o que faz parte de um sistema de alarme: Detectores de movimento, sensores de abertura de portas ou janelas, uma central e uma sirene.
    - Os detectores de movimento de um sistema de alarme servem apenas para actuar o alarme.
    Se usarmos sensores de movimento de um sistema EIB/KNX estes podem servir para actuar as luzes quando estamos em casa, ou para actuar o alarme se não estamos em casa.
    Quando não estamos em casa e é detactado movimento, num alarme convencional liga-se a sirene, num sistema Knx, ligam-se as luzes, liga-se o som, abrem-se as janelas, liga-se o som poe-se a passar por exemplo o som de um tiroteio de um som tipo FarOeste ou o bombardeamento de Pearl Harbour. Tem de ser um ladrão com uma boa resistência psicológica. Liga-se a sirene interior e em último caso liga-se a sirene exterior.
    Quanto aos detectores e no caso de uma vivenda o mais importante é detectar o ladrão logo no exterior e avisá-lo que deve sair do jardim. Como se faz isso ? Luz e som são as melhores armas. Imaginem à noite alguém entrar dentro do jardim e de repente a casa ficar toda iluminada. E complementarmente começar a ouvir vozes. Vai logo pensar, "Que estúpido, vim logo assaltar uma casa em que estão pessoas"

    Adicionalmente existem centrais para sistemas de intrusão, por exemplo da JUng
    http://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmarkt.storefront/4a5f8891001dbeaa27464debae3906bd/Product/View/NS0822583

    Com a actuação dos detectores de movimento em modo "fora de casa" também é possível activar uma camera ou atrvés de um gateway mandar um sms ou email.

    Em resumo o EIB/KNX permite fazer o que um sistema de intrusão convencional não permite.
  4.  # 186

    Bom Dia

    Alguém aqui pode facultar a legislação no que diz respeito a instalação eléctrica, pelos vistos a lei agura obriga a uma serie de coisa que o meu sogro não sabia.
    Dizem que agora as caixas devem levar boquilhas e deve-se ligar uma serie de equipamento a terra assim como se deve instalar um quadro próprio para as casas de banho... será verdade ?
    Cumprimentos,
    José Maia
  5.  # 187

    Boas

    As caixas sempre tiveram que ter boquilhas.
    Toda a instalação tem que ter terra e nos WC temos que ligar as partes metalicas á terra.
    è obrigatorio um quadro por piso

    fica o link para o regulamento porque não consigo meter o anexo. http://rapidshare.com/files/258406060/RTIEBT_Anotadas.pdf.html


    Cpts
    kakai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmaia
  6.  # 188

    Kakai
    Muito obrigado pela informação.

    Cumprimentos
    JMaia
    • rmsn
    • 7 agosto 2009

     # 189

    Olá a todos,

    o mundo da Domótica (mas Domótica a sério) é apaixonante pelas potencialidades que oferece ao utilizador final, mas quando consultamos o mercado para instalar um em casa, somos inundados de soluções e acabamos por ficar tão confusos que acabamos por perder a vontade de instalar um, isto para não falar dos preços extremamente elevados que apresentam, que tb nos levam a pensar qua a domótica não é para a nossa carteira. Mas tal não é verdade! Como sou licenciado em Engª Electrotécnica e tenho paixão pela automação e robótica, resolvi apostar em desenvolver conhecimentos nesta área, resolvi então apostar no KNX por ser este que oferece maior independência dos fabricantes, dado assentar num protocolo aberto. Actualmente sou KNX partner e como actividade paralela á minha profissão, projecto e integro soluções KNX simples e acessíveis que se adequam ás necessidades de quem quer ter domótica pura na sua habitação. A mensagem que quero passar é que presentemente existem soluções em domótica acessíveis e que integram as funcionalidades básicas que as pessoas procuram, só necessitam é de encontrar no mercado empresas/pessoas competentes que não estejam apenas preocupadas em lucrar bastante com esse cliente. Acredito que a domótica presentemente caminha para ser acessível a todos, é como os telemóveis no inicio apenas ao alcance de alguns, actualmente ao alcance de todos. Uma coisa digo, para quem hoje estiver a prensar em construir ou comprar uma moradia, opte por soluções de domótica. Para quem se quer iniciar em domótica, é muito importante ter conhecimentos em electricidade, programação e nas regras técnicas das instalações eléctricas, presentemente toda e qq instalação tem de ser certificada pela Certiel, pelo que se não forem respeitadas as regras a vossa instalação não será certificada e consequentemente não poderão celebrar contrat de energia com a ADP, por isso muito cuidado a quem confiam a vossa instalação de Domótica, no mercado existem muitas pessoas curiosas, que nos levam a despesas adicionais não previstas. Na domótica saber programar não basta. Espero neste forum, que conheci hoje, encontrar pessoas com quem possa trocar Know How para que juntos possamos evoluir. Abraço a todos
  7.  # 190

    Olá rmsn
    Se leu o meu post, foi isso que me aconteceu, ou seja pensei em instalar uma solução de domótica, mas... os preços que me apresentaram eram de tal forma elevados que acabei por desistir da instalação inicial.
    Contudo devo-lhe dizer que como sou eu em parceria com o meu sogro a instalar a parte electrica, resolvi deixar um tubo de 0.16 a "correr" as caixas todas (botões para acender/apagar) optei por colocar caixas fundas em toda a casa, coloquei +- a 30cm do chão um caixa para poder instalar futuramente sensores de agua nas casas de banho e lavandaria, coloquei caixas em sítios estratégicos para colocar os sensores/detectores de presença para controlar luzes/entradas não desejadas, deixei um tubo do quadro à cobertura da habitação, deixei um tubo de 0.25 na cozinha nas costa onde vai ficar um armário para mais tarde instalar dentro deste um pc com o respectivo monitor táctil, aqui optei por esta solução pois posso utilizar o pc como receptor de TV, embora tenha visto um painel táctil da iddedero barato que me agradou, instalei tubo de 0.20 para futuramente instalar 4 camaras de vídeo vigilância, vou deixar um quadro com as medidas 35*50 junto ao quadro principal (tenho muito espaço para os quadros principais), relativamente ao sensores de temperatura vou para ja colocar os normais,(tenho piso radiante a agua) depois logo se ve.
    Pergunto:
    A certiel ao Inspeccionar a minha casa nestes condições reprova a mesma estando este equipamentos sem serem usados ?
    Relativamente ao custo para uma instalação mínima tipo: controlar luzes, estores alarmes tecnicos (intrusão, agua, fumo) e temperatura na sua opinião qual seria o custo ?
    Quanto é que o Sr. Eng. cobra para programar tudo isto? Fornece depois as fontes ?

    Cumprimentos,
    JMaia
    • rmsn
    • 7 agosto 2009

     # 191

    Sr JMaia,

    começo por lhe pedir para colocarmos os formalismo de lado, pelo que Eng.º é dispensável.

    Quanto á Certiel, a certificação requer que a instalação de utilização esteja terminada, ou seja terá que ter o circuito de iluminação, circuito de tomadas, circuito de terras concluídos. Pelo que entendo a sua instalação não está terminada, logo nesta fase a inspecção seria reprovada, agora a sua duvida será, Certifico a instalação com o equipamento de domótica instalado ou não? resposta, nesta fase dado que não optou por nenhuma solução, deverá concluir a instalação dos circuitos acima mencionados e em seguida pedir a Certiel, que terá de ser feita solicitada através de um técnico inscrito na DGGE, ANET ou Ordem dos Eng.ºs. Depois da instalação certificada, pode então avançar com a instalação do seu sistema de domotica escolhido (procedimento mais comum), no entanto se não tem urgência em certificar e pretende que a mesma seja feita já com a solução domótica instalada terá que obviamente encontrar a solução que se adeqúe ás suas necessidades/carteira.
    Como deve calcular apenas lhe poderei dar um valor aproximado, se me fizer chegar plantas da sua instalação e depois a partir daí iniciamos o processo, no entanto não gostaria de postar em forum aberto o meu endereço de mail, pelo que se existir forma de o fazer em privado preferia, poderá postar o seu mail, que depois eu respondo através desse endereço. Em relação á solução a adoptar, posso adiantar que uma vez que já tem os interruptores, poderemos manter os mesmos sem necessidade de os substituir
    • rmsn
    • 7 agosto 2009

     # 192

    Verifiquei agora que o seu email está acessivel, assim sendo ierei enviar-lhe um mail para iniciarmos a transferencia dos ficheiros
  8.  # 193

    Gostaria de saber empresas na zona de Porto / Aveiro que possam dar orçamentos para instalação de domotica KNX?
    • jpd
    • 15 agosto 2009

     # 194

    Confesso que continuo a ficar baralhado com algumas ideias que às vezes surgem em relação à domótica.
    Primeiro o preço. Obviamente que se tenho um sistema que me permite apagar todas as luzes quando saio de casa ele deve ser mais caro que um sistema convencional.
    Um botão de pressão com 6 botões substitui 6 interruptores clássicos. Um comando RF ou IV pode ter 20 funções.
    A domótica não é cara se tivermos em conta a relação preço/funcionalidade. Obvimente que está a fazer um casa de gama média ela pode pesar no orçamento, mas quem está a fazer um casa com qualidade o acréscimo de preço pode ser equivalente ao de colocar pedras naturais em Wcs e cozinhas ou PVC com vidros de qualidadade.
  9.  # 195

    Boas

    Podemos sempre perguntar a um electricista quanto custa uma instalação electrica tradicional com um botão na entrada da casa a desligar todas as luzes. De certeza que o preço da instalação vai subir mais do que o modulo de domotica que faz essa função.
    • rmsn
    • 17 agosto 2009

     # 196

    Penso que não existe nada para comparar, não podemos comparar as potencialidades da Domotica com as de uma Instalação tradicional. Seria o mesmo que comparar uma calculadora básica com uma calculadora cientifica. Tal como as calculadoras, a instalação eléctrica tb evoluiu para uma nova Era, a Domotica. Penso que com o tempo quem constroi terá de evoluir tb e entrar na nova era, o problema é que aínda existem poucas empresas a oferecer soluções em domotica, não é como o electricista que se encontra facilmente.
  10.  # 197

    Olá boa gente,

    Tenho alguma experiência em domótica, como profissional da área vendo e instalo algumas soluções incluindo EIB/KNX.
    Gostaria que considerassem ainda uma relativa novidade que se chama VelBUS.
    Usa protocolo CANbus, mais do que comprovado em termos de fiabilidade e rapidez (basta verem os sistemas de segurança que temos nos automóveis), e em termos de preço é bastante atractiva. Sei que falarão do protocolo fechado, mas penso que a Velleman, já no mercado há mais de 3 décadas nos proporciona alguma confiança.
    De qualquer das formas o produto que mais gostaria de salientar é a central de Domótica/Segurança que uso.
    COMFORT ULTRA II da Cytech.
    É qualquer coisa de extraordinário e levei 5 anos na busca de um equipamento que me fizesse pensar "Isto Sim...".
    Conjuga EIB/KNX, X10, Zwave, Cbus, Honeywell, IR (infra-vermelhos), Vídeoporteiro, Relés programáveis, Telefone, Mailbox, Controlo de acessos ... e tudo o mais que seja necessário.
    Podemos ter simples detectores PIR convencionais a comandar EIB/KNX, ou (absurdo) uma botoneira EIB/KNX a comandar X10... Enfim...
    Basicamente é uma ENORME MATRIZ, toda programável onde qualquer coisa pode despoletar qualquer coisa...
    Ex.: Levantar o telefone pode despoletar um "mute" no som ambiente..., tocar á campaínha pode desligar a aspiração..., muita coisa mesmo.

    É só perder, ou não, algum tempo a programar tudo e ... voilá!
  11.  # 198

    SmartMedia, em que zona faz instalações? Numa casa a construir faz o trabalho todo de electricidade?
  12.  # 199

    Fazemos instalações em todo o país!
    Apenas temos que considerar os custos de deslocação e estadia se for fora da ZONA NORTE!
    Quanto à parte eléctrica, normalmente trabalhamos em conjunto com o electricista designado pelo empreiteiro se este estiver de acordo.
    Caso contrário, instalamos toda a parte eléctrica também, recorrendo a uma nossa subsidiária que trata apenas de instalações eléctricas.

    Cumprimentos,
    • mfc
    • 28 agosto 2009

     # 200

    Uma questão em relação a essas centrais como essa COMFORT ULTRA II. Aqui há tempos já me tinham sugerido uma central do genero (RITA - http://rita.centralcasa.pt/index.htm) que creio que seja algo semelhante a essa.

    A minha duvida é como é que uma central destas se enquadra num sistema KNX? A programação dos módulos é feita na mesma com o ETS directamente nos modulos controladores ou é feita na central?
    Ou a central apenas serve de interface para programarmos os modulos KNX? E nesse caso em caso de avaria da central o sistema continua a funcionar?

    A grande vantagem que vejo no KNX é ser um protocolo aberto e qualquer pessoa o pode programar (usando o ETS por exemplo), ao passar a usar essas centrais proprietarias não estamos a perder isso e a ir novamente para uma solução fechada?
    Parece-me que sim ou então não percebi bem o conceito das centrais.
 
0.0679 seg. NEW