Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Boas!

    Preciso de saber o necessário para deixar a casa pronta para levar domótica mais tarde, uma espécie de pré-instalação.
    Que tipos de cablagens, de onde até onde, etc...
  2.  # 322

    Colocado por: psousaBoas!

    Preciso de saber o necessário para deixar a casa pronta para levar domótica mais tarde, uma espécie de pré-instalação.
    Que tipos de cablagens, de onde até onde, etc...


    Já leu o post todo ?
    Tive o mesmo problema.

    Jmaia
    • naar
    • 21 janeiro 2010

     # 323

    Colocado por: psousaBoas!

    Preciso de saber o necessário para deixar a casa pronta para levar domótica mais tarde, uma espécie de pré-instalação.
    Que tipos de cablagens, de onde até onde, etc...


    Isto já está escrito no tópico e o que eu resumidamente entendi é o seguinte:

    Se colocar uma caixa (Q. Eléctrico) com tubos directos a todos os pontos que quer comandar futuramente já fica com a pré-instalação!

    Agora pode haver especificações para cada marca e sistema, portanto aconselho a ler este post novamente :))
  3.  # 324

    Colocado por: naar
    Colocado por: psousaBoas!

    Preciso de saber o necessário para deixar a casa pronta para levar domótica mais tarde, uma espécie de pré-instalação.
    Que tipos de cablagens, de onde até onde, etc...


    Isto já está escrito no tópico e o que eu resumidamente entendi é o seguinte:

    Se colocar uma caixa (Q. Eléctrico) com tubos directos a todos os pontos que quer comandar futuramente já fica com a pré-instalação!

    Agora pode haver especificações para cada marca e sistema, portanto aconselho a ler este post novamente :))


    E que cablagem temos que colocar nesses tubos? Será tipo cabo de rede (informática)?
  4.  # 325



    E que cablagem temos que colocar nesses tubos? Será tipo cabo de rede (informática)?


    No meu caso, como coloquei os tubos a passar pela casa toda (do que quero controlar) e como vou usar as mesmas caixas electricas (fundas) tenho que usar obrigatoriamente o cabo BUS porque, este, está preparado para inclusive "andar" a par do electrico (foi o que me disseram) se tiveres caixas em que não tenhas electricidade podes sem problemas usar cabo de rede.

    Cumprimentos,
    Jmaia
  5.  # 326

    Então temos que passar um cabo bus e outro de electricidade para cada equipamento a controlar...um estore por exemplo...?
  6.  # 327

    Colocado por: psousaEntão temos que passar um cabo bus e outro de electricidade para cada equipamento a controlar...um estore por exemplo...?


    Já leu o post desde do inicio ?

    Convém ler...
  7.  # 328

    Pois:) julgava que me respondiam muito rápido à questão!
    É que são 327 posts!!!
    • eu
    • 23 janeiro 2010

     # 329

    Colocado por: psousaEntão temos que passar um cabo bus e outro de electricidade para cada equipamento a controlar...um estore por exemplo...?


    Sim, pelo menos isso. No entanto, a solução ideal é uma estrela pura, ou seja, todas as caixas de aparelhagem com domótica são ligadas directamente ao quadro (estrela).
  8.  # 330

    Boas

    Espero dentro de alguns meses poder começar a construção de uma moradia, no entanto gostaria que esta tivesse pré-instalação de domótica e como tal existe por aqui algum particular ou empresa que me possa criar no projecto da habitação o local aonde colocar o hardware e que me possa fazer um estudo aonde deverão existir sensores e por aí?
    O ideal seria se a empresa fosse na cidade do Porto ou arredores (100Km).
    Digam algo por aqui ou [email protected]
    Obrigado e cumprimentos
  9.  # 331

    noticia KNX
  10.  # 332

    Eib/knx - descrição em pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vidagomorango
  11.  # 333

    Boas
    Apesar de estar ligado a automação como meu primeiro emprego ultimamente participei em alguns projectos utilizando o sistema Cardio da Secante, presentemente estou a participar num projecto em que vamos implementar o sistema KNX.
    Depois de ler a maioria deste tema aqui no fórum e porque agora também estou interessado em construir a minha própria casa e quero aplicar Domótica venho por aqui algumas perguntas.

    Desde já digo que com o sistema KNX não tenho experiência ainda para falar e do sistema Cardio não gostei, ai sim aplica-se o que vocês dizem de um sistema fechado pois este foi utilizado em conjunto com um autómato CJ1M da OMRON e apesar de eu não ter problema em programar o autómato havia informação essencial relacionada com o modulo Cardio de que apenas o representante dispunha, a quem tivemos que recorrer para programar, e no final acho que se substituísse o sistema Cardio por um ecrã táctil de 8” acho que ficaríamos tão bem ou melhor servidos.
    Por isso pergunto

    Porquê não utilizar um autómato e um ecrã táctil e todos os sensores e actuadores que precisámos?

    Qual a grande vantagem do sistema KNX em relação a um sistema utilizando a estrutura que falo na pergunta anterior. É que aqui sim utilizando por exemplo material da Omron, só temos que arranjar quem programe e isso é como no KNX, quanto a informação é toda a que quisermos e se no futuro quisermos ampliar é só ampliar e programar a função pois hoje em dia os autómatos tem capacidade para ter até milhares de entradas e saídas.
    A única desvantagem que vejo é ser um sistema centralizado mas são sistemas para resistir a industria o que em principio, mas... quanto a cablagem se no sistema KNX se utilizar o formato em estrela a coisa é igual agora se for de comando em comando ai pode poupar uns metros de cabo.

    Só por curiosidade num destes projectos em que se implementou o sistema cardio, era de uma moradia, ainda não se tinha feito toda a cablagem e já se tinham aplicado 9 km de tubo.
    Desculpem este testamento mas se poderem ajudem a tomar uma decisão

    Obrigado
    • kakai
    • 12 fevereiro 2010

     # 334

    olá

    eu com automatos só fiz umas brincadeiras, o maior em termos de saidas que apliquei foi de 6 saidas. Mas como disse é mais uma hipotese a instalação com um automato. è uma questão de ver os custos do automato e do fio que tem que utilizar e ver o mais vantajoso.

    Se fizer a instalação com todos os circuitos que quiser comandar a ir ao quadro tanto os tem que fazer para KNX como para o automato por isso por ai os custos são os mesmos.
    Quanto aos sensores a tubagem é em estrela para o KNX e para o automato pelo menos a instalação que fiz ( como disse não percebo muito disso ) cada sensor tinha que ir ao automato por isso julgo que fica mais caro.

    o valor do automato se calhar fica mais em conta do que todos os modulos para KNX.

    Quanto á programação será ela por ela, tanto uma instalação como outra teem que ser programadas.


    Cpts
    kakai
    • eu
    • 12 fevereiro 2010

     # 335

    Penso que a arquitectura KNX não obriga a uma topologia em estrela. O Bus pode simplesmente ir de dispositivo em dispositivo... penso eu de que...
    • kakai
    • 12 fevereiro 2010

     # 336

    Colocado por: euPenso que a arquitectura KNX não obriga a uma topologia em estrela. O Bus pode simplesmente ir de dispositivo em dispositivo... penso eu de que...



    certissimo
  12.  # 337

    Em termos de preços não sei quanto poderá ficar a aparelhagem KNX para uma moradia T3 ou T4 ai de 180 a 200m2 mas um autómato e um ecrã de 8" já se consegue ai por 3000€ de resto todos os controladores podem ser simples pulsadores o que ficam mais baratos que os KNX's e os detectores de movimento também são simples assim como todo o resto do material tipo sensores, o que o torna muito mais barato a única característica necessária é que devem ser de 24VDC.
    Quanto ao cabo de comando quando falo em topologia em estrela refiro-me a uma ligação que parte de um ponto central para todos os pontos da casa, agora se essa ligação é feita em simples cabo de rede em vez do cabo bus talvez se poupe algum dinheiro, digo isto pelo que li aqui mas não sei ao certo se este é mais caro que o cabo de rede.
  13.  # 338

    Considerando que eu leve em frente a ideia de utilizar o autómato e o ecrã táctil como base para o meu sistema que funções utilizar num sistema de domótica?

    Controlo de iluminação
    Controlo de estores
    Controlo de do sistema de rega
    Controlo do aquecimento
    Controlo de válvulas de gaz e de água
    Controlo do sistema de som
    Controlo do sistema de aspiração
    Controlo do sistema de segurança

    Isto são sistemas básicos de controlo em domótica no entanto a palavra domótica acho que é mais que isto acho que começa quando por exemplo num dia de sol na primavera não estando ninguém em casa esta toma a decisão de abrir os estores para aquecer a casa e assim poupar energia.

    O que desejava era que colocassem aqui exemplos de sistemas de controlo como este ou outros que achem interessantes...
    • kakai
    • 16 fevereiro 2010

     # 339

    Boas

    até onde for a imaginação, a domotica permite isso mesmo mas é obvio que os preços vão por ai acima.

    cpts
    kakai
  14.  # 340

    Boas kakai

    É verdade que para alguns "suplementos" de domótica os custos aumentam mas para outros é apenas a conjugação do que temos instalado e isso é programação.
    Por exemplo podemos criar mais que um ambientes dependentes da hora por exemplo modo nocturno e modo diurno.

    Por exemplo no modo nocturno quando entrasse em funcionamento desligava as válvulas de gaz caso este fosse alimentar apenas a cozinha e ligava o sistema de alarme

    Quanto ao exemplo que dei antes o dos estores este já nessecitava da estação meteorológica

    Aqui é que já deve haver um acréscimo bastante grande não? Não estou por dentro quanto ao preço duma estação nem do seu funcionamento.
    Se me pudessem indicar +ou- o preço de uma e o seu funcionamento ou um site com o: modo de comunicação, tensões de funcionamento, etc

    Mantenho aqui a proposta de receber ideias do pessoal, eu sei que é como diz Kakai, mas várias pessoas a imaginar tem mais ideias do que uma e a intensão era depois discutir aqui as ideias se eram viáveis ou não.

    Mas parece que o resto do pessoal se assustou com a ideia.

    Fico a espera pessoal

    Obrigado
    JoãoLages
 
0.0837 seg. NEW