Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Boas
    já leu o topico todo? eu sei que são algumas paginas mas se calhar vale a pena porque vai ouvir opiniões diferentes. Eu por exemplo instalo knx logo digo-lhe que é das melhores, lol

agora a sério tem ai bons exemplos de como se elabora a instalação electrica e até alguns preços.

Cpts
    kakai
  2.  # 422

Finalmente acabei de ler este tópico!

Depois de vários dias a ler (nos momentos livres), parece-me que vai por aqui uma enorme complicação e chega-se ao final com a sensação que não se percebeu grande coisa! Julgo que a leitura do EIBA.pdf disponibilizado pelo electrao no post n.º 332 dispensa a leitura do tópico! A informação está exposta de forma clara e inequivoca e permite com facilidade entender a lógica do KNX!

Tive a sorte de estar a ler esse ficheiro quando um electricista se encontrava a fazer uns arranjos no meu gabinete e ter comentado com ele que andava a ler coisas sobre domótica! Ao que ele me responde que recentemente tinha feito a instalação eléctrica numa vivenda e também tinha feito instalação de domótica e que era extremamente simples... Parei de ler e olhei bem para ele, e questionei se era KNX? Pela reacção dele achei que não sabia muito bem que história era essa do KNX! Desvalorizei a situação, mas contiuamos a conversar!

Ao fim de uns minutos comecei a achar que ele até dizia muitas coisas acertadas e que provavelmente a instalação que fez era mesmo KNX. Hoje tive a confirmação. Levou-me diversos catálogos e explicou-me diversos pormenores. E disse-me que a domótica não era assim tão cara!

Na vivenda que ele instalou recentemente o cliente disse-lhe o que pretendia, ele transmitiu ao fabricante as intenções do cliente, juntamente com o projecto eléctrico convencional da vivenda! O fabricante elaborou-lhe o projecto de domótica que ele seguiu à risca. Programou os diversos actuadores conforme o fabricante lhe explicava e orientava! Claro que toda a parte eléctrica da vivenda foi adquirida ao mesmo fabricante o qual lhe enviou o quadro eléctrico convencional todo montado (menos trabalho para ele), bem como o quadro de domótica...

Será que anda por aí muita gente que pouco percebe de domótica, e que a única função é interpretar o projecto que o fabricante lhe elabora? Talvez esteja errado...
  3.  # 423

Fui injusto para com o Chirino! Afinal foi ele que disponibilizou o ficheiro EIBA.pdf em primeiro, no post 86...
  4.  # 424

Boa tarde,

Estou a analisar esta questão a alguns dias, tendo em conta que me encontro actualmente a construir uma moradia.

A minha questão é a seguinte: O Cabo Bus pode repicar de interruptor para interruptor, ou para botão de pressão, ou todos os interruptores e botões de pressão tem um cabo bus directo a unidade central que posteriormente lê os comandos??

Obrigado,
  5.  # 425

Colocado por: claudiomartinsA minha questão é a seguinte: O Cabo Bus pode repicar de interruptor para interruptor, ou para botão de pressão, ou todos os interruptores e botões de pressão tem um cabo bus directo a unidade central que posteriormente lê os comandos??

A esse propósito aconselhava-o a ler o ficheiro EIBA.pdf disponibilizado no post 86 que lá explica bastante bem, na página 5, a forma como se pode organizar a rede!

A interpretação que eu faço do que lá diz é que a rede pode ser organizada de ponto a ponto isto é de interruptor para interruptor, mas também pode ser efectuada em estrela isto é, cada interruptor terá uma ligação à unidade central. Na primeira solução terá que utilizar muito menos cabo bus e parece-me muito mais fácil de realizar.

Corrijam-me se estiver errado
  6.  # 426

Correcto,

JA tinha lido o PDf, mas a questão é exactamente essa, quais as desvantagens de fazer repicado de interruptor para interruptor.
  7.  # 427

Colocado por: claudiomartinsCorrecto,

JA tinha lido o PDf, mas a questão é exactamente essa, quais as desvantagens de fazer repicado de interruptor para interruptor.

nenhumas
    é assim mesmo que deve fazer, tira um cabo do quadro que percorre todos os interruptores.

cpts
    kakai
  8.  # 428

Obrigado Kakai,

So uma ultima questão.

O Cabo entra em todos os equipamentos e sai (interruptores) no caso das tomadas posso controlar o circuito pelo Quadro, certo?
  9.  # 429

Colocado por: claudiomartinsno caso das tomadas posso controlar o circuito pelo Quadro, certo?

sim, coloca o modulo de tomadas no quadro e leva cada tomada ou circuito de tomadas que quer comandar directo ao quadro.

cpts
    kakai
  10.  # 430

Mike melga,

Brilhantes posts, vejo que é uma adepto fervoroso do EIB/KNX - Nada contra, embora trabalhe com outros sistemas que penso que estão ao nível do EIB/KNX.

No entanto, devo dizer uma coisa, para quem tem uma casa a ser construída, e faltam ainda 1 ano e meio para estar pronta, já ter comprado os touchscreens é uma burrice de todo o tamanho, ainda maior se estivermos a falar de alguém ligado à informática -por muito bom negócio que tenha feito daqui a 2 anos, altura da instalação com certeza que conseguiria adquirir paineis tácteis com caracteristicas muito superiores e a preços muito mais económicos - foi um erro crasso na minha opinião.

Para as pessoas que pretendem instalar convencional mas deixar pré instalação para um sistema de domótica no futuro, desde já digo que é muito dificil,pelo menos para a maior parte dos sistemas de domótica pois é necessário tudo directo ao quadro e linhas de Bus para os interruptores..... A não ser que façam a instalação toda com telerruptores, coisa que não aconselho, penso que é um pau de dois bicos, ou se faz ou nao se faz.....

Agora considerando o avanço tecnológico de hj em dia, em que um sistema que hoje é fantástico daqui a 2 anos está ultrapassado penso que a forma de ver as coisas do Mike melga não é a mais adequada, está a comprar material que quando for utilizar estará obsoleto ou a chegar perto, no entanto é essa a opinião dele e eu respeito..... Mais valia ir colocando o dinheiro numa conta à parte e qd chegasse à altura dizia à mulher que custava Y e acrescentava o dinheiro que tinha à parte para pagar o resto.

Pela minha experiência, um bom sistema de domótica acrescenta à instalação um custo de ap 12.500€ no entanto podem fazer-se engraçadas apartir de 5000 (dito por alguem k faz orçamentos todos os dias)

Mike Melga, um conselho, cuidado com isso de ser fácil, um sistema de domótica tem mais que saber do que aquilo que dizes, e ou tens um electricista que até é um gajo que percebe da coisa ou se te falta uma ligação essencial na altura da instalação, depois das paredes tapadas vais ter o barato a sair-te bem caro (dito por alguem que já fez a marcação de algumas casas com domótica e acompanhou bastantes processos - os electricistas dizem que percebem tudo, mas na hora é um ai Jesus, se não andar sempre em cima a explicar como é depois temos um 31)

Vá, já está um testamento muito grande..... fiquem bem
  11.  # 431

Boa tarde a todos

Estava a olhar para o sistema da Hager e surgem-me algumas dúvidas que talvez me saibam responder:

. Botões de pressão: é possivel por um botão a fazer mais que uma coisa? Isto é, imaginemos que se carregarmos uma vez ele acende um ponto de luz. E se carregarmos longamente ou 3 vezes ele faz outra operação (outro ponto de luz por exemplo) . O exemplo para pontos de luz não é o melhor mas poderia ser aplicado para cenários

. Estação Meteorologica: A estação meteorologica mete os dados no sistema via BUS.. E é possivel capturar essa informação?

O configurar o sistema em versão DYI? será fácil ou complexa?

Obrigado desde já
  12.  # 432

Colocado por: Sergio_ArcBrilhantes posts, vejo que é uma adepto fervoroso do EIB/KNX - Nada contra, embora trabalhe com outros sistemas que penso que estão ao nível do EIB/KNX.

Outros sistemas ao nível do KNX é conversa de vendedor. Não há!

Colocado por: Sergio_ArcNo entanto, devo dizer uma coisa, para quem tem uma casa a ser construída, e faltam ainda 1 ano e meio para estar pronta, já ter comprado os touchscreens é uma burrice de todo o tamanho, ainda maior se estivermos a falar de alguém ligado à informática -por muito bom negócio que tenha feito daqui a 2 anos, altura da instalação com certeza que conseguiria adquirir paineis tácteis com caracteristicas muito superiores e a preços muito mais económicos - foi um erro crasso na minha opinião.

Comprei 3 touchscreens ELO de 15" em inícios de 2009. Correndo bem, terei a casa pronta em 6-8 meses. Não há, nem está previsto haver sequer substituição de modelos dos que são, em tudo, os melhores touchscreens do mercado. Pensa que os monitores evoluem como os computadores?

Colocado por: Sergio_ArcPela minha experiência, um bom sistema de domótica acrescenta à instalação um custo de ap 12.500€ no entanto podem fazer-se engraçadas apartir de 5000 (dito por alguem k faz orçamentos todos os dias)

Com 5000 quase que faz uma instalação completa. Os 12.500 deve ser usando as outras marcas que você diz 'equivalentes' ;)

Colocado por: Sergio_ArcMike Melga, um conselho, cuidado com isso de ser fácil, um sistema de domótica tem mais que saber do que aquilo que dizes, e ou tens um electricista que até é um gajo que percebe da coisa ou se te falta uma ligação essencial na altura da instalação, depois das paredes tapadas vais ter o barato a sair-te bem caro

Quem tem que perceber sou eu, não é o electricista. Ele só tem que fazer o que eu mando e pago.
  13.  # 433

Colocado por: gugas. Botões de pressão: é possivel por um botão a fazer mais que uma coisa? Isto é, imaginemos que se carregarmos uma vez ele acende um ponto de luz. E se carregarmos longamente ou 3 vezes ele faz outra operação (outro ponto de luz por exemplo) . O exemplo para pontos de luz não é o melhor mas poderia ser aplicado para cenários

Sim, é possível. Quase todos os botões funcionam assim. Normalmente é sempre uma operação associada. Por exemplo: um toque no botão para descer persianas faz a persiana descer um pouco ao passo que se ficar a carregar x tempo ele desce totalmente.

Colocado por: gugas. Estação Meteorologica: A estação meteorologica mete os dados no sistema via BUS.. E é possivel capturar essa informação?

Claro.

Colocado por: gugasO configurar o sistema em versão DYI? será fácil ou complexa?

Depende dos seus conhecimentos ou dos do electricista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio_Arc
  14.  # 434

Obrigado Mike Melga

Sim, em relação às persianas eu sei que é assim. o módulo de persianas também é diferente, e não um mero módulo on / off.

A minha questão é controlar 2 módulos on / off diferentes no mesmo botão . É isso que me refiro.

Sabe como fazer isso na Hager por exemplo?

Relativamente a capturar a informação.. Como capturar então? Qual o módulo necessário?

Obrigado
  15.  # 435

Mike,

Deves ter um conhecimento muito avançado sobre o que existe de domótica no mercado.....Tens razão, KNX tem muitas vantagens, mas também tem desvantagens e se não encontras-te nenhuma foi porque nunca comparaste com outros sistemas.... Espero bem que o KNX que defendes com unhas e dentes não te deixe ficar mal.... Por certo não serias o primeiro.... Além disso pareces-me demasiado arrogante e com a mania que sabes tudo e que és o maior.... cuidado, que o tiro pode sair pela culatra..... até quem trabalha diariamente com este tipo de sistemas está sempre a aprender, que fará quem está a instalar o sistema pela primeira vez......

Hum, agora fiquei com algumas dúvidas que realmente percebas alguma coisa de informática.... Touchscreens comprados no inicio de 2009, ainda faltam 6-8 meses para terminar a casa, isto dá alguma coisa como instalar monitores 2 anos e meio depois de os ter comprado... Estando nós a falar duma tecnologia que está em constante evolução no últimos tempos (a tecnologia touch que tem vindo a massificar-se nos últimos tempos é mais do que óbvio que em 2 anos e meio a tecnologia dos monitores evolui bastante... já só se fala em tecnologia LED, em tecnologia de infravermelhos para os touch que dizem que é mais eficaz e mais rápida e vens me tu dizer que os monitores em 2 anos e meio não evoluem....) Mas deixa para lá por certo sou eu que não percebo nada disso....

O que dizes relativamente aos preços é absurdo, principalmente em preços KNX, ou tens um sistema para ligar luzes e abrir e fechar estores ou então se colocares alarmes, videovigilancia, controle de climatização, controlo via web,.... um controle a sério vais gastar dinheiro. Além disso até gostava de saber quantas pessoas que leram estes posts têm orçamentos de domótica para 5000€ garanto-te que mais depressa rondam os 12500€ (só material).

Para terminar só um conselho, se realmente estiverem a pensar em instalar um sistema de domótica, peçam vários orçamentos e comparem bem as funcionalidades, preço, assistência técnica, "curriculum" da empresa vendedora, etc.... e não instalem só para dizer que têm domótica em casa, instalem alguma coisa que realmente tenham intenções de utilizar e de desfrutar... Pensem num sistema que consigam alterar as configurações a qualquer momento segundo as vossas necessidades, um sistema que precise dum técnico para alterar configurações pode tornar-se muito caro.....
  16.  # 436

Colocado por: Sergio_ArcDeves ter um conhecimento muito avançado sobre o que existe de domótica no mercado.....Tens razão, KNX tem muitas vantagens, mas também tem desvantagens e se não encontras-te nenhuma foi porque nunca comparaste com outros sistemas.... Espero bem que o KNX que defendes com unhas e dentes não te deixe ficar mal.... Por certo não serias o primeiro.... Além disso pareces-me demasiado arrogante e com a mania que sabes tudo e que és o maior....

Como é que eu posso ser arrogante e com a mania que sou o maior se logo no meu primeiro post disse que não percebia nada de electricidade e o que sabia de domótica era apenas por gosto?
    Estou é farto de conversa de vendedor. Aparecem aqui "o sistema x é muito bom" bla bla "é equivalente ao KNX" bla bla "o sistema y é muito mais fácil de configurar que o KNX logo é melhor" bla bla "KNX é para ricos" bla bla

Para mim, e estou farto de bater na mesma tecla, resume-se a isto:
    -Quem são os maiores fabricantes de material eléctrico mundiais? Aqueles que quase toda a gente tem no seu quadro eléctrico? São a Siemens, ABB, Merten, Hager, Gira, etc. Então....porque razão o sistema de domótica desenvolvido por eles não é o melhor? Melhor em qualidade, melhor na facilidade de arranjar material, melhor em assistência, etc.
    -Se eu pesquisar na net encontro dezenas de forums (como este) e sites exclusivamente dedicados a KNX com MILHARES de utilizadores. Quem me der este mesmo exemplo para outro sistema tem a minha admiração e o meu pedido de desculpas!
    -Basta o facto de qualquer sistemazeco se anunciar equivalente ao KNX para demonstrar a qualidade do mesmo

Eu sei que tem de vender o seu peixe mas eu não tenho peixe nenhum para vender por isso posso falar à vontade.

Quanto ao resto... é a sua opinião e é livre de a ter e eu respeitá-la-ei :)
  17.  # 437

De facto a existência de foruns e sites dedicados ao sistema é uma mais valia...

E assim sendo, também fico a aguardar
  18.  # 438

Eu estou a construir uma moradia e gostava de ser contactado por empresas de domotica que trabalhem com KNX.
    As areas de domotica que estou interessado em implementar sao:

Controlo de iluminação
    Controlo de estores
    Controlo do sistema de rega
    Controlo do aquecimento
    Controlo de válvulas de gaz e de água
    Controlo do sistema de segurança

Fico a aguardar os vossos contactos
  19.  # 439

Boa tarde
    • eu
    • 17 outubro 2010