Iniciar sessão ou registar-se
    • Kaux
    • 25 fevereiro 2011

# 521

Tem toda essa informação no site.

Preços: http://www.lingg-janke.de/uploads/tx_sbdownloader/Pricelist_FacilityWeb_EN_01_2011.pdf

Documentação: http://www.lingg-janke.de/index.php?id=84&L=1

Mas fale com o konnexman, pois ele poderá conhecer outros produtos ou dar feedback destes :)

Abraços!
  1.  # 522

Olá a todos (as),

1- O meu alarme é KNX. Precisava de um sensor de gás natural com saídas para ligar a um input binário mas não encontro nada :( Só daqueles a pilhas e sem qq ligação exterior. Conhece algum? Precisava tb de um contador de gás e outro de água.

Vai utilizar que alarme ? Da Cytech ou outro ?

Quanto ao sensor de gás natural, sim, a Lingg & Janke tem a resposta para isso, obrigado Kaux;

Por falar em Lingg & Janke, o ponto fraco de qualquer instalação knx é que caso a fonte se queime ou deixe de funcionar, normalmente os módulos também não funcionam, mesmo manualmente. Sabia que os actuadores de iluminação e de estores da Lingg & Janke têm comandos manuais mecanicos, e logo nunca vai ficar encrencado ?

2- Vou ter um conjunto de lâmpadas led e fitas de led's em vários sítios da casa. Posso poupar transformadores de led's alimentando um dos actuadores de 8 saídas a 12v ao invés de 220? :))

Não. Se vai alimentar o actuador a 12v, logo vai necessitar de transformadores.

Espere um pouco pois vão sair novidades da Zennio para o controlo de Led's, fazendo dimming e controlo por rgb. Se tiver pressa, pode sempre ir para a Arcus-Eds (que a Vestireme tb vende) com a sua gateway dmx (precisa ter um driver ou balastro dmx)

3- Qual é a melhor (e melhor $$$) solução para usar e controlar dimmable CFL's?

CFL's ... dimming ... humm. Estas parece que funcionam com dimmers universais - Varilight Digiflux, E27, ref: YCA20D-E27

https://www.1stopelectrics.com/product/yca20d-e27

No entanto gostava que visse isto, e ponderasse antes o uso de leds ok ? Para bem do futuro dos nossos filhos. http://www.ehow.com/list_7318857_disadvantages-cfl-lighting.html

Há também a solução de iluminação Dali. Uma gateway dali tem um preço de venda a público de + de 500 euros e controla até 64 balastros em 16 grupos. Tem um preço acessível, mas o custo do balastro pesa bastante na equação.

Há ainda a solução 0-10V, que é económica para até 3 circuitos, mas que não compensa a partir daí, apesar de os balastros também serem caros.

4- Quero poder abrir o portão da garagem. O motor tem dois contactos para um botão de pressão. Posso usar um simples actuador ou preciso de uma saída binária?

O motor tem 2 contactos, logo precisa de 2 contactos para lá ligar, os quais vêm sempre de um actuador ou saída binária (são a mesma coisa). Neste caso, necessita de 2 saídas binárias de um actuador. Atenção que são contactos livres de potencial, não pode lá ligar os 230v do quadro eléctrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  2.  # 523

Caro Konnexman,

Antes de mais, obrigado pelas respostas.
    Quanto ao alarme, é o da Gira.

Colocado por: konnexmanQuanto ao sensor de gás natural, sim, a Lingg & Janke tem a resposta para isso, obrigado Kaux;

Não o encontrei no site. Onde está e quanto custa? :)

Colocado por: konnexmanNão. Se vai alimentar o actuador a 12v, logo vai necessitar de transformadores.

Sim, mas assim só usava 1 transformador ao invés de usar 1 por cada saída. Não dá?

Colocado por: konnexmanNo entanto gostava que visse isto, e ponderasse antes o uso de leds ok ? Para bem do futuro dos nossos filhos.

Eu ponderei o uso de led's mas cheguei à conclusão que, neste momento, não me parece haver led's com qualidade/potência suficiente para iluminar um quarto ou uma sala. Os que vi, mesmo já com alguma potência, pareciam 'fracos'. Daí a minha opção pelas CFL's.

Colocado por: konnexmanHá ainda a solução 0-10V, que é económica para até 3 circuitos, mas que não compensa a partir daí, apesar de os balastros também serem caros.

Esta era a que eu estava a ponderar. Qual dimmer KNX recomenda? Ouvi falar bem precisamente dos da Lingg & Janke.

Colocado por: konnexmanNeste caso, necessita de 2 saídas binárias de um actuador.

Duas? Não basta uma?
  3.  # 524

Konnexman,

Já agora...a quanto me arranja um Weinzierl KNX IP BAOS 771 (o novo)?

Também vende as box's da Intensis para ligação a AC's?
  4.  # 525

Olá!
    Medidor de consumos de gás, electricidade, água:

Veja a tabela de preços facility web da Lingg.

1 só transformador ao invés de vários. Claro que dá, desde que ele tenha capacidade.

Quanto aos 2 contactos do motor do portão. Se o motor tem 2 contactos, parto do princípio que um é para abrir o portão e o outro seja para fechar (nem todos os portões têm isso, mas os bons, sim ). Logo necessita de 2 saídas. Dessa forma, sabe sempre quando o abre e quando o fecha. Não se esqueça também de considerar um fim de curso ligado a uma entrada binária por forma a saber se está aberto ou fechado.

Quanto aos dimmers da Lingg & Janke, fica muito bem servido com eles.

Sobre a Intesis para AC's, tenha cuidado com algumas coisas da base de dados desse controlador, pois como não é um equipamento com certificação KNX, tem algumas incongruências em relação à norma, fazendo com que haja certas incompatibilidades com os termostatos locais. Nada como carregar a bd do termostato e do controlador no ets para ver se tudo casa como deve ser. Só como exemplo, o objecto de controlo dos modos de 1 byte (pelo menos há cerca de 15 dias) não respeita a norma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
    • Kaux
    • 9 março 2011 editado

# 526

Colocado por: konnexmanOlá!
    Medidor de consumos de gás, electricidade, água:

Veja a tabela de preços facility web da Lingg.

1 só transformador ao invés de vários. Claro que dá, desde que ele tenha capacidade.

Quanto aos 2 contactos do motor do portão. Se o motor tem 2 contactos, parto do princípio que um é para abrir o portão e o outro seja para fechar (nem todos os portões têm isso, mas os bons, sim ). Logo necessita de 2 saídas. Dessa forma, sabe sempre quando o abre e quando o fecha. Não se esqueça também de considerar um fim de curso ligado a uma entrada binária por forma a saber se está aberto ou fechado.

Quanto aos dimmers da Lingg & Janke, fica muito bem servido com eles.

Sobre a Intesis para AC's, tenha cuidado com algumas coisas da base de dados desse controlador, pois como não é um equipamento com certificação KNX, tem algumas incongruências em relação à norma, fazendo com que haja certas incompatibilidades com os termostatos locais. Nada como carregar a bd do termostato e do controlador no ets para ver se tudo casa como deve ser. Só como exemplo, o objecto de controlo dos modos de 1 byte (pelo menos há cerca de 15 dias) não respeita a norma.

Estas pessoas agradeceram este comentário:MikeMelga

Olá konnexman,

À alguns dias atrás liguei com a Intesis a perguntar precisamente sobre isso (visto aquela minha preferência em montar os AC's da Mitsubishi) ao que eles me responderam que realmente detectaram o problema/falha e que iriam nos próximos 2 meses lançar uma versão dos drivers com os valores standard correctos. Se é verdade ou não não sei, mas como tenho esta limitação vou esperar para ver. Para quem tem AC's Daikin o problema não se coloca visto existir o interface da Zennio (estive a ver e já funciona com o novo sistema ururu. :) )

Já agora, podia-me relembrar qual foi aquele sistema de segurança que me recomendou estes dias (entretanto esqueci-me)?

PS: Ainda não lhe respondi ao email, mas vou ver se ainda o faço hoje.

Abraço!
  5.  # 527

Olá Kaux,

É a Cytech

Veja os foruns e a página oficial:

http://www.cytech.biz/

http://www.comfortforums.com/
  6.  # 528

Boas,

Finalmente tenho a domótica/knx programada pelo ETS, só me falta escolher o software para o computador com ecrã táctil para controlo de toda a casa.

conhecem alguma versão de teste interessante?
    • Kaux
    • 11 março 2011

# 529

E que tal desenvolver o seu próprio software? :)
  7.  # 530

E que tal desenvolver o seu próprio software? :)

pois pois, no fim da construção da casa com todas as dores de cabeça inerentes, em pleno processo burocrático de licenças/registos, com uma pestinha de 3 anoO problema s e o trabalho habitual!!!!
    prefiro pagar, ganho tempo porque é só instalar e configurar.
    se conhecerem algum software agradeço.
  8.  # 531

Caro rui_e90

Dê uma olhada em http://openremote.org/display/HOME/OpenRemote

Não é uma aplicação, mas sim um configurador de aplicações online, com interfaces para iphone, Android e ipad e PCs. Melhor de tudo, é free para utilizações particulares e como é uma comunidade Open Source relativamente grande, tem pouca probabilidade de desaparecer.

Tem alguns vídeos de demo no youtube, como este:
    http://www.youtube.com/watch?v=qQrUUCvQASQ

Eu estou a desenhar a minha própria instalação de KNX e planeio utilizar a solução para iPad.

Cumprimentos,
    lclobo
  9.  # 532

Olá,
    Em free há ainda o linknx.

A pagar há muitas, mas com acesso web integrado:

www.isimplex.com (made in Portugal, funciona com um pc servidor )
    www.iddero.com (solução já com ecran táctil e integração de videoporteiro ip na versão de 7")
    www.bab-tec.de (solução de grande qualidade com um servidor que consome 5mA - sim, só isso :) ) Vale a pena ver o video do site !
  10.  # 533

Ah!

Está para breve a saída para o mercado de uma solução para Android, também portuguesa, baseada no Baos 771 da Weinzierl.

Pelo que sei, falta muito pouco ...
  11.  # 534

Ainda mais free ...

http://www.futurehomesoftware.co.uk/

Com esta aplicação, para além de controlarmos a Cytech, também controlamos todos os sistemas de domótica para a qual ela serve de interface, como KNX, Lutron, Zwave, etc.
  12.  # 535

estou a ver que existem muitas alternativas. Vou ter que pensar bem na opção servidor versus ipad.

obrigado pelas sugestões de software.
  13.  # 536

Boa tarde,

Alguem sabe se é possível utilizar aparelhagem da série Celiane da Legrand num sistema de Domotica KNX (exemplo, Hager).
    Ou seja, é possível utilizar os comandos de carga ou comandos de cenários da Celiane (exemplo, ref. 67241 e 67218) num sistema de domotica KNX?

Ou terei que optar por aparelhagem de um fabricante que suporte o KNX?
  14.  # 537

Olá migabc

Não é compatível, já que faz parte do sistema proprietário de domótica In One da Legrand.

A referência 67241 estava com um preço de 52€.

Todos os comandos que forem por contacto seco podem ser utilizados, todos os que forem do bus "In One", NÃO.
  15.  # 538

Antes de mais muito obrigado pela resposta.
    Sabe se a série Celiane da Legrand tem comandos de contacto seco (Botões) que permitem comandar um sistema domotica KNX?

Já agora estive a ver outra série que gostei (kallysto.art da Hager). Sabe-me dizer se em termos de preço foge muito da Celiane?
  16.  # 539

Olá,
    Sinceramente não conheço os preços desses fabricantes.

Já viu a série Logus 90 da Efapel ? Falam-me bem dela e em termos de acabamentos, até têm espelhos em granito, que ficam ao preço dos de vidro de outros fabricantes e os de vidro ficam 30% mais baratos que os alemães.

O preço numa tomada são peanuts, mas na casa toda ...

http://www.efapel.pt/catalogo/index.php?cat=238
  17.  # 540

Colocado por: konnexmanOlá,
    Sinceramente não conheço os preços desses fabricantes.

Já viu a série Logus 90 da Efapel ? Falam-me bem dela e em termos de acabamentos, até têm espelhos em granito, que ficam ao preço dos de vidro de outros fabricantes e os de vidro ficam 30% mais baratos que os alemães.

O preço numa tomada são peanuts, mas na casa toda ...

http://www.efapel.pt/catalogo/index.php?cat=238

deve ser a seria mais bonita que têm!!!

0.1501 seg. NEW