Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Colocado por: MikeMelga

Calma. É muito mais simples do que parece :)

Então para controlar estores eletricos e AC remotamente, o que preciso fazer? Explique-me de maneira simples que eu não entendo nada disso!
  2.  # 762

O AC tem de ser daqueles que permitem wifi ou nem pir isso?
  3.  # 763

Colocado por: ANdieselEntão para controlar estores eletricos e AC remotamente, o que preciso fazer? Explique-me de maneira simples que eu não entendo nada disso!

Mas já tem alguma coisa de domótica?

O básico do sistema é:

- Fonte de alimentação
    - Ponto de acesso ao bus (seja RS232, usb ou rede)

O resto... são actuadores e sensores. Para controlar estores precisa de um módulo de estores e para AC preciso de uma gateway para os controlar (que muitas vezes é da própria marca)
  4.  # 764

Colocado por: callinasO AC tem de ser daqueles que permitem wifi ou nem pir isso?

Não. Têm é que ser de marcas mais ou menos decentes. Todas as principais marcas (Daikin, Samsung, LG, etc, etc) têm controladoras.
    Agora se comprar um Merdol ou Estrumex... acredito que não.

A Intesis, por exemplo, tem montes de gateways para isso:

http://www.intesis.com/
  5.  # 765

Mike,
    Os acopladores de linha também se utilizam no residencial. A partir de 64 participantes é aconselhado o seu uso.
    O ip730 também permite até 5 ligações simultâneas em IP/Tuneling - http://www.weinzierl.de/download/products/730/KnxIP_Interface_730_BMA_EN.pdf
    No caso da Gira, não conhecendo bem os produtos, parece-me que necessitam para interligação, de ip routers para vários produtos. Mas há soluções no mercado, para a mesma funcionalidade, que não o necessitam. Dou-lhe o exemplo do eibPort - que mais uma vez, saliento, custa bastante menos do que o HS - da Cytech (faz de alarme, interface telefónica, de gsm e ainda de ip).
    Quanto a soluções à la Apple, bom, o knx é um standard. Se e quando a Apple conseguir fazer um standard em que os equipamentos de centenas de fabricantes falem uns com os outros tem solução para o mercado. Mas como os conhecemos há algum tempo, vão fazer ou tentar fazer algo fechadinho, fechadinho.
  6.  # 766

Colocado por: konnexmanA partir de 64 participantes é aconselhado o seu uso.

Eu, em minha casa, não passei de 55 e não havia mais nada que pudesse automatizar.
    64 participantes não é uma instalação normal.

Colocado por: konnexmanO ip730 também permite até 5 ligações simultâneas em IP/Tuneling -http://www.weinzierl.de/download/products/730/KnxIP_Interface_730_BMA_EN.pdf

Então esse já me resolvia o problema :)

Colocado por: konnexmanQuanto a soluções à la Apple, bom, o knx é um standard. Se e quando a Apple conseguir fazer um standard em que os equipamentos de centenas de fabricantes falem uns com os outros tem solução para o mercado. Mas como os conhecemos há algum tempo, vão fazer ou tentar fazer algo fechadinho, fechadinho.

O homekit parece-me que não terá grande futuro, para pena minha. Não me importava nada que vingasse para bem de todos.
    Concordam com este comentário: konnexman
  7.  # 767

Mas já tem alguma coisa de domótica?

O básico do sistema é:

- Fonte de alimentação
    - Ponto de acesso ao bus (seja RS232, usb ou rede)

O resto... são actuadores e sensores. Para controlar estores precisa de um módulo de estores e para AC preciso de uma gateway para os controlar (que muitas vezes é da própria marca)

Não tenho nada. O meu problema começa no básico: o que é a fonte de alimentação e o ponto de acesso ao bus, onde colocar e ligar isso? Esses módulos que diz, é aquelas pequenas peças que se liga na parte de trás do interruptor? O AC é Samsung, portanto deve dar para domótica. Esse gateway é comprada à Samsung?
    Tanta dúvida... Como vê não percebo mesmo nada disso. Em tempos pedi um orçamento mas o preço era assustador. Daí a ideia de ir fazendo eu aos poucos, sempre ficava mais barato e poderia ir acrescentando consoante disponibilidade,
  8.  # 768

Colocado por: MikeMelgaEu, em minha casa, não passei de 55 e não havia mais nada que pudesse automatizar.

Que querem dizer com os participantes? Acessos simultâneos a equipamentos, ligações disponíveis a equipamentos, outros?
  9.  # 769

10.  # 770

Colocado por: electraoQue querem dizer com os participantes? Acessos simultâneos a equipamentos, ligações disponíveis a equipamentos, outros?

Participantes são dispositivos da linha. Cada dispositivo tem um endereço.

Por exemplo: um actuador de 8 portas é um participante. Tem um endereço próprio (tipo um endereço IP). Um sensor de presença é outro participante: tem outro endereço. Um interruptor é outro participante....e por aí fora. O único elemento KNX que não tem endereço é a fonte de alimentação.
    Concordam com este comentário: konnexman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  11.  # 771

12.  # 772

Colocado por: ANdieselMike, esses aparelhos são fáceis de instalar por um amador? É que não sei onde os coloque...

Não. São fáceis de instalar por um electricista.
    Concordam com este comentário: konnexman, electrao
  13.  # 773

Eu, em minha casa, não passei de 55 e não havia mais nada que pudesse automatizar.
    64 participantes não é uma instalação normal.
    :) Olhe que há mais casas a precisarem de acoplador de linha do que possa parecer :)
    Só mais uma achega. O cálculo dos 64 participantes foi por causa das fontes de 640 mA, em que se convencionou que em média, cada participante consumiria 10 mA.
  14.  # 774

Gostava era de saber...mesmo não querendo instalar esses sistema agora, o que aconselham a deixar preparado para uma instalação futura?

É preciso algum quadro extra? Deixar manga a ligar o quê?
  15.  # 775

Colocado por: electrao

No site da Gira não aparece.

http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme.html

Aparece sim, a versão KNX sem fios:

http://www.gira.de/gebaeudetechnik/produkte/sicherheit/alarmsysteme/funk-alarmsystem.html

A qual, não sei se aceita ligações físicas (hardwire) aos sensores/atuadores/outros...

Cumps

A central de Alarmes Gira 114200 (KNX) foi descontinuada...

http://knx-user-forum.de/forum/%C3%B6ffentlicher-bereich/knx-eib-forum/836925-knx-alarmzentralen-welche-soll-ich-nehmen-gibt-es-mehr-als-diese
  16.  # 776

Colocado por: tiago_cbrGostava era de saber...mesmo não querendo instalar esses sistema agora, o que aconselham a deixar preparado para uma instalação futura?

É preciso algum quadro extra? Deixar manga a ligar o quê?

- Quadro(s) com tamanho suficiente para levar, de futuro, os módulos
    - Tubagem directa dos pontos de luz/tomadas/estores ao(s) quadro(s)
    - Tubagem a interligar a aparelhagem de manobra

Isto, claro, muito por alto.
  17.  # 777

Colocado por: electraoA central de Alarmes Gira 114200 (KNX) foi descontinuada...

Vá para a da Cytech que fica melhor servido :)
  18.  # 778

Vá para a da Cytech que fica melhor servido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Existe alguma mais valia entre uma central de alames endereçável e uma EIB/KNX?
  19.  # 779

Quadro(s) com tamanho suficiente para levar, de futuro, os módulos

Falamos de um quadro de que tamanho aproximadamente? 30por30?

Tubagem a interligar a aparelhagem de manobra

O que é aparelhagem de manobra?
  20.  # 780

Colocado por: electraoExiste alguma mais valia entre uma central de alames endereçável e uma EIB/KNX?

Gosto da Cytech porque é super configurável, tem módulos para KNX e quase todos os outros protocolos, acessórios e tudo a um preço bem melhor.

Colocado por: tiago_cbrFalamos de um quadro de que tamanho aproximadamente? 30por30?

Se deixar espaço em cada quadro para mais aí uns 48 din... não precisa de se preocupar mais. Isso, em termos de preço de quadro, deverá ser pouco mais.

Colocado por: tiago_cbrO que é aparelhagem de manobra?

São os vulgares interruptores.

0.2208 seg. NEW