Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Colocado por: MikeMelga

Vá para a da Cytech que fica melhor servido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Não sei para que gastam dinherio na central de alarme KNX.

Quem programa KNX, também faz uma central de alarme KNX.
    Sensores Movimento normais + Entradas binárias + Modulo de lógica (algumas entradas binárias até já têm) + Sirene. E está uma central feita.
    Talvez uns 60/70% mais barata.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  2.  # 782

- Tubagem directa dos pontos de luz/tomadas/estores ao(s) quadro(s)

Então mas para que vai servir uma manga directamente do ponto de luz ao quadro? Não deveria ser apenas do interruptor que liga as luzes?

Das tomadas é por causa do que lá será ligado certo?

- Tubagem a interligar a aparelhagem de manobra

Qual é o objectivo de interligar os interruptores?
  3.  # 783

Colocado por: LurgeeQuem programa KNX, também faz uma central de alarme KNX.
    Sensores Movimento normais + Entradas binárias + Modulo de lógica (algumas entradas binárias até já têm) + Sirene. E está uma central feita.

Também concordo, até certo ponto. Durante muito tempo tive o meu alarme assim, sem qualquer problema.
    A vantagem das centrais é terem a lógica toda já incorporada. Já têm as ligações para telefone/telemóvel e um leque de acessórios interessantes.

Mas concordo que, numa instalação de domótica, não as acho essenciais.
  4.  # 784

Colocado por: tiago_cbrEntão mas para que vai servir uma manga directamente do ponto de luz ao quadro? Não deveria ser apenas do interruptor que liga as luzes?

Não. Isso é nos sistemas convencionais.

Colocado por: tiago_cbrQual é o objectivo de interligar os interruptores?

Porque é por onde irá passar o cabo de domótica.

É dificil perceber no início, sem ter a noção de como a domótica funciona e como se interliga.
  5.  # 785

Olá
    Quem programa KNX, também faz uma central de alarme KNX.

Não é bem assim. Uma central de alarme KNX não são simples entradas binárias, são entradas com avaliação de tensão na alimentação do detetor. Quem sabe fazer intrusão sabe bem o que são resistências para análise de vandalismo ou "tampers" destruição de sistemas de deteção.
    Se contabilizar bem o preço das entradas + inteface telefónica + interface gsm, acredite que não lhe fica mais barato. Se tiver muitas entradas binárias, para ligação de detetores de movimento + contactos magnéticos (para análise de abertura de janelas e portas, tendo a dupla função de controlo de climatização e de intrusão / segurança de certeza absoluta que não lhe fica mais barato.

E agora o ponto critico. O que acontece quando há um curto circuito no bus ? Não tem sistema de segurança a funcionar; O que acontece quando falta a energia ? ou tem uma UPS que lhe custa uma fortuna por forma a aguentar bastante tempo ou ... não tem sistema de segurança. Com uma central, e uma ou mais baterias, tem 2 dias de segurança na boa, e com informação por sms da referida falha. Pode ter também informação sobre falha de linha telefónica, bateria fraca (não tem informação de ups fraca) .
    Se fôr para uma Cytech, tem ainda a possibilidade de utilzar um videoporteiro barato interligado com a domótica (aviso de chamada no video porteiro e consequente ação automática como acender uma luz, executar um cenário, redireccionar a chamada para um telefone caso a central esteja armada; de abertura de porta através do videoporteiro)
    Mas há bastante mais funcionalidades...
  6.  # 786

tiago_cbr
    Considere sempre isto:
    Para cada circuito de iluminação ou de estore, considere sempre o equivalente a um módulo de calha DIN. Deve ter em atenção que há módulos de 4, 6, 8, 12, 16 e até 20 saídas. Ou seja, se vai utilizar módulos de 6 saídas, e tiver 20 ciruitos de iluminação no quadro, deve considerar 24 módulos de calha DIN nesse quadro. Se puder deixar algo mais, faça-o.
    Pode fazer a interligação dos botões todos com uma ligação ao quadro, tal como lhe disse o Mike.
    Imagine uma instalação electrica à moda antiga, mas só um pouco diferente.

Por cada ponto de luz, vem do quadro um tubo de 20 com alimentação de 230V até uma caixa de derivação perfeitamente normal. A essa caixa vão dar também os interruptores que quer que acendam essa lampada(s). Dessa forma, tem uma instalação eléctrica convencional a funcionar.
    Ao lado dessa caixa coloca outra caixa vazia, também com um tubo do quadro (será o tubo onde virá o cabo de dados). Interliga todas as caixas vazias (que estão ao lado das caixas com 230V). Os interruptores têm que ter a possibilidade de ir ter à caixa vazia.
    Faz todo este processo de caixa de alimentação 230V para os estores. E tem assim a sua pre-instalação.
    Quando quizer meter-lhe domótica
    Concordam com este comentário: MikeMelga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  7.  # 787

Não se esqueça de deixar também espaço para contador de energia;
    Quanto à água, deve ter o corte de água e contador inteligente a seguir ao contador da companhia .
  8.  # 788

vou-me meter aqui pelo meio....com umas duvidas!

o que é que existe no mercado de videovigilancia sem fios?
    como funciona?
    é caro? mais de 600 euros para uma solução por exemplo com 4 camaras?

ja vi que anda aqui malta que percebe do assunto.....se puderem dar umas luzes, mais do funcionamento do que propriamente do preço!
  9.  # 789

Colocado por: loverscouto que é que existe no mercado de videovigilancia sem fios?

Não há (que eu saiba) videovigilancia sem fios. Há é câmaras wireless. É isso que quer?
    Concordam com este comentário: electrao, sergio_pintas
  10.  # 790

Colocado por: MikeMelga

Não há (que eu saiba) videovigilancia sem fios. Há é câmaras wireless. É isso que quer?

e como funcionam? (presumo que deve ser isso) tem que ter á mesma alimentação, certo? ou funcionam a pilhas?
  11.  # 791

para dizer a verdade..... nao sei o que quero.... nem sei o que existe actualmente!

ja comecei a pesquisar., mas parece-me tudo tao tecnico para um leigo.... que nem sei!
  12.  # 792

e como funcionam? (presumo que deve ser isso) tem que ter á mesma alimentação, certo? ou funcionam a pilhas?

A transmissão da imagem é sem fios, mas tem que ter sempre alimentação. É o chamado sem fios cableado :)
  13.  # 793

Colocado por: konnexmanPor cada ponto de luz, vem do quadro um tubo de 20 com alimentação de 230V até uma caixa de derivação perfeitamente normal. A essa caixa vão dar também os interruptores que quer que acendam essa lampada(s). Dessa forma, tem uma instalação eléctrica convencional a funcionar.

Na maioria das vezes, os eletricistas já não implementam caixas de derivação, instalam caixas fundas nos interruptores e fazem lá as derivações com os ligadores rápidos.

No meu caso, que não deixei preparado para domótica, por estupidez..., não me parece muito fácil... :(

cumps
  14.  # 794

Colocado por: konnexman
    A transmissão da imagem é sem fios, mas tem que ter sempre alimentação. É o chamado sem fios cableado :)

e é seguro? isto é, a transmissao nao falha? nao é possivel interferir na transmissao dos dados?
  15.  # 795

Colocado por: konnexmanNão se esqueça de deixar também espaço para contador de energia;
    Quanto à água, deve ter o corte de água e contador inteligente a seguir ao contador da companhia .

E espaço para a fonte de alimentação do video-porteiro (8 módulos), e no caso de ser necessário, espaço para um atuador (2 módulos) da fechadura eléctrica da porta-homem...

Cumps
    Concordam com este comentário: konnexman
  16.  # 796

Colocado por: konnexmanAo lado dessa caixa coloca outra caixa vazia, também com um tubo do quadro (será o tubo onde virá o cabo de dados). Interliga todas as caixas vazias (que estão ao lado das caixas com 230V). Os interruptores têm que ter a possibilidade de ir ter à caixa vazia.
    Faz todo este processo de caixa de alimentação 230V para os estores. E tem assim a sua pre-instalação.

É só inverter o exemplo abaixo, a caixa de 220V com o interruptor e a caixa do KNX sem o interruptor. O módulo KNX não é necessário numa instalação pensada de raíz.

cumps
      Domotica Pre.jpg
  17.  # 797

Ora aqui está a dita caixa....

http://www.ebay.de/itm/1-Stueck-KAISER-Unterputz-VDE-Tunneldose-Geraetedose-Elektronikdose-1068-02-/331328335060

Se uma pessoa tivesse tido o tempo para investigar propriamente, não apanhava os biscates de hoje... :)

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: konnexman
      caixa dupla.jpg
  18.  # 798

Eelectrão, pode sempre ir para um botão com actuador integrado, tipo isto: http://www.mdt.de/EN_RF_Glas_Push_Buttons.html. Fica-lhe um pouco mais caro, mas também não gastou na cablagem ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  19.  # 799

Colocado por: konnexmanEelectrão, pode sempre ir para um botão com actuador integrado, tipo isto:http://www.mdt.de/EN_RF_Glas_Push_Buttons.html.Fica-lhe um pouco mais caro, mas também não gastou na cablagem ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

O problema é também no espaço disponível do quadro elétrico. Eliminando alguns Interruptores Diferenciais consigo libertar espaço para meter dois atuadores de 8 módulos (16 + 16 saídas). Mas não tenho muito mais espaço de manobra.... :(

E como não há espaço no quadro eléctrico, teria que arranjar um solução para os interruptores dos estores (talvez os módulos KNX que se metem nas caixas fundas...).

cumps
  20.  # 800

Colocado por: loverscout

e é seguro? isto é, a transmissao nao falha? nao é possivel interferir na transmissao dos dados?

É uma transmissão por wifi, que vale o que vale. É óbvio que cabo é cabo. Se a sua instalação for de raiz, ponha cabo, se for para remediar ... que remédio.

0.2610 seg. NEW