Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 841

Colocado por: MikeMelgaSe só usar saída (voz e sms) pode usar qualquer VOIP provider como o freevoipdeal ou similar.

Não, ... estou a pensar também em entradas/ordens.

No entanto, não posso fazer o retrofitting da instalação de uma só vez... Uma vez que estou a terminar os muros e os arranjos exteriores, primeiro o sistema do Video-Porteiro e depois o KNX...

Obrigado
  2.  # 842

Colocado por: MikeMelgaNão uso o envio de SMS para controlar coisas. Uso o HS para isso.

Ok,... não é controlo, mas é atuação. Quando falas que abres o portão através do telemóvel, presumo que a chamada "entre" pela gateway, a tal GSM (Portech MV-372) e presumo que esta, de algum modo, dê indicação ao HS para abertura do portão... E como é dada essa indicação, ou está o servidor no meio a correr o 3CX ou Asterisk e estes de algum modo passam a informação para o HS?

Como deves ter reparado, não é claro para mim a sequência de interfaces/serviços/hardware desde a chamada telefónica à abertura do portão...

Deve ser este:

2 Ports VoIP GSM Gateway / VoIP CDMA Gateway/VoIP UMTS Gateway
    MV-372 is a 2 channel VoIP GSM/CDMA/UMTS Gateway for call termination (VoIP to GSM/CDMA/UMTS ) and origination (GSM/CDMA/UMTS to VoIP). It is SIP based and compatible with Asterisk,Trixbox,3CX,SIP Proxy Server,VoipBuster... It can enable to make 2 calls simultaneously from IP phones to GSM/CDMA/UMTS networks and GSM/CDMA/UMTS networks to IP phone.

Option SBK-32 :32 SIMs Remote SIM Bank and SIM Server
    Connect with PORTech GSM Gateway via internet
    SIM cards no longer need to be installed in GSM Gateway anymore;
    You can deploy your GSM Gateway in different locations.
    Centralize and supervise all SIMs in one place.
  3.  # 843

Colocado por: electraoComo deves ter reparado, não é claro para mim a sequência de interfaces/serviços/hardware desde a chamada telefónica à abertura do portão...

Deixa-me então explicar-te melhor esse processo:

Não uso qualquer gateway para isso. Como sou cliente Meo, tenho direito a 2 números VOIP gratuitos. Esses números estão configurados na minha central telefónica (3CX). Assim, quando ligo para um desses números acontece o seguinte:

- A central vê quem está a ligar e reencaminha para a 'telefonista virtual' correspondente.
    - Se for número autorizado, ouves as opções e escolhes a opção que quiseres.
    - O 3cx dá indicação ao software de controle qual foi a opção escolhida
    - Mando executar a opção seleccionada.

Na prática, ligas para aquele número, ouves as opções "Prima 1 para accionar o portão, 2 para qq coisa, etc" e depois o 3CX faz forward dessa escolha para a minha aplicação.

Para isso só precisas do 3CX (gratuito) e de um número Voip (gratuitos na Meo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, PMMA
  4.  # 844

Colocado por: MikeMelgaNão uso qualquer gateway para isso. Como sou cliente Meo, tenho direito a 2 números VOIP gratuitos. Esses números estão configurados na minha central telefónica (3CX). Assim, quando ligo para um desses números acontece o seguinte:

- A central vê quem está a ligar e reencaminha para a 'telefonista virtual' correspondente.
    - Se for número autorizado, ouves as opções e escolhes a opção que quiseres.
    - O 3cx dá indicação ao software de controle qual foi a opção escolhida
    - Mando executar a opção seleccionada.

Na prática, ligas para aquele número, ouves as opções "Prima 1 para accionar o portão, 2 para qq coisa, etc" e depois o 3CX faz forward dessa escolha para a minha aplicação.

Para isso só precisas do 3CX (gratuito) e de um número Voip (gratuitos na Meo).

Ok... Tou em sintonia. Também tenho MEO. :) Pelo menos até chegar a fibra a estas bandas....

Seguinte:
    1. Não tens autenticação? Isto é, apesar de teres o tal número VOIP, não é pedido nenhum código antes de proceder à abertura do portão?
    2. Esse software de controlo é algo que está a correr no servidor? E a execução propriamente dita é feita pelo HS?

Será algo assim:
    Central telefónica (3CX) -> Servidor (Software de Controlo) -> HS (Execução) -> Atuador (ordem para o atuador do portão)

Não tá fácil...
  5.  # 845

Vocês desculpem-me, mas com uma Cytech essas coisas todas são simplesmente triviais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
      Cytech Miscelaneous responses.PNG
  6.  # 846

Tem ainda a possibilidade de fazermos até 600 comandos por telefone
      Cytech Comando telefone.PNG
  7.  # 847

Aquilo que vemos aí como response são acções que se desencadeiam através do motor lógico
      Responses exemplo.PNG
  8.  # 848

Colocado por: konnexmanVocês desculpem-me, mas com uma Cytech essas coisas todas são simplesmente triviais.

Sim, a Cytech é muito boa mas a vantagem da central telefónica... é a central telefónica e o preço (gratuito).
    Eu não uso a central telefónica para fazer isso. Eu APROVEITO a central telefónica para isso, que é bem diferente :)

Colocado por: electrao1. Não tens autenticação? Isto é, apesar de teres o tal número VOIP, não é pedido nenhum código antes de proceder à abertura do portão?

A única autenticação é o número de onde ligas. Se me roubarem o telemóvel podem abrir o portão :)

Colocado por: electrao2. Esse software de controlo é algo que está a correr no servidor? E a execução propriamente dita é feita pelo HS?

Dá uma vista de olhos no Eventghost (www.eventghost.org). Esse pode servir como factor de ligação entre os vários sistemas.

Colocado por: electraoCentral telefónica (3CX) -> Servidor (Software de Controlo) -> HS (Execução) -> Atuador (ordem para o atuador do portão)

Isso, mas sem o HS que não é para aqui chamado :)
  9.  # 849

Colocado por: konnexmanVocês desculpem-me, mas com uma Cytech essas coisas todas são simplesmente triviais.

Tá desculpado.

A Cytech tem uma entrada de linha telefónica, tem lógica implementada e através do KNX faz a ação respectiva.

Está interessante... :)

Lamento todo este brainstorming, mas é a única maneira de ir tentando desenhar um sistema numa condição difícil: a instalação não ficou preparada para KNX ou para integração. Com as várias participações, pode ser que despertemos mais almas para a domótica e a versatilidade do KNX/EIB.
  10.  # 850

Lamento todo este brainstorming, mas é a única maneira de ir tentando desenhar um sistema numa condição difícil: a instalação não ficou preparada para KNX ou para integração. Com as várias participações, pode ser que despertemos mais almas para a domótica e a versatilidade do KNX/EIB.

É verdade, é verdade :)
    Eu apenas me desculpei como forma de introdução e por achar que a solução da Cytech é bastante mais simples e eficaz, pois integra ainda outras funções.

Isto não invalida, no entanto, a solução do Mike. Uma vez que ele tem o servidor, se utilizar um Cisco 112 - 2 Port Phone Adaptor ou similar da Grandstream (procurar por phone to voip adapter) pode transpor de uma Cytech todas as funcionalidades voip extra que pretender.
  11.  # 851

Colocado por: konnexmantodas as funcionalidades voip extra que pretender.

Na verdade, o VoIP era um assunto muito quente à uns tempos atrás, mas hoje em dia com as tarifas flat rate, o meu consumo nacional é zero. Quanto ao consumo internacional, ainda cheguei a ponderar, mas a partir das 21:00 é gratuito para uma série de países. Para o dia a dia, existe o Skype e o WhatsApp (ambos suportam voz e texto). Mais, com os smartphones, pode-se estabelecer a chamada diretamente, sem o recurso do computador.

Será que existe mais valias em usar as gateways para discriminação de operador ou à procura de uma tarifa xpto? Presumo que sim, para quem não tem 3play.
  12.  # 852

De facto, não será por causa de redução de custos que se optará por Voip.

No entanto, a central telefónica continua a ter as suas vantagens:

- Posso pegar no telefone de casa e ligar para qualquer número (fixo ou móvel) sabendo que não vou pagar chamada.
    - Posso criar funcionalidades como as que descrevi aqui
    - Posso ter um gravador de chamadas profissional e customizável
    - Posso deixar de receber chamadas desde as X da noite às Y da manhã
    - Posso gravar as chamadas que quiser

e, acima de tudo,

- Posso fazer isso tudo sem gastar tusto, já que o software da central é gratuito para uso doméstico :)
    Concordam com este comentário: konnexman
  13.  # 853

Sem dúvidas que estas serão as melhores, no meu ponto de vista:

Colocado por: MikeMelga- Posso criar funcionalidades como as que descrevi aqui

Colocado por: MikeMelga- Posso gravar as chamadas que quiser

Em relação a:

Colocado por: MikeMelga- Posso ter um gravador de chamadas profissional e customizável

A opção acima pedi para não estar disponível. Tenho lá eu paciência para ouvir o gravador, mas isso pode ser consequências de antigas experiências profissionais...

Colocado por: MikeMelga- Posso deixar de receber chamadas desde as X da noite às Y da manhã

Não sei se no teu caso terás familiares mais velhos que não se dão muito bem com o telemóvel e então, é necessário deixar o telefone fixo disponível para qualquer eventualidade.

Colocado por: MikeMelgae, acima de tudo,

- Posso fazer isso tudo sem gastar tusto, já que o software da central é gratuito para uso doméstico :)

Esta é indiscutível :)

cumps
  14.  # 854

Posso ter um gravador de chamadas profissional e customizável

Nesse caso a Cytech tem até 8 caixas de gravação de voz para mensagens deixadas no videoporteiro ou audioporteiro (daqueles de 50€) ou por telefone
      Cytech Gravação de mensagens do Videoporteiro.PNG
  15.  # 855

E esta:
      Cytech Atendedor automático com 8 caixas de voz.PNG
  16.  # 856

@Mike

Qual foi o cabo que usaste para receber o input o sinal do portão aberto e de fechadura aberta (um normal UTP/FTP)?

@all

Cabo KNX para exterior, entubado claro, que recomendam?

E cabo KNX interior para passagem entre quadros eléctricos do piso RC e o piso 1 (teria de passar pelo mesmo tudo da alimentação do quadro)? Já vi que existem uns cabos KNX combi, que têm o BUS e alimentação. Não era isso que pretendia. Apenas preciso do cabo KNX isolado de tal modo que não sofra influências da alimentação AC do quadro do piso 1, se é que é possível...
  17.  # 857

Colocado por: electraoQual foi o cabo que usaste para receber o input o sinal do portão aberto e de fechadura aberta (um normal UTP/FTP)?

Foi o mais barato que arranjei.

Colocado por: electraoCabo KNX para exterior, entubado claro, que recomendam?

KNX no exterior... nunca. Para que quer KNX no exterior? É uma falha de segurança e risco eléctrico enorme.

Colocado por: electraoE cabo KNX interior para passagem entre quadros eléctricos do piso RC e o piso 1 (teria de passar pelo mesmo tudo da alimentação do quadro)? Já vi que existem uns cabos KNX combi, que têm o BUS e alimentação. Não era isso que pretendia. Apenas preciso do cabo KNX isolado de tal modo que não sofra influências da alimentação AC do quadro do piso 1, se é que é possível...

O KNX, tanto quanto saiba (mas aí o konnexman pode opinar), só tem um cabo:
    Este verdinho :)
    https://www.google.pt/search?q=knx+cable&espv=2&biw=1280&bih=899&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIrYzS_urGyAIVgnIaCh0TSAy1#imgrc=_
  18.  # 858

Colocado por: MikeMelgaKNX no exterior... nunca. Para que quer KNX no exterior? É uma falha de segurança e risco eléctrico enorme.

Não tenho espaço no quadro eléctrico para a alimentação ou lógica, no máximo para os atuadores.
    Tenho de instalar estes equipamentos noutra divisão da casa. E a única maneira é pelo exterior, uma vez que ficaram uma série de tubos de reserva do quadro eléctrico para o exterior...

A não ser que escavem à procura do tubo, não vejo grande problema de segurança.

Risco eléctrico também não percebi...
  19.  # 859

Colocado por: MikeMelgaFoi o mais barato que arranjei.

Isso quer dizer que foi um cabo de rede? Isso era porreiro, ainda tenho cabo de reserva CAT6 FTP e não precisaria de comprar outro.

cumps
      FutureCom FFTP 1.jpg
  20.  # 860

Colocado por: electraoTenho de instalar estes equipamentos noutra divisão da casa. E a única maneira é pelo exterior, uma vez que ficaram uma série de tubos de reserva do quadro eléctrico para o exterior...

Então é só mesmo passar o cabo? Não vai ter nenhum dispositivo fora?

0.2768 seg. NEW