Iniciar sessão ou registar-se
    • jmaia
    • 2 julho 2009 editado

# 161

Colocado por: raquel.jmaJmaia,

Tenho o seu calculo feito, mas perdi o seu mail... já virei tudo e n encontro... pode dizer-me qual é para que eu lhe reencaminhe o calculo luminotecnico?

Bom Dia.
    Com todo o gosto.
    [email protected]

Já agora aproveito para questionar o seguinte:
    Relativamente aos detectores/simuladores de presença,sem ser KNX (posso ligar futuramente ao sistema domotica KNX) alguém me pode dizer marcas para colocar dentro das em caixas eléctricas fundas ?

Outra questão que tenho é: como vou ter 2 quadro eléctricos pergunto tenho que "levar" de cada caixa que quero controlar ao quadro principal ? se não tiver de que forma ligo futuramente os controladores knx ao quadro ?

No caso dos termostatos para piso radiante a agua, o que devo colocar e a que altura ? (existem para este aparelhos com as dias funções KNX e normal )
    Cumprimentos,
    Jose Maia
  1.  # 162

Acabo de enviar o calculo Jmaia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmaia
  2.  # 163

Cara raquel.jma

Quero aqui agradecer publicamente o seu empenho no estudo efectuado por V.exa sem custos associados a troco de nada.

Muito obrigado.
    Jose Maia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  3.  # 164

Caros,

Descobri há pouco o fórum e foi interessante a discussão que estive agora mesmo a ler. A domótica para mim é apenas uma curiosidade que me levou a escolher uma determinada tecnologia para a minha vivenda em construção. Em colaboração com o electricista eu mesmo vou programar e instalar.

Gostaria de deixar no ar apenas algumas palavras-chave, que para mim são importantes e sobre qual devem reflectir:

- Integração,
    - Tecnologia não proprietária,
    - Expansível,
    - Flexível,
    - Robustez,
    - Redundância,
    - Disponibilidade,

Gostaria de deixar no ar apenas algumas notas:

Nota_1: Não queiram um sistema complicadíssimo e depois pouco funcional. Exemplo: Já pensaram que crianças mais pequenas têm dificuldades em operar um LCD de muitos menus? E se a criança simplesmente precisa de acender uma luz?

Nota_2: Integração: Não minha construção, por opção separei os sistemas uns dos outros (Segurança, Domótica, Aquecimento central). Claro, isto vai contra o conceito da CASA INTELIGENTE.

Nota_3: Caros, não existem CASAS INTELIGENTES! Existem funcionalidades diárias que conseguimos automatizar (domótica). Por mais que o café esteja pronto quando chegamos a casa é preciso colocar manualmente o café na véspera na máquina.

Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitocril
  4.  # 165

Alguém sabe se existe algum sensor que meça a temperatura corporal?

Tenho andado a procura e ainda não encontrei nada.

O objectivo é alertar se uma pessoa têm febre ou não.
  5.  # 166

Colocado por: chirinoAlguém sabe se existe algum sensor que meça a temperatura corporal?

Que tal um termometro? Tem em todas as farmácias... :)
  6.  # 167

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: chirinoAlguém sabe se existe algum sensor que meça a temperatura corporal?

Que tal um termometro? Tem em todas as farmácias... :)

Caro Pedro Azevedo78,

infelizmente não é assim tão linear , estou a pensar num sensor um pouco mais avançado nas funcionalidades da mesma forma que há este sensor que lhe envia um sinal a indicar que o vidro de uma janela partiu-se e a partir dai pode-se activar o alarme e outras coisas, bem como indicar que já não há sol e logo em seguida baixar os estores, caso a janela esteja fechada.

O objectivo é por exemplo se o meu filho tiver febre, eu no meu quarto ter uma indicação nesse sentido, algo do género como esta nanny, que monitoriza a respiração dos bebes e alerta se algo estiver errado.
    • mfc
    • 10 julho 2009

# 168

Em primeiro lugar devo dizer que esta thread é bastante interessante e depois de a ler já tirei algumas duvidas, desde já obrigado a todos aqueles que nela têm participado e dado informações sobre este assunto.
    Estando a fazer alterações na instalação eléctrica e estava a pensar aproveitar e fazer também uma instalação de domótica (EIB/KNX). Sou um novato no assunto e o pouco que sei é pelo que li na net. No meu caso e nesta fase interessava-me controlar os estores e o sistema de rega, eventualmente também usar como sistema de segurança. Não me interessa controlar a iluminação (nunca percebi bem qual o interesse disto sinceramente) nem aquecimento central, para isto já tenho um termostato nos radiadores e caldeira, chega e funciona perfeitamente. Sei que posso fazer tudo isto de modo mais barato sem recorrer à domotica, mas as potencialidades do sistema seriam bastante superiores deste modo e seria uma aposta de futuro. Agora as questões.

A) ESTORES
    Tenho os estores a funcionar na instalação eléctrica tradicional, o que preciso de fazer para mudar para EIB?
    1. Retirar os actuais interruptores
    2. Passar o cabo eléctrico directo dos motores ao quadro de domótica
    3. Colocar os actuadores EIB no lugar dos antigos interruptores e ligar o cabo BUS
    4. Colocar um controlador dentro do quadro(?) ou tenho que ter 1 em cada interruptor?

Está correcto? Errado? Falta-me alguma coisa?
    Deste modo posso subir/descer os estores tanto nos interruptores como ir à consola e mandá-los subir/descer todos de uma vez correcto?

A nivel de ligação eléctrica de 220V como é que funciona? Neste momento tenho 1 disjuntor para os estores no quadro eléctrico. Devo colocar um disjuntor para os estores no quadro de domotica e retiro simplesmente o do quadro eléctrico?

B) Instalação Eléctrica vs Domótica
    Muitos apregoam que ou se instala um ou outro. Pessoalmente não vejo porquê e gostava de ler algumas opiniões. Não vejo qualquer interesse em controlar por exemplo todas as luzes da casa, e se vamos passar um fio por cada lampada até ao quadro da domótica vamos ficar com tanta cablagem na parede que nem quero pensar.
    O que eu estava a pensar era instalação eléctrica standard para luzes, tomadas (eventualmente ligar uma ou outra tomada à domotica) e usar domótica apenas para aquilo que me pareça que faça sentido controlar num sistema de domótica. Um sistema de segurança, no meu caso estores eléctricos e sistema de rega automática e de momento não me parece que precise de algo mais. Se conseguisse ter um sistema que fechasse as portadas automaticamente tb dava jeito mas nunca vi nada assim :)

C) Sistemas de Segurança (os normais alarmes) vs Domótica
    Já li em vários sitios que não se deve usar domotica como sistema de segurança, eu pergunto porquê? Um sistema de domótica não é também um bom sistema de segurança? Pelo que vejo tem todas as funcionalidades e mais algumas. Gostava de ver alguns argumentos acerca disto. Dizer que é pouco seguro por ser open source não convence, o Linux é open source e não é por isso que deixa de ser seguro por exemplo, é muito mais seguro que o Windows por exemplo. Aliás nos dias que correm na minha modesta opinião cada vez mais faz sentido ter coisas que sejam open source, com a velocidade que empresas abrem falência este é um modo de garantir que não ficamos de repente com um sistema encalhado nas nossas mãos.

D) Empresas que façam instalação
    Alguém me sabe recomendar algumas empresas da zona norte que façam este tipo de instalações para pedir uns orçamentos assim que tiver tudo mais ou menos alinhavado?
  7.  # 169

Boa tarde

Colocado por: mfcEm primeiro lugar devo dizer que esta thread é bastante interessante e depois de a ler já tirei algumas duvidas, desde já obrigado a todos aqueles que nela têm participado e dado informações sobre este assunto.
    Estando a fazer alterações na instalação eléctrica e estava a pensar aproveitar e fazer também uma instalação de domótica (EIB/KNX). Sou um novato no assunto e o pouco que sei é pelo que li na net. No meu caso e nesta fase interessava-me controlar os estores e o sistema de rega, eventualmente também usar como sistema de segurança. Não me interessa controlar a iluminação (nunca percebi bem qual o interesse disto sinceramente) nem aquecimento central, para isto já tenho um termostato nos radiadores e caldeira, chega e funciona perfeitamente. Sei que posso fazer tudo isto de modo mais barato sem recorrer à domotica, mas as potencialidades do sistema seriam bastante superiores deste modo e seria uma aposta de futuro. Agora as questões.

A) ESTORES
    Tenho os estores a funcionar na instalação eléctrica tradicional, o que preciso de fazer para mudar para EIB?
    1. Retirar os actuais interruptoresPodem ser os mesmos
    2. Passar o cabo eléctrico directo dos motores ao quadro de domótica
    Não, pode colocar modulos na caixa dos estores
    3. Colocar os actuadores EIB no lugar dos antigos interruptores e ligar o cabo BUSNão, os interruptores podem ser os mesmos e colocar actuadores RF
    4. Colocar um controlador dentro do quadro(?) ou tenho que ter 1 em cada interruptor?
    Para não ter que enviar os cabos 230V ao quadro e colocar ai os modulos pode fazer como lhe disse em cima colocar os modulos dentro da caixa dos estores e dentro da caixa dos interrruptores

Está correcto? Errado? Falta-me alguma coisa?
    Deste modo posso subir/descer os estores tanto nos interruptores como ir à consola e mandá-los subir/descer todos de uma vez correcto?Sim

A nivel de ligação eléctrica de 220V como é que funciona? Neste momento tenho 1 disjuntor para os estores no quadro eléctrico. Devo colocar um disjuntor para os estores no quadro de domotica e retiro simplesmente o do quadro eléctrico?
    Continua como está

B) Instalação Eléctrica vs Domótica
    Muitos apregoam que ou se instala um ou outro. Pessoalmente não vejo porquê e gostava de ler algumas opiniões. Não vejo qualquer interesse em controlar por exemplo todas as luzes da casa, e se vamos passar um fio por cada lampada até ao quadro da domótica vamos ficar com tanta cablagem na parede que nem quero pensar.
    O que eu estava a pensar era instalação eléctrica standard para luzes, tomadas (eventualmente ligar uma ou outra tomada à domotica) e usar domótica apenas para aquilo que me pareça que faça sentido controlar num sistema de domótica. Um sistema de segurança, no meu caso estores eléctricos e sistema de rega automática e de momento não me parece que precise de algo mais. Se conseguisse ter um sistema que fechasse as portadas automaticamente tb dava jeito mas nunca vi nada assim :)
    Existe mas é muito caro, pode falar com o JPD que ele esteve a ver essa situação.
    C) Sistemas de Segurança (os normais alarmes) vs Domótica
    Já li em vários sitios que não se deve usar domotica como sistema de segurança, eu pergunto porquê? Um sistema de domótica não é também um bom sistema de segurança? Pelo que vejo tem todas as funcionalidades e mais algumas. Gostava de ver alguns argumentos acerca disto. Dizer que é pouco seguro por ser open source não convence, o Linux é open source e não é por isso que deixa de ser seguro por exemplo, é muito mais seguro que o Windows por exemplo. Aliás nos dias que correm na minha modesta opinião cada vez mais faz sentido ter coisas que sejam open source, com a velocidade que empresas abrem falência este é um modo de garantir que não ficamos de repente com um sistema encalhado nas nossas mãos.
    Talvez por ser um sistema autonomo em caso de falha de energia electrica, o que também se pode resolver no caso da domotica.

D) Empresas que façam instalação
    Alguém me sabe recomendar algumas empresas da zona norte que façam este tipo de instalações para pedir uns orçamentos assim que tiver tudo mais ou menos alinhavado?

Cpts
    kakai
    • mfc
    • 11 julho 2009

# 170

Muito obrigado kakai, no entanto só mais uns esclarecimentos.

2. Passar o cabo eléctrico directo dos motores ao quadro de domóticaNão, pode colocar modulos na caixa dos estores -> Mas a nivel de preço não compensará bastante mais ter 1 unico modulo de várias entradas na caixa?

3. Colocar os actuadores EIB no lugar dos antigos interruptores e ligar o cabo BUSNão, os interruptores podem ser os mesmos e colocar actuadores RF -> Preferia não ter nada RF, pessoalmente acho que já levamos com radiações que bastam hoje em dia por isso se pudesse evitar melhor. Neste caso teria mesmo que substituir os interruptores correcto? Embora neste caso penso que os actuadores só emitiam quando forem actuados de maneira que talvez nem fosse muito relevante.

Existe mas é muito caro, pode falar com o JPD que ele esteve a ver essa situação. -> Então para o JPD estaria bastante interessado em ter alguma informação sobre essa solução, pode-me ajudar?

Talvez por ser um sistema autonomo em caso de falha de energia electrica, o que também se pode resolver no caso da domotica. -> Que tipo de soluções são utilizadas nestes casos? Sinceramente não faço ideia quais as que os sistemas de segurança standard usam, mas realmente é uma questão muito importante. Ficar sem o sistema de segurança caso fiquemos sem energia electrica não faz grande sentido.

cumps
  8.  # 171

Colocado por: mfcMuito obrigado kakai, no entanto só mais uns esclarecimentos.

2. Passar o cabo eléctrico directo dos motores ao quadro de domóticaNão, pode colocar modulos na caixa dos estores ->Mas a nivel de preço não compensará bastante mais ter 1 unico modulo de várias entradas na caixa?Eu sugeri essa hipotese porque falou em instalação existente, se está a abrir roços e passar tubos pode fazer isso que diz

3. Colocar os actuadores EIB no lugar dos antigos interruptores e ligar o cabo BUSNão, os interruptores podem ser os mesmos e colocar actuadores RF ->Preferia não ter nada RF, pessoalmente acho que já levamos com radiações que bastam hoje em dia por isso se pudesse evitar melhor. Neste caso teria mesmo que substituir os interruptores correcto? Embora neste caso penso que os actuadores só emitiam quando forem actuados de maneira que talvez nem fosse muito relevante.
    pode manter os mesmos interruptores em qualquer uma das situações mas se não for RF tem que levar cabo BUS

Existe mas é muito caro, pode falar com o JPD que ele esteve a ver essa situação. ->Então para o JPD estaria bastante interessado em ter alguma informação sobre essa solução, pode-me ajudar?

Talvez por ser um sistema autonomo em caso de falha de energia electrica, o que também se pode resolver no caso da domotica. ->Que tipo de soluções são utilizadas nestes casos? Sinceramente não faço ideia quais as que os sistemas de segurança standard usam, mas realmente é uma questão muito importante. Ficar sem o sistema de segurança caso fiquemos sem energia electrica não faz grande sentido.
    utiliza-se os sistemas normais de intrusão com a central a ter capacidade de comunicar com o sistema KNX.As centrais normais teem saidas de alarme que podem ser ligadas a modulos de entradas para comandar uma ordem especifica.

cpts
    kakai
    cumps
    • mfc
    • 12 julho 2009

# 172

Tenho a instalação feita, mas estou a fazer remodelações de modo que vou abrir roços novos, estava mesmo a pensar passar cabo bus por todas as divisões de modo que não tem problema para mim. No entanto vejo uma vantagem em deixar os modulos na caixa dos estores que é menos cabo eléctrico a passar nas paredes, é que ainda são alguns estores. Tenho que ver é a nivel de custos por quanto ficará uma solução e outra.

Em relação aos interruptores sempre pensei que tivessemos que usar interruptores EIB, que os normais nunca funcionariam. Pode só explicar-me de forma básica que tipo de ligações se faria para colocar a funcionar com um interruptor eléctrico normal. É que se podemos manter os normais qual a vantagem de usar os EIB?

Não fazia a minima ideia que existiam sistemas de intrusão com capacidade de comunicar com KNX. Conhece algum que me possa indicar? Se percebi bem nessa situação que descreveu o sistema de intrusão funcionaria por si só (com um protocolo fechado) e em caso de alarme poderia comunicar com o KXN através das saidas que falou. Isto seria bastante bom, embora me desagrade um pouco ficar agarrado a um sistema com um protocolo fechado ou proprietario, era um dos motivos pelos quais iria usar o KXN.
  9.  # 173

Colocado por: mfcTenho a instalação feita, mas estou a fazer remodelações de modo que vou abrir roços novos, estava mesmo a pensar passar cabo bus por todas as divisões de modo que não tem problema para mim. No entanto vejo uma vantagem em deixar os modulos na caixa dos estores que é menos cabo eléctrico a passar nas paredes, é que ainda são alguns estores. Tenho que ver é a nivel de custos por quanto ficará uma solução e outra.

Em relação aos interruptores sempre pensei que tivessemos que usar interruptores EIB, que os normais nunca funcionariam. Pode só explicar-me de forma básica que tipo de ligações se faria para colocar a funcionar com um interruptor eléctrico normal. É que se podemos manter os normais qual a vantagem de usar os EIB?para os EIB a diferença está em ser uma unica peça, e existirem interruptores com mais soluções uma delas o nº de teclas enquanto com os normais ter que ter uma caixa funda pois a somar ao interruptor tem que meter um modulo no interior da caixa. As ligações são simples e na programação só tem que dizer ao sistema que o tipo de pressão no actuador em vez de ser de pressão é interruptor.

Não fazia a minima ideia que existiam sistemas de intrusão com capacidade de comunicar com KNX. Conhece algum que me possa indicar? Se percebi bem nessa situação que descreveu o sistema de intrusão funcionaria por si só (com um protocolo fechado) e em caso de alarme poderia comunicar com o KXN através das saidas que falou. Isto seria bastante bom, embora me desagrade um pouco ficar agarrado a um sistema com um protocolo fechado ou proprietario, era um dos motivos pelos quais iria usar o KXN.
    Pode meter uma central normal e depois nas saidas de alarme que ela tiver pode por exemplo ligar a um modulo de 4 entradas de sinal e quando actuar a central ela manda sinal para o modulo e por exemplo a entrada onde está a chegada do sinal da central programa para em caso de receber um sinal abrir os estores todos ( para o ladrão poder sair ) eheheh

Cpts
    kakai
  10.  # 174

Caros:
    No caso de usar KNX para controlar os estores, tenho que ter um tubo ate ao motor dos estores ? Ou fica o cabo bus ate ao botao ?
    Obrigado
  11.  # 175

Colocado por: chirinoinfelizmente não é assim tão linear , estou a pensar num sensor um pouco mais avançado nas funcionalidades da mesma forma que háestesensor que lhe envia um sinal a indicar que o vidro de uma janela partiu-se e a partir dai pode-se activar o alarme e outras coisas, bem como indicar que já não há sol e logo em seguida baixar os estores, caso a janela esteja fechada.

Acha comparável?
    Colocado por: chirinoO objectivo é por exemplo se o meu filho tiver febre, eu no meu quarto ter uma indicação nesse sentido,

Primeiro filho? Tenha calma... Não é tão complicado quanto parece... :)
    Acredite que quando o seu filho tiver febre você vai ter essa indicação... :) Eles choram bem alto.
    • mfc
    • 13 julho 2009

# 176

jmaia : Tem que levar apenas cabo eléctrico ao motor para o alimentar. Aos interruptores EIB levará cabo bus a menos que use a solução por RF que o kakai me apresentou uns posts atrás. Eu continuo é a não perceber como se ligaria o cabo bus no caso de usarmos interruptores eléctricos normais.

kakai : Gostei dessa ideia de abrir os estores para o ladrão sair, afinal o conceito de casa inteligente é mesmo tornar as coisas mais faceis :) Penso que já estou esclarecido sobre as centrais de segurança, se optar por esta solução não me vou esquecer de verificar se tem essas saidas. Já agora numa central normal se a electricidade falhar por algum tempo aquilo continua mesmo a funcionar? E se sim como, tem alguma bateria interna?
  12.  # 177

Acha comparável?

Nesta altura do campeonato, nada é impossivel, e por acaso vi uma solução , por exemplo as câmaras de video termicas usadas nos aeroportos por causa agora da gripe A. Resta saber se é compatível com o sistema ou se é possível adaptar.

Acredite que quando o seu filho tiver febre você vai ter essa indicação... :) Eles choram bem alto.

Nem todas as crianças reagem da mesma forma, e há crianças que não podem ter simplesmente febres altas.
  13.  # 178

. Já agora numa central normal se a electricidade falhar por algum tempo aquilo continua mesmo a funcionar? E se sim como, tem alguma bateria interna?

Através de uma "ups" ou uma bateria de 12v, garante um determinado numero de luzes operacionais (luzes de presença) bem como permite por exemplo se tiver estores externos abri-los. Claro que isso têm que ser tudo programado
  14.  # 179

Colocado por: mfcEu continuo é a não perceber como se ligaria o cabo bus no caso de usarmos interruptores eléctricos normais.
    Junto um ficheiro com alguns dos actuadores que mete dentro das caixas onde tem os int. normais.

cpts
    kakai
  15.  # 180

Quanto aos estores
    depende da instalação existente, o mfc julgo ter dito que a instalação é existente, pode fazer de 2 maneiras:
    ou abre roços e leva circuitos directos 230v de cada estore a comandar ao quadro e ai ficam os modulos de saida, e leva o cabo BUS SÒ a passar nos comandos existentes e coloca os modulos (que meti no post acima) nos interruptores existentes ou compra interruptores novos com BCU incorporado.e tem que meter também o cabo BUS ao estore juntamente com um modulo na caixa de estore.

Quanto ao jmaia:
    pode levar cada estore ao quadro e ai ficam os modulos saida estores e o cabo BUS só vai ao interruptorou pode levar um circuito de potencia a vários estores e ai tem que meter um modulo em cada estore e levar o cabo BUS.

espero que compreendam o que tentei explicar porque isto ás vezes tambem se torna complicado nós aqui conseguirmos explicar alguma coisa.

cpts
    kakai

0.0714 seg. NEW