Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pessoal, desculpem estar a mudar o rumo da conversa, mas alguem tem instalado o sistema Idom da empresa nacional domatica?

    http://www.domatica.pt
  2.  # 2

    Ao Claudo Martins e Vidagomorango,

    Podem efectivamente utilizar a arquitectura de bus em linha, mas pela minha prática pessoal, a melhor forma é terem uma caixa de derivação ampla em cada compartimento por forma a mais tarde poderem ampliar facilmente as funcionalidades de cada espaço. Todas as caixas ficam interligadas por bus, e todos os botões e componentes knx do espaço vão à caixa.
    Dessa forma podem sempre optar por um sistema de entradas binárias / analógicas, com maior aproveitamento das mesmas.
    O sistema em linha é mais económico na tubagem e é mais apropriado para quem quer colocar exlclusivamente botões de bus. No entanto, continuo a aconselhar a consulta de um especialista na matéria para melhor os aconselharem sobre a melhor topologia. Por exemplo, a Zennio lançou há uns tempos um módulo de 4 entradas para sondas de temperatura que pura e simplesmente pulverizaram o preço do conceito de controlo individual de clima por compartimento. Mas para isso é necessário obedecer a um novo tipo de tipologia.
    Só quem está dentro do ramo é que está, ou deveria estar, ao corrente desse tipo de soluções.

    Claro que há também muitos integrador knx que por estarem comprometidos com uma marca de equipamentos ou por querem facturar um solução mais cara, para assim ganharem mais na margem comercial dos produtos a vender não utilizarão este tipo de soluções.

    Quando é que um integrador está comprometido com uma marca ? Geralmente quando o cliente pede ao electricista para lhe apresentar um orçamento.

    Como os electricistas não sabem como programar e não estão ao corrente de todas as nuances que uma instalação de domótica, por não ser essa a sua função na obra, vão pedir ao armazenista apoio para tal. O armazenista vai pedir à marca que lhe dê melhores margens ou com a qual tenha objectivos de vendas a cumprir, e é a marca quem vai arranjar uma firma instaladora de domótica ( o tal especialista), pois as marcas não têm gabinete de projecto para fazer "vivendinhas" ! Como a obra veio através de uma marca, o especilista vai-lhe fazer o projecto, só com equipamentos dessa marca X e sem aproveitar a riqueza do knx, que é o conceito multi-marca em função de preços e funcionalidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vidagomorango, vitocril
  3.  # 3

    Boas,

    tenho uma dúvida:

    Quando existem quadros auxiliares, como se integra a dómotica?

    Em casas só de um quadro eléctrico, o quadro dómotico logo ao lado (noutro quadro, entenda-se) possui todos os actuadores, certo? ambos "comunicam logo ali", e basta que o BUS interligue todos os controladores. (penso eu...)

    E quando existem quadros auxiliares? digamos, por exemplo que o circuito eléctrico dos quartos está integrado num quadro auxiliar.Como é? Coloca-se um outro quadro junto ao auxiliar para acomodar a dómotica dos quartos? E como interligar todo o sistema?

    Ou pelo contrário, no caso de ser só um quadro dómotico teremos de levar o BUS (que vem dos quartos) a esse quadro e depois do(s) actuador(es)ao quadro auxiliar?

    Qual a forma mais simples, ou melhor correcta?

    Obrigado desde já, e lamento se proferi alguma asneira grosseira.

    Abraço
  4.  # 4

    Não precisa de ter nenhum quadro separado para a domotica, os actuadores ficam no quadro de electricidade normalmente como os disjuntores.

    Se tiver outro quadro auxiliar vai meter ai os actuadores dos circuitos que estiverem nesse quadro.

    Cpts
    kakai
  5.  # 5

    Agradeço desde já a resposta.

    Não quero contrariar a sua resposta, entenda-se, até porque sou aprendiz na matéria, mas na verdade logo nos 1ºs posts desta discussão, e no decorrer da leitura da extensa lista de participações, pode ficar-se (ou fica-se) com a ideia que o ideal seria separar o quadro eléctrico do quadro dómotico.

    Com actuadores em quadros separados (principal e auxiliares), a instalação será considerada como sendo de 2 linhas EIB? Ou será a mesma linha EIB?

    E já agora (se possível claro), em que situações práticas se utilizam (ou é aconselhável utilizar) acopladores de linha? Será só no caso de termos mais de 64 participantes ou existem outros casos em que se pode beneficiar da instalação de um acoplador?

    Obrigado

    Abraço
  6.  # 6

    Colocado por: tigasaCom actuadores em quadros separados (principal e auxiliares), a instalação será considerada como sendo de 2 linhas EIB? Ou será a mesma linha EIB?


    Não há necessidade de separar o quadro eléctrico do de domótica. Eles podem e devem ficar juntos.
    E, em qualquer dos casos, é sempre uma linha.

    Colocado por: tigasaE já agora (se possível claro), em que situações práticas se utilizam (ou é aconselhável utilizar) acopladores de linha?


    Instalações de grandes dimensões. Quase nunca em residências 'normais'.
  7.  # 7

    Colocado por MikeMelga
    Deixem-me dar-vos uma visão global do que é o EIB e o que implica na instalação eléctrica: implica um quadro adicional de domótica (em baixo do eléctrico, ou lado, ou perto - aqui irão ficar todos os controladores), mas não implica caixas mais fundas nas aparelhagens de manobra.


    Não me levem a mal. Estou muito grato pela vossa contribuição. E espero um dia poder retribuir a alguém, com o feedback experimental que advier desta "aventura", mas...

    ...assim não percebo nada...

    Não me importo de ter um quadro para cada coisa. Ou de ter só um quadro...:)

    Mas o que é prática mais aconselhável? Em qual das duas opções se trabalha melhor? Prós e contras de cada...

    Já agora...de que forma são conectados os cabos de potência que saiem dos controladores a cada circuito a controlar?

    Obrigado

    Abraço
  8.  # 8

    Viva.

    Partilho de algumas das dúvidas do tigasa. Costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras, alguém pode colocar uma imagem do seu/seus quadros e da interligação entre os dispositivos?

    Cumprimentos,
    Pedro Silva
    • GA
    • 27 janeiro 2011

     # 9

    Preciso de um orçamento de domotica para a minha moradia. Sei o que quero, mas não faço ideia dos números em que pode ficar.
    Obras a começar em fevereiro, mas quero deixar tudo definido antes de arrancar a construção.

    Portanto, alguem em nome individual ou alguma empresa que comercialize, revelem-se. Obrigado

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Tigasa,

    De facto expliquei-me mal. O 'quadro adicional' que me referia...é tipo um grupo separado dos normais disjuntores, mas no mesmo espaço físico do quadro eléctrico. Ou seja, não irão ficar junto com os normais disjuntores, mas sim em outro grupo no mesmo quadro.
    Mas até isso do ficar noutro grupo é opcional. Só acho correcto por uma questão de 'limpeza'.

    No caso que referi (o meu) estava a pensar também no quadro adicional para o video-porteiro e fontes de alimentação.
  10.  # 11

    Primeiro que tudo um olá a todos, sou novo por aqui, mas ando às voltas com a "domótica" há já alguns tempos...

    Respeito as várias opiniões que tenho lido por aqui mas gostava de vos deixar uma pequena nota.
    Hoje já coloco "domótica" com as bem portuguesas aspas porque cada vez mais o termo se tem vindo a especializar, e muitos de nós falamos desta área de uma forma ambigua demais e, mesmo alguns instaladores, acabam apenas por originar desilusões quando posto em prática.

    Tudo depende do que realmente entendemos por domótica e qual o papel que pretendemos que "ela" execute nas nossas casas.
    Pessoalmente, e após muitas noites a ler e a pesquisar, acho que não existe uma norma ou protocolo que possa ser considerado ideal ou melhor. A escolha tem obrigatóriamente de recair sobre o que se pretende fazer com o sistema.


    Não há necessidade de separar o quadro eléctrico do de domótica. Eles podem e devem ficar juntos.

    Não será tão linear assim.
    Se falarmos num projecto de domótica criado de raíz durante a construção, de forma integrada com o projecto da casa, o ideal será ter quadros separados interligados com um "sistema" de cablagem estruturada para todos os sistemas domésticos. Porquê?
    Só assim se garante a flexibilidade e escalabilidade futura. Salvo raras exepções, depois de construída a casa, poucas alterações se fazem ao sistema electrico central. É certo que se podem alterar alguns interruptores, ou partir alguns pontos de luz / tomadas, mas regra geral pouca gente se atreve a partir paredes e abrir roços para passar mais cabos. Ainda assim, é relativamente frequente após a "automação" das luzes e do sistema de aquecimento, alguns de nós atrevermo-nos a interligar o sistema de alarme ou o cctv, ou o sistema de rega, ou a instalação de electrovalvulas de corte de água/gás...
    Pessoalmente sou adepto das baixas voltagens e dos protocolos wireless a minha experiência pessoal aconselha-me sempre que possa a usar cablagem independente para controlo que, além da maior segurança (fisica para quem mexe, e menos vulnerável ao exterior), possa ser actuada por uma bateria de emergência e não que me obrigue a instalar um gerador de emergência para poder fechar os estores numa noite ventosa em que a luz falte.
    Para quem já tem a casa construída, e onde normalmente os quadros electricos gerais ou parciais já de si não costumam ter muito espaço disponível, também aconselho sempre que possível a instalação do sistema de forma isolada nem que seja dentro dum pequeno bastidor escondido algures. Mesmo para que adopte tecnologias baseadas nos 220v sobre calhas DIN no quadro, tenham atenção que a maior parte dos fabricantes aconselha espaços "minimos" de seguraça entre os diversos actuadores o que facilmente transforma um quadro eléctrico trifásico num verdadeiro "complexo industrial".


    acopladores de linha?
    Instalações de grandes dimensões. Quase nunca em residências 'normais'.

    A menos que se chegue à conclusão tardia que a linha é sujeita a grandes flutuações e/ou interferencias causadas por fontes internas à instalação ou mesmo em muitos casos provenientes do exterior da nossa instalação. Há interferências de linha que passam facilmente nos filtros e que podem impedir que o sinal chegue a algum actuador mesmo em instalações "pequenas" tipicas das moradias que por cá fazemos.


    MikeMelga:
    a titulo de exemplo, o forum mais conceituado sobre KNX na internet costuma ser o http://knx-user-forum.de/ que tem cerca de 10 000 utilizadores, enquanto o http://forums.x10.com/ tem cerca de 20 000 users activos...
    O facto de haver mais foruns na net e mais users a falar sobre o Renault 5 do que sobre o Lamborghini Gallardo, não indica necessáriamente que o Renault 5 seja melhor. Poderá significar que haverá mais "condutores", mas apenas isso....
    Não me entendas mal, não sou adepto do X10, mas acho que este tópico se mantém muito mais interessante se debatermos as soluções / aplicações do que se discutirmos a "plataforma". Afinal, da mesma forma que tanto o Renault 5 como o Lamborghini ambos ter permitem fazer uma viagem do ponto A ao ponto B, quase todas as tecnologias de automação permitem obter os mesmos "resultados", apenas com maior ou menor dificuldade.

    cumprimentos
  11.  # 12

    Colocado por: drac0a titulo de exemplo, o forum mais conceituado sobre KNX na internet costuma ser ohttp://knx-user-forum.de/que tem cerca de 10 000 utilizadores, enquanto ohttp://forums.x10.com/tem cerca de 20 000 users activos...
    O facto de haver mais foruns na net e mais users a falar sobre o Renault 5 do que sobre o Lamborghini Gallardo, não indica necessáriamente que o Renault 5 seja melhor. Poderá significar que haverá mais "condutores", mas apenas isso....


    Concordo plenamente.
    Mas também com certeza que concorda quando digo que, cá no Europa, o x10 tem pouca implantação. O x10 é um protocolo usado maioritariamente nos EUA. Cá o protocolo de eleição é o KNX.
    Há inclusive uma série de documentos e estudos a referir o porquê não se deveria usar x10 cá na Europa (tem algo a ver com a variação da corrente ou algo do género).



    Colocado por: drac0Não me entendas mal, não sou adepto do X10, mas acho que este tópico se mantém muito mais interessante se debatermos as soluções / aplicações do que se discutirmos a "plataforma".


    Para mim, como sempre disse de início, não há discussão em relação à plataforma. O KNX é em tudo superior e não iria nunca optar por uma solução pior ao mesmo preço (sim....porque até hoje não vi nenhuma 'barata').
    Usando a sua comparação... é como comprar um Renault 5 (de 1980) por 15.000€ quando pode comprar um Renault Clio (de 2011) pelo mesmo valor.
    Qualquer um é livre de comprar o Renault 5 mas daí até virem dizer que é melhor ou equivalente...
  12.  # 13

    Colocado por: tigasa

    Já agora...de que forma são conectados os cabos de potência que saiem dos controladores a cada circuito a controlar?

    Obrigado

    Abraço


    Precisava de uma resposta a esta questão, se possível.

    Já agora, a hager tem equipamentos de boa qualidade? A Hager tem actuadores encastráveis e modulares? Qual dos dois sistemas é o mais aconselhado?

    A Legrand é equiparável? (sistema Céliane...acho que é isto?!?!)

    Muito Obrigado

    Abraço
  13.  # 14

    Colocado por: MikeMelga
    Para mim, como sempre disse de início, não há discussão em relação à plataforma. O KNX é em tudo superior


    São opções. Respeito...
  14.  # 15

    Colocado por: tigasaJá agora...de que forma são conectados os cabos de potência que saiem dos controladores a cada circuito a controlar?


    Não percebo a pergunta mas também não sou electricista :(
    A que chama 'cabos de potência'? e estes saiem dos controladores? Que controladores está a falar?



    Colocado por: tigasaJá agora, a hager tem equipamentos de boa qualidade? A Hager tem actuadores encastráveis e modulares? Qual dos dois sistemas é o mais aconselhado?


    Sim, são de boa qualidade. Actuadores encastráveis ou modulares depende da instalação e topologia mas normalmente usam-se ambos. Se bem que não sei se poderemos chamar actuadores ao encastráveis.




    Colocado por: tigasaA Legrand é equiparável? (sistema Céliane...acho que é isto?!?!)


    Desconheço que a Legrand tenha sistemas KNX. Tanto quanto sei usavam um sistema proprietário.
  15.  # 16

    Colocado por: drac0São opções. Respeito...


    Mas se me indicar uma plataforma superior... pode ser que eu mude de ideias :)
  16.  # 17

    Colocado por: tigasa

    Precisava de uma resposta a esta questão, se possível.

    Já agora, a hager tem equipamentos de boa qualidade? A Hager tem actuadores encastráveis e modulares? Qual dos dois sistemas é o mais aconselhado?

    A Legrand é equiparável? (sistema Céliane...acho que é isto?!?!)

    Muito Obrigado

    Abraço


    tem aqui a resposta de como se liga os actuadores
    Cpts
    kakai
  17.  # 18

    Colocado por: MikeMelga

    Mas se me indicar uma plataforma superior... pode ser que eu mude de ideias :)


    Não sou vendedor, nem tão pouco especialista a ponto de ambicionar que alguém mude de ideias...
    Todos nós mudamos de ideias, ou não, pelas experiências que vivemos e raramente pelas histórias que nos contam.
    Espero que consiga obter o que pretende com o sistema que escolheu e que de facto não venha a mudar de ideias. Não significa que o KNX é superior. Significa apenas que se adequa à SUA utilização.
  18.  # 19

    Aproveito para deixar a todos 2 alternativas com grandes potencialidades e que, assim que estiverem verdadeiramente disponíveis por cá, poderão demonstrar o que é já hoje a domótica:

    http://www.zigbee.org/

    http://www.z-wave.com/


    Por enquanto apenas existem por cá algumas empresas que vão tendo alguns produtos baseados nestas plataformas, apesar de não ser dificil mandar vir de fora, e até fica mais barato.
  19.  # 20

    boas

    fica aqui uma foto para exemplo de um quadro electrico com os equipamentos knx integrados.
      IMG_0776_270x480.jpg
 
0.1256 seg. NEW