Colocado por: hfviegasentão vamos começar pelo salário do ministro das finanças 4000 e tal euros acham justo?
Colocado por: hfviegasProvalvemente teremos aqui arquitectos e engenheiros, etc... que ganharão mais, e não terão nem metade das palpebras queimadas que este gajo tem.
Colocado por: hfviegasPoderemos depois discutir se as tomadas de decisão estão certas ou erradas, mas isso é outra história,
Colocado por: hfviegaster alguem a receber 4 ou 5 mil euros por mês e a decidir o destinos de um pais não me parece nada de extraordinário,
Colocado por: hfviegasAgora dizes vai-se procurar outro mais barato, mas será que há muitos por ai desempregados? E se estiverem empregados será que estão a receber menos do que os 10.000???
Colocado por: hfviegasoltando ao tema, os funcionários publicos deveriam existir para servir o cidadão, mas nada disso acontece, começando pelos horários dos estabelecimentos, nos dias de hoje se olharem à vossa volta vão reparar que tudo o que é empresa privada já está aberta à hora de almoço, vamos a umas finanças fechada, correios fechado, junta de freguesia fechada, camara municipal fechada etc... etc...
Colocado por: hfviegasPara aqueles que vão começar a dizer que isto não é uma escravatura digo desde járotatividade.
Colocado por: branco.valterHfviegas no meu serviço nós já estivemos abertos à hora de almoço e agora estamos fechados. Sabe porquê? falta de pessoal para assegurar o serviço. Eu acho que as pessoas ainda não perceberam que os serviços públicos (sejam eles quais forem) estão com falta de pessoal. Nós deviamos ser 7 no minimo (com pausa para o almoço) e por vezes somos apenas 3. É só fazer as contas.
Colocado por: branco.valterÉ só fazer as contas.
Colocado por: danobregaAs pessoas ainda não se habituaram é a saber que não há dinheiro para ter todos estes serviços com tanta disponibilidade. Querem mais e melhor, e ainda não entenderam que nem o que existe conseguimos pagar.
Colocado por: J.Fernandes
Se forem contas bem feitas, se calhar chega-se à conclusão que em vez de três funcionários, só lá deviam estar dois.
Colocado por: kosttase nao prestarem nenhum serviço, basta 0
Colocado por: danobrega
Para haver um estado e todos os direitos que quer garantir não é necessário que este seja empregador. Pode perfeitamente delegar, pagar serviços, seja o que for.
Colocado por: kosttaNa minha terra quase tudo que é privado esta fechado na hora de almoço.
Nos públicos, há alguma coisa aberta.
Os CTT primeiro estavam abertos na hora de almoço e agora estão fechados. por que será? excesso de funcionários de certeza....
mas olhando melhor para o se argumento: se os privados estão abertos na hora de almoço, qual o interesse do pubico estar aberto, visto os privados estarem a trabalhar a essa hora?
Colocado por: kosttaa lado nenhum.
Apenas o cortar por cortar no nº de funcionários não está correto.
Há que analisar serviço a serviço, e ver onde se pode cortar na burocracia.
Colocado por: J.Fernandes
Se forem contas bem feitas, se calhar chega-se à conclusão que em vez de três funcionários, só lá deviam estar dois.
Colocado por: branco.valtertivemos cá colegas franceses e eles ficaram aparvalhados ao ver o superior hierárquico a carregar com caixas, os assistentes técnicos a fazer manutenção do edifício, etc.
Colocado por: kosttaHá que analisar serviço a serviço, e ver onde se pode cortar na burocracia.
Colocado por: hfviegasOutra que deixaria de fazer sentido se os funcionários publicos podem-se ser despedidos era a contratação de empresas externas, para mim não me entra na cabeça que saia mais barato contratar uma empresa para meter um recurso do que contrata-lo directamente.
Mas pronto se calhar à que alimentar alguns administradores destas empresas externas :-)
Colocado por: danobregaNão deves trabalhar no privado...
Colocado por: danobregaAs pessoas e a cultura é a mesma, quer seja no público quer seja no privado. Agora, dentro do contexto de cada empresa, há situações que exacerbam alguns comportamentos, como o laxismo.
Colocado por: danobregaA minha opinião é que o que causa tal comportamento é a dimensão da empresa. Quanto maior, menor são as consequências de eu não me esforçar para produzir. Em grandes empresas privadas, a cultura é exactamente a mesma de um grande estado. Defendem-se interesses e amigos.
Colocado por: danobregaAgora, há que entender que o estado é a maior empresa possível... sendo eu FP, posso não produzir nada que não é por isso que o estado vai à falência. O inverso é ser trabalhador independente, se não fizer nada, a falência é total.
É claro que dentro de qualquer grupo a pessoa certa no sítio certo faz toda a diferença. Se tiveres um líder directo que seja exigente e te motive, no bom sentido, vais produzir mais.
Colocado por: danobregaQuanto à sugestão do teu amigo, tenho medo dela.
Colocado por: euLOL... como se a generalidade das empresas privadas Portuguesas fossem um bom exemplo...
Há uns 3/4 anos atrás, durante a construção da minha vivenda, tive que lidar com uma série de empresas privadas e com muitos funcionários públicos, da câmara municipal e não só.
Pois posso-vos afirmar que vi muito mais competência e zelo da parte dos funcionários públicos do que dos privados. Os privados, a maior parte deles nem sequer um orçamento sabem fazer. E alguns dos que foram contratados, além de não cumprirem prazos, foram muito pouco competentes nas tarefas adjudicadas.
Portanto, como diz o danobrega e eu concordo, somos todos Portugueses, na função Pública ou fora dela. A cultura é a mesma!