Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Administrativos no privado a ganhar o dobro que na FP?? Quero ver isso!! Tinham de fazer muito mais que isso, como por exemplo ter responsabilidades que no FP pouco existem. Se algo corre mal chuta-se para o lado e mão rolam cabeças como em muitas das privadas.
    A diferença é que no privado ganha-se mais ou menos de acordo com os resultados, não é como no publico em que em que (supostamente) são todos bons , com óptimas avaliações para progressão isso é ridículo (lá está, não se pedem responsabilidades aos chefes e eles para não se chatearem avaliam todos por cima... Ainda À pouco tivemos os professores a chatearem pois queriam todos ir até ao ultimo escalão. no privado chegam apenas os empregados melhores e apenas quando à vaga disponível. Claro que também existem empresas da treta, mas essas não somos nós todos que pagamos pela incompetência.

Eu sei, mas você esquece-se que para você descontar alguém teve de pagar o seu salário. Não se desconta sobre nada, mas sim sobre o salário. Isso faz os trabalhadores do privado, vossos patrões. E vocês esquecem-se disso. Ou seja , os do privado temos direito a ter uma palavra sobre as condições de trabalho dos "nossos empregados". Mas infelizmente os lobies dos sindicato e as politiquices de não quererem chatear os FP, levam à situação que vivemos.É vergonhoso viverem melhor que nós.

Sim, agora começa a ter algumas coisas piores, por força do ajustamento que será inevitável, e mesmo no publico à muito bons empregos e outros menos bons, tudo dependo do contrato colectivo de trabalho. Mais uma vergonha é que mesmo os FP tem de 1º e de 2º. Essa mama tem de acabar.

Não se esqueça que tenha cá uma FP em casa, e das que se desunha a trabalhar!!

Colocado por: staker

É o seu ponto de vista....

Eu sei que há muitas pessoas no privado que ganham o ordenado mínimo tal como no estado, mas também há muitas mais que ganham 1000, 2000, 3000, 4000 e por aí fora....
    E tenho até comparado na minha carreira de administrativo ao fim de 10 anos de função e comparo com muitas empresas privadas trabalhadores equivalentes (administrativos com 10 anos de casa) e chegam a ganhar o dobro de mim.... Eu tenho um ordenado mais ou menos garantido mas ganho menos, eles correm o risco de poder ser despedidos mas ganham o dobro...) tem prós e contras. Vim para a FP porque foi o que me apareceu na altura, antes disso era segurança na empresa Securitas onde ganhava o mesmo que ganho agora e era pago para estar 8h a olhar para a parede. Mudei porque ia ganhar mais sim, mas também trabalhava mais. Agora continuo a trabalhar mais e a ganho menos, ou seja andei de cavalo para burro.

E Sr. System32 essa conversa dos privados descontar para me pagar o ordenado, essa oiço eu todos os dias, e é da mesma maneira que eu desconto para os srs do privado irem ao hospital, terem os filhos na escola, receberem abonos, receberem rendimentos mínimos, rendimentos de reinserção social, casas do estado, infantários subsidiados pela Seg. Social, etc.... E além de descontar ainda trabalho para isso....

A FP tem algumas condições melhores? Algumas.... Mas também tem coisas piores...
    Tudo depende da entidade do estado e da empresa privada que se está a comparar
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 102

Colocado por: euá está outra vez: "salários e pensões"... porque raio se juntam estas duas rúbricas? Também podíamos dizer:

Então, o eu está a conversar num café com um amigo. O amigo diz: - É pá, se não fossem as aldrabices até sobrava dinheiro. O eu pega e diz: - Não pá, 70% das despesas são salários e pensões.

Ou então, o eu pega e vê que o défice é de 10% PIB, num total de 50% PIB de despesa. Vai ser preciso cortar 20% da despesa (admitindo que não se quer aumentar impostos). Se 70% são salários e pensões, o eu já fica com uma boa ideia de onde se vão fazer os cortes. Assim quando alguém começar a refilar a dizer "só cortam nas pessoas, nas pensões e nos salários.", o eu já sabe porquê e pode ajudar as pessoas a compreender.

Juntar essas duas rubricas dá a quase totalidade da despesa, e torna-se um óptimo indicador do que é o estado.

Deixe lá fazer as contas outra vez.
    • eu
    • 6 fevereiro 2013

# 103

Colocado por: system32Administrativos no privado a ganhar o dobro que na FP?? Quero ver isso!!

Eu diria que de uma forma geral:

-Os trabalhadores pouco qualificados da FP ganham mais ou menos o mesmo que no privado (salário mínimo ou pouco acima);
    -Os quadros médios da FP ganham muito mais que nos privados;
    -Os quadros superiores da FP ganham muito menos que no privado;

Esta é a ideia que tenho, não está fundamentada em dados estatísticos mas apenas na minha percepção pessoal.
  3.  # 104

Costuma-se dizer que quem paga o salário dos funcionários públicos é o privado.

Em primeiro lugar, quem paga o salário dos funcionários públicos é o privado e o público, assim como aos funcionários no privado.

Quem paga os funcionários do Continente, não sou eu a fazer as compras?
    Quem paga os funcionários de uma empresa de telecomunicações não sou eu?
    Quem paga o funcionário do café da esquina, não sou eu ao consumir lá?

Não pagamos diretamente os funcionários de uma empresa de contabilidade, mas consumimos serviços e produtos dos seus clientes, pelo que indiretamente pagamos.

Todos pagamos diretamente ou indiretamente o salário de todos, a diferença é que eu posso escolher se pago o funcionário deste ou daquele café, e no público não é assim. Exceptuam-se os que fogem aos impostos, que não ajudam a pagar aos FP, mas normalmente estes são privados.

Exceptua-se disto as empresas exportadoras, mas se virmos não apenas o país mas o mundo como um todo, até isso não é verdade.
    Concordam com este comentário: eu, staker
  4.  # 105

Conta do Estado 2011

5. Consumo Intermédio 7.861,90 € 9%
    6. Despesas com Pessoal 19.370,40 € 23%
    7. Prestações Sociais 37.844,40 € 45%
    8. Juros 6.622,00 € 8%
    9. Subsídios 1.182,70 € 1%
    10. Outras Despesas Correntes 4.350,50 € 5%
    14. Formação Bruta de Capital Fixo 4.428,40 € 5%
    15. Outras Despesas de Capital 1.971,40 € 2%
    Total 83.631,70 € 100%

6+7 57.214,80 € 68%

Se não houvesse despesas com dívidas:
    Total 70.609,90 €
    6+7 57.214,80 € 81%

Repare, se se fizesse por artes mágicas um reset à dívida e défice, 81% do estado seriam despesas com pessoal e prestações sociais. Sobra consumo intermédio(?), subsídios(?), outras despesas correntes(?).
    • staker
    • 6 fevereiro 2013 editado

# 106

Colocado por: eu

-Os trabalhadores pouco qualificados da FP ganham mais ou menos o mesmo que no privado (salário mínimo ou pouco acima);

Esta é a ideia que tenho, não está fundamentada em dados estatísticos mas apenas na minha percepção pessoal.

Aleluia alguém que saiba separar um pouco o trigo do joio.... Não se pode medir tudo pela mesma bitola....

Colocado por: system32Administrativos no privado a ganhar o dobro que na FP?? Quero ver isso!! Tinham de fazer muito mais que isso, como por exemplo ter responsabilidades que no FP pouco existem. Se algo corre mal chuta-se para o lado e mão rolam cabeças como em muitas das privadas.
    A diferença é que no privado ganha-se mais ou menos de acordo com os resultados, não é como no publico em que em que (supostamente) são todos bons , com óptimas avaliações para progressão isso é ridículo (lá está, não se pedem responsabilidades aos chefes e eles para não se chatearem avaliam todos por cima... Ainda À pouco tivemos os professores a chatearem pois queriam todos ir até ao ultimo escalão. no privado chegam apenas os empregados melhores e apenas quando à vaga disponível. Claro que também existem empresas da treta, mas essas não somos nós todos que pagamos pela incompetência.

Eu sei, mas você esquece-se que para você descontar alguém teve de pagar o seu salário. Não se desconta sobre nada, mas sim sobre o salário. Isso faz os trabalhadores do privado, vossos patrões. E vocês esquecem-se disso. Ou seja , os do privado temos direito a ter uma palavra sobre as condições de trabalho dos "nossos empregados". Mas infelizmente os lobies dos sindicato e as politiquices de não quererem chatear os FP, levam à situação que vivemos.É vergonhoso viverem melhor que nós.

Sim, agora começa a ter algumas coisas piores, por força do ajustamento que será inevitável, e mesmo no publico à muito bons empregos e outros menos bons, tudo dependo do contrato colectivo de trabalho. Mais uma vergonha é que mesmo os FP tem de 1º e de 2º. Essa mama tem de acabar.

Não se esqueça que tenha cá uma FP em casa, e das que se desunha a trabalhar!!

Sr. system32 dou-lhe então um exemplo bem próximo de mim:
    A minha esposa é administrativa e ganha o dobro de mim, e sim trabalha o dobro de mim e tem mais responsabilidade, reconheço. Na mesma empresa uma colega dela ganha menos 60/70 eur que ela e faz menos do que eu..... e agora???? é uma empresa privada..... e tem seguro de saúde da Médis e tudo.... é do privado, trabalha menos que eu no público e ganha o dobro.... Aqui fica o exemplo que se multiplicará concerteza por outras centenas ou milhares de empresas privadas.
  5.  # 107

Vocês prendem-se muito na discussão dos salários da FP vs Privado. O problema é outro... o problema é a distorção do que um ganha pela intervenção do estado e isso existe em muitas vertentes.

Um funcionário público até pode ganhar pouco. Por exemplo, pelo que se ganha num hospital privado VS o que se ganha num hospital público, diria que os médicos em média estão prejudicados. Mas um funcionário público também pode ganhar muito, comparado com o privado.

Mas dou outro exemplo, privado. Os certificados energéticos. Se não fosse o estado, ou se amanhã se anulasse a lei que obriga ao consumo deste serviço, estes senhores ficavam sem emprego. São privados, mas tem trabalho garantido por decreto de lei.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, staker
  6.  # 108

E a ideia de que os sindicatos contribuem para o bem do estado...

Completamente errado. Na minha opinião os sindicatos só contribuem para o mal do estado, se as coisas estão como estão, 50% devem-se aos sindicatos que só contribuem para que haja mais rebaldaria, maus vicios e mais influências de cunhas...

Sou FP e não sou sindicalizado pois não concordo com os pontos de vista dos sindicatos nem tão pouco apoio quem lá está (pelo menos desde que ingressei até ao momento), nem com os seus meios de luta. São uma podridão os sindicatos. Por mim juntava os sindicatos e o governos e mandava-os todos para o fundo do oceano.
    Não estão minimamente interessados em fazer com que as coisas funcionem, apenas que caia qualquer coisita para o lado deles.
    Concordam com este comentário: system32, two-rok
  7.  # 109

Colocado por: stakerCompletamente errado. Na minha opinião os sindicatos só contribuem para o mal do estado, se as coisas estão como estão, 50% devem-se aos sindicatos que só contribuem para que haja mais rebaldaria, maus vicios e mais influências de cunhas...

Os sindicados são associações de pessoas que defendem os seus interesses na negociação entre empregador e trabalhador. São organizações normais e bastante úteis. Elas não servem para servir o estado, servem para servir os trabalhadores. Se estiver a falar de sindicados de FP, é evidente que funcionam para negociar a favor do trabalhador e "contra" o estado, que é o empregador.

Mais uma vez o problema dos sindicatos é a intervenção do estado. Exemplo (que pode estar totalmente errado pois tenho pouco conhecimento do caso):

Na greve dos estivadores o problema não é a greve em si, é a associação da capacidade de fazer greve com a impossibilidade do trabalhador contratar outras pessoas para os substituir! Quem cria este impasse é o estado, não é o sindicado. O sindicato aproveita-se dos direitos garantidos pela lei. E se a lei existe, tem mais é que o fazer. Devia-se era discutir se o proteccionismo é bom.

Há muito a ideia que as leis protegem os trabalhadores dos empregadores mas a realidade dura e crua é que os trabalhadores tem medo dos desempregados, não é dos empregadores. Têm medo dos que estão dispostos a ficar com o "seu lugar". As grandes vítimas do proteccionismo laboral são os desempregados.

Mas enfim, é uma conversa perpendicular a esta.
    Concordam com este comentário: eu, system32, two-rok
  8.  # 110

Caros,

Há FP que trabalham, que são competentes, empenhados e que merecem cada cêntimo que recebem.
    Há trabalhadores no privado que trabalham, que são competentes, empenhados e que merecem cada cêntimo que recebem.

Depois há os outros, os ****, que aqui querem dividir em FP e SP (os maus e os coitadinhos), mas que são o mesmo, da mesma massa.

A imagem que temos (tenho) da FP, deriva de um passado recente, em que uma data de C.... gões, se emproavam do alto do seu estatuto de FP e faziam o que lhes aprouvesse, ou seja, o mínimo possível.

Felizmente as coisas teem mudado, mas não é possível mudar tudo de um dia para o outro, houve contratações para sectores da FP, em que prevaleceram os ATF e o FC, em detrimento do CV e CP, e como na FP não é hábito despedir ...

Aliás, conheço uma Câmara Municipal, que à hora de entrada e saída, assiste-se a um autentico desfile de moda e beleza feminina, não que eu tenha nada contra, muito pelo contrário, mas com o conheço pessoalmente a maioria das intervenientes, em que o CV consegue ser mais curto que a saia que normalmente usam... Só pela paisagem eu pagava para lá trabalhar.

Trabalho para uma empresa que tem trabalhadores com contratos individuais e outros dentro do ACT. Na prática, temos pessoas que fazem exactamente a mesma função mas com ordenados e regalias diferentes. Eu sou dos não ACT, e não tenho nenhum problema pelo facto de um meu eventual homologo ganhar mais que eu, o vinculo que tenho com a empresa, baseia-se no contracto que com ela negociei e que terá validade enquanto for vantajoso para as duas partes.

O sucesso de qualquer empresa tem por base a preparação e a motivação dos funcionários, a FP, tem pecado por não cultivar a motivação, por não ter claros os objectivos (KPI's)individuais e colectivos dos diferentes serviços.

Esta é a minha opinião!

Monteiro
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 111

Meus caros confesso que só li a primeira página deste tópico e eu já sei por alto o que se escreveu nas páginas a seguir.

Como o tio Hannibal diria:

-Comecemos por partes!

Eu sou FP, como tal tive que ir a concurso público para conseguir entrar. Na altura tinha o 11.º ano completo, faltando uma disciplina do 12.º ano. Já tinha a tropa feita e estava a trabalhar para o tio Belmiro. Fui ganhar o salário mínimo nacional e com a perspectiva de subir na carreira. No segundo ano de contracto e incentivado pela minha chefia, fui tirar um curso técnico-profissional de ano e meio com seis meses de estágio. Gastei milhares de euros do meu bolso em transportes, propinas (ia quase metade do meu salário) e outros extras. Depois de todo o meu esforço foi prometido uma reclassificação na carreira. Estive dois anos à espera, mas finalmente tornei-me Técnico. Com isso tive direito à ADSE e um salário de seiscentos e poucos euros. Eu fui dos últimos a ter direito à ADSE, pouco tempo depois todos os novos funcionários a tornarem-se efectivos já não tinham direito a esse sub-sistema. Passado 10 anos de carreira, continuo exactamente na mesma posição, não tendo progredido nada na mesma. Se ganho mais é graças aos aumentos anuais nos salários, ganhando a loucura de 650 euros (limpos). Estou constantemente a ir de um lado para o outro (porque há falta de funcionários) e uso sempre a minha viatura. Oficialmente só trabalho 7 horas, no entanto passo mais tempo no trabalho que a minha mulher que trabalha 8. Dizem que eu tenho muitas regalias...eu só queria saber quais?

ADSE? Desconto para ela!

Menos horas de trabalho? Só oficialmente, na prática é outra coisa.

Trabalho garantido? Até agora, mas para isso tive que ir a concurso público e entre mais de 200 pessoas a quererem entrar, só entraram 20 (e eu não tenho qualquer tipo de cunha). Para além disso tenho que cumprir com os objectivos delineados superiormente, senão pode haver consequências.

As pessoas queixam-se, mas depois vejo-as a ganhar tanto ou mais do que eu. Quantas pessoas passaram por dois concursos públicos? Eu tive, um para entrar e outro para passar a efectivo.

Se as pessoas dissessem que todos deveriam ter os mesmos direitos (para cima), tudo bem. O problema é que eu vejo é muito ressabiamento, muita mesquinhez e em vez de lutarem para terem os tais direitos que os FP têm, preferem acabar tudo e nivelar por baixo.

Isso é mesquinhez, pura e dura, mais nada!
  10.  # 112

Nem mais caro Monteiro

Eu sou da opinião de haver um único regulamento de trabalho, quer seja trabalhando para o estado, quer seja para uma empresa privada. Os mesmo direitos e as mesmas regalias para ambos. E isto para o bem e para o mal de uns e outros.
    Iríamos todos perder umas coisas e ganhar outras, no entanto acabavam-se estas separações entre trabalhadores.

Mas sabem porque é que isso não vai acontecer? Porque ao governo convém que haja esta separação, tem que haver um elo mais fraco onde se possa cascar quando lhes apetece e que o resto da população apoie.
    Concordam com este comentário: system32
    • eu
    • 6 fevereiro 2013

# 113

Colocado por: branco.valter
    ADSE? Desconto para ela!

Se há coisa que não suporto é a distorção dos factos, para um lado ou para o outro.

A ADSE não é suportada inteiramente pelos seus beneficiários, todos os anos sai dinheiro do orçamento de Estado para reforçar a ADSE. Isto é inaceitável! Ou acabam com a ADSE (a melhor solução) ou então ela passa a ser inteiramente financiada pelos beneficiários.

São factos, ponto final.
    Concordam com este comentário: system32, two-rok, king25, Monteiro
  11.  # 114

Sou da mesma opinião....

Ou é carne ou é peixe, ou pertence ao estado e passa a ser realmente uma regalia dos FP(assim já éramos crucificados com razão), ou era privatizado e ficava acessível a qualquer um.
  12.  # 115

Colocado por: stakerSou da mesma opinião....

Ou é carne ou é peixe, ou pertence ao estado e passa a ser realmente uma regalia dos FP(assim já éramos crucificados com razão), ou era privatizado e ficava acessível a qualquer um.

e CONTINUA O MESMO A PAGAR.
  13.  # 116

Concordo, Mas existe razão para os quadros superiores ganharem pouco:eles ganham menos pois não são responsabilizados quando a mer%a atinge a ventoinha!! No privado fazem **** e são postos no olho da rua. A responsabilidade vale muito!!

14.  # 117

Se há coisa que não suporto é a distorção dos factos, para um lado ou para o outro.

A ADSE não é suportada inteiramente pelos seus beneficiários, todos os anos sai dinheiro do orçamento de Estado para reforçar a ADSE. Isto é inaceitável! Ou acabam com a ADSE (a melhor solução) ou então ela passa a ser inteiramente financiada pelos beneficiários.

São factos, ponto final.
    Concordam com este comentário:king25,Monteiro

E ainda bem que o governo não tem que meter dinheiro no SNS! Não mete pois não?! Pois sim...
  15.  # 118

Colocado por: MonteiroCaros,
    O sucesso de qualquer empresa tem por base a preparação e a motivação dos funcionários, a FP, tem pecado por não cultivar a motivação, por não ter claros os objectivos (KPI's)individuais e colectivos dos diferentes serviços.

Esta é a minha opinião!

Monteiro
    Concordam com este comentário:eu

Está certo e errado ao mesmo tempo. Não não somos motivados, até porque não há progressão nas carreiras (ao contrário do que se diz). E sim, cada serviço tem objectivos muito bem delineados e cada um tem também os seus objectivos muito bem estabelecidos.
  16.  # 119

O que interessa é saber de onde vem o seu salário. Não produzem riqueza, para o pais são sempre uma despesa, se bem que às vezes bem justificada pelos serviços que prestam ao pais, mas mais nada.

É completamente diferente quando você diz que o trabalho do estado gera trabalho a alguns privados. Sim , mas as empresas que só trabalhem, para o estado também não contribuem para o estado pois dependem dele para sobreviver.Não produzem riqueza.

O que está mal e já vem do tempo do Salazar, é que a economia está demasiado centrada no estado , o estado é demasiado grande e toma o lugar da iniciativa privada. Hoje poucas empresas se mexem sem as benesses do estado, é assim que funcionamos, mas mal!!

Quem paga o estado são os privados, os vossos impostos são apenas um retorno ao bolo de onde já tinha saído o vosso ordenado.

Colocado por: dfserraCostuma-se dizer que quem paga o salário dos funcionários públicos é o privado.

Em primeiro lugar, quem paga o salário dos funcionários públicos é o privado e o público, assim como aos funcionários no privado.

Quem paga os funcionários do Continente, não sou eu a fazer as compras?
    Quem paga os funcionários de uma empresa de telecomunicações não sou eu?
    Quem paga o funcionário do café da esquina, não sou eu ao consumir lá?

Não pagamos diretamente os funcionários de uma empresa de contabilidade, mas consumimos serviços e produtos dos seus clientes, pelo que indiretamente pagamos.

Todos pagamos diretamente ou indiretamente o salário de todos, a diferença é que eu posso escolher se pago o funcionário deste ou daquele café, e no público não é assim. Exceptuam-se os que fogem aos impostos, que não ajudam a pagar aos FP, mas normalmente estes são privados.

Exceptua-se disto as empresas exportadoras, mas se virmos não apenas o país mas o mundo como um todo, até isso não é verdade.
    Concordam com este comentário:eu,staker
  17.  # 120

A resposta é simples , tirando cunhas que também existem pelo privado:
    Um dia a colega da sua mulher vai para o olho da rua! Simples! Na FP são promovidas as duas !!

Também tenho o mesmo problema em casa.

Mas com os dinheiros dos outros posso eu muito bem, agora o estado também é meu, logo, como "accionista" tenho o direito a ver o meu dinheiro bem empregue!

Colocado por: staker

Aleluia alguém que saiba separar um pouco o trigo do joio.... Não se pode medir tudo pela mesma bitola....

Sr. system32 dou-lhe então um exemplo bem próximo de mim:
    A minha esposa é administrativa e ganha o dobro de mim, e sim trabalha o dobro de mim e tem mais responsabilidade, reconheço. Na mesma empresa uma colega dela ganha menos 60/70 eur que ela e faz menos do que eu..... e agora???? é uma empresa privada..... e tem seguro de saúde da Médis e tudo.... é do privado, trabalha menos que eu no público e ganha o dobro.... Aqui fica o exemplo que se multiplicará concerteza por outras centenas ou milhares de empresas privadas.

0.0613 seg. NEW