Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: danobrega

Não pense nisso, depende muito do contexto. Nos EUA contou-me um colega que lá esteve a trabalhar na hora de saída um membro do sindicato rondava a empresa. Se apanhasse alguém a trabalhar a empresa estava entalada. Por um lado faz sentido, para que não se abuse dos trabalhadores. Isto acontece no privado.

Nos hospitais e centros de saúde e ao contrário do que muita gente pensa é muito comum trabalhar-se muito para além (uma hora ou duas) da hora de saída. É claro que também há quem trabalhe menos, mas na generalidade a ideia que tenho é que fazem horas a mais. Quando as coisas se tornam um hábito, aqueles que não concordam com quebrar consecutivamente as regras aborrecem-se. É possível que seja isso que tenha acontecido com a senhora que queria fechar as portas.

Se pensarem nas urgências dos hospitais é impossível os profissionais não trabalharem para além da hora. Quando a hora de saída de um profissional é às X horas, a hora de entrada de quem o vai render é também às X horas,e é preciso gastar entre 15 a 30 minutos a passar o turno, é impossível que esse tempo não saia fora do horário de trabalho.

Eu já estive nos estados unidos.
    Passei por lá uns bons meses , o suficiente para absorver algo da maneira de eles serem.
    Até me rio, quando vai buscar esse exemplo dos USA para comparar com a situação que descrevi e mais não digo :)

Também não concordo com o que diz sobre os hospitais, nem com a maneira como o interpreta.

De qualquer maneira queria chamar a atenção, que o que mais me espantou, não foi o facto da Sra querer sair à hora, mas o desrespeito que demonstrou para com um utente, que fui eu mas podia ter sido outro qualquer.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 2

Colocado por: laivortDeus nos livre de um funcionário publico ficar no trabalho uns minutos passados da hora de saída.

A médica é funcionária pública.
  3.  # 3

Colocado por: laivortAté me rio, quando vai buscar esse exemplo dos USA para comparar com a situação que descrevi e mais não digo :)

Conte a sua história. É claro que há todo o tipo de exemplos.
  4.  # 4

Mas enfim, eu já fui a consultórios privados e nao estou a ver um funcionário a interromper para dizer que esta na hora de acabar a consulta . nem uma nem 3 vezes.
    Não estou a ver o funcionário a reclamar e a falar sozinho por causa de uns minutos, nem estou a ver o funcionário a perguntar a um doente, se o problema médico dele é assim tão grande que justifique estar ali passado uns minutos.

Enfim, as opiniões variam :)
  5.  # 5

Mas afinal o que quer provar? A médica ficou depois da hora, a administrativa não. Uma vez cheguei a um consultório privado 20m depois da hora e o médico tinha-se ido embora. E daí?
  6.  # 6

Colocado por: laivortMas enfim, eu já fui a consultórios privados e nao estou a ver um funcionário a interromper para dizer que esta na hora de acabar a consulta . nem uma nem 3 vezes.
    Não estou a ver o funcionário a reclamar e a falar sozinho por causa de uns minutos, nem estou a ver o funcionário a perguntar a um doente, se o problema médico dele é assim tão grande que justifique estar ali passado uns minutos.

Enfim, as opiniões variam :)

Mas sabe realmente se essa senhora estava só atrasada uns minutos? Se fosse uns minutos acha que a médica engolia a seco? Dúvido.

Digo isto apesar de ter tido uma péssima experiência com uma dessas senhoras quando era Bombeiro.
  7.  # 7

Já agora, há os assistentes técnicos e os assistentes operacionais, são coisas diferentes.
  8.  # 8

sobre funcionalismo publico o Medina carreira tem uma versão mais interessante, ele refere várias vezes o sem numero de pessoas e "organizações" que vivem do erário publico. era bom mesmo ver afinal quem mama e como mama.
    • eu
    • 17 abril 2013

# 9

Colocado por: marco1era bom mesmo ver afinal quem mama e como mama.

- Mamam os FPs;
    - Mamam os pensionistas;
    - Mamam os subsídio dependentes;
    - Mamam os bancos;
    - Mamam os grandes grupos empresariais;
    - Mamam as empresas dos amigos;
    - Mamam os Boys;
  9.  # 10

Sem dúvida e já agora distinguir quem realmente é FP dos Boys. E não, os boys não são só os do topo, há também boys nas bases e FP no topo, enfim há de tudo.

Só sei uma coisa, somos cada vez menos, ainda hoje soube da saida de mais duas pessoas desanimadas com o rumo da carreira. E estas duas pessoas não vão ser substituidas.
  10.  # 11

Colocado por: marco1"organizações" que vivem do erário publico

Só um exemplo: quantos escritórios de advogados vivem de pareceres e outros serviços jurídicos, prestados a ministérios, secretarias de estado e outros organismos da administração pública? São inúmeros e são os de maior dimensão.

É engraçado constatar que muitos desses escritórios têm como sócios, deputados, ex-deputados e ex-governantes, tanto da da área do PS, como do PSD. Ou seja, esteja um ou esteja outro partido a governar, há sempre pelo menos um sócio com ligações privilegiadas ao partido do poder, de forma a angariar trabalhos.

Outra coisa "engraçada" é o discurso de muitos destes ilustres causídicos, que nos seus comentários na comunicação social, não se fartam de acusar o peso excessivo do Estado e o número de pessoas deste dependentes. São muito liberais, mas apenas nas tretas que debitam.

Qualquer semelhança com José Miguel Júdice, António Vitorino, Aguiar Branco e muitos outros, não é pura coincidência.
  11.  # 12

eu

não era justo "atacar" todas essas **** com transparência? ou é preferivel pegar na folha de excel e atacar aquela que parece maior e mais objectiva e com maior numero de pessoas pequeninas e ....

sempre vivi no privado e sempre observei que os bem sucedidos de alguma forma tiveram uma maozinha desse "enorme" bolo ( pote) que é o erário publico. alias em portugal a estrategia nunca foi fazer muitos bolos mas sim ganhar posição para abocanhar uma boa fatia do unico bolo.
    Concordam com este comentário: eu, becas
  12.  # 13

J.Fernandes tudo o que acabou de descrever é referente a boys e não FP. O politico português infelizmente não se vê como FP (mas deveria).
    • eu
    • 17 abril 2013

# 14

Colocado por: marco1eu

não era justo "atacar" todas essas **** com transparência? ou é preferivel pegar na folha de excel e atacar aquela que parece maior e mais objectiva e com maior numero de pessoas pequeninas e ....

sempre vivi no privado e sempre observei que os bem sucedidos dealguma formativeram uma maozinha desse "enorme" bolo ( pote) que é o erário publico. alias em portugal a estrategia nunca foi fazer muitos bolos mas sim ganhar posição para abocanhar uma boa fatia do unico bolo.

Por mim o corte era flat, ou seja, cortava-se 25% em todas as despesas de todos os Ministérios...
  13.  # 15

Por mim o corte era flat, ou seja, cortava-se 25% emtodasas despesas detodosos Ministérios...

Pequeno problema: parte dessas despesas não dependem da vontade.
  14.  # 16

Colocado por: becasMas afinal o que quer provar? A médica ficou depois da hora, a administrativa não. Uma vez cheguei a um consultório privado 20m depois da hora e o médico tinha-se ido embora. E daí?

O que quero provar?
    Não quero provar nada, estou a descrever uma situação que me aconteceu que para mim sendo utilizador de serviços publicos e privados faz varios anos é o corolário do mau serviço que a maioria da funçao publica presta.

Não acha estranho um funcionario de um serviço de saude interromper uma consulta seja por que motivo for?
    nao acha estranho que esse funcionario o faça repetidamente?
    Não acha estranho que um funcionario de um serviço de saude nao conceda uns minutos a um medico que esta acabar uma consulta?
    Não acha estranho que um funcionario de um serviço de saude ou qualquer outro seja indelicado ou desrespeitoso para quem utiliza os serviços?
    Não acha estranho que um funcionario de um serviço de saude se vire para uma pessoa que nao conhece de lado nenhum e lhe pergunte - entao mas afinal que problema de saude e que voce tem que justifique que eu esteja aqui uns minutos depois da hora? -

Eu acho esquisito e caricato!

Não digo que isto seja otransversal, ha de certeza tambem pessoas muito atenciosas na FP, mas nao sao muito comuns.

Há certo tipo de comportamentos que sao tolerados na FP que nao sao tolerados em mais lado nenhum.
  15.  # 17

Há certo tipo de comportamentos que sao tolerados na FP que nao sao tolerados em mais lado nenhum.

Nunca foi mal atendido num restaurante? Numa companhia de seguros? Numa loja?
  16.  # 18

fui sim, mas nao com tanta frequência como sou nos serviços públicos.

Em adição, quando sou mal atendido num restaurante mudo de restaurante.
    • eu
    • 17 abril 2013

# 19

Colocado por: luisvv
    Pequeno problema: parte dessas despesas não dependem da vontade.

Sim, existem algumas despesas difíceis de reduzir. Mas nada é impossível... com engenho e "persuasão", até os contratos mais sólidos poderiam ser renegociados.
  17.  # 20

Colocado por: laivortmau serviço que a maioria da funçao publica presta

Colocado por: laivortha de certeza tambem pessoas muito atenciosas na FP, mas nao sao muito comuns

Uma funcionária pública ficou depois do seu horário de serviço e atendeu-o com toda a dedicação; outra funcionária pública queria sair à hora e foi indelicada. Parece que há um empate, mesmo nesse caso concreto que decidiu por alguma razão destacar. Todos nós temos um arquivo pessoal de más experiências, uma contabilidade privada a que recorremos quando interessa reforçar um pré-conceito. O meu, imagine lá, diz respeito a eletricistas, são todos maus, a avaliar por aquele mafarrico que me prestou um mau serviço e ainda me cobrou couro e cabelo.

0.1846 seg. NEW