Iniciar sessão ou registar-se
    • pmmm
    • 5 fevereiro 2013

     # 1

    Boa Tarde

    Vou aqui deixar um pequeno relato da minha odisseia relativamente à obtenção de orçamentos para efetuar algumas remodelações no meu apartamento.
    Desde há algum tempo que oiço dizer que as empresas de construção se encontram em profunda crise, umas que fecham, outras que estão falidas, outras que não cumprem as obrigações fiscais, que o negócio está em crise, blá blá bla. Mas pelo que me está a ser dado a conhecer penso que a verdade não seja bem esta, se não vejamos.

    Decidi pedir orçamentos a duas empresas de construção na localidade onde resido (Mafra) para algumas remodelações no meu apartamento. A empresa A logo no primeiro contacto se mostrou bastante disponível para se deslocar ao meu apartamento e assim foi. Expliquei o que pretendia, sugeriram algumas coisas e ficaram de me enviar o orçamento. (Visita ao apartamento semana de 07/1 a 11/01). Dia 23/01 envio email para a empresa a solicitar uma data de entrega do orçamento. No mesmo dia respondem que dia 24 seria enviado. No dia 30, farto de esperar, envio novo email onde apenas refiro a palavra: LAMENTÁVEL. Nem passado meia hora respondem ao email a pedir desculpas e blá blá blá. No mesmo dia ao final da tarde lá enviaram o email com o orçamento. No entanto, ligaram a dizer que uma das situações ainda não estava contemplada mas que no dia seguinte me enviavam. Na minha escola a seguir ao 30/01 vem o 31/01. Hoje dia 05/02 nem o que falta do orçamento nem uma palavra a justificar o atraso.

    A empresa B desde inicio tive logo dificuldades em que se deslocassem ao meu apartamento para verificarem o que eu prendia. Até que em face das boas referências que tinha da mesma lá me dirigi aos seus escritórios (é verdade, não responderam ao primeiro email) e solicitei que me fossem ver o apartamento. A primeira marcação não foi possível (tinha referido que só tinha pessoas em casa mas da parte da manhã e parece que para esta empresa a manhã vai para lá do meio dia, mas adiante) e na segunda lá se concretizou. Foram a minha casa no dia 17/01 (quinta feira) e referiram que na semana seguinte entregariam o orçamento. Cumpriram? Claro que não. Dia 30/01 lá volto a enviar um email onde pedem as habituais desculpas e referem: "Pensamos ser possível envia-lo entre o dia de hoje e o dia de amanhã, caso isso não aconteça o mais tardar segunda-feira dia 04 de Fevereiro enviar-lho-emos". Hoje é dia 05 e claro, nada de orçamento, nada de justificações.

    Para bem da construção espero que tenham ficado no mercado empresas que tratem melhor os potenciais clientes pois com tratamentos destes...Entretanto a confiança no que a estas empresas diz respeito encontra-se quebrada e contínuo com as obras por fazer mas pelo menos continuo com os €€€€ no bolso.

    Posto isto, e caso alguém se interesse, queira trabalhar e seja cumpridor poderá entrar em contacto comigo.

    As obras que pretendo passam de um modo geral por colocação de chão flutuante, colocação de tetos falsos, construção de algumas estruturas em pladour, trabalho de caixilharia.

    Para já não refiro os nomes das empresas pois dei-lhes conhecimento do presente email para que possa argumentar em sua defesa dando assim a possibilidade aos mesmos do contraditório e/ou apresentar as justificações que tiverem por convenientes.

    Obrigado pela atenção
    Pedro Mortágua
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 2

    Boa Noite

    Ninguém interessado do ramo da construção, da zona de Mafra, para "limpar" a imagem deixada por estas duas empresas?

    Obrigado
  1.  # 3

    Caro pmmm, é de facto lamentável a situação que descreve.

    Claro que eu também passei pelo mesmo e estebeleci, desde logo, um critério: empresas que não respondessem dentro de um prazo razoável após terem-se deslocado ao meu apartamento, ficariam fora da lista. E assim foi.

    Isto pode não ser necessariamente sinónimo de que as coisas corram bem. Mas ao menos é um critério e baseia-se em mais ou menos algo como isto: se não cumprem com pedido de orçamentos, vão cumprir com uma empreitada?

    Relativamente ao seu caso específico, porque não liga para a sua junta de freguesia ou mesmo para a CM Mafra e pergunta por referências de empresas do ramo? Os meus pais fizeram isso quando precisaram de substituir a caixilharia e o resultado foi que eu, passado uns dois anos, acabei por também ser cliente deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmmm
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 4

    Caro Goliver,

    Eu até me tenho como uma pessoa compreensível se me derem a oportunidade para tal. Agora se nem uma justificação dão para os atrasos...torna-se complicado.

    As empresas em questão até me eram recomendadas por pessoas que tinham a melhor impressão das mesmas. É a prova provada que o que é bom para uns pode não ser para outros. Enfim...vou continuar a minha demanda na tentativa de encontrar uma empresa que cumpra porque certamente também vão querer que eu cumpra quando chegar a altura de pagar.

    Obrigado pela sua sugestão.

    cps
    Pedro Mortágua
  2.  # 5

    Se excluir empresas que não entregam os orçamentos no prazo acordado, arrisca-se a não fazer a empreitada de todo. É lamentável mas é a triste realidade.
  3.  # 6

    Bons dias

    Pedro já lhe enviei um PM por forma a poder apresentar-lhe uma solução :)

    Se a malta de Mafra não quer trabalhar, há malta em Lisboa cujo objectivo é trabalhar bem e servir o seu cliente!

    deixei-lhe o meus contactos na PM.

    Faça o favor de me contactar e estou certo que, mediante a sua disponibilidade, tem um orçamento nosso ainda este fim de semana!

    Cumprimentos.
    • Gex
    • 6 fevereiro 2013

     # 7

    Nada de novo... Eu também passei pelo mesmo quando foi para construir. Mais recentemente quando quis instalar um alarme em casa contactei algumas 10 empresas e só 2 é que responderam.
    Infelizmente este país é assim: toda a gente gosta de fazer o choradinho mas só uns poucos é que querem efectivamente trabalhar.
  4.  # 8

    Confesso que estas situações me deixam.....arreliado (para nao utilizar termos mais feios!)!

    So quem tem uma empresa é que sabe a dificuldade que é conseguirmos garantir trabalho todos os dias! Mas depois, não raras as vezes vamos a casa de clientes que nos contam situações similares ás que têm vindo a relatar!

    É triste....
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 9

    Colocado por: J.FernandesSe excluir empresas que não entregam os orçamentos no prazo acordado, arrisca-se a não fazer a empreitada de todo. É lamentável mas é a triste realidade.


    Bom Dia
    Eu até compreendo que não consigam entregar os orçamentos nos prazos acordados, só não compreendo que não dêem uma explicação, não tenham uma atenção para o cliente a dar uma justificação. Eu no meu trabalho muitas vezes também não consigo cumprir o planeado, mas tenho que justificar o facto.

    Neste caso em concreto estamos a falar de empresas que têm os seus proprios gabinetes para se dedicarem a este tipo de trabalhos (orçamentos). Não estamos a falar de empresas de rua em que é perfeitamente compreensível que estejam mais vocacionados para "partir pedra e mexer na massa" do que estar sentado a uma secretária a fazer numeros.
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 10

    Colocado por: GexNada de novo... Eu também passei pelo mesmo quando foi para construir. Mais recentemente quando quis instalar um alarme em casa contactei algumas 10 empresas e só 2 é que responderam.
    Infelizmente este país é assim: toda a gente gosta de fazer o choradinho mas só uns poucos é que querem efectivamente trabalhar.


    É mesmo isso. Faz algum tempo que deixei de acreditar no que oiço e passei a ser como o S. Tomé...ver para querer.
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 11

    Colocado por: Rui_DiasBons dias

    Pedro já lhe enviei um PM por forma a poder apresentar-lhe uma solução :)

    Se a malta de Mafra não quer trabalhar, há malta em Lisboa cujo objectivo é trabalhar bem e servir o seu cliente!

    deixei-lhe o meus contactos na PM.

    Faça o favor de me contactar e estou certo que, mediante a sua disponibilidade, tem um orçamento nosso ainda este fim de semana!

    Cumprimentos.


    Obrigado Rui, vou já verificar.
  5.  # 12

    Caro Etics não posso dizer que esteja errado obviamente! contudo, e se o seu objectivo é o de captar mercado....esse trabalho faz parte da sua "publicidade"!

    É certo que não se conseguirão ganhar todos os trabalhos (era bom era...) a que se "concorre" mas se durante a "negociação" já estamos a deixar claro ao cliente que nao somos cumpridores mesmo antes de lhes entrar em casa....acha que algum dia nos deixarão entrar? Eu nao deixaria.....

    É certo que há gente que gosta de fazer pedidos estranhos apenas para se manter "entretido" mas sou-lhe muito sincero....se em cada 10 potenciais clientes, 2 nao forem desse tipo...tenho trabalho para mim e para o meu pessoal!

    E no fundo é isso que me importa!
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 13

    Colocado por: Anonimo18072022ABom dia,

    Além das críticas que apresentam e que aceito e entendo deixo também a versão do que acontece muitas vezes para quem orçamenta.

    E o número de clientes que "disparam" pedidos de orçamento para todos os lados e no final nem um obrigado dizem, mesmo que seja uma resposta negativa?
    Concordam com este comentário:Picareta,pmmm


    Bom Dia Etics,

    Concordo perfeitamente com o seu ponto de vista. Certamente é bastante desagradável.

    No meu caso, garanto-lhe que só pedi a duas empresas.

    Entretanto, ontem a empresa A, coincidência ou não, ligou-me 3 vezes e por voltas das 20 horas enviou-me o resto do orçamento com o respetivo pedido de desculpas.

    Da empresa B (SANCOVEDRAS), nem sinal.
  6.  # 14

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Entendo que sim mas o Senhor sabe o custo que pode ter realizar um orçamento? Agora imagine o número de orçamentos que por vezes chegam e em que alguns (não é o meu caso) podem demorar várias horas/dias a realizar. Multiplique isso por X e veja a despesa que dá.
    Obviamente que não quero com isto desculpar outras situações já que também já me aconteceu pedir propostas e nem me responderem :-)


    Sem duvida! Não preciso de imaginar pois vivo essa realidade diariamente! Tem realmente um custo que muitas vezes não é baixo! Ainda assim é como digo...vejo-o como um investimento no meu negocio! Não podemos "dizer" a um potencial cliente que lhe fornecemos um orçamento com todos o gosto mas apenas se nos adjudicar o trabalho no final :) "era bom" mas não é assim que se processa :)
    • J:C
    • 6 fevereiro 2013

     # 15

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Entendo que sim mas o Senhor sabe o custo que pode ter realizar um orçamento? Agora imagine o número de orçamentos que por vezes chegam e em que alguns (não é o meu caso) podem demorar várias horas/dias a realizar. Multiplique isso por X e veja a despesa que dá.
    Obviamente que não quero com isto desculpar outras situações já que também já me aconteceu pedir propostas e nem me responderem :-)


    Esta sim, a realidade!

    Colocado por: Rui_Dias
    Sem duvida! Não preciso de imaginar pois vivo essa realidade diariamente! Tem realmente um custo que muitas vezes não é baixo! Ainda assim é como digo...vejo-o como um investimento no meu negocio! Não podemos "dizer" a um potencial cliente que lhe fornecemos um orçamento com todos o gosto mas apenas se nos adjudicar o trabalho no final :) "era bom" mas não é assim que se processa :)

    Esta é a fazer-se ao potencial cliente, criticando os colegas da profissão.
  7.  # 16

    Colocado por: J:C

    Esta sim, a realidade!


    Esta é a fazer-se ao potencial cliente, criticando os colegas da profissão.


    Tem toda a razão amigo J:C! Aliás, nem está evidente nesta discussão que o que nao faltam por ai são empresas a deixar os seus clientes sem resposta!.... Eu (e qualquer empresa honesta) não "me faço" a um potencial cliente! Faço o meu trabalho! Se me comprometo a apresentar um orçamento, apresento-o! Se não tencionar ou não puder faze-lo, não me comprometo! Na minha empresa (cada um gere a sua como bem entender) é assim que se trabalha! Procuramos clientes e quando os encontramos servimo-los com respeito (até mesmo aos clientes mais chatos)! Seguramente que não deixamos de fazer um trabalho porque deixamos um cliente sem respostas!

    Se considera que isso é dizer mal de um colega de profissão...então acredite que esse "colega" (que terá necessáriamente que utilizar conceitos errados na gestão de uma empresa de reconstruções, pois vivemos da apresentação de orçamentos) não é "colega" meu!

    Resto de bom dia para si!
    • J:C
    • 6 fevereiro 2013

     # 17

    Colocado por: Rui_Dias
    o que nao faltam por ai são empresas a deixar os seus clientes sem resposta!....

    Resto de bom dia para si!

    Correcto e afirmativo, mas o que quero dizer é que existe, e muito o reverso da medalha!
    Um bom dia igualmente para si.
  8.  # 18

    Colocado por: Anonimo18072022ACada "lado" tem a sua razão.
    Com as noticias de falências, despedimentos, crise na construção, para o cliente que solicita um orçamento acha estranho que não lhe respondam.
    Provavelmente as pequenas empresas/remodelações continuam com trabalho suficiente e talvez com a crise surja ainda mais já que se pensa mais em remodelar do que comprar novo ou construir de raiz.

    É evidente que a construção nova desceu a pique e penso que todos os que estamos envolvidos nesta área sentimos "na pele" a crise na construção.
    De qualquer forma, por mim falo, nunca deixo de responder a um pedido de orçamento mesmo nos casos que sei de antemão que é para o monte. Em muitas situações de concursos a empreitadas as empresas de construção disparam pedidos de propostas para todos os lados quando de antemão, se ganharem a obra, o trabalho já esteja mais do que decidido a quem vai ser entregue. Mesmo assim respondo e, muitas vezes depois da meia-noite....que é quando há mais tempo livre...e sossego.


    Estou certo de que continua a ter trabalho pois está a seguir o caminho certo! Parabens pela clareza de ideias!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmmm
    • pmmm
    • 6 fevereiro 2013

     # 19

    E porque não se pode criticar um colega de profissão? Há algum mal nisso? O que não falta neste país são classes em que todos se protegem uns aos outros e a "culpa" morre sempre solteria. Desde que seja feita civilizadamente a critíca é de salutar.

    Como é óbvio não é por alguém subscrever a minha opinião/critica que vou entregar a obra.

    Com esta simples frase: "Com as noticias de falências, despedimentos, crise na construção, para o cliente que solicita um orçamento acha estranho que não lhe respondam." o caro ETICS resumiu o que me vai na alma. Só isto.
    Concordam com este comentário: goliver
    • pmmm
    • 7 fevereiro 2013 editado

     # 20

    Actualização

    Bom Dia
    Neste momento já fui recebedor dos orçamentos que solicitei às duas empresas. Ambas apresentaram desculpas com as justificações que acharam por bem dar.
 
0.0240 seg. NEW