Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora viva a todos!
    É nesta altura de plena crise, que me vou aventurar na construção do projecto da minha vida! a Minha Casa!
    Sou preparador técnico no ramo de Serralharia/ Caixilharia e ao logo de alguns anos venho "compilando experiências", analisando erros, recolhendo opiniões, etc.
    Irei certamente, ainda assim, cometer erros, mas espero reduzi-los ao mínimo aceitável.
    O Objectivo é construir uma casa térrea em "L", aproveitando da exposição favorável do Terreno, mas com Cave, que não passará de garagem e arrumo, já que o terreno apresenta um declive bastante grande para o centro.
    Trata-se de um terreno com cerca de 2800 m2, com 42 m de frente. Irei "encostar-me sobre um lado, para garantir uma futura divisão longitudinal, caso o futuro nos reserve algum percalço!
    Construção simples, rápida e eficiente! Bons materiais mas de fácil e rápida aplicação, pois existe um sobrecusto enorme nos valores de mão de obra.
    Grosso modo será, em princípio parede de bloco térmico, com Reboco de argamassa térmica pelo exterior e pladur pelo interior.
    Abaixo levantamento topográfico e planta do piso habitável! Espero as vossas sábias críticas!
    S.Marques
  2.  # 2

Levantamento Topográfico em imagem
      terreno.jpg
  3.  # 3

Planta habitável
      RChao.jpg
    • lipe
    • 6 fevereiro 2013

# 4

não se ve a planta da casa.
  4.  # 5

• lipe
    • 6 fevereiro 2013

# 6

já dá para ver...
  5.  # 7

Só em circulações é a área da sala....
  6.  # 8

Pois, isso eu já contabilizei também, e a ligação da sala à entrada não me agrada muito também! mas... o que se poderá fazer?!
    Este é um ponto fraco assumidamente. só que naõ quero corredores estreitos! e a cozinha deve estar ligada à sala, mas com acesso prático por qualquer lado!, se é que me faço entender!
    Mas estou em tempo de mudar muita coisa!
    • lipe
    • 6 fevereiro 2013

# 9

Eu tambem estou a pedir uma ajudazinha para a minha construção, pode ver em "a minha casita", por isso não sou um grande observador , mas no meu entender tem muita area de circulação, e a lavandaria naquele sitio, não vai ser muito funcional.
  7.  # 10

Qual a lógica de uma lavandaria na zona dos quartos?
    Vai colocar a maquina de lavar e secar aí?
  8.  # 11

mulheres!! São elas que lavam, arrumam, etc!! e a minha diz que cá em casa farta-se de correr para ir lavar para aqui, arrumar para acolá, por a secar por ali... etc!!, achei ser um bom local, apesar da maquina de lavar!, mas ... com reticências!!!
    • lipe
    • 6 fevereiro 2013

# 12

Se na casa onde está ela diz que se farta de correr, nesta então vai treinar para a maratona. LoL
  9.  # 13

um conselho sincero...
    Pelo que estive a analisar, e pelas áreas que pretende, poderia claramente obter melhores resultados na arquitectura.
    Sabe porque a sua mulher diz e vai continuar a dizer que se farta de correr...? Porque ainda continua a ter um corredor, que requer um esforço para a sua circulação. É uma passagem forçada e não fluida, por mais que o corredor seja largo, não conseguirá retirar esse defeito.
    Janelas da despensa e I.S. na entrada da casa?? Não me parece muito favorável...
    As janelas que foram abertas na fachada, algumas delas não fazem sentido.
    Cerca de 2.80 de área livre de circulação na cozinha?? A sua mulher vai fazer maratonas... frigorifico, fogão, fogão, despensa...etc...

Em suma, tem áreas significativas que lhe poderiam proporcionar maior diálogo entre os espaços, não criando forçosamente corredores desconfortáveis.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 14

Na suite mudava o local da casa de banho para o closet e vice-versa. Entrar no quarto e ter uma porta que dá acesso à casa de banho na minha opinião não faz sentido.
  11.  # 15

Ora viva! Mais umas imagens com vista 3d do interior.
      Moradia Salgueiral11.jpg
  12.  # 16

Lavandaria na zona dos quartos (onde a roupa suja é produzida e a roupa lavada é arrumada), e sem paredes meias com zonas de dormir... 5 estrelas! Só falta é um acesso ao exterior.
  13.  # 17

A largura da cozinha tem um objectivo, que é permitir a circulação à volta da mesa, caso pretenda colocar mesa no centro em vez de balcão. mesa, mais cadeiras abertas de cada lado, veremos que não é assim tão descabido. Sei que tenho a sala de jantar logo ao lado, mas também que sei que na correria do dia-a-dia, vamos ao mais prático. Esta é a área da cozinha na casa onde habito, apesar de ter uma distribuição diferente. É bastante prática.
    Considero que esse será um mal menor na casa! preocupa-me mais a distribuição e a zona de circulação....
  14.  # 18

Colocado por: adarqum conselho sincero...
    Pelo que estive a analisar, e pelas áreas que pretende, poderia claramente obter melhores resultados na arquitectura.
    Sabe porque a sua mulher diz e vai continuar a dizer que se farta de correr...? Porque ainda continua a ter um corredor, que requer um esforço para a sua circulação. É uma passagem forçada e não fluida, por mais que o corredor seja largo, não conseguirá retirar esse defeito.
    Janelas da despensa e I.S. na entrada da casa?? Não me parece muito favorável...
    As janelas que foram abertas na fachada, algumas delas não fazem sentido.

Viva "Adarq", Quais são as aberturas na fachada que não fazem sentido?
    A janela da dispensa, eu anulava-a de bom grado, mas na I.S nem por isso. Só que isso cria-me um efeito estético pelo exterior esquisito, uma janelita pequena ali na entrada.... O objetivo era uma janela baixa, rasgada na largura das duas divisões, em que a união entre elas é em chapa à cor da caixilharia, para não criar efeito de divisão entre elas.
    A entrada da casa está a cerca de12metros da entrada do terreno, onde fica a campainha. Assim não conto muito ter niguém ali ao alto à espera enquanto alguém estará no wc. Digo Eu ..... !!!
    Algo deste género
  15.  # 19

entrada duma moradia parecida
      33-001.jpg
  16.  # 20

Colocado por: ItalianoLavandaria na zona dos quartos (onde a roupa suja é produzida e a roupa lavada é arrumada), e sem paredes meias com zonas de dormir... 5 estrelas! Só falta é um acesso ao exterior.

Caro italiano, a ideia da lavandaria aí, é mesmo essa!! está tudo ali! quanto ao acesso exterior, isso efectivamente é um problema...
    tem que ser pela sacada do quarto, o que não é muito prático, mas...
    já tive a lavandaria trocada com um dos quartos, a exposição solar e distribuição mais favorável neste sítio levou a isto....
    Assim estão os quartos poente/sudoeste com acesso para o Terraço envolvente.

0.0198 seg. NEW