Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ItalianoLavandaria na zona dos quartos (onde a roupa suja é produzida e a roupa lavada é arrumada), e sem paredes meias com zonas de dormir... 5 estrelas! Só falta é um acesso ao exterior.

Compreendo a lógica, mas não poder pôr a máquina a lavar de noite parece-me um inconveniente de peso. Outro conselho para esta zona seria incluir um tanque para lavagem de roupa à mão. E ter um acesso ao exterior, sim. Porque estamos a pensar na roupa do dia-a-dia, mas há lavagens mais "pesadas" (tapetes, edredões, calçado com lama, etc) que fazem um bocado mais de "confusão". Andar com tapetes a pingar ou botas sujas na zona dos quartos não é assim muito apetecível...
    Concordam com este comentário: smsmarques
  2.  # 2

Boas smsmarques,

Eu pessoalmente, trocava a lavandaria pelo escritório. No meu ponto de vista não faz sentido ao pé do quarto de dormir e no corredor de acesso à zona mais privada da casa. É apenas o meu ponto de vista.

Eu também estou prestes a começar a obra. Desejo-te muita sorte!
  3.  # 3

Estou igualmente em fase de projeto e tenho o projeto aqui no forum aberto a discusão. Deste modo, tal como o lipe, não sou "grande observador".

Relativamente à lavandaria e dando a minha opinião relacionada com o nosso "modo doméstico", diariamente as tarefas relacionadas com a cozinha e lavandaria são realizadas ao final do dia (á excepção do sábado).
    Sendo assim, acho mais prático estarem estes 2 compartimentos juntos e com acesso ao exterior directo, pois torna esta interação mais prática e pode até agelizar processos...tornando-a numa " ampla zona de serviço".

No entanto, ambas as localizações têm as suas vantagens, pelo que me parece que tem de ser tomada a decisão com base no seu modelo de dia a dia....Se é que me faço entender!

Boa Sorte
  4.  # 4

Onde está a casa implantada?
  5.  # 5

Viva!! Aqui fica a implantação!
    O terreno é pertinho de Aveiro.
    • lipe
    • 7 fevereiro 2013

# 6

O closet não dava para ter uma janela para ter luz natural?
  6.  # 7

Colocado por: lipeO closet não dava para ter uma janela para ter luz natural?

O closet daria para colocar uma janela, obviamente, talvez na parede posterior... ou assim... mas perderia o armário nessa zona. Estou mais inclinado para colocar uma luminária mesmo por cima, ao centro do closet, já que a empena do telhado por cima do mesmo está virada a nascente e assim receberia luz directa.
  7.  # 8

Colocado por: smsmarques

O closet daria para colocar uma janela, obviamente, talvez na parede posterior... ou assim... mas perderia o armário nessa zona. Estou mais inclinado para colocar uma luminária mesmo por cima, ao centro do closet, já que a empena do telhado por cima do mesmo está virada a nascente e assim receberia luz directa.

O meu arquiteto deu-me a mesma sugestão....aproveitar luz natural vinda do teto, de modo a aproveitar todas as paredes.....parece-me bastante funcional!!!
  8.  # 9

pois o seu arquitecto....

isso custa dinheiro.
    olhe para ser sincero, tem ai uma casa que vai servir se for bem construida mas a gestão dos espaços, a sua funcionalidade, a sua relação com o exterior e outras coisas mais fazem-me pensar que os arquitectos andam mesmo mal, é encher chouriços sem alma.
    aquela churrasqueirazinha no cantinho do alpendre diz muito.
    no tempo dos nossos avos e sem arquitecto faziam-se casas muito mais logicas e correctas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, mafgod
  9.  # 10

Mais uma casa mal orientada, e tinha terreno para ter uma casa com orientação perfeita. Não entendo.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 7 fevereiro 2013 editado

# 11

Só algumas sugestões:

- corredor de 1,20m é mais do que suficiente :-)
    - trocava lavandaria com a IS ao lado (nota: se ligar a máquina à noite, e por mais silenciosa que seja, vai sempre sentir vibrações... até sentirá a vibração do frigorífico!)
    - já pensou em alterar a planta para um T em vez de um L?
    - se não optar por janela no closet, arranje um modo de circular o ar (ventilação mecânica forçada, luminária com possibilidade de abrir)
    - colocava os roupeiros dos quartos nas paredes fronteira com outros quartos (isolamento acústico)
    - no closet, opte por não colocar portas nos roupeiros
    - opte por acesso ao exterior pela lavandaria como já referido acima
    - pelo tamanho da dispensa não sei se não era de dispensar e arranjar mais uns armários... pensou em por o acesso da cave diretamente para a cozinha onde está a dispensa?
    - ponderou ter uma cozinha em retangulo em vez de quadrada?
    - mais um lavatório frente a uma janela :-)
    - onde vai estar o quadro elétrico e afins?
    - ponderou colocar a cozinha onde está as escadas (e deslocar as escadas para onde está a IS/dispensa) e colocar o escritório onde está a cozinha?

- em resumo, cortaria área no corredor (1,60 é um exagero....) e no hall (muita área e pouco/nada aproveitado)
  10.  # 12

Uma pessoa vê a planta de implantação e vê logo uma coisa que não bate bem, por exemplo o muro/ portões de acesso rodoviário ao interior do lote... sem qq diálogo com a contrução e sem adequar à geometria planimétrica do muro do vizinho, por exemplo.
    Quanto à planta do edificio, já aqui comentaram.
  11.  # 13

Como já foi referido aqui, parece-me uma boa ideia trocar a lavandaria pelo escritório.

Fazendo esta troca, talvez daria para incluir a lavandaria e 1 wc de serviço naquele espaço, tirando-o da zona de entrada...digo eu....ficava mais cómodo para quem ta na sala...

Por outro lado, tambem acho piada ao fato do escritório estar perto da zona de estar/convivio...

É a tal história... o perfeito é impossivel...
    Concordam com este comentário: smsmarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smsmarques
  12.  # 14

Colocado por: danobregaMais uma casa mal orientada, e tinha terreno para ter uma casa com orientação perfeita. Não entendo.

Danobrega, qual é a questão da orientação? onde abriria mais vãos?! Se há coisa que detestamos (eu e a minha esposa), é grandes aberturas para a estrada. A Obliquidade do terreno relativamente à estrada é desfavorável a uma zona privada bem exposta e este facto é agrvado pelo declive negativo da estrada vindo de poente (nos 42 m de frente existe uma diferença altimétrica de 2,70m. o que faz com que mesmo com uma vedação de 2m de altura se consiga ver demasiado lá para dentro...
    Gostaria pois duma sugestão mais construtiva a esse nível!! isso é que ajudava mesmo!
  13.  # 15

Ora bem, uma casa deve estar virada a sul, aproveitar ao máximo os ganhos solares possíveis, e protegida da zona norte. Ponto final. Hoje em dia não se faz isso porque a energia é barata, espere mais uma década e vai ver.

Pelo que entendo do seu terreno ele desce até ao meio, e depois sobe. Nesta situação eu faria a casa na parte detrás do terreno, completamente virada a sul, e criava ai o espaço de lazer.

Mas pronto, é a minha opinião.
    Concordam com este comentário: Huguim
      orientada a sul.png
  14.  # 16

Colocado por: smsmarques

Atenção com isso!!!
    Ou viram as entradas de luz no telhado a Sul ou vão ficar com pouca luz nessas luminárias. Eu tenho um tunel de luz Velux com tubo Inox rigido de 400 com 1,2m virado a Norte... (era o que dava) e a luz é muito ténue, se não fosse a luz artificial embutida no próprio tunel não dava luz nenhuma. Ao inicio tinha o tubo flexivel mas... como se costuma dizer aqui parecia um arincu... troquei para o rigido, notou-se a diferença mas mesmo assim não é lá grande espingarda, vou esperar pelo Verão para ver se com o Sol mais alto dá mais Luz :).
    Cumprimentos
  15.  # 17

Huguim

como não consigo ler as cotas do levantamento topografico estou um pouco confuso, qual é afinal a parte mais alta do terreno? é no meio ou á frente e na parte de tras?
  16.  # 18

Colocado por: marco1Huguim

como não consigo ler as cotas do levantamento topografico estou um pouco confuso, qual é afinal a parte mais alta do terreno? é no meio ou á frente e na parte de tras?

Caro marco1,

O projeto não é meu....

Apenas concordei com o comentário do danobrega....parece-me uma escolha acertada....

Cumpts...
  17.  # 19

Colocado por: danobregaOra bem, uma casa deve estar virada a sul, aproveitar ao máximo os ganhos solares possíveis, e protegida da zona norte. Ponto final. Hoje em dia não se faz isso porque a energia é barata, espere mais uma década e vai ver.

Pelo que entendo do seu terreno ele desce até ao meio, e depois sobe. Nesta situação eu faria a casa na parte detrás do terreno, completamente virada a sul, e criava ai o espaço de lazer.

Pois... Aí seria espetacular!! é Um facto. Pena é o facto de eu só poder ter construção até 50m do eixo da via!! é precisamente aos 48m que está o "páteo" para acesso à garagem na cave!. Mas tendo em conta essa opinião é muito próximo ao que acontece: A norte não tem janelas tirando a das I.S. da Suite. Contudo e como disse, para a frente de casa está fora de questão grandes aberturas. Aquele canto todo envidraçado que tenho na sala está mesmo frente ao pico do sol. Todos os quartos apanham bastante sol a em durante toda a tarde. simulado "in loco".
    Vou tentar desenvolver um pouco mais a distribuição...
  18.  # 20

oops
    pois é, talvez o smsmarques possa esclarecer.

0.0247 seg. NEW