Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos! Já conheço o forum a um tempo, mas é a primeira vez que coloco um problema!
    Tenho uma moradia/apartamento T3, no andar superior. Em Oliveira de Azeméis, Aveiro
    Desde que fiz as ultimas obras em minha casa, 2000, começou-se a deparar alguns problemas, 2 dos quais que mais me incomodam: Frio e Humidade.
    Alguns erros que compreendo que tenha cometido foi colocar tijoleira em todas as divisões.

Começou-se a notar desde a uns tempos atrás uma maior acumulação de humidade só nos tectos dos quartos e WC's, mais na zona acima das janelas. (Isto acontece mais gravemente durante o Inverno, obviamente)

Em 2010 coloquei janelas duplas para reduzir o vento da caixilharia das persianas. (Tornando a casa menos fria)
    Em 2011 apliquei um sistema caseiro no sótão para ver se o o problema da humidade era reduzido. (Coloquei por cima da placa fibra que se aplica nos pisos flutuantes e caixas de ovos)
    No mesmo ano também coloquei piso flutuante no quarto do meu filho, por cima da tijoleira. E substitui os rodapés.

Este ano notou-se algo que antes não se verificava. Um excesso de humidade no meu quarto (O que tem o WC privativo) e no quarto do meu outro filho (Que só foi usado durante a época de Natal).
    Um excesso tal que é a primeira vez que notei humidade nas paredes desses 2 quartos.

Espero que compreendam o esquema da planta que elaborei
    Planta da Casa

A minha mulher comentou que possa estar a piorar devido a falta de respiração da placa de cima devido ao invento caseiro que encontrei na internet. Mas acho estranho pois em 2011 e 2012 não tive qualquer problema.
    O meu filho também já comentou que a situação possa piorar devido a casa nunca ter sido pintada no exterior, na zona nova elaborada em 2000.
    Também já chegamos a conclusão que o piso flutuante ajuda na redução destes casos.

Mas como um forum pensa mais e partilha mais opiniões do que 3 pessoas sós, preferir recorrer a vossa ajuda.
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    O que será que posso fazer? Alguma pergunta sobre a casa, não hesitem em perguntar, por favor... dizer-vos-ei com todo o gosto

Obrigado pela vossa compreensão. :)
  2.  # 2

Esqueci-me de mencionar que já limpamos os tectos 2 vezes (1x Dezembro, 1x Janeiro), por isso a situação nas imagens seria bem pior se não tivéssemos limpo!
    • Mac
    • 9 fevereiro 2013

# 3

Mora no andar superior,
    o edifício tem mau isolamento,
    o seu tecto no inverno está frio,
    O ar interior, mai quente que o tecto, provoca humidade no tecto por condensção. A humidade propicia o aparecimento de bolores.
    Pode isolar por cima da laje e o problema dininui pois se as paredes não estiverem isoladas vai continuar a ter essas condensações e bolores numa faixa junto à parede exterior. Haverá várias soluções mas a que me parece obvia será corrigir o isolamento térmico.
    Cumps
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

Necessita Isolar e Ventilar
    espessura das paredes?
    fotos desse isolamento do sótão?
  4.  # 5

é nestas alturas que sou a favor de um sistema vmc!para mim isso deve-se a falta da respiração da propia casa!
  5.  # 6

Colocado por: virgilioferreiraEm 2011 apliquei um sistema caseiro no sótão para ver se o o problema da humidade era reduzido. (Coloquei por cima da placa fibra que se aplica nos pisos flutuantes e caixas de ovos)
    E isto é suposto ter que efeito ?

Colocado por: fernandoFerreirafotos desse isolamento do sótão?
    Também gostava de ver...

Colocado por: Maco seu tecto no inverno está frio,...Pode isolar por cima da laje e o problema dininui (...) Haverá várias soluções mas a que me parece obvia será corrigir o isolamento térmico.
    Estamos todos a olhar para cima. :-)
    Não esqueçamos que a casa tem chão de tijoleira.
    Trata-se de uma casa FRIA, a não ser que CONSUMA bastante energia a aquecê-la. COMO é feito o aquecimento da casa virigilioferreira?

É que para uma casa deixar de ser fria , não basta ter bom isolamento térmico. É preciso AQUECÊ-LA.

Colocado por: virgilioferreira Também já chegamos a conclusão que o piso flutuante ajuda na redução destes casos.
    Não é bem assim (ler parágrafo anterior). MAS reduzirá o consumo energético a aquecer a casa...

Colocado por: virgilioferreiraO meu filho também já comentou que a situação possa piorar devido a casa nunca ter sido pintada no exterior, na zona nova elaborada em 2000.
    O seu filho tem toda a razão. A tinta exterior não serve só para enfeitar. :-)

Já agora, costuma AREJAR a casa todos os dias ?
  6.  # 7

isso é um cozinhado com vários ingredientes, a saber:
    falta de isolamento térmico;
    falta de ventilação;
    falta de extracção de vapores dos banhos;
    falta de tratamento térmico das pontes térmicas lineares (ligação de parede/tecto);
    falta de aquecimento;
    possiveis infiltrações de humidade através de fissuras nas paredes (avaliar a pintura exterior da casa / fissuras no reboco);
  7.  # 8

Colocado por: fernandoFerreiraespessura das paredes?

Tijolo de 11 com caixa de ar!

Mais tarde publico as fotos desse isolamento caseiro... mas menciono o seguinte esquema

Será que este esquema não deixa respirar a placa? Será que deveria aplicar nas ripes do telhado?
    Esqueci-me de mencionar que o sótão não tem qualquer isolamento nas telhas.
  8.  # 9

Colocado por: ramos1999é nestas alturas que sou a favor de um sistema vmc!para mim isso deve-se a falta da respiração da propia casa!

Peço desculpa, mas do que se trata um sistema vmc?
  9.  # 10

Colocado por: Luis K. W.E isto é suposto ter que efeito ?

Se nao me engano, na altura iria isolar do frio/calor vindo das telhas.

Colocado por: Luis K. W. COMO é feito o aquecimento da casa virigilioferreira?

Já tive lareira e fogão de lenha na cozinha, mas nao era muito funcional e desconfortável, devido a grande diferenças de temperaturas nas divisões da casa.
    Agora uso, de vez em quando, um aquecedor a gas, que costuma andar pela sala/cozinha e um aquecedor electrico por casa de banho.

Também menciono que no WC privativo apliquei um cabine de duche, tendo ajudado na redução de humidade.

Colocado por: Luis K. W.Já agora, costuma AREJAR a casa todos os dias ?

Sim, sempre que faz bom tempo no Inverno.
  10.  # 11

Colocado por: virgilioferreira

Peço desculpa, mas do que se trata um sistema vmc?

é um sistema de ventilação e respiração do qua havera uma renovação constante do ar!
  11.  # 12

Virgilioferreira.
    Eu só ligo um aquecimento nos dias frios. O do meu quarto, á noite, durante meia-hora, antes de me ir deitar.
    Mas eu vivo num T3 (com apartamentos por cima e por baixo) virado a nascente-sul-poente, e onde o sol bate desde que nasce até que se põe.

No seu caso (suponho que seja uma moradia isolada), ainda por cima sem isolamento térmico decente e chão em tijoleira, deveria ter vários aquecedores ligados durante horas a fio.
    Que temperatura tem o ar da sua casa de manhãzinha quando acorda ?

Como suponho que não tenha à mão termómetros sensíveis que meçam a temperatura de superfícies, faça a seguinte experiência:
    Amanhã, na primeira hora da manhã, ponha a palma da mão no tecto da casa, se faz favor.
    E depois diga-nos o que achou da temperatura (morno, frio, muito frio...) comparada, por exemplo, com a temperatura da madeira de uma porta interior (ou da sua testa).

O arejamento devia ser PERMANENTE. Não há regulamento que o "obrigue", porque todos sabemos que não teríamos dinheiro para pagar o aquecimento da casa se o ar (frio) exterior estivesse sempre a entrar (ou se tivéssemos de pré-aquecer o ar que entra)...
    Mas, no mínimo, deveria arejar a casa TODA todos os dias, quer faça sol, quer faça chuva, durante 15min a meia hora.
  12.  # 13

Colocado por: Luis K. W.Como suponho que não tenha à mão termómetros sensíveis que meçam a temperatura de superfícies, faça a seguinte experiência:
    Amanhã, na primeira hora da manhã, ponha a palma da mão no tecto da casa, se faz favor.
    E depois diga-nos o que achou da temperatura (morno, frio, muito frio...) comparada, por exemplo, com a temperatura da madeira de uma porta interior (ou da sua testa).

Muito obrigado, amanha direi alguma coisa
  13.  # 14

O que tem a dizer sobre o esquema de isolamento caseiro que apresentei em cima?

Eu estava a pensar em tornar a casa mais acolhedora, colocando por toda a casa o piso flutuante de madeira. Eu vou colocar a espuma polietileno e um outro para o som!
    O que me aconselham a usar mais? Estou a usar algo desnecessário?

E também vou investir em tintas interiores, porque nunca usei grande marcas nem grandes produtos.
    Devo de usar um anti-fungos? Qual? Preços?

Se me pudessem ajudar, eu agradecia imenso.
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo18072022ATendo 0ºC no exterior com humidade relativa de 90% e, 18ºC no interior com 75% de humidade relativa, a temperatura das suas superfícies interiores (paredes exterior) estará na ordem dos 14,9ºC. O ponto de orvalho será sensivelmente de 14ºC. Muito perto da condensação.
    Se aumentar a temperatura ambiente (20ºC) e mantiver o nível de humidade (75%) o ponto de orvalho passa sensivelmente para os 15ºC. Já condensa.

A minha dúvida põe-se no «...e mantiver o nível de humidade».

Se apenas aumentarmos a temperatura de 18º para 20º, a humidade relativa diminui (diminuindo também o ponto de orvalho). Certo?
  15.  # 16

Colocado por: Luis K. W.
    A minha dúvida põe-se no «...e mantiver o nível de humidade».

Se apenas aumentarmos a temperatura de 18º para 20º, a humidade relativa diminui (diminuindo também o ponto de orvalho). Certo?

Certo e errado, a humidade relativa diminui e o ponto de orvalho é o mesmo. Aqui fica um diagrama psiconometrico para ser mais fácil entender.

As curvas onde se pode ler uma percentagem é a humidade relativa, na ultima (100%) é o ponto de orvalho.

Se só aumentarmos a temperatura, traçar uma linha horizontal desde os 18ºC e 75% ate aos 20ºC o que da uma humidade relativa de mais coisa menos coisa de 65%.

Para saber o ponto de orvalho é so traçar uma recta horizontal ate a linha dos 100% e ler a temperatura referente a esse ponto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
      DiagramaPsicrometrico.jpg
  16.  # 17

Com uma humidade de 100% e 12ºC no exterior.
    Registei uma temperatura de 11.9ºC no interior!

Estes dados conseguem obter informações sobre a humidade a qual poderá estar no interior?
  17.  # 18

boa noite, eu tive precisamente o mesmo problema, resolvi com ar condicionado, os aquecedores a gás que mencionou são potencia dores de humidades, embora possa haver problemas de isolamento, uma solução fácil e relativamente barata é o ar condicionado, pode testar com um desses portáteis que alguém lhe possa emprestar, pois eu não aconselho, é barulhento tem alto consumo, tem de ter um buraco ou uma janela aberta para meter o tubo de saída do ar, mas uma coisa eu lhe garanto vai secar bastante o ar, logo não haverá condensação, para já deixe de utilizar o catalítico a gás. eu sei bem o que digo...cá em casa até as vigas da placa ficavam marcadas no tecto, depois comprei um desses ac portáteis, é uma enorme diferença, a humidade cai apique de 80% para 55%, isto em 2h, e no fim de despejar o reservatório da água algumas vezes isto porque aquilo tem pouca capacidade, mas nessas 2h tiro 4l de água. faça o teste vai ver que dá resultado, eu tenho prova disso.
    Concordam com este comentário: virgilioferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: virgilioferreira
  18.  # 19

Uma pergunta para os entendidos . Se o virgilioferreira em vez de ter instalado o "processo caseiro" tivesse colocado na laje de cobertura (sotão), lã de rocha com o papel virado para baixo teria tido algum ganho? Menos condensação? Menos aquecimento requerido?
    Obrigado a todos
    j. filipe
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2013

# 20

Colocado por: j. filipeteria tido algum ganho? Menos condensação? Menos aquecimento requerido?

Acho que sim a todos... mas, só no ponto isolado e não sei com que grandeza, isto é, podia ter menos humidade mas até podia continuar a ter bolores. E se calhar, passava a ter o problema nas paredes.
    Depende de muita coisa, acho eu...

0.0242 seg. NEW