Colocado por: dom123
Shelly EM no quadro principal
Coloca uma pinça na fase que entra no diferencial e se quiser pode colocar outra no disjuntor correspondente à tomada onde está a ser injectado o fotovoltaico, se não tiver mais nenhuma ficha nesse ramal com algum equipamento ligado
Colocado por: GMCQBoa tarde digam-me uma coisa vcs usam algum disjuntor em separado para alimentar o Shelly?
Colocado por: hangasO meu quadro vai levar mais uma remodelação nestes dias também, "vou" acrescentar mais umas coisas e ligar finalmente o shelly. Sim estive a ler e pode ser ligado a um disjuntor q esteja a ser usado (porque consome pouca energia) ou a um novo. Um de 6A chega certo?
Sim.
Antes tinha pendurado num dos disjuntores da iluminação.
Mas numa remodelação recente que fiz ao quadro tenho um disjuntor dedicado para o EM e outro monitor de energia DIN.
Meti um de 6A apesar de o fio ser de 1.5mm
Colocado por: hangas
Sim.
Antes tinha pendurado num dos disjuntores da iluminação.
Mas numa remodelação recente que fiz ao quadro tenho um disjuntor dedicado para o EM e outro monitor de energia DIN.
Meti um de 6A apesar de o fio ser de 1.5mm
Colocado por: luixmod
atenção os disjuntores não protegem equipamentos mas sim a cabelagem.
Colocado por: luixmodTenho lá tb uns diferenciais se é isso que te estás a referir. 👍
Colocado por: GMCQTenho lá tb uns diferenciais se é isso que te estás a referir. 👍
Colocado por: luixmodEssa sabia :) foi sem pensar...
errado! os diferenciais protegem as pessoas :D
Colocado por: GMCQEssa sabia :) foi sem pensar...
DPS? Interruptor geral?
Não tenho mais ideias ahhaha 😂
Qualquer dia tiro um curso de eletricidade. Das aéreas da construção é das que me cativa mais. :))
Colocado por: luixmod
Colocado por: hangasDPS também meti na renovação :)Esse medidor de energia luminoso também já tinha visto uns parecidos. Onde tens o DPS? Não o consigo identificar 😅
Edit: Já vi, são os últimos da direita em baixo. :) Os DPS (fase e neutro) estão no canto inferior direito, protegidos por um C32 (1P+N)
Na realidade ainda não está completamente ligado.
Preciso de fazer mais uma alteração. O "meu fórum" está com algum bug. As vezes acontece. Julgo que tem a ver com blocos de citações mal fechados acima. Colocado por: hangasDPS também meti na renovação :)
o que achas do matarial da efapel? em termos de custo parece ser mais barato que a concorrência.
aqueles dois aparelhos em baixo no quadro são descarregadores de tensão? Colocado por: hangasAs vezes acontece. Julgo que tem a ver com blocos de citações mal fechados acima.Eu não os editei manualmente, foi mesmo só "citar". Bem... Alguma coisa de errada não está certa aqui... 😂 Vou ver se isto volta ao normal. Abç Colocado por: luixmodo que achas do matarial da efapel?
Quando comecei a pensar neste projecto o meu favoritismo ia para Hager. Mas segundo discussoes neste e noutros foruns, o consenso é que Efapel não fica nada atrás dessa e outras marcas, pelo menos na gama dos 4.5/6kA.Colocado por: luixmodem termos de custo parece ser mais barato que a concorrência.
Sim, e tendo em conta a quantidade de modulos e o facto de ter usado 1P+N em todos os circuitos a diferença foi considerável. Quase metade do preço de uma solução Hager.
E acho que não fiquei mal servido. O tempo dirá.Colocado por: luixmodaqueles dois aparelhos em baixo no quadro são descarregadores de tensão?
Sim. Aqui confeso que considerei meter de uma marca que fosse fabricante.
Tanto quando sei a Efapel não fabrica os varistors, compra os módulos e integra.
Além disso são monoliticos. Não dá para trocar apenas o "cartucho" quando queima.0.6596 seg. NEW