Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Esse parece ser dos mais completos, com bridge MQTT e mais uma seria de coisas.
    Sao adequados para um setup com multiplos devices a partilhar o bus.
    No caso dos medidores quase sempre o inversor tem uma interface muito simples mono slave e não se entende com isso.

Já vi, inclusive no Aliexpress desses one-to-one que são completamente transparentes para os devices.
    Inclusive já vi versores DIN-Mount, que usam 1 ou 2 modulos no quadro electrico.

Mas sim, o problema é ter a certeza que a implementação é a esperada sem experimentar.
    Até pode ser que o inversor suporte esses brokers sem problemas, bastando passar-lhe o ID correcto.

No Huawei até é possivel até certo ponto.
    Quando se regista o meter dizemos-lhe o ID do device, e até pode haver mais no mesmo bus. Isto em teoria, porque quando há muito tráfego no bus ele perde o framing.

Eu tenho o meter ligado por cabo ao inversor, mas depois interrogo o bus pelo TCPModBus do inversor. Tentei ir buscar valores para o meter e para o proprio inversor de segundo a segundo e ele engasga-se. Mas de 5 em 5 segundos já se aguenta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tigoncal
  2.  # 2

Colocado por: hangasEsse parece ser dos mais completos, com bridge MQTT e mais uma seria de coisas.
    Acho que vou tentar com este e experimentar no inversor de rede Goodwe que tenho (e ver que consigo usar este setup para a limitaçao de exportação, se der, arrisco em comprar o hibrido)

Colocado por: hangasEu tenho o meter ligado por cabo ao inversor, mas depois interrogo o bus pelo TCPModBus do inversor. Tentei ir buscar valores para o meter e para o proprio inversor de segundo a segundo e ele engasga-se. Mas de 5 em 5 segundos já se aguenta.
    Isso é normal se forem muitos registos a serem lidos ao mesmo tempo. Se interrogar menor registos, já nao se deve engasgar. Por exemplo, nos contadores inteligentes, a E-Redes normaliza que os dispositivos a ligar à porta HAN não leiam mais do que 1 registo por segundo por isso mesmo.
  3.  # 3

Colocado por: zetoDurou apenas 4 anos, o EM

Aqui durou 2. Foram os condensadores, mas não tenho arte para aquele tipo de soldaduras. Mudei para o Pro EM, montagem muito mais limpa no quadro electrico, luzes que indicam o que está a fazer e aparentemente mais robusto. Vamos ver se dura.
  4.  # 4

Este faz a mesma coisa que o EM, por 15€, e dura mais tempo quase de certeza , mesmo os próprios shellys são chinocada
    tenho o sonnoff que é chinês que estão, instalados á 7 anos (sem problemas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
      IMG_1048.png

0.6752 seg. NEW