Iniciar sessão ou registar-se
    • L_C
    • 17 fevereiro 2013

     # 1

    Boa noite a todos

    Desde já muito obrigado por nos acolherem neste vosso espaço e peço já desculpa pela minha ignorancia no que se refere aos temas abordados.

    A casa que compramos recentemente tem portas de mogno portanto escuras, estão em óptimo estado mas não gostamos da cor delas...
    A minha pergunta, para alguém mais entendido que eu, é quanto ficaria mandar pinta-las? Pelo que vimos na net estamos indecisos, entre totalmente brancas mate ou preto mate com o "caixilho" e rodapés das paredes em branco. Gostávamos de madeiras claras como faia por exemplo mas achamos que o estilo da casa (moradia já com alguns anos) não encaixava nesse perfil. Para além de que a despesa seria muito maior

    Para quem é adepto do "faça você mesmo" também estou aberta a sugestões, tendo em conta o trabalho que é necessário (lixar e posteriormente pintar) compensa?? E se sim que materiais usar? Deixo imagens que recolhi para ficarem com uma ideia.

    Obrigado desde já

    L_C
      22.jpg
    • L_C
    • 17 fevereiro 2013

     # 2

    outra
      23.jpg
    • L_C
    • 17 fevereiro 2013

     # 3

    e ó mais uma (peço desculpa mas não sei adicionar mais que uma imagem na mesma publicação
      f3c81b145ae56619d549e5f2cd153897.jpg
    • Nia_
    • 18 fevereiro 2013

     # 4

    Olá, tenho exatamente o mesmo dilema à 10 anos!!
    Pedi já à algum tempo orçamento para a lacagem das ditas portas e ficava qqr coisa como 200/300 cada porta! tenho 13 portas, logo seriam cerca de mais de 2500 euros para isso.
    Também já pensei atirar-me de cabeça, mas só de enfrentar 13 portas sózinha, perco logo a vontade...lixar/primário/demãos de tinta, etc...já para não falar que para ficar perfeito o ideal seria pintar à pistola, as portas tudo bem, retirava-as e pintava lá fora, mas e as adulelas??? pintar à pistola dentro de casa???
    Então continuam nesse castanho e faço de conta que não as vejo, mas acho que em preto ficariam um luxo!! Um di aganho coragem...
    Em relação á porta e aduela da mesma cor ou não, acho que depende um pouco do chão que se tem.
  1.  # 5

    Há alguns anos atrás e pela 1ª vez, pediram-me orçamento para pintar portas e rodapés de branco. Eu achei que seria um disparate estupidez a minha e avisei o cliente que depois de pintado, dificilmente teria retorno.

    O cliente queria pintar portas, rodapés, roupeiros, aduelas, enfim tudo, colocando cores pastel nas paredes. De todos os trabalhos que fiz, foi o que mais gostei do resultado final.
  2.  # 6

    boa tarde

    cobramos em media 90/100€ por vão de porta (aro e porta) para esmaltagem. Caso o objectivo seja o de ter uma superficie perfeira (lacagem) o valor ascende a 180€ (aro + porta) sendo que, uma vez que o aro terá que ser pintado em obra, convem que a casa não esteja mobilada, caso contrario é bastante dificil de garantir que as mobiliar nao sofrem danos com a pulverização.

    Quando ao "faça voçe mesmo", não posso dar a minha opinião isenta pois , apesar de ser um trabalho cansativo, é algo que me dá prazer pelo que iria sempre ser eu a faze-lo para mim propio :) de qualquer forma como é obvio, e face ao valor de custo de um trabalho destes, compensa sempre serem os proprios a fazer pois poupam dinheiro! Obviamente terá que estar preparada para se sujar e cansar!

    Materiais necessários :
    Sub capa
    esmalte
    rolo para esmalte
    trincha/pincel
    diluente
    cavaletes para fazer bancada para trabalhar as portas
    betume
    lixa
    lixadeira


    cumprimentos
    • Nia_
    • 18 fevereiro 2013

     # 7

    Não me importo nada de sujar, o meu receio é que não fique bem feito!
    Esmaltar nunca daria, pois como já disse não me estou a ver pintar à pistola dentro de casa como o Rui_Dias disse, é arriscar muito numa casa já habitada e mobilada!
    Pintar, fica realmente com aspecto lisinho se se for por esses passos todos direitinho?

    A ordem de trabalhos será então:
    - Lixar para retirar o brilho
    - dar uma ou duas demãos de subcapa?
    - por fim pintar no minimo com duas demãos.

    existem esmaltes que diz que é só retirar a gosrdura com um detergente?! isto é realmente assim?
    E em relação ao preto algum já fez portas assim?

    Entretanto peço desculpa ao L_C por estar a monopolizar um tópico que não fui eu que criei!!
    • Nia_
    • 18 fevereiro 2013

     # 8

    Colocado por: Nia_Não me importo nada de sujar, o meu receio é que não fique bem feito!
    Esmaltar nunca daria... !!


    Queria eu dizer lacar!
  3.  # 9

    fazendo por conta própria , claro que tem um custo bem diferente , cerca de 25€ cada porta completa e aros pode ser menos ou mais qualquer coisa e isso tendo em conta em contas altas só o material .
    depois é só arriscar ahahahahahahha
  4.  # 10

    A ordem é mais ou menos essa :) mas se, por exemplo, as portas tiverem buracos ou imperfeiçoes, é necessário tapa-los com betume, liza-los, aplicar novamente sub capa e voltar a lixar. so depois se aplicam os acabamentos.

    nunca ouvi falar de esmaltes que se apliquem apenas desengordurando superficies de madeira : ) muito menos se tiverem sido envernizadas anteriormente :)

    Já esmaltei em diversas cores....a cor pouco importa...adquirindo um bom esmalte ...é igual! preto, branco, azul....
    Concordam com este comentário: joaosantos
  5.  # 11

    existem esmaltes que diz que é só retirar a gosrdura com um detergente?! isto é realmente assim?


    depende aonde está a gordura , se for em verniz não de um modo geral , se a gordura estiver em esmalte sim desengordurar despolir e pintar ou desengordurar com produtos próprios para pintura e pintar ...
  6.  # 12

    existe um produto da marca HG que é um desengordurante para pinturas é só passar o pano e até o brilho do esmalte vai-se lol fica pronto a aceitar esmalte .
    • Nia_
    • 18 fevereiro 2013

     # 13

    As portas estão optimas! A cor é que estraga tudo...

    A cor não importa? Referia-me em relação a efeitos decorativos, se já fizeram alguma em preto e se o resultado vos agradou, não em termos de qualidade do trabalho em si.

    Em alguma slatas de tinta já tenho lido que basta a superficie estar limpa, que não é preciso lixar! Sempre achei isso muito suspeito.
    Aliás todas as transformações que tenho feito passei sempre lixa antes, mas fugi do primário :P
    No caso das portas acho que tinha mesmo que seguir todos os paços direitinho, pois seria mais dificil voltar ao que era...
  7.  # 14

    de certeza que lê isso nas latas , conheço um esmalte que faz isso +- assim mas é próprio para metais de liga leve ... azulejos... vidros ... mas aplicar aquilo em madeira é uma fortuna apesar de conferir uma lacagem de luxo...
    • L_C
    • 19 fevereiro 2013

     # 15

    Olá a todos e desde já obrigado pelas respostas (Nia não tem que pedir desculpa, aliás as suas dúvidas são mas minhas também e só tenho a agradecer por as ter colocado :)
    As portas estão em óptimas condições, nem uma amolgadela.. pelo que seria, pelo que percebi, desengordurar, lixar, tirar o pó, primário e tinta (2 demãos ?) quando se fala em lixar é só "arranhar a superfície" (com lixa nº ??) ou temos que retirar mesmo todo o verniz?
    ai tantas dúvidas.. :)
    Na realidade não tenho receio de "pôr a mão na massa" mas tenho medo de não usar os produtos necessários e indicados e no final ficar uma grande borrada, ou então não ter durabilidade nenhuma (p ex riscar a mínima encostadela)

    Cara Nia vamos lá ver se nos conseguem ajudar e se nos aventuramos as duas nesta odisseia.. :)

    Obrigado desde já a todos
    • Nia_
    • 19 fevereiro 2013

     # 16

    Eu estou super motivada :)

    Mas tenho que esperar pelo bom tempo para montar o "estaminé" no terraço, dentro de casa não dá jeito nenhum!

    L_C quando puser mãos à obra coloque fotos que eu farei o mesmo! Vamos ver a quem sai melhor...:))
    E já se decidiu se branco, se preto?
  8.  # 17

    L_C
    para obter um bom resultado deverá despolir bem o verniz das suas portas , deverá usar uma lixa de grão 150 , deverá aplicar uma a duas demãos de subcapa e despollir com o grão 220, 240 depois aplicar o esmalte de cor e brilho pretendido ...
    a cor preta é bom para um sitio que não ganhe pó pois é a cor que mais se nota o pó ,dedadas, gorduras ... etc .
    também convinha dar uma olhadela por este tópico aqui .
    https://forumdacasa.com/discussion/28376/secagem-de-esmalte-sintetico/#Item_12
    • kote
    • 19 fevereiro 2013

     # 18

    A subcapam que falam é o "tapa poros"?
  9.  # 19

    Colocado por: koteA subcapam que falam é o "tapa poros"?

    não , a subcapa é um produto de enchimento e com um grau de elevada opacidade e isolamento , pode servir de tapa poros mas apenas para esmaltar ou como primário para outras situações que não estas .

    o tapa-poros é um produto fraco e presta para pouco e costuma a ser super mal utilizado ... o produto é para tapar os poros mas as pessoas teimam em deixar camada e depois os produtos de acabamento é que sofrem ...
  10.  # 20

    L_C

    Chegou a pintar/lacar as portas?
    Eu...nada ainda!
 
0.0217 seg. NEW