Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    bem o óleo usado retém muito aliás é muito rico em carbono , molibdênio , enxofre , zinco, etc ... e isso é que é acumulado no temperamento da peça ... ou seja o óleo novo não tem esses gazes acumulados ... para choque térmico usa-se agua fria lol
  2.  # 22

    Colocado por: rafaelisidororico em carbono


    E onde é que ele vai buscar isso? para ele o absorver tera de ser libertado por outra coisa qualquer e o carro não liberta carbono mas sim monoxido de carbono.

    Colocado por: rafaelisidoropara choque térmico usa-se agua fria lol


    a água não tem o poder de choque térmico que o óleo, este entra em ebulição uma temperatura mais elevada e dissipa muito melhor o calor, ao passo que a água ferve na peça e custa muito mais a arrefecer.
  3.  # 23

    Colocado por: ultrahipermega

    E onde é que ele vai buscar isso? para ele o absorver tera de ser libertado por outra coisa qualquer e o carro não liberta carbono mas sim monoxido de carbono.



    a água não tem o poder de choque térmico que o óleo, este entra em ebulição uma temperatura mais elevada e dissipa muito melhor o calor, ao passo que a água ferve na peça e custa muito mais a arrefecer.


    agora é que chegaste lá , monoxido carbono é isso aí , os lubrificantes retêm isto tudo através da combustão e queima dos combustíveis os lubrificantes retém os gazes e é isso que melhora o co2 dos carros mas é como eu disse é um velhote que tempera peças para todo o tipo de serviço ...
  4.  # 24

    Tssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!!!!

    Ui!! Apesar de eu achar, que a maioria dos ferreiros que já se foram, estão a dar voltas na cova, há uma coisa que eu não perdoo (ponto).

    Vinho do porto feito com bagaço!!! Tanta pesquisa pelo youtube para isto... Quem diz uma coisa destas, não vai ter uma morte natural, garanto. -:))))


    Aguardente vínica, meus senhores, com bagaço fica jeropiga (nem sei como se escreve).

    Sobre temperas, revenidos e aços, prometo que logo que me seja oportuno tecer alguns comentário sobre o assunto.

    Bagaço??? Bolas...
    Concordam com este comentário: j cardoso
  5.  # 25

    Eu confesso, disto não percebo uma porra.
  6.  # 26

    Colocado por: branco.valterEu confesso, disto não percebo uma porra.

    eu já e durante muito tempo fiz e acompanhei as vinhas dos meus antepassados hoje em dia já não há mas não consigo perceber é o que diz a mensagem , todos sabemos que do bagaço não dá vinho bom muito menos vinho do Porto mas por acaso dá vinho que pode ser misturado ou queimado para produzir álcool vinifico que pode ser misturado novamente nos vinhos ( mais conhecido por agua ardente ) ou aproveitando o próprio bagaço ( pé da uva ) que também é queimado no alambique e daí se extrai o bagaço outro álcool vinifico mas de paladar e textura diferente que pode ser misturado no vinho ou ingerido tal como a agua ardente !!!!!!!

    não percebi mesmo foi a mensagem do Monteiro.
  7.  # 27

    lá vamos ter de abrir outro tópico a falar de vinhos, aguardentes e bagaços.

    quando eu falo em bagaço referia-me a aguardente vinica produzida no alambique, que aqui de dá o nome de bagaço ou agua-ardente (aguardente).

    continuando com os ferros!

    Colocado por: rafaelisidoromonoxido carbono é isso aí


    Aqui deixo um estuda da faculdade de engenharia mecânica do Brasil a respeito da famosa tempera.

    ftp://ftp.fem.unicamp.br/pub/EM440/cap%EDtulo%206.pdf

    eles falam tb do monoxido de carbono, mas ainda não tive muito tempo para ler isso tudo.

    de relembrar que quando estamos a soldar com smi-automatica se utiliza uma mistura de gazes (co2 + argon acho eu) para que a solda fique sem poros...

    acho que vamos reinventar a pólvora por aqui.

    edit faltou o link
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  8.  # 28

    tou curioso lol isto de temperar não é a minha área , não tenho forja mas gostava de ter ... para trabalhos pequenos uso um maçarico e uma engenhoca que recebe ar de um compressor normal lol em que aquece rapidamente o aço principalmente o das molas de carros que usamos em casa mas para peças caseiras , depois só arrefecemos o aço nada de especial mas é bom aprender claro ...

    não é só o monóxido carbono que o óleo retém como já te disse retém mais gazes e outros diversos materiais ...

    contudo bagaço é uma coisa , aguardente é outra ...
    a aguardente é feita de vinho o bagaço é feito do pé da uva ( cacho e cascas das uvas )depois de prensado e de retirado o vinho que faz a aguardente ...
  9.  # 29



    Tempera Selectiva com Argila Refractária
  10.  # 30

    Têmpera, revenido.
    Mito1: O aço fica mais duro devido ao choque térmico.

    Em termos simplificados: As moléculas do aço ao ser aquecido, alteram a suas caracteristicas e alinhamento, ao arrefecer repentinamente, é impedido o realinhamento das mesmas obtendo-se assim um aço mais duro. Este efeito pode ser regredido voltando a aquecer o aço e deixar arrefecer lentamente. Por isso é que a têmpera só é possível se aquecer-mos o aço a temperaturas de quase fusão.
    A velocidade do arrefecimento determina a dureza pretendida. Se o arrefecimento for efectuada por jacto de água (arrefecimento instantâneo), o aço terá a dureza máxima para o seu tipo, mas será decerto quebradiço. Se construir-mos um gráfico com duas entradas, em que uma é a velocidade de arrefecimento e outra a dureza conseguida, podemos ao fim de muitas horas, senão dias, calcular a velocidade de arrefecimento que mais nos convem.
    A tempera em óleo permite um arrefecimento mais gradual, daí ser o mais utilizado em processos continuos, pois com o óleo certo, cosegue-se a velocidade de arrefecimento certa. Os óleos de utilização industrial paro o efeito, são desenvolvidos de forma específica.

    O Revenido, é um processo que permite uma regressão em parte das caracteristicas do aço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, ultrahipermega
  11.  # 31



    Vídeo Curto mostrando a têmpera de uma lâmina de 1095 e outra de 5160 usando argila refratária pra 1300 graus.
  12.  # 32

    Colocado por: MonteiroTêmpera, revenido.
    Mito1: O aço fica mais duro devido ao choque térmico.

    Em termos simplificados: As moléculas do aço ao ser aquecido, alteram a suas caracteristicas e alinhamento, ao arrefecer repentinamente, é impedido o realinhamento das mesmas obtendo-se assim um aço mais duro. Este efeito pode ser regredido voltando a aquecer o aço e deixar arrefecer lentamente. Por isso é que a têmpera só é possível se aquecer-mos o aço a temperaturas de quase fusão.
    A velocidade do arrefecimento determina a dureza pretendida. Se o arrefecimento for efectuada por jacto de água (arrefecimento instantâneo), o aço terá a dureza máxima para o seu tipo, mas será decerto quebradiço. Se construir-mos um gráfico com duas entradas, em que uma é a velocidade de arrefecimento e outra a dureza conseguida, podemos ao fim de muitas horas, senão dias, calcular a velocidade de arrefecimento que mais nos convem.
    A tempera em óleo permite um arrefecimento mais gradual, daí ser o mais utilizado em processos continuos, pois com o óleo certo, cosegue-se a velocidade de arrefecimento certa. Os óleos de utilização industrial paro o efeito, são desenvolvidos de forma específica.

    O Revenido, é um processo que permite uma regressão em parte das caracteristicas do aço.


    No seu post anterior referiu que os ferreiros deviam estar a dar voltas na cova, pressupondo-se que estariam a ler este tópico, desse modo gostava que me esclarecesse sobre as asneiras que eu escrevi para criar tanto efeito nos ferreiros já falecidos, quem sabe será um previlégio aprender os seus ensinamentos.

    Relativamente ao que escreveu no seu último post, agradeço a informação mesmo não sendo nenhuma novidade.
  13.  # 33

    ainda na situação dos óleos usados, sendo assim, será melhor utilizar um óleo de um carro com baixa emissão de co2, desta forma estaremos a dar mais carbono ao aço.

    teremos de ver tb que agora os carros utilizam óleos muito finos e de grande amplitude térmica, tipo 5-50, 10-50. á uns anos os óleos usados eram mais o 15-40 e o 15-50.
  14.  # 34

    Colocado por: ultrahipermegaainda na situação dos óleos usados, sendo assim, será melhor utilizar um óleo de um carro com baixa emissão de co2, desta forma estaremos a dar mais carbono ao aço.

    teremos de ver tb que agora os carros utilizam óleos muito finos e de grande amplitude térmica, tipo 5-50, 10-50. á uns anos os óleos usados eram mais o 15-40 e o 15-50.

    e mais o s que fazem mais km com o mesmo óleo os que tem filtros de partículas ou gasolinas super potentes e diesel , mas a tua relação acima é dos mais grossos lol ahahahaha
    mais finos são os 0w30 10w30 0w20 os 50 são mais pesados depois dos 100 graus engrossam muito ... mas isso já é outro topico .
  15.  # 35

    Colocado por: rafaelisidoromas isso já é outro topico .


    lolo

    ´+e melhor parar-mos com isto dos tópicos novos, senão é um mundo sem fim e não completamos nenhum dos temas.
  16.  # 36

    Eu já tenho o aço de uma mola... Vamos ver quando me dá a vontade de acender a forja...
  17.  # 37

    eu aço tb não me falta, o que me falta é tempo e condições.
  18.  # 38

    mas o aço da mola é para quê ? aquilo é de tal maneira duro que não se consegue furar com brocas normais ahahahhah e tem que se fazer vários furos ou aquecer para destemperar a zona para furar lol

    a experiência era comprar uma barra de ferro e temperar de modo a que fique com uma folha de mola ahaahhaaahha
  19.  # 39

    Colocado por: ultrahipermega

    lolo

    ´+e melhor parar-mos com isto dos tópicos novos, senão é um mundo sem fim e não completamos nenhum dos temas.

    mas isso é bom , é informação que por vezes é muito útil se for num novo tópico que seja ... o que temos que fazer é lembrar que ele existe .
  20.  # 40

    claro, mas se vamos abrir muitos tópicos não desenvolvemos nenhum, e isso é que é mau.

    quanto ao aço da mola, tem sempre que forjar e martelar para que ele fique mais fino e depois voltar a temperar.

    eu só disse que é aço de muito boa qualidade e que é bem temperado.
 
0.0267 seg. NEW