Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sempre gostei muito deste tipo de casas e existe claro possibilidade de construção com ajuda nos detalhes, mas gostava de ter opinião de algum construtor aqui, é possivel construir uma casa deste género com os materiais comuns usados em Portugal?
      34959-Plantas-de-Casas-Americanas-1.jpg
    • eu
    • 24 fevereiro 2013

     # 2

    Sim, claro que é possível. Este estilo de construção é mais adequado para casas de madeira, procure empresas que construam casa de madeira...
    • r.v
    • 24 fevereiro 2013

     # 3

    sim é possível. fica e muito mais caro.a câmaras que nao autorizam essas inclinações no telhado
  2.  # 4

    ora aqui esta uma boa questao pk que as camaras nao autorizam este tipo de inclinaçoes?
    • becas
    • 24 fevereiro 2013

     # 5

    Outra questão: porque fazer estas inclinações no telhado se não temos neve?
  3.  # 6

    pk é bonito, e tem um otimo aprveitamento do sotao
    • eu
    • 24 fevereiro 2013

     # 7

    Colocado por: Zegatoe tem um otimo aprveitamento do sotao

    Para aproveitamento de espaço, nada bate as coberturas planas...
    • r.v
    • 24 fevereiro 2013

     # 8

    ideias, talvez não fugir o normal..a câmaras que também não autorizam alguns tipos de telha e cores de telha.
  4.  # 9

    é estupido... ate prova em contrario
  5.  # 10

    Zegato

    pense um pouco e vai ver que não é absurdo.
    por exemplo numa casa num sitio onde só fosse permitido rc e uma altura de x, o zegato decidia fazer numa hipotetica casa de 20 por 20 m uma cobertura inclinada exagerada, já viu que teria ali mais um piso disfarçado de sotão.
    por exemplo a camara de cantanhede só autoriza um máximo de cumeira de 3 m pelo interior.
  6.  # 11

    ...temos Loteamentos que o máximo é 2.40m...
    Mas na generalidade teremos a cércea... + a inclinação máxima de telhados ( no sul é frequente a conjugação destes dois parâmetros), seja por força do Reg. do leotamento, seja por força do RMEU.

    Eu concordo, há que não descaracterizar e dissuadir esse tipo de "maisons" PALACES... é um assunto que gera alguma polémica ;)

    NOs EUA.. a maior parte destas casas são foraddas a PVC, a imitar madeira, portadas exteriores que estão fixas e servem apenas como decoração, etc... e grandes envidraçados que são fruto da latitude do pais de origeme a desgraça no nosso... são construçãoes muito dependentes de sistemas de climatização...

    Para mim, esta arquitectura no nosso país é um erro formal e técnico.
    • eu
    • 24 fevereiro 2013 editado

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradasesse tipo de "maisons"

    Neste caso são mais "houses"...

    Eu confesso-me um admirador das vivendas americanas, tanto ao nível do exterior como dos interiores. As nossas vivendas, cheias de betão e muros parecem autênticas prisões quando comparadas com isto:

  7.  # 13

    Colocado por: marco1Zegato

    pense um pouco e vai ver que não é absurdo.
    por exemplo numa casa num sitio onde só fosse permitido rc e uma altura de x, o zegato decidia fazer numa hipotetica casa de 20 por 20 m uma cobertura inclinada exagerada, já viu que teria ali mais um piso disfarçado de sotão.
    por exemplo a camara de cantanhede só autoriza um máximo de cumeira de 3 m pelo interior.


    e qual é o problema de ter um mais um piso disfarçado de sotao...?

    deixe-me adivinhar tem haver com taxas?
  8.  # 14

    Que é possivel em madeira sei que sim, mas refiro-me em questão de construir como normalmente se faz com tijolo ou o material que seja (peço desculpa não percebo nada de construção não é a minha área :D ) seria possivel? Com telhado diferente? Vi esta casa do Brasil inspirada no estilo americano e também gostei, esta é inspirada não se trata do tipo de construção a que me refiro mas também é muito bonita.
    Mas vi na América casas assim, mais propriamente num Club District no Kansas City, uma cidade maravilhosa e fiquei fascinada. Uma casa desse género é viável em Portugal? Mesmo mais cara? Sendo de madeira o meu parceiro já tem aquela ideia que tem formigas e que não é resistente. É assim mesmo ou trata-se apenas de uma idea pré concebida como na lenda dos três porquinhos? :D
      casa1.jpg
  9.  # 15

    Pode sempre construir em LSF ( light steel frame) e forra-la em laminas de PVC.
    As áreas são sempre astronomicas e têm de ser para cumprir com a proporcões.
    Pode utilizar telha cerâmica plana - plasma...

    Não vai ser fácil arranjar um terreno que permita regras de construção para uma coisa destas.

    Esta última imagem faz isto em contruçºão tradicional... é o que se vê no norte da europa...
    Mas é descaracterizador da nossa paisagem urbana...
    • becas
    • 25 fevereiro 2013

     # 16

    Há tempos escrevi sobre uma visita a Iowa City e paisagem urbana que por lá encontrei.

    http://www.pequenoabsurdo.blogspot.pt/2012/10/apontamentos-do-iowa-2.html

    Aprecio aqueles bairros de casas e jardins desafogados, mas apenas e só porque estão integrados numa dinâmica urbana específica, num modo de vida particular, em sistemas de organização familiar que não têm paralelo entre nós. Fora do contexto, estas casas não me pareceriam apenas desenquadradas, mas desajustadas às necessidade e às vivências das famílias. A arquitetura desenvolve-se numa cultura, penso eu, e não faz muito sentido transplantá-la.
    Concordam com este comentário: eu, Rodrigo Cruz
    • pacel
    • 25 fevereiro 2013

     # 17

    Depende essencialmente do enquadramento. Numa rua com casas de 2 águas nem sempre fica bem uma cobertura plana, e os arquitectos das camaras zelam um pouco por isso. Agora uma moradia isolada...
    •  
      alv
    • 25 fevereiro 2013

     # 18

    Vivam!
    Na minha qualidade de projectista já fiz maisons, houses, casas e paralelipipedos, cubos, moínhos, azenhas e sei lá o que mais. Já legalizei inúmeras casa que ninguém quereria subscrever nem eu sonhava que se poderiam fazer. Tudo ou quase tudo o que o cliente, diga-se dono da casa, seu futuro habitante deseja ou sonha, ou em que sempre habitaram, de forma "ilegal", claro que dentro do enquadramento regulamentar e da legislação vigente.
    A minha vinda a terreiro prende-se apenas com o facto de por que de raio não hão-de poder fazer-se casas com telhados inclinados, em cone, no que quer que seja e tenho que suportar com caixotes , mais ou menos alvos, mais ou menos envidraçados, uns em consola, outros pendurados em penhascos, no meio das aldeias tradicionais ou no meio do nada?
    Estes fundamentalismos são exacerbados.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Andre Pereira
  10.  # 19

    Colocado por: becasA arquitetura desenvolve-se numa cultura, penso eu, e não faz muito sentido transplantá-la.


    Colocado por: Pedro BarradasMas é descaracterizador da nossa paisagem urbana



    O nosso gosto parece sempre o melhor à vista dos nossos olhos, mas não podemos sempre dar "total" liberdade aos nossos gostos porque essa expressão pode interferir com a liberdade dos outros e colectiva.

    Temos uma cultura própria, temos uma cultura arquitectónica rica a e variada (basta andar 50 km em Portugal para vermos que a paisagem muda e consequentemente a arquitectura) baseada em mais de mil anos (algo que a cultura e mais precisamente a arquitectura americana não tem) de evolução e adaptação. Não devemos estragar a nossa paisagem como o Estado Novo tentou fazer e o que se fez entre os anos 70 e 80 e que descaracterizou os nossos centros históricos, desvirtuou periferias e estragou a nossa paisagem rural (se percorrermos uma estrada nacional podemos comprovar isso ao olhar para a esquerda e para a direita).

    Todos queremos um País funcional, bonito e organizado, e um urbanismo que respeite a natureza e que nos sirva da melhor maneira mas... desde que não interfira connosco.

    Os gostos adaptam-se e evoluem e nós apenas precisamos de estar mais bem informados:D


    Colocado por: Pedro BarradasAs áreas são sempre astronomicas e têm de ser para cumprir com a proporcões.


    E para fazer arquitectura com qualidade, o gosto é o menos importante dos elementos a ter em consideração.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2013

     # 20

    Veja as casas em kit de madeira da Finlândia, são muito parecidas com essas.
    Por exemplo: http://www.honka.fi/omakotitalot
 
0.0199 seg. NEW