Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 9 fevereiro 2018

# 181

As palas devem ser utilizadas a sul
  1.  # 182

Pergunta de leigo, o que é que influencia a espessura do vidro?

Ou seja, imaginando espessura de uma janela dupla com um vidro de 8mm e uma outra folha de 6mm com uma janela de 6mm e uma outra folha de 4mm?

Há vantagens evidentes além da protecção que teoricamente a espessura dará?
  2.  # 183

Colocado por: SkinkxA pala vai resolver entre pouco e nada a Poente.

Mas tem estores, Skinkx.

Colocado por: Pedro_RofPergunta de leigo, o que é que influencia a espessura do vidro?

Influencia a acústica.

Colocado por: Pedro_RofOu seja, imaginando espessura de uma janela dupla com um vidro de 8mm e uma outra folha de 6mm com uma janela de 6mm e uma outra folha de 4mm?

Há vantagens evidentes além da protecção que teoricamente a espessura dará?

Não percebi bem o seu exercício teórico. Mas sim, espessura melhora a acústica e a segurança.
  3.  # 184

Fiquei com outra ideia.
  4.  # 185

Obrigado Two-Rok,

A dúvida foi devido a terem-me apresentado orçamentos de 8 Planilux- 14 - 8 GuardianSun (Cor Vision FO e Cor 70).
    Depois de ter lido muito dos tópicos do FC estava a tentar perceber o porquê da configuração que apresentaram.

Após essa reflexão estou a pensar pedir alterações no orçamento para 6 - 16 - 8 GuardianSun.

A minha moradia tem o maior vão virado a NO, tendo no total da moradia cerca de 78m2 de vidro, sendo que, estava a tentar perceber a diferença de custo entre um vidro com espessura de 8mm para um de 6mm.

Tenho mais uma pequena dúvida: Tenho um vão de 8.630 m, sendo que o mesmo está divido num vão fixo de 5.820 m e o restante em vão de correr com 2.810 m...
    Ora, não seria melhor dividir o vão fixo e meter mais uma uma janela de correr ficando por exemplo em (Fixo 2.876 m/ Correr 2.876/ Correr 2.876 m), haveria aqui alguma grande diferença de preços?
  5.  # 186

Possivelmente vai ficar mais barato.

Que vidro vai levar nesse vão?

Qual a altura do vão?

5820 iria ser num só vidro?
  6.  # 187

boa noite
    já agora, poderia partilhar os preços que tinha para as diferentes espessuras de vidro / dimensão de janela?
  7.  # 188

rsvaluminio,

O vidro proposto é 8.16.8 (guardiansun) e tem de altura 2,55m.
    Neste momento o que tenho orçamentado são os 5.820m num único vidro fixo e o restante (2.810m) em sistema de correr.

A ideia passaria por dividir o vão fixo, e tornar aquele vão em duas janelas de correr de 2.876m e uma outra fixa de 2.876m.
    Se o fizesse diminuía a espessura do vidro interior para 6mm afim de aliviar algum peso no sistema de correr...

Não entendo muito disto... 🙄
    • nmex2
    • 13 fevereiro 2018

# 189

Colocado por: Pedro_RofObrigado Two-Rok,

A dúvida foi devido a terem-me apresentado orçamentos de 8 Planilux- 14 - 8 GuardianSun (Cor Vision FO e Cor 70).
    Depois de ter lido muito dos tópicos do FC estava a tentar perceber o porquê da configuração que apresentaram.

Após essa reflexão estou a pensar pedir alterações no orçamento para 6 - 16 - 8 GuardianSun.

A minha moradia tem o maior vão virado a NO, tendo no total da moradia cerca de 78m2 de vidro, sendo que, estava a tentar perceber a diferença de custo entre um vidro com espessura de 8mm para um de 6mm.

Tenho mais uma pequena dúvida: Tenho um vão de 8.630 m, sendo que o mesmo está divido num vão fixo de 5.820 m e o restante em vão de correr com 2.810 m...
    Ora, não seria melhor dividir o vão fixo e meter mais uma uma janela de correr ficando por exemplo em (Fixo 2.876 m/ Correr 2.876/ Correr 2.876 m), haveria aqui alguma grande diferença de preços?

essas "pequenas montras" de vidro, vão ter algum proteção? emsobramento parcial?

avalie a questão de possíveis choques termicos
  8.  # 190

Nmex2, sim.
    Palas exteriores de 2,5 m e um gênero de portadas deslizantes de madeira também pelo exterior.

Este vão fica virado a NO que é onde tenho as vistas e sei que devo ter algum cuidado com o sol de poente.

Face à orientação o guardiansun parece-me bem dado que proporciona alguma proteção solar e terá um factor de u de 1 com caixa de 16mm (pelo que tenho lido por aqui)

Ainda bem que existe o FdC...
  9.  # 191

Algo está mal nessa composição de vidro pois um vidro de 5.8 por 2.5 nunca será nessa composição, pelo menos se estivermos a falar que está a lidar com proficionais sérios.

Ainda á pouco tempo coloquei um vidro com a mesma largura mas com 2 metros de altura e o aconselhado pelo vidraceiro foi 4.4.1 guardiansun caixa de 16 vidro interior 5.5.1 e foi o minimo com essa altura este vidro possivelmente já não deve chegar.

Tem que ver que se o vidro tiver 5.8 por 2.5 tem quase 15m2 que é uma algo enorme fale com os seu serralheiro e se tiver tempo procure um vidraceiro para o esclarecer melhor do que se está a meter.

A ideia de dividir o vâo em 3 vidro será o ideal mas mesmo assim teria que levar vidros laminados pois passaria a ter 3 vidros de 2.9 por 2.5 que mesmo assim estariamos a falar quase 7 m2 de vidro por vão.

Possivelmente o que está a condicionar é a caixa maxima de vidro da série de correr, tente esclarecer com o serralheiro e com quem desenhou e projectou a obra o que vai ser feito, porque depois de estar feito é mais difícilde alterar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  10.  # 192

Obrigado rsvaluminio,

Uma pequena rectificação do que eu disse. A caixa de ar proposta é de 14mm.

Vou tratar de falar com o pessoal e pedir mais algum orçamento.
  11.  # 193

Colocado por: Pedro_RofA dúvida foi devido a terem-me apresentado orçamentos de 8 Planilux- 14 - 8 GuardianSun (Cor Vision FO e Cor 70).

Se o puder fazer teria um melhor valor térmico no conjunto. A diferença de preço ainda deve ser uns 8€/m2 +IVA a seu favor, claro.

Colocado por: Pedro_RofTenho mais uma pequena dúvida: Tenho um vão de 8.630 m, sendo que o mesmo está divido num vão fixo de 5.820 m e o restante em vão de correr com 2.810 m...

Imagino que não fique mais caro, pois esse vidro inteiro com 5820mm teria um tremendo acréscimo de área (valor extra pago para vidros superiores a determinada área, o que para 12m2 é, geralmente, 100%, mais o acréscimo para lado superior a 4600mm que é 80%. Na volta ainda pode ficar mais barato fazer dividido em 3.

Mas diga-me que para um vidro de 5820x2550 não lhe estão a propôr esse vidro... Para essas dimensões nem um 10mm temperado com um laminado 88.1 (pedindo recomendação à vidreira, não com contas em cima do joelho). Não são os serralheiros que devem eleger o melhor vidro num vidro de 15m2, mas sim o gabinete técnico de uma vidreira competente (falamos de vitrochaves e afins, não de sapateiros). São coisas demasiado sérias. Ninguém tem noção do que é um vidro destes partir-se ao pé de um grupo de pessoas. Muitas vidreiras não têm noção daquilo que vendem.

44.1 e 55.1 é para vidros entre 4m2 e 10m2 (e já estou a ser meigo), estamos a falar de um vidro de 15m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  12.  # 194

Muito obrigado Two-Rok,

Vou pedir alterações ao que está orçamentado e nos futuros pedidos de orçamento já o faço com base no que me disse.
    • fjoc
    • 7 março 2018

# 195

Boa tarde

Vou aproveitar o tópico para expôr a minha situação.
    Vou tirar as portadas e trocar as janelas cá em casa, para passar a ter estores, pois o espaço para as calhas de estores está tapado com os aros das janelas actuais.
    Também vamos mudar a porta principal e a da cozinha, pois não são nada estanques ao ar.
    Assim, tendo já vários orçamentos de janelas em PVC e alumínio com rotura térmica, estamos inclinados para as janelas Kommerling Eurofutur 70.
    Temos orçamentos de 2 fornecedores para as mesmas janelas mas com vidros diferentes.
    A casa fica na zona de Braga, é geminada, e tem orientação Sudeste-Noroeste. Assim, a fachada orientada a Sudeste apanha mais sol, e tem 2 janelas em 2 quartos e 1 porta e 1 janela pequena na garagem. Tem também 1 marquise mas que tem brisa solar que permite controlar a exposição. A lateral ou fachada orientada a Sudoeste também apanha algum sol, mas tem apenas 2 janelas pequenas no 1º andar e a janela e a porta da cozinha no rés-do-chão.
    Assim, estava a pensar em vidro térmico mas sem controlo solar, pois no inverno o sol ajuda bastante no aquecimento dos quartos, e a maioria das janelas da casa não tem incidência directa do sol. No verão poderia usar os estores para proteger as janelas com mais incidência solar.
    Também gostava que os vidros oferecessem bom controlo acústico, uma vez que a rua da casa e outra bem próxima são em paralelo e têm bastante trânsito, inclusive alguns pesados, e também há vários cães que se lembram de ladrar durante a noite.

Aqui vão as opções de vidros dos dois orçamentos que estamos a considerar:

1)
    Vidro C/Gás Argon Stadip Fosco. 44.1/16mmC.Ar/6mm Planitherm Ultra N - WCs, Garagem, Porta Cozinha e Porta Principal
    Vidro C/Gás Argon Planitherm Ultra N 6mm/20mm C.Ar/4mm Planilux inc. - Restantes

Todos com Separador Térmico TGI - Preto Swiss Pacer

2)
    Vidro Duplo 4mm - 20mm warm edge - 6mm Planitherm Ultra N - WCs, Janela Cozinha e Quarto de Vestir
    Vidro Laminado 33.1 - 16mm warm edge - 6mm Planitherm Ultra N - Garagem, Porta Cozinha e Porta Principal
    Vidro Laminado 44.1 Silence - 16mm warm edge - 6mm Planitherm Ultra N - Quartos e Escritório

Esta opção é sem gás árgon.

Agradeço então que me indiquem qual pensam ser a melhor opção e se recomendam alguma alteração para melhorar o desempenho térmico e/ou acústico.
    Será que compensa o uso do gás Árgon nos vidros da segunda opção? Normalmente quantos anos se mantém o Árgon?
  13.  # 196

Por um lado, a 1ª opção tem argon, por outro, na 2ª opção tem o laminado acústico, o que tendo em conta as suas preocupações a nível acústico, talvez seja uma opção a ter em conta. O argon faz uma boa diferença térmica, mas ninguém sabe ao certo quanto tempo se aguenta no interior do conjunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fjoc
    • MNeo
    • 15 março 2018 editado

# 197

Colocado por: two-rokO argon faz uma boa diferença térmica, mas ninguém sabe ao certo quanto tempo se aguenta no interior do conjunto.

two-rok

Já se tem levantado por aqui varias vezes questões sobre a permanecia do argon no interior da câmara.

Em termos de custos existe um grande diferencial entre vidros duplos com argon e vidros triplos com caixa preenchida só com ar com warm wedge?

Em termos de performances térmicas estas duas soluções são parecidas
  14.  # 198

Colocado por: MNeoJá se tem levantado por aqui varias vezes questões sobre a permanecia do argon no interior da câmara.

Em termos de custos existe um grande diferencial entre vidros duplos com argon e vidros triplos com caixa preenchida só com ar com warm wedge?

Em termos de performances térmicas estas duas soluções são parecidas

Cerca de 20€/m2 mais caro (o triplo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MNeo
  15.  # 199

Colocado por: ****Guardian sun 6mm+16mm +6 mmm+16mm+6 mm climaguard premium2 , Gas argon e warm edge, qual a tua opinião two-rok

Não me agrada muito os 3 vidros de espessuras iguais, se já não gosto nos duplos, muito menos nos triplos. De resto está óptimo.

Sugestão:

Guardian Sun 6mm + ARGON/TGI16 + 5mm + ARGON/TGI16 + Climaguard Premium2 4mm

Além de ser mais barato, é superior acusticamente, pelo simples motivo dos vidros serem de espessuras diferentes.
    • MNeo
    • 16 março 2018

# 200

O vidro do meio não deve ser temperado?

0.0703 seg. NEW