Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Aproveito o tópico para questionar uma dúvida nas soluções que me foram propostas. Contextualizando,será para colocar estores "térmicos" (lâminas de alumínio preenchidas com espuma de poliuretano injetada), pelo que a preocupação no vidro é essencialmente térmica.

Orientação dos vãos:
    *3 a sul - medidas 1500x1100
    *2 a norte – medidas 3000x2100 (subdivide-se em parte fixa 2000x2100 e porta 1000x2100) e 2000x1100
    *1 a poente - medidas 600x1100
    *2 vãos nascente - medidas 600x1100 e 15000x1100

Solução A – Cor 60 folha oculta com Planitherm XN 6 16 5 à exceção de vão fixo 6 16 6
    Solução B – Cor 60 folha oculta com Guardian Sun 6 16 4.4.1

Duvida, sendo o controlo solar irrelevante no meu caso, julgo eu, termicamente qual o melhor vidro?
  2.  # 2

Colocado por: nino1980Solução B – Cor 60 folha oculta com Guardian Sun 6 16 4.4.1

Entre as duas opções é este simplesmente por apresentar mais espessura. Além disso é melhor acusticamente e em questões de segurança.
  3.  # 3

Colocado por: Vasco Bento

Entre as duas opções é este simplesmente por apresentar mais espessura. Além disso é melhor acusticamente e em questões de segurança.

Mais espessura significa melhor performance térmica? Pois acústica não é problemático, a casa é em área rural rural e segurança de que modo?

Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: nino1980
    Mais espessura significa melhor performance térmica? Pois acústica não é problemático, a casa é em área rural rural e segurança de que modo?

Obrigado

Não necessariamente, mas normalmente sim. Um vidro laminado é muito difícil de penetrar, pois são dois vidros (neste caso 2x 4mm) unidos por uma película, ao partir o vidro ele não mantém-se no sitio.
  5.  # 5

Ok.

Na sua opinião tendo em conta que a casa é no norte arredores de Penafiel, o alumínio é cortizo Cor 60 folha oculta e a colocação de estores exteriores qual seria a melhor combinação de vidro sem um acréscimo muito relevante valor. Ou seja, qual seria na sua opinião o equilíbrio?

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: nino1980Ok.

Na sua opinião tendo em conta que a casa é no norte arredores de Penafiel, o alumínio é cortizo Cor 60 folha oculta e a colocação de estores exteriores qual seria a melhor combinação de vidro sem um acréscimo muito relevante valor. Ou seja, qual seria na sua opinião o equilíbrio?

Obrigado

É em Penafiel, então é mesmo a beira do nosso armazém (Paredes) :)
    Na minha opinião um vidro 8+cx16+6 (ou um 44.1+cx16+8) baixo emissivo onde apanhe menos exposição solar e capas de controlo solar onde apanhe mais. Também consideraria espaçadores em PVC em vez de alumínio e em ultima prioridade os gases nobres.
    Se tivesse que poupar, pouparia primeiro na caixilharia de alumínio e só depois no vidro (e nós vendemos séries de alumínio e não vidro):)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nino1980
  7.  # 7

Muito Obrigado

A solução 8+16+6 e/ou a 44.1+16+8 implica acréscimos % de que ordem (meramente estimado) relativamente à solução A 6+16+5 e já agora relativamente à solução B 6+16+44.1?

Não é concelho de Penafiel mas é quase, é um pouco mais a Leste. :)
  8.  # 8

Colocado por: nino1980Muito Obrigado

A solução 8+16+6 e/ou a 44.1+16+8 implica acréscimos % de que ordem (meramente estimado) relativamente à solução A 6+16+5 e já agora relativamente à solução B 6+16+44.1?

Não é concelho de Penafiel mas é quase, é um pouco mais a Leste. :)

Não faço a mínima sinceramente pois não vendemos vidros. Mas em obras que tenho tratado com clientes finais sei que não faz assim tanta diferença.
  9.  # 9

O que são espaçadores de pvc é o mesmo que swisspacer/warm edge?
  10.  # 10

Colocado por: nino1980O que são espaçadores de pvc é o mesmo que swisspacer/warm edge?

Exatamente, o ideal é ser um híbrido. Corpo em alumínio pela resistência mecânica e as pontas em plástico.
  11.  # 11

Colocado por: nino1980Solução A – Cor 60 folha oculta com Planitherm XN 6 16 5 à exceção de vão fixo 6 16 6
    Solução B – Cor 60 folha oculta com Guardian Sun 6 16 4.4.1

Tendo estores não necessita de controle solar em nenhum dos vãos (a não ser que prefira colocar para poder ter os estores sempre para cima durante o dia), mas nesse caso, a norte punha sempre sem controle solar, pois o sol, a norte, é mínimo, ou até inexistente.

Colocado por: nino1980Na sua opinião tendo em conta que a casa é no norte arredores de Penafiel, o alumínio é cortizo Cor 60 folha oculta e a colocação de estores exteriores qual seria a melhor combinação de vidro sem um acréscimo muito relevante valor. Ou seja, qual seria na sua opinião o equilíbrio?

Apenas mudar o guardian sun na opção B, para um baixo emissivo normal, tipo o XN, o Neutralux, ou até um 4S, mantendo as espessuras, pois parecem-me bem aconselhadas.

Colocado por: Vasco Bento(ou um 44.1+cx16+8)

Isto é que se deve evitar, 2 componentes de igual espessura num vidro duplo.

Colocado por: Vasco BentoTambém consideraria espaçadores em PVC em vez de alumínio e em ultima prioridade os gases nobres

Isto sim, não custa assim nada do outro mundo e melhora bastante a termica.
  12.  # 12

Colocado por: two-rok

Consegue informar o custo estimado desta solução?
  13.  # 13

Colocado por: nino1980Consegue informar o custo estimado desta solução?

Argon16mm: Cerca de 5,50€ +IVA /m2
    TGI16mm: Cerca de 6,50€ +IVA /m2
  14.  # 14

Bom, FINALMENTE, depois de 7 ou 8 anos de procura e de várias desilusões pelo meio, lá consegui uma empresa para me substituir os vedantes e os vidros das minhas janelas!! Estava difícil, mas lá foi!!

Bom, então a proposta é colocarem Guardian Sun 6-12-5

NOTA - penso que a medida da caixa de ar não deverá ser correcta porque a caixilharia já está instalada e devem ter colocado este valor apenas para referência (Tenho de consultar a ficha técnica para ter a certeza).
    As minhas questões:

- Qual o vidro que deve ficar por fora? O de 6 ou de 5?
    - Sendo que as mudanças serão feitas numa janela voltada a norte, numa voltada a este e outra voltada a oeste, este tipo de vidro será o mais adequado? Tenho controle solar em todas elas (estores eléctricos).
    A zona de residência é Santarém, onde temos uma grande amplitude térmica durante o ano (MUITO quente de Verão e bastante frio durante o Inverno - chegamos várias vezes aos 0, -1 de Inverno).

Cumprimentos e obrigado antecipadamente!
  15.  # 15

@two-rok chamado à recepção! ;)
  16.  # 16

Tendo estores não necessita de controle solar em nenhum dos vãos (a não ser que prefira colocar para poder ter os estores sempre para cima durante o dia), mas nesse caso, a norte punha sempre sem controle solar, pois o sol, a norte, é mínimo, ou até inexistente.

Apenas mudar o guardian sun na opção B, para um baixo emissivo normal, tipo o XN, o Neutralux, ou até um 4S, mantendo as espessuras, pois parecem-me bem aconselhadas.

Isto é que se deve evitar, 2 componentes de igual espessura num vidro duplo.

Estas pessoas agradeceram este comentário:nino1980

Neste caso não. O que influencia o dB é a vibração dos vidros. Cada vidro de 4mm vibra numa frequência diferente do de 8mm.
  17.  # 17

Colocado por: KronnuzBom, FINALMENTE, depois de 7 ou 8 anos de procura e de várias desilusões pelo meio, lá consegui uma empresa para me substituir os vedantes e os vidros das minhas janelas!! Estava difícil, mas lá foi!!

Então porque demorou tanto tempo? Já temos feito isso. Até mesmo com troca de bites para permitir vidros com mais espessura.

Colocado por: KronnuzBom, então a proposta é colocarem Guardian Sun 6-12-5

NOTA - penso que a medida da caixa de ar não deverá ser correcta porque a caixilharia já está instalada e devem ter colocado este valor apenas para referência (Tenho de consultar a ficha técnica para ter a certeza).
    As minhas questões:

Convinha ser caixa de 16mm. Mas provavelmente estão-lhe a propor um vidro com a mesma espessura, apesar de ter melhores características térmicas.

Colocado por: Kronnuz- Qual o vidro que deve ficar por fora? O de 6 ou de 5?

É o vidro guardian sun que deve ficar para o lado exterior.

Colocado por: Kronnuz- Sendo que as mudanças serão feitas numa janela voltada a norte, numa voltada a este e outra voltada a oeste, este tipo de vidro será o mais adequado?

Sim e não. A norte é sempre escusado levar vidro de controle solar, porque o sol pouco ou nada lá chegará. Nos outros quadrantes é uma questão de preferência sua. Se pretender fazer controle solar baixando estores não precisa de guardian sun para nada (um climaguard, planitherm ou neutralux faz a festa), se quiser ter os estores para cima durante o dia todo, então o guardian sun deve ser aplicado nos quadrante que não sejam a norte.
  18.  # 18

Consegue também informar o preço m2 do vidro 6 16 5 Planitherm XN, do 6 16 44.1 Planitherm XN e das capas de controlo solar?

Muito Obrigado
  19.  # 19

Então porque demorou tanto tempo? Já temos feito isso. Até mesmo com troca de bites para permitir vidros com mais espessura.

Convinha ser caixa de 16mm. Mas provavelmente estão-lhe a propor um vidro com a mesma espessura, apesar de ter melhores características térmicas.

É o vidro guardian sun que deve ficar para o lado exterior.

Sim e não. A norte é sempre escusado levar vidro de controle solar, porque o sol pouco ou nada lá chegará. Nos outros quadrantes é uma questão de preferência sua. Se pretender fazer controle solar baixando estores não precisa de guardian sun para nada (um climaguard, planitherm ou neutralux faz a festa), se quiser ter os estores para cima durante o dia todo, então o guardian sun deve ser aplicado nos quadrante que não sejam a norte.

Ter demorado este tempo todo para resolver este problema não foi por minha intenção ou por inércia da minha parte acredite!
    Perdi a conta ao nr de empresas que contactei e me disseram: "Não fazemos esse tipo de trabalho" ou "Não me compensa fazer isso" ou "Só faço se for para mudar janelas por completo", etc. Depois também me aconteceu vir cá uma empresa, avaliar o que tinha a avaliar, orçamentar e depois ter andado sei lá quantos meses a ligar e a pressionar para cá virem fazer o trabalho, fugiu sempre "com o rabo à seringa", adiando, adiando, adiando, até que desisti de contactar (se era assim ainda antes do trabalho ser feito, imagino se precisasse de alguma coisa à posteriori!).

Mas se estiver disposto a apresentar-me orçamento, vamos a isso! Tenho os dados prontos para enviar.
    Obrigado!
  20.  # 20

Colocado por: KronnuzTer demorado este tempo todo para resolver este problema não foi por minha intenção ou por inércia da minha parte acredite!
    Perdi a conta ao nr de empresas que contactei e me disseram: "Não fazemos esse tipo de trabalho" ou "Não me compensa fazer isso" ou "Só faço se for para mudar janelas por completo", etc. Depois também me aconteceu vir cá uma empresa, avaliar o que tinha a avaliar, orçamentar e depois ter andado sei lá quantos meses a ligar e a pressionar para cá virem fazer o trabalho, fugiu sempre "com o rabo à seringa", adiando, adiando, adiando, até que desisti de contactar (se era assim ainda antes do trabalho ser feito, imagino se precisasse de alguma coisa à posteriori!).

Mas se estiver disposto a apresentar-me orçamento, vamos a isso! Tenho os dados prontos para enviar.
    Obrigado!

Sim, a maioria das empresas não se dá a esse trabalho. Pode enviar para o email que consta no meu perfil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kronnuz

0.0872 seg. NEW