Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 1

    Gostaria de aqui ler testemunhos de quem perdeu dinheiro em casas. Seja a construir, remodelar, vender, comprar, arrendar...
    Objectivo: fazer com que mais ninguém cometa os mesmos erros.
    Concordam com este comentário: laivort
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 2

    Começo eu:

    Perdi dinheiro com a minha primeira casa porque demorei muito tempo a vendê-la. Não esteve muito tempo à venda, eu é que demorei muito tempo a tomar a decisão de a vender.
    Foi a primeira casa, o início da vida como independente.
    Novo, não percebia muito de nada, tinhamos uma preferência por casas novas, comprámos o que o nosso dinheiro permitia comprar.
    Não me informei sobre o que estava previsto na zona, sobre o potencial de valorização, que no caso foi desvalorização e, comprei ignorando quase por completo a localização e a envolvente.
    Erro crasso. A localização é um dos factores mais importantes na escolha de uma casa. E isto inclui tudo o que existe à volta da casa.
    Não façam isto, procurem informar-se sobre o que vai ou não existir à volta da vossa casa.
    Se tivesse vendido 1 ou 2 anos mais cedo, não teria perdido dinheiro, assim, perdi perto de 8%.
    Se quisesse vender agora, há uma muito igual à venda desde meados do ano passado por 70% do que paguei pela minha. E está à venda.
    Ou seja, se tivesse protelado mais a venda, estava neste momento a perder 30%!

    Lição: se têm ideia de fazer algo, não percam o momento certo para o fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Vitor Azevedo
  1.  # 3

    Perdi dinheiro com a minha 2ª casa.
    A localização era óptima no centro da cidade fui o 1º a comprar e ainda pude alterar o projecto, contudo o prédio era demasiado grande. Um prédio com 108 facções em pouco mais de 3 anos já havia dividas ao condomínio. Apanhei o inicio da crise do imobiliário e decidi vender com um prejuízo de cerca de 15%. vendi em pouco mais de 1/2 ano e acho que foi no limite pois passado quase 3 anos os apartamento iguais ao meu e que foram postos à venda na mesma altura ainda não tem comprador.
  2.  # 4

    Posso desenvolver.

    - A minha mulher comprou um T1 mal começou a trabalhar. (Foi um erro porque estávamos no pico do valor das casas, é impossível adivinhar mas não valia a pena o risco. Devia ter alugado).
    - Na altura namorávamos e nem sequer quis participar na procura da casa (segundo erro estúpido que me arrependo).
    - O T1 tem boas áreas, mas está mal orientado. (erro)
    - Pelos vistos a procura de T1s é baixa, as pessoas preferem dar um bocado mais por um T2. Mais uma razão para alugar.
    - Neste momento não consigo vender a casa, estou a descer o valor até aparecer alguém, mas está difícil. Se levar em conta IMTs e tretas pagas na altura de compra e comissões que terei de pagar agora devo "perder" à vontade 30.000€, passados 10 anos.

    Devia ter alugado, até porque teria conseguido mudar para uma casa maior quando foi necessário, coisa que depois não consegui fazer. No entanto, tive sorte de conseguir mudar-me para um T2 emprestado quando foi preciso, e o azar de ter mudado para um T2 emprestado (o mesmo) quando foi preciso porque não gosto nem da casa nem do sítio mas não me consigo convencer que valia a pena gastar dinheiro para estar noutro sítio. Para além disso já estou a tentar construir casa, coisa que se perspectiva arrastar pelo futuro, e "não ato nem desato" a minha vida. Estúpido...

    No entanto o problema não é tanto perder dinheiro. Se tivesse alugado teria gasto tanto ou mais quanto "estou a perder". Apenas penso que a qualidade de vida que teria tido neste tempo teria sido muito superior.
    • eu
    • 4 março 2013 editado

     # 5

    Não perdi dinheiro com o apartamento porque está arrendado, caso o tentasse vender duvido que conseguisse vendê-lo sem perder uns 10% a 20% do valor de compra.

    Não foi propriamente um erro, fui vítima da especulação que existia na época em que o comprei... felizmente, devido à sua excelente localização, arrendei-o num tempo record, vocês não imaginam... desde a altura em que afixei o anúncio até ter acordo (verbal) de arrendamento dos 3 quartos a estudantes, passaram... 15... minutos (!!!)
    • mog
    • 4 março 2013

     # 6

    Perdi dinheiro numa casa. Não foi uma fortuna, mas perdi dinheiro. Cometi 1 erro (que agora considero crasso):

    A nossa ideia (início de vida) era arrendar até termos condições para avançar para a casa que queríamos. No entanto, surgiu uma oportunidade que nos pareceu muito boa e pensámos: "Bom, esta casa não é para muitos anos, investimos o que temos aqui, e assim que precisarmos vendemos. Nem que não ganhemos dinheiro, pelo menos não estamos a pagar renda". A verdade é que tivemos de vender alguns anos mais tarde mais barato, e tivemos sorte porque encontrámos um comprador que queria mesmo comprar ali. Se não fosse isso, sabe-se lá se ainda a teríamos connosco.
    Se juntarmos ao valor que vendemos abaixo de custo, os encargos com condomínio, pequenas obras, e, claro desvalorização monetária por via da inflação (já para não falar do que teríamos ganho se tivéssemos o dinheiro no banco a render, mesmo que pouco), provavelmente teríamos ganho dinheiro se optássemos por pagar uma renda. Que até daria para deduzir em sede de IRS:)

    Moral da história: se não são profissionais, isto é, se não são capazes de avaliar com alguma certeza o potencial de valorização de uma casa, nunca comprem sabendo de antemão que é para vender em meia dúzia de anos. Sobretudo se souberem que vão precisar do produto da venda dessa casa. A angústia de não saber se se consegue vender um imóvel em tempo útil é terrível...
    •  
      jccp
    • 4 março 2013

     # 7

    vou pagar um balurdio em impostos sobre a venda de um imóvel que comprei em 1982 mas que por razões alheias à minha vontade só foi registado em 1990.A lei diz que estão dispensados de pagar impostos sobre transações os imóveis adquiridos até Dez de 1989.LIXEI-ME POR DOIS MESES!!!
  3.  # 8

    Mesmo sem vender, neste momento todos já perdemos dinheiro!
  4.  # 9

    Vou colocar o meu T3 à venda em breve. Vou vendê-lo mais barato do que comprei, óbviamente, mas considero para as contas aquilo que poupei em rendas. Assim, o prejuízo não será significativo (se não tiver de baixar aínda mais o preço).
  5.  # 10

    Perdi dinheiro ( e nao perdi porque é ume herança),2 irmas minhas venderam a 7 anos 2 apartamento identicos um por 60.000 euros outro por 55.000euros o meu que estava arrendadado com uma renda congelada(92euros mensais) nao o pode vender , entretanto consegui que ele se fosse embora e arrendeio a pouco tempo por 280euros;contactei uma agençia ha pouco tempo para o por em venda , a agençia disse me o seguinte se o quizer vender hoje o maximo que podera vender sao por volta de 35.000 euros! ja podem ver é quase metade do valor dos outros vendidos ha 7 anos, apartamentos situados numa zona bastante calma perto de escolas comerçios ( zona do Jumbo em Setubal)
  6.  # 11

    Sem haver uma comparação dos valores de rendas para casas semelhantes, fica difícil perceber se houve efectivamente uma perda de capital.

    O mal é que nos habituámos (todos, como povo) em que a valorização do imobiliário era sempre tão elevada que chegava (e sobrava) para suplantar o valor da renda da casa (associado ao uso da mesma).
    Era como se morar na casa não tivesse qualquer custo.

    Por este motivo a discussão e comparação entre comprar e arrendar fica logo desvirtuada à partida.
    Concordam com este comentário: laivort
  7.  # 12

    O valor do imobiliário baixou muito. Só vende quem precisa de o fazer.
    Será que daqui a alguns anos, as coisas não irão melhorar?
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • LVM
    • 5 março 2013

     # 13

    Como diz o Berardo quando confrontado com o reduzido valor das "suas" acções do BCP, compradas com crédito obtido na CGD, só se perde quando se vende.
    Quem conseguir aguentar sem vender, pode ser que algum dia venha a conseguir recuperar o investimento e os juros... Há quem diga que sim e há quem diga que o imobiliário nunca mais atingirá os valores que atingiu.
    Se fossemos bruxos e conseguíssemos prever o futuro, ninguém fazia maus negócios...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  8.  # 14

    Vamos também compreender o acto de compra e venda , quem compra baseado numa área é complicado depois para vender pela área eu penso que o que se passou foi com o excesso de €€€€ as casas valorizaram muito sem estas estarem preparadas para o mesmo ...

    na minha ilha em que o local mais longe do hospital ou do centro da ilha fica já a 30 minutos de distancia em que não consigo perceber a relação área mais evolução em volta comparando preços de casas que muitos teimam em ser exorbitantes ainda ...

    as casas tem que descer muito mais ainda !!!!!

    eu ainda não adquiri moradia própria , prefiro alugar ... por enquanto esta medida é a mais segura supostamente nunca vi a entrada de Portugal na CE com bons olhos e sempre tive um medo de arriscar num negocio de longa duração ...

    apesar de mais baratas as casas continuam a ser um grande negocio para os bancos e isso irrita-me ...

    as leis em Portugal são horríveis , não abonem a favor dos proprietarios de apartamentos o que os torna em vários pesadelos ... por vezes chega a meter dó e não há nada que me faça ver o contrario...

    as empresas que avaliam os imóveis para o banco emprestar o dinheiro deveriam ser obrigadas a comprar na hora sempre que avaliação fosse feita e o dono quisesse vender a casa , isto levou´há falência de muitas famílias ...

    depois temos as finanças que de um modo horrível cobra sobre o que é nosso sem dó nem piedade ...

    enfim ?!!!!!

    todos irão perder valor patrimonial e isso é correcto aliás de pensar que uma moradia tem uma data de validade e que no fim destas houve pessoas que as compravam com uma facilidade enorme e era para por no chão lol e depois fazia-se uma casa nova !!!! isso porque ficava numa área boa !!!! o que é isso ?????

    as guerras estão feitas cabe a nós virar-mos as costas a quem quer vender e só comprar porque não é preciso !!!!!
    há que voltar ao custo real das casas !!!!!

    contudo ando á procura de um bom negocio , até hipótese de me mudar para o Alentejo já estou a ponderar com um investimento na agricultura mas só coisa por alto a Maria diz que não sai daqui !!! mas terá que ser um negocio para mim em que eu saiba que conto só comigo para desfrutar e rentabilizar de modo a que futuramente não perca dinheiro ou a perder que seja de fácil recuperação !!!!
    quer numa propriedade ou numa moradia ... o valor da compra tem que ser racional .
  9.  # 15

    Boa tarde,eu comprei um t1 em Queluz junto a estação de comboios em 1999 por 65.750 euros,na altura pensei que era bom negocio pois as casas estavam sempre a subir de preço,conclusao agora pensei em vender e o valor que deram a casa foi 45.000 euros,acabei por a ter que a alugar,e ainda por cima o inquilino não paga a renda á três meses para ajudar a piorar a situação Boa sorte a todos.
  10.  # 16

    Olá a todos,

    Alguém aqui foi vitima da senhora Maria do Carmo, de Gondifelos - VNFamalicão?

    Esse senhora tinha lá em Gondifelos uns lotes gigantescos de terreno lá em cima do monte, e construiu mais de 200 moradias geminadas.
    Sou mais ou menos dalí perto e conheço praticamente uma dúzia de pessoas que compraram lá casa, ainda em construção tendo ficado por um preço incrível:
    Moradias t3 com cave + Rc + 1ºandar com um total de 180mt2 que ficavam por menos de 100M€ preço chave na mão, cozinha equipada, e acabamentos de qualidade mediana.
    Depois de 4 ou 5 anos sempre a construir mais e mais chegou ao total de 200moradias lá no cimo do monte, prontas e vendidas com filas de espera de gente a querer comprar.
    Em 2007 decidi que também gostaria de comprar uma. Falei com aquela duzia de conhecidos que já lá moravam e todos diziam maravilhas da senhora.
    Atenciosa, preocupada, sempre pronta para as pequenas reparações e assistencias normais que algumas casas por vezes precisavam.
    Fui visitar o sítio, muito agradável, uma especie de suburbio "american dream" a senhora mostrou-me uma ou duas casas já prontas, outras em fase de acabamento, outras ainda em esqueleto... Gostei de tudo, decidi avançar. A minha moradia era o n.º 25 de um conjunto de 48 novas moradias que ela estava a construir em 2007...
    Fizemos o Contrato de Promessa, sinalizei com uma entrada a rondar os 20mil€, documentos, garantias, tudo assinadinho, no notário, advogado, tudo garantido, impecável!
    Tudo muito bonito até que em 2008 com apenas 6moradias prontas de um total de 48 para fazer, veio a ser descoberto um buraco financeiro nas contas da empresa da senhora, a CGD fez o pedido de insolvencia da empresa, a mulher desapareceu segundo rumores para o Brasil, nunca mais ninguem a viu, as casas ficaram como estavam na altura, puff...
    Accionei todos os mecanismos legais à minha disposição, usei-me das garantias, assinaturas, notários e solicitadores, executores de penhoras, advogados, tudo e mais alguma coisa.. Deu entrada no tribunal a minha penhora sobre um terreno que valia o dobro do sinal que eu dei... porreiro.. não devo ficar a perder... pensei eu...
    vim a saber que o meu processo, aquela penhora, já era o n.º 73 numa espécie de fila de credores...
    No topo estava uma dívida à CGD de mais de 3Milhoes de Euros com garantia real,
    A seguir se não estou em erro o Credito Agricola com mais de 1,7Milhoes de euros tambem com garantia real,
    Mais o Santander, mais o BES... A seguir vinha uma série de grandes investidores imobiliários, fornecedores, subempreiteiros de todas as especialidades, e depois claro, o peixe miudo, pequenos compradores como eu a quem tinha ardido o sinal dado...
    Sei que no total a dívida rondava os 7Milhoes, sendo que mais de 4Milhoes eram com garantias reais essencialmente perante bancos.
    Foi feita uma assembleia de credores, foi feito um inventário dos bens... ficaram cá em portugal e praticamente ao abandono dado o paradeiro desconhecido da prevaricadora, 2 mercedes slk, um ford focus, uma mercedes vito, uma casa onde ela morava avaliada em 300mil€ e o tal terreno, e mais umas pequinices insignificantes... Tudo junto não chegava a meio milhão de euros, para fazer face a 7Milhões de dívida...
    A ela nunca mais ninguem a viu, há processos crimes, é procurada cá e no Brasil,
    Quem se safou com a casa pronta, safou-se, quem não se safou, ficou a arder...

    Um belo exemplo de fé incauta que correu mal...
    Serviu para aprender uma lição,
    Partilho-a aqui para toda a gente abrir os olhos e não se deixar comer como eu e muitos mais nos deixamos...
    Boa sorte a todos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, musg
  11.  # 17

    ora aqui está um belo exemplo que comprar num papel ou construir com o dinheiro dos outros é fácil em Portugal , é um país sem leis e não protege quem precisa!!!!!
    Concordam com este comentário: shc, de jesus mendes, Vitor Azevedo, Castelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  12.  # 18

    Ah e deixem-me acrescentar uma coisa muito gira:
    Os processos crimes instaurados nada têm que ver com os 7Milhoes de euros de dívidas a deus e a todo o mundo!
    Nada! em Portugal ninguem vai preso por dever dinheiro!
    Os processos crimes foram instaurados porque: (e agora vejam bem se isto não é surreal)
    Ela vendeu a mesma casa a duas pessoas diferentes!!!
    Isto é real!!! Uma das 6 que se conseguiram acabar, ela conseguiu vender a duas pessoas!!! E aconteceu a cena mais cinematográfica que possam imaginar de estar uma familia já lá instalada, a começar a viver a sua normalidade na sua nova casa, e bate-lhe à porta outra família a reclamar que aquela casa era sua!!! Com papelada na mão! Escrituras, contratos, tudo!! Foi preciso chamar a polícia porque os dois, digamos "proprietários" estavam para se matar um ao outro com papelada na mao, punhos cerrados, insultos e cowboyada à moda antiga...

    Inacreditável, mas verdade,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 19

    Castelo,

    é "apenas", sem querer minimizar o seu drama pessoal, mais um caso dos milhares de vitimas diretas da conversao de terreno RAN em urbano. Mais um crimininoso que com o as mãos lavadas de quem decide na camara fez milhoes à custa do nosso país. O maior crime da nossa história. Milhares de milhões de euros roubados assim.
    Terrenos no meio do nada, sem qualquer planeamento, convertidos em urbanos e construções do piorio a destruir o maior bem de um país: o solo.

    os dinheiros transferidos para off-shores, vida por uma gerações "tratada". Outos milhares como estes estão em BCP, BPN, Banif, CGD em empréstimos que nunca serão pagos. porque tem como garantias terrenos destes, avaliados em milhões mas que valem tostões.

    Triste país, em que perante a passividade das instituições não se faz justiça pelo maior crime de sempre
    Concordam com este comentário: eu, Castelo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • musg
    • 7 março 2013

     # 20

    estava para aqui a começar a agradecer testemunhos e comentários e cheguei à seguinte conclusão. UM GRANDE OBRIGADO a todos os testemunhos e comentários. Há tanto a aprender todos os dias, por vezes com as infelicidades e momentos menos bem passados por alguns de nós. Um bem haja a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
 
0.0245 seg. NEW