Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho necessidade de construir um muro de 1 metro de altura que servirá de muro de contenção. O solo onde será instalado é argiloso e com a agua das chuvas está sempre a desfazer-se. A minha questão surge depois de ter tido conhecimento que o murante da Artebel, por ser economico poderá resolver o meu problema, no entanto tenho algumas duvidas que estão relacionadas essencialmente com a aplicação directa no solo. Será necessário fazer uma fundação com ferro e betão etc... ou posso instalar os blocos directamente no solo argiloso. Obrigado pela ajuda. cumprimentos.
  2.  # 2

    Tem de fazer um cabouco para fundação com pedra e betão.
    •  
      FD
    • 6 março 2013

     # 3

    Se tiver espaço: gabiões?
    • N85M
    • 6 março 2013

     # 4

    Gabiões? Para um muro de 1m de altura não é viável. Para além de ser bastante mais caro que o murante-artebel, a estética é totalmente diferente.
    Eu já apliquei na minha moradia esse murante-artebel, com quase 1,30m de altura. Como o meu solo tb era argiloso, efectuei um género de uma sapata com 0.40x0.20 e armadura só de distribuição, para o caso de algum dia o terreno abaixo da sapata dar-se e o muro não se dar também. Aconselhei-me junto deles. É sem dúvida das soluções mais económicas para essa finalidade que pretende.
  3.  # 5

    Voltando aqui ao tema, alguém já aplicou o murante? Preciso fazer um canteiro com 40mx0.6, vou começar a pedir preços disso... É para plantar canas da Índia.

    Ou há melhor forma? Ainda preciso de 550 blocos do murante.

    A vantagem é ficar já face a vista, não leva o reboco.
      Screenshot_2020-09-22-11-00-56-543_com.opera.browser.jpg
  4.  # 6

    em toros de madeira deitados ficaria mal no teu contexto? eu não acho muita piada a esses blocos. ainda por cima somente 60cm de altura.
    https://www.carmo.com/pt/produtos/equipamentos-landscaping-7/palicada-para-sustentacao-de-terras-203



  5.  # 7

    É uma opção sim e mais bonita também, o problema é a relacao entre a madeira e a humidade... Irei sempre isolar com tela pitonada ou outro material por causa das raízes das canas não se espalharem para fora do canteiro mas...

    O contexto ainda não existe :) ainda vou remodelar e construir para ampliação. Mas madeira é madeira.

    Vou pedir preços para madeira para ter noção.
  6.  # 8

    ...vai durar dezenas de anos...
    Concordam com este comentário: nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  7.  # 9

    Colocado por: dedaoo problema é a relacao entre a madeira e a humidade

    Se tratada em condições vai o dedao e eu embora, e a madeira ainda lá fica :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • dedao
    • 22 setembro 2020 editado

     # 10

    Ok, vou pedir preço dos barrotes, barrotes de que diâmetro mais ou menos?

    Na primeira foto do Pedro leva um barrote por dentro e outro por fora cravado no solo e parafusos?
  8.  # 11

    Basta meters os barrotes ou por fora, ou por dentro, consoante gostes mais de ver... são somente 60cm de altura.... depende do espaçamento entre os paus de apoio... sim aparafusado com parafusos inox.
    Se os barrotes verticais estiverem pro fora. não vejo que necessite de fixação , excepto o de cima de todos , para não saltar.
    Tem de ser pau calibrado/ torneado. por causa das fendas... usa o de 12/14cm
    https://www.hilarioalves.com/info/Postes-Madeira-Tratada-Torneada-4036.html

    Por dentro basta a tela pitonada e geotextil, na base podes aplicar um geodreno, se o terreno não for drenante e/ou for uma região com grande pluviosidade.
    • dedao
    • 22 setembro 2020 editado

     # 12

    Okok jou tirar uma fotografia à situação... É para ganhar privacidade de umas janelas dos vizinhos...

    A outra opção é plantar as canas direto no chão e fazer apenas uma delimitação com blocos para as canas não se espalharem. Não sei é se elas crescem o suficiente para chegarem as janelas do 2o andar.

    O lixo é para despachar entretanto :) vieram das demolições
      IMG_20200922_185850.jpg
  9.  # 13

    Mais alguma ideia para a situação Pedro?

    Penso que vou mesmo colocar as canas em um canteiro no chão, apenas com uma divisória ainda a escolher e tela pitonada a fazer de barreira das raízes.

    Vai-me dar menos trabalho e mais barato, apenas o custo de remover a terra, colocar a tela, e voltar a colocar a terra
  10.  # 14

    Atenção ao bambu que é uma infestante.. cuidado a plantar isso
 
0.0160 seg. NEW