Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    voce quer aquecer as sanitárias com painel solar? é bom mas tambem tem opção de bomba de calor AQS, muito económica e mais barata que um KIT SOLAR

    o solar é de graça, mas o rendimento de uma bomba de calor aqs é quase


    Quanto ao piso radiante tem de ter um deposito de inercia de 500litros pelo menos para o recuperador e um apoio, e para melhor aproveitamento do radiante convem ligar no inicio do inverno e desligar no final do inverno, senão em vez de poupa está a gastar, ou opte por uma bomba de calor inverter, ficara melhor servido.
  2.  # 22

    Colocado por: eu
    Para 100 m2, então o recuperador deve ser suficiente... mas cuidado com a temperatura da água que envia para o piso...


    Bem eu tenho o caso de uma obra em que a única fonte de calor é o recuperador, mas tem antes dos colectores uma misturadora (schluter rvt) para reintroduzir água do retorno nos circuitos.

    Mas tome nota de uma coisa, o sistema bekotec-therm apenas tem 8mm de cimento para aquecer, num sistema convencional de 45mm, tenho duvidas que funcione.
    • eu
    • 7 março 2013

     # 23

    Colocado por: pc ferreiraapenas tem 8mm de cimento para aquecer, num sistema convencional de 45mm, tenho duvidas que funcione.

    Funciona na mesma, mas com maior inércia: demora mais tempo a aquecer e demora mais tempo a arrefecer.
  3.  # 24

    penso que será melhor um deposito de inercia, por segurança, não vá o recuperador aquecer demais...

    cada instalador tem a sua teoria, todas boas e funcionais, a verdadeira questão é:

    Quanto está disposto a gastar 1000 ou 10000, a partir daí falamos;)

    quanto aos paneis que não funcionam, fiquei na duvida porque será!!!!
  4.  # 25

    Colocado por: pc ferreira

    Bem eu tenho o caso de uma obra em que a única fonte de calor é o recuperador, mas tem antes dos colectores uma misturadora (schluter rvt) para reintroduzir água do retorno nos circuitos.

    Mas tome nota de uma coisa, o sistema bekotec-therm apenas tem 8mm de cimento para aquecer, num sistema convencional de 45mm, tenho duvidas que funcione.


    São tpara quantos metros quadrados? Qual o feedback dos utilizadores? Tem estado satisfeitos com sistema sendo o recuperador de calor a única fonte de aquecimento? De quanto em quanto tempo abastecem recuperador?
    Presumo que essa misturadora faça bem a função e não dê dores de cabeça.

    Informações deste tipo são bem vindas e enriquecem o forumdacasa, principalmente experiências, partilha de informação e comendatários relativos á implementação de sistemas.
  5.  # 26

    Colocado por: eu
    Funciona na mesma, mas com maior inércia: demora mais tempo a aquecer e demora mais tempo a arrefecer.


    Alterando a designação de "inércia" para resistência térmica, a questão neste caso, é que o agregado familiar de 2 adultos e uma criança, colocam lenha ao fim do dia, quando chegam a casa, e climatizam a moradia.

    Com 45 mm, tinham que ir abastecer no dia anterior!
    • eu
    • 8 março 2013

     # 27

    Colocado por: pc ferreira
    Alterando a designação de "inércia" para resistência térmica, a questão neste caso, é que o agregado familiar de 2 adultos e uma criança, colocam lenha ao fim do dia, quando chegam a casa, e climatizam a moradia.

    Com 45 mm, tinham que ir abastecer no dia anterior!

    Com 45 mm, se ligarem o recuperador todos os dias, a casa mantém-se sempre quente, porque o piso continua a radiar de um dia para o outro...
  6.  # 28

    Boas

    Tenho Piso radiante em cerca de 140m2, uso uma bomba de calor, e tenho aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.

    Funciona 5*
    • eu
    • 8 março 2013

     # 29

    Colocado por: zpikeBoas

    Tenho Piso radiante em cerca de 140m2, uso uma bomba de calor, e tenho aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.

    Funciona 5*

    Qual é a sua conta mensal de electricidade?
  7.  # 30

    A minha caldeira a pelletes não está a trabalhar seguida, só trabalha 5 a 7 horas por dia, seguidas, por isso com o recuperador tb consegue fazer isso na boa.

    Eu tenho o recuperador a fazer aquecimento tb, mas só o acendo ao fim de semana, pois chego tarde a casa, (quase 8 da noite) o que quero primeiro é jantar.

    conheço mais duas pessoas que tem só recuperador, mas ás 5 horas estão em casa.

    Uma delas o sistema não está bem montado, numas conversas que tivemos ele queixou-se do calor, ou não tem regulação da temperatura de água para entrada no piso ou os termostatos não estão bem regulados. Tem um deposito de inercia de 800L o que a meu ver é um erro enorme, mal consegue aquecer o piso quanto mais os 800L de água.
  8.  # 31

    O meu sistema está montado de forma a fazer modulação da temperatura interior, tendo em conta a exterior, ou seja não é ponto fixo.

    De salientar que não tenho gás em casa, logo tudo o que tenho é eléctrico (forno, placa, AQS)

    Nos meses de inverno tenho tido um consumo na casa dos 250€
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9.  # 32

    Colocado por: zpikeNos meses de inverno tenho tido um consumo na casa dos 250€

    e qual é a localização da casa?
    qual é a marca e modelo da bomba de calor?
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  10.  # 33

    e já agora, qual a temperatura de impulsão que pede á bomba de calor?
    e qual a temperatura que pede dentro de casa?
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  11.  # 34

    Colocado por: zpikena casa dos 250€


    Para uma bomba de calor, e pelo que se costuma dizer aí pelo forum, parece-me um pouco puchado.

    Em que zona do país está a moradia?
    Que isolamento tem?
    Qual é a bonba?
    Qual a potência?

    O jorgealves foi mais rápido que eu. malandro.
    • eu
    • 8 março 2013

     # 35

    Colocado por: ultrahipermegaPara uma bomba de calor, e pelo que se costuma dizer aí pelo forum, parece-me um pouco puchado.

    Se tem tudo eléctrico, se descontar 90 euros para os outros consumos, fica com um consumo de 160 euros para a bomba de calor, o que não me parece exagerado, se ela estiver sempre ligada...

    Não há milagres: para ter a casa sempre quentinha é precisa energia, muita energia...
  12.  # 36

    e 90€ para o restante acha pouco?

    Tudo depende das refeições que façam em casa, mas os 90€ de luz da habitação tb acho muito....

    e mesmo os 160€ para o aquecimento, claro que vai depender de onde a moradia está situada, se fosse aqui ao meu lado ou lá para a guarda, 170€ com tudo é o que gasta um amigo meu, com piso radiante e 140m2 a aquecer.
    • eu
    • 8 março 2013

     # 37

    Colocado por: ultrahipermegaTudo depende das refeições que façam em casa, mas os 90€ de luz da habitação tb acho muito....

    Atirei aquele valor porque é o que gasto cá em casa...
  13.  # 38

    Mas eu na minha com tudo eletrico gasto uma média de 45€/mês.

    O eu é um desgovernado :))))
    • eu
    • 8 março 2013

     # 39

    Colocado por: ultrahipermegaO eu é um desgovernado :))))

    Todos os dias ligamos o forno, fogão, máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, máquina de secar roupa, ...
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  14.  # 40

    Assim está explicado.
 
0.0227 seg. NEW