Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Depois das obras feitas, ontem foi o primeiro banho, abri a torneira e passado 4 a 5 segundos a água já sai à temperatura selecionada, a primeira impressão é bastante positiva, nesta altura do ano estou bastante satisfeito.
  2.  # 242

Colocado por: dfserraO Caso do Ruisérgio é um caso interessante já que aparentemente não tem potência em excesso, e como os emissores vão desligar-se automaticamente, acaba por não necessitar de mais potência para ter um esquentador elétrico. Sendo assim, a vantagem de não ter perdas térmicas compensam a possibilidade dos termoacumuladores de usarem a tarifa bihorária, em particular porque esta tarifa já foi mais vantajosa, pelo que o esquentador elétrico e o termoacumulador com tarifa bihorário devem ter custos semelhantes.

De todo o modo, é um caso particular, na maior parte dos casos é necessário ter mais potência para ter um esquentador elétrico, ou então a pessoa tem potência em excesso.

Cada caso é um caso!
    Concordam com este comentário:RuiSergio

mais um comentário inexperiente e sem fundamento, baseado apenas num raciocínio que tenta controlar massas, o que de a muito tem acontecido neste tópico VS o meu testemunho que é facilmente comprovável e! aos poucos e poucos vocês também o vão comprovando... o termoacumulador é o equipamento para aquecimento de água que fica mais caro. o vulgar esquentador esta em número 2, mas tem todos os inconvenientes que se sabe, o mais económico em duas frentes, é o esquentador eléctrico monofásico porque poupa não só no consumo de energia bem como no consumo de água
    • Lm_Lm
    • 4 outubro 2013 editado

# 243

Colocado por: RuiSergio

Somos 5 no agregado familiar

5? boa! se todos aprenderem a utilizar o esquentador eléctrico, vai poupar uma boa nota porque, embora todos nós gostamos de referir que tomamos o duche em 5 minutos, verdade é que isso nem sempre acontece e, existem dias que gostamos de prolongar o nosso momento relaxante com água quentinha a bater nas costas
  3.  # 244

Colocado por: ramos1999o unico problema é que estou a achar a saida de agua pouco quente!ainda mais que gosto daquela sensação de escalda sobretudo no inverno!mas bom fez uma optima opção em aplicar os dois!

se gosta de água bem quente, compre aparelhos com capacidade superior, a Nogas tem de 8kw e 8,8 kw
  4.  # 245

Colocado por: RuiSergioDepois das obras feitas, ontem foi o primeiro banho, abri a torneira e passado 4 a 5 segundos a água já sai à temperatura selecionada, a primeira impressão é bastante positiva, nesta altura do ano estou bastante satisfeito.

tudo na vida tem de se aprender, vai estar satisfeito todo o ano embora fica-se mais bem servido com um Nogas de 8 kw ou até mesmo com um de 8,8 kw, no entanto está de parabéns pois já deu a mão à palmatória (como se costuma dizer) e, a carteirinha ao fim de um ano vai estar mais recheada
    apenas fica assim com a satisfação de que foi a melhor decisão que tomou porque é um aparelho electrodoméstico que em vez de gastar o ajuda a poupar em duas frentes (energia e consumo de água).
    bem vindo ao clube
  5.  # 246

Impressão minha ou 4L/min é muito pouco para un duche decente. Ser necessario um redutor de caudal ...e mesmo assim... acho pouco.
    Eu, que tenho paineis solares e caldeira de apoio, redutores de caudal, etc, gasto 1/2 garrafa de gas por ano!! (4 pessoas + MLR) Não estou mesmo a ver isso a fazer melhor! Alem de poupar o ambiente com menos emissões de CO2.

Estes esquentadores electricos j´s os vi no brasil à muitos anos atraz, mas em climas já de si quentes e com electricidade barata. Hoje em dia com os preços que temos, duvido muito das contas do vendedor da banha da cobra!

Colocado por: RuiSergioOntem fiz o primeiro teste ao esquentador, as ligações foram provisórias (fios pelo chão) mas deu para ver o seu funcionamento.
    Coloquei a agua a verter para um recipiente de 4 L, e regulei o caudal de forma a obter 6L/mim, ou seja ao encher o recipiente em 40s equivale a 6L/min.
    Fui aumentando a temperatura até que no visor do esquentador apareceu a mensagem para reduzir ao caudal, voltei a dimuir até desaparecer a mensagem.
    Resumindo,a temperatura máxima do equipamento é de 42ºC para um caudal de 6L/mim com a temperatura da água da rede a 22ºC, equivalendo a um consumo de 32,8 A com a tensão a 227 V => P= 7,44 KW, se necessitar de temperatura mais alta tenho de reduzir ao caudal.
    A temperatura de 42ºC obtem-se ao fim de 4s.
    Com a temperatura selecionada para 42ºC ao reduzir o caudal reduzia-me o consumo do equipamento, pois faz a gestão do consumo para obter a temperatura de saída selecionada.
    Comparando com os dados do fabricante para um incremento de 20ºC de temperatura deveria dar um caudal de 7L/mim, enviei um mail ao fabricante para saber o que ele tem a dizer sobre isto.

Bastante fácil de utilizar, compacto e com bastante informação no visor, desde temperatura seleccionada, temperatura de saída e temperatura da água da rede, mensagens de aviso e dá o consumo de água utilizada no banho e também a respetiva potência utilizada.

De inverno com a temperatura da água da rede a 10ºC e um incremente de 30ºC, pela tabela do fabricante teria um caudal de 5L/mim, mas devido á diferença acima verificada provavelmente terei um caudal de 4L/mim o que me vai obrigar a utilizar um chuveiro economizador de água, que de acordo com o publicado pela DECO, esses chuveiros misturam ar com a água não retirando a sensação de conforto no banho.

Resumindo, o ideal era que o caudal fosse o referido pelo fabricante (pode depender das características da água), mas no geral estou satisfeito e não estou arrependido da compra, no entanto volto a referir o que disse no inicio, o grande teste será no inverno, só aí se poderá comprovar se o esquentador com esta potência satisfaz ou não, agora satisfaz.

No entanto este esquentador vai ser instalado em paralelo com o esquentador a gás terei sempre uma alternativa e como a rede de água é em tudo PEX, no coletor as ligações vão ficar feitas de forma a também poder alimentar os chuveiros pelo esquentador a gás e as restantes torneiras pelo eléctrico ou tudo com o esquentador a gás ou tudo com o esquentador eléctrico.
    Só se ficar satisfeito no inverno é que darei baixa do contrato do gás, ao ter os dois também não tenho custos acrescidos, pois a empresa onde tenho o contrato de gás não cobra o termo fixo mensal.

Junto anexo foto ainda com o plástico por retirar.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,eu,jorgealves
      20130923_225249.jpg
  6.  # 247

Colocado por: system32Impressão minha ou 4L/min é muito pouco para un duche decente. Ser necessario um redutor de caudal ...e mesmo assim... acho pouco.
    Eu, que tenho paineis solares e caldeira de apoio, redutores de caudal, etc, gasto 1/2 garrafa de gas por ano!! (4 pessoas + MLR) Não estou mesmo a ver isso a fazer melhor! Alem de poupar o ambiente com menos emissões de CO2.

Estes esquentadores electricos j´s os vi no brasil à muitos anos atraz, mas em climas já de si quentes e com electricidade barata. Hoje em dia com os preços que temos, duvido muito das contas do vendedor da banha da cobra!

É óbvio que actualmente a forma mais económica de ter água quente é através painéis solares e o apoio pode ficar ao critério de cada um (eléctrico ou a gás), mas é preciso ver que a sua instalação não é viável em todas as zonas residências nomeadamente na maioria dos prédios colectivos constituídos por vários apartamentos.

Quanto a contas é só ver a potência do equipamento seja ele a gás ou a electricidade, o preço da energia e fazer os cálculos e cada um que tire as suas conclusões.
    Concordam com este comentário: treker666
  7.  # 248

Olhe que não. Existem sistemas de tubos de vacuo que podem ficar verticais numa fachada virada minimamente a sul. Para as piores situações parece-me que uma BC, embora bastante mais cara gasta 4 a 5 vezes menos electricidade, e não fica restringido a caudais muito fracos principalmente no inverno onde as necessidades são maiores, nem as restrições do restante consumo.
    Deveria pensar que: apesar de poder parecer aliciante por alguma razão este tipo de equipamente pura e simplesmente não se usa por cá (tirando situações muito particulares)! Será que somos todos estupidos, ou estamos todos envolvidos nas teorias da conspiração bo delirio do LM LM??

É óbvio que actualmente a forma mais económica de ter água quente é através painéis solares e o apoio pode ficar ao critério de cada um (eléctrico ou a gás), mas é preciso ver que a sua instalação não é viável em todas as zonas residências nomeadamente na maioria dos prédios colectivos constituídos por vários apartamentos.

Quanto a contas é só ver a potência do equipamento seja ele a gás ou a electricidade, o preço da energia e fazer os cálculos e cada um que tire as suas conclusões.
    Concordam com este comentário:treker666
  8.  # 249

Colocado por: system32Olhe que não. Existem sistemas de tubos de vacuo que podem ficar verticais numa fachada virada minimamente a sul. Para as piores situações parece-me que uma BC, embora bastante mais cara gasta 4 a 5 vezes menos electricidade, e não fica restringido a caudais muito fracos principalmente no inverno onde as necessidades são maiores, nem as restrições do restante consumo.
    Deveria pensar que: apesar de poder parecer aliciante por alguma razão este tipo de equipamente pura e simplesmente não se usa por cá (tirando situações muito particulares)! Será que somos todos estupidos, ou estamos todos envolvidos nas teorias da conspiração bo delirio do LM LM??

Painéis solares: Colocar tubos na fachada requer autorização em reunião do condomínio, retira estica ao prédio (provavelmente em reunião de condomínio não iria ser aprovado), tubos desde o 7 piso até ao 3 piso implica grandes perdas térmicas principalmente no inverno, solução para por logo de lado.

Bomba de calor: Realmente é mais económica que os restantes equipamentos, mas também tem alguns contras nomeadamente:
    - Ocupa muito mais espaço e obras de construção civil muito superiores
    - Funciona semelhante a um termo acumulador (acabou a agua do depósito é preciso esperar que volte a aquecer)
    - Investimento elevado o que demora muito mais tempo a recuperar

Há tecnologias já devidamente comprovadas (painéis solares, bombas de calor) que devem ser instaladas aquando da construção, em instalações existentes essa adaptação às vezes pode ficar bastante cara e inviável.

A tecnologia em todos os equipamentos (seja qual for a fonte de energia) está sempre a evoluir, pelo facto dos esquentadores eléctricos não serem muito utilizados em Portugal não que dizer que actualmente não seja um equipamento viável, à uns anos atrás o carro eléctrico era um mito e agora já se começam a ver alguns a circular.
    Existem outros países em que o esquentador eléctrico já é utilizados à vários anos, se não fossem viáveis também não eram fabricados pois ninguém os comprava.

Casa um é que tem que ver o que é melhor para si seja ele a gás ou electricidade ou outro, de acordo com as necessidades de utilização que variam de habitação para habitação, e devemos estar abertos para a mudança desde que seja vantajosa, o que ontem não era vantajoso pode vir a ser amanhã e vice versa.
  9.  # 250

Repare que os tubos que falei são para ficar na fachada ao nivel do respectivo andar que servem, por isso sem perdas.
    Quanto à quantidade de agua das BC, depende do deposito, mas olhe que com os caudais quase ridiculos do esquentador electrico um simples deposito de 100L dava para muitos banhos!! É só fazer as contas: 100L a 60º e utilização a 40º, implica misturar agua fria a 20º daria cerca de 200L de agua quente. Gasta a 4L/min de caudal, dá 50min de banho continuo!! Não chega?
    Quanto a obras , se tiver que fazer um instalação electrica propria para o esquentador, tambem vai ter obras, ou então orriveis calhas!

Não vale a pena falar de evolução de tecnologias, pois o principio e a eficiencia dos esquentadores electricos é basicamente a mesma desdue que foram inventados À dezenas de anos! É apenas uma simples resistencia com rendimento 1 e mais nada.A evoluç~
    ao foi ao nivel da segurança, mas nunca em rendimento. Nem podem, a não ser que entrem na gama das BC's que é a unica maneira de aumentar o rendimento de qualquer tipo de aparelho que aqueça algo com base em electricidade.

Claro que deveremos estar abertos a novas soluções, Mas as mas o pioneirismos (leia-se ingenuidade) paga-se muitas vezes com más e caras apostas....

Sabia por exemplo que no Porto, que à uns anos tinham a electricidade mais barata, que por Ex: Lisboa. Era o normal, ter Termoacumuladores em vez dos Esquentador??
    E nunca tiveram problemas minimamente graves com isso!

Painéis solares:Colocar tubos na fachada requer autorização em reunião do condomínio, retira estica ao prédio (provavelmente em reunião de condomínio não iria ser aprovado), tubos desde o 7 piso até ao 3 piso implica grandes perdas térmicas principalmente no inverno, solução para por logo de lado.

Bomba de calor:Realmente é mais económica que os restantes equipamentos, mas também tem alguns contras nomeadamente:
    - Ocupa muito mais espaço e obras de construção civil muito superiores
    - Funciona semelhante a um termo acumulador (acabou a agua do depósito é preciso esperar que volte a aquecer)
    - Investimento elevado o que demora muito mais tempo a recuperar

Há tecnologias já devidamente comprovadas (painéis solares, bombas de calor) que devem ser instaladas aquando da construção, em instalações existentes essa adaptação às vezes pode ficar bastante cara e inviável.

A tecnologia em todos os equipamentos (seja qual for a fonte de energia) está sempre a evoluir, pelo facto dos esquentadores eléctricos não serem muito utilizados em Portugal não que dizer que actualmente não seja um equipamento viável, à uns anos atrás o carro eléctrico era um mito e agora já se começam a ver alguns a circular.
    Existem outros países em que o esquentador eléctrico já é utilizados à vários anos, se não fossem viáveis também não eram fabricados pois ninguém os comprava.

Casa um é que tem que ver o que é melhor para si seja ele a gás ou electricidade ou outro, de acordo com as necessidades de utilização que variam de habitação para habitação, e devemos estar abertos para a mudança desde que seja vantajosa, o que ontem não era vantajoso pode vir a ser amanhã e vice versa.
  10.  # 251

Colocado por: system32Repare que os tubos que falei são para ficar na fachada ao nivel do respectivo andar que servem, por isso sem perdas.
    Quanto à quantidade de agua das BC, depende do deposito, mas olhe que com os caudais quase ridiculos do esquentador electrico um simples deposito de 100L dava para muitos banhos!! É só fazer as contas: 100L a 60º e utilização a 40º, implica misturar agua fria a 20º daria cerca de 200L de agua quente. Gasta a 4L/min de caudal, dá 50min de banho continuo!! Não chega?
    Quanto a obras , se tiver que fazer um instalação electrica propria para o esquentador, tambem vai ter obras, ou então orriveis calhas!

Não vale a pena falar de evolução de tecnologias, pois o principio e a eficiencia dos esquentadores electricos é basicamente a mesma desdue que foram inventados À dezenas de anos! É apenas uma simples resistencia com rendimento 1 e mais nada.A evoluç~
    ao foi ao nivel da segurança, mas nunca em rendimento. Nem podem, a não ser que entrem na gama das BC's que é a unica maneira de aumentar o rendimento de qualquer tipo de aparelho que aqueça algo com base em electricidade.

Claro que deveremos estar abertos a novas soluções, Mas as mas o pioneirismos (leia-se ingenuidade) paga-se muitas vezes com más e caras apostas....

Sabia por exemplo que no Porto, que à uns anos tinham a electricidade mais barata, que por Ex: Lisboa. Era o normal, ter Termoacumuladores em vez dos Esquentador??

Se acha um caudal ridículo 6L/min deve tomar duche a alguns 20L/min, para mim é suficiente.
    Sim tive de fazer obras, mas no meu caso bastou abrir um rasgo de 5m na parede o que não foi difícil, uma bomba de calor tem que fazer ligação até ao exterior, ou seja cada caso é um caso, depende muito onde se encontram os pontos de injecção para alterar por que tipo de equipamento adoptar.
    É também importante referir que a maioria das cozinhas têm espaço para o esquentador convencional, nestes casos aonde mete o termo-acumulador ou bomba de calor caso não tenha dispensa próximo da cozinha?
    Sim à evolução da tecnologia tanto a nível de transferência de calor como de isolamento térmico, pesquise no mercado esquentadores eléctricos para a mesma potência e verá que à diferenças no caudal que debitam para a mesmo delta T, e a nível de termo-acumuladores também se verificam diferenças, ou seja o rendimento também varia.

Este forum é interessante para partilhar ideias e experiências que sejam fundamentadas, a partir daí cada um que tire as suas conclusões, e cada um instale o que quiser, que a mim não me faz diferença nenhuma.
    Pioneirismo é bem diferente de ingenuidade, ingenuidade é para aqueles que consideram o conhecimento adquirido como validade vitalícia.
  11.  # 252

Colocado por: RuiSergioPainéis solares:Colocar tubos na fachada requer autorização em reunião do condomínio, retira estica ao prédio (provavelmente em reunião de condomínio não iria ser aprovado), tubos desde o 7 piso até ao 3 piso implica grandes perdas térmicas principalmente no inverno, solução para por logo de lado.
      13.jpg
    • Lm_Lm
    • 6 outubro 2013 editado

# 253

Colocado por: system32Impressão minha ou 4L/min é muito pouco para un duche decente. Ser necessario um redutor de caudal ...e mesmo assim... acho pouco.

fique a saber que não é como diz
    a electricidade em portugal é bem mais barata que no brasil (informação de utilizador brasileiro)
    quanto ao sistema solar que tem, está de parabéns pois consegue ter água quente e apenas gasta meia garrafa de gás, esqueceu foi de referir que a garrafa deve de ser de 45kg e não esqueça de fazer contas com a resistência do seu acumulador... depois tem o preço e manutenção dos equipamentos.
    a manutenção do seu equipamento é elevada e a do esquentador eléctrico custa 0€
    o esquentador eléctrico no duche é bom até para quem tem necessidade de apoio ao solar
    os 4 litros por minuto não e suficiente, É UM DESPERDICO.
    3 litros por minuto como no brasil chegam muito bem
    • Lm_Lm
    • 6 outubro 2013 editado

# 254

Colocado por: RuiSergioou 4L/min é

se for comparar o custo para a produção de água quente para 40ºC / 4 litros por minuto, o preço do esquentador eléctrico é igual ao do sistema solar, em 365 dias, em portugal
    eu tomo duche com 3,5 litros por minuto
    chega perfeitamente, o que não existe é a banheira a transbordar de água quente desperdiçada
    se pretender ter os pés dentro de água quente, pura e simplesmente tapo o ralo. depois no final do duche abre o ralo e está a banhoca tomada, da forma mais económica que me é possível
    garantidamente, na minha habitação economizamos mensalmente mais de 100 euros por mês, graças a utilização de um esquentador eléctrico
  12.  # 255

Colocado por: system32Será que somos todos estupidos, ou estamos todos envolvidos nas teorias da conspiração??

sim! conspiração mas vossa contra um aparelho que é de facto muito bom.
    admira-me pessoas que aparecem por aqui a conversa, sem a menor das experiências sobre o assunto e começam a colocar as suas postas de pescada na banca
    realmente que grande falta de civismo
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 256

Colocado por: system32Sabia por exemplo que no Porto, que à uns anos tinham a electricidade mais barata, que por Ex: Lisboa. Era o normal, ter Termoacumuladores em vez dos Esquentador??

acha que não? opinião sua mas não é a realidade
    ainda nos dias de hoje existem inúmeros problemas com termoacumuladores
    desde curto-circuito até ao rompimento do cilindro, problemas é o que não faltam com os termoacumuladores
  14.  # 257

Colocado por: Lm_Lmo preço do esquentador eléctrico é igual ao do sistema solar

comparar uma coisa que aquece sem consumo electrico ou outro qualquer, enfim!
  15.  # 258

Colocado por: Lm_Lmadmira-me pessoas que aparecem por aqui a conversa, sem a menor das experiências sobre o assunto e começam a colocar as suas postas de pescada na banca
    realmente que grande falta de civismo

aqui estamos perfeitamente de acordo, você vem aqui falar do que não conhece,

eu não diria falta de civismo, mas sim UMA GRANDE LATA.
  16.  # 259

Colocado por: Lm_Lmse for comparar o custo para a produção de água quente para 40ºC / 4 litros por minuto, o preço do esquentador eléctrico é igual ao do sistema solar, em 365 dias, em portugal
    eu tomo duche com 3,5 litros por minuto
    chega perfeitamente, o que não existe é a banheira a transbordar de água quente desperdiçada
    se pretender ter os pés dentro de água quente, pura e simplesmente tapo o ralo. depois no final do duche abre o ralo e está a banhoca tomada, da forma mais económica que me é possível
    garantidamente, na minha habitação economizamos mensalmente mais de 100 euros por mês, graças a utilização de um esquentador eléctrico

hmmm.... na minha casa tenho um esquentador perfeitamente normal e baratinho, somos 4 e gasto uma média de 40€ de gás natural para cozinhar e banhos e não tenho qualquer chuveiro económico ou redutor de caudal.... banhos diários na maior parte das vezes.
    Explique-me lá como poderia poupar 100€ igual a si? no meu caso e se as contas não me enganam ainda vou receber 60€ mensais se mudar pra elétrico.
    • eu
    • 7 outubro 2013

# 260

Colocado por: dekerielExplique-me lá como poderia poupar 100€ igual a si?

Este Lm_Lm é um bom exemplo do que não deve ser um comercial. É só tretas que não convencem ninguém, além dele próprio, claro...

0.0856 seg. NEW