Colocado por: dfserraO Caso do Ruisérgio é um caso interessante já que aparentemente não tem potência em excesso, e como os emissores vão desligar-se automaticamente, acaba por não necessitar de mais potência para ter um esquentador elétrico. Sendo assim, a vantagem de não ter perdas térmicas compensam a possibilidade dos termoacumuladores de usarem a tarifa bihorária, em particular porque esta tarifa já foi mais vantajosa, pelo que o esquentador elétrico e o termoacumulador com tarifa bihorário devem ter custos semelhantes.
De todo o modo, é um caso particular, na maior parte dos casos é necessário ter mais potência para ter um esquentador elétrico, ou então a pessoa tem potência em excesso.
Cada caso é um caso!Concordam com este comentário:RuiSergio
Colocado por: RuiSergio
Somos 5 no agregado familiar
Colocado por: ramos1999o unico problema é que estou a achar a saida de agua pouco quente!ainda mais que gosto daquela sensação de escalda sobretudo no inverno!mas bom fez uma optima opção em aplicar os dois!
Colocado por: RuiSergioDepois das obras feitas, ontem foi o primeiro banho, abri a torneira e passado 4 a 5 segundos a água já sai à temperatura selecionada, a primeira impressão é bastante positiva, nesta altura do ano estou bastante satisfeito.
Colocado por: RuiSergioOntem fiz o primeiro teste ao esquentador, as ligações foram provisórias (fios pelo chão) mas deu para ver o seu funcionamento.
Coloquei a agua a verter para um recipiente de 4 L, e regulei o caudal de forma a obter 6L/mim, ou seja ao encher o recipiente em 40s equivale a 6L/min.
Fui aumentando a temperatura até que no visor do esquentador apareceu a mensagem para reduzir ao caudal, voltei a dimuir até desaparecer a mensagem.
Resumindo,a temperatura máxima do equipamento é de 42ºC para um caudal de 6L/mim com a temperatura da água da rede a 22ºC, equivalendo a um consumo de 32,8 A com a tensão a 227 V => P= 7,44 KW, se necessitar de temperatura mais alta tenho de reduzir ao caudal.
A temperatura de 42ºC obtem-se ao fim de 4s.
Com a temperatura selecionada para 42ºC ao reduzir o caudal reduzia-me o consumo do equipamento, pois faz a gestão do consumo para obter a temperatura de saída selecionada.
Comparando com os dados do fabricante para um incremento de 20ºC de temperatura deveria dar um caudal de 7L/mim, enviei um mail ao fabricante para saber o que ele tem a dizer sobre isto.
Bastante fácil de utilizar, compacto e com bastante informação no visor, desde temperatura seleccionada, temperatura de saída e temperatura da água da rede, mensagens de aviso e dá o consumo de água utilizada no banho e também a respetiva potência utilizada.
De inverno com a temperatura da água da rede a 10ºC e um incremente de 30ºC, pela tabela do fabricante teria um caudal de 5L/mim, mas devido á diferença acima verificada provavelmente terei um caudal de 4L/mim o que me vai obrigar a utilizar um chuveiro economizador de água, que de acordo com o publicado pela DECO, esses chuveiros misturam ar com a água não retirando a sensação de conforto no banho.
Resumindo, o ideal era que o caudal fosse o referido pelo fabricante (pode depender das características da água), mas no geral estou satisfeito e não estou arrependido da compra, no entanto volto a referir o que disse no inicio, o grande teste será no inverno, só aí se poderá comprovar se o esquentador com esta potência satisfaz ou não, agora satisfaz.
No entanto este esquentador vai ser instalado em paralelo com o esquentador a gás terei sempre uma alternativa e como a rede de água é em tudo PEX, no coletor as ligações vão ficar feitas de forma a também poder alimentar os chuveiros pelo esquentador a gás e as restantes torneiras pelo eléctrico ou tudo com o esquentador a gás ou tudo com o esquentador eléctrico.
Só se ficar satisfeito no inverno é que darei baixa do contrato do gás, ao ter os dois também não tenho custos acrescidos, pois a empresa onde tenho o contrato de gás não cobra o termo fixo mensal.
Junto anexo foto ainda com o plástico por retirar.Concordam com este comentário:jorgealvesEstas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,eu,jorgealves
Colocado por: system32Impressão minha ou 4L/min é muito pouco para un duche decente. Ser necessario um redutor de caudal ...e mesmo assim... acho pouco.
Eu, que tenho paineis solares e caldeira de apoio, redutores de caudal, etc, gasto 1/2 garrafa de gas por ano!! (4 pessoas + MLR) Não estou mesmo a ver isso a fazer melhor! Alem de poupar o ambiente com menos emissões de CO2.
Estes esquentadores electricos j´s os vi no brasil à muitos anos atraz, mas em climas já de si quentes e com electricidade barata. Hoje em dia com os preços que temos, duvido muito das contas do vendedor da banha da cobra!
É óbvio que actualmente a forma mais económica de ter água quente é através painéis solares e o apoio pode ficar ao critério de cada um (eléctrico ou a gás), mas é preciso ver que a sua instalação não é viável em todas as zonas residências nomeadamente na maioria dos prédios colectivos constituídos por vários apartamentos.
Quanto a contas é só ver a potência do equipamento seja ele a gás ou a electricidade, o preço da energia e fazer os cálculos e cada um que tire as suas conclusões.Concordam com este comentário:treker666
Colocado por: system32Olhe que não. Existem sistemas de tubos de vacuo que podem ficar verticais numa fachada virada minimamente a sul. Para as piores situações parece-me que uma BC, embora bastante mais cara gasta 4 a 5 vezes menos electricidade, e não fica restringido a caudais muito fracos principalmente no inverno onde as necessidades são maiores, nem as restrições do restante consumo.
Deveria pensar que: apesar de poder parecer aliciante por alguma razão este tipo de equipamente pura e simplesmente não se usa por cá (tirando situações muito particulares)! Será que somos todos estupidos, ou estamos todos envolvidos nas teorias da conspiração bo delirio do LM LM??
Painéis solares:Colocar tubos na fachada requer autorização em reunião do condomínio, retira estica ao prédio (provavelmente em reunião de condomínio não iria ser aprovado), tubos desde o 7 piso até ao 3 piso implica grandes perdas térmicas principalmente no inverno, solução para por logo de lado.
Bomba de calor:Realmente é mais económica que os restantes equipamentos, mas também tem alguns contras nomeadamente:
- Ocupa muito mais espaço e obras de construção civil muito superiores
- Funciona semelhante a um termo acumulador (acabou a agua do depósito é preciso esperar que volte a aquecer)
- Investimento elevado o que demora muito mais tempo a recuperar
Há tecnologias já devidamente comprovadas (painéis solares, bombas de calor) que devem ser instaladas aquando da construção, em instalações existentes essa adaptação às vezes pode ficar bastante cara e inviável.
A tecnologia em todos os equipamentos (seja qual for a fonte de energia) está sempre a evoluir, pelo facto dos esquentadores eléctricos não serem muito utilizados em Portugal não que dizer que actualmente não seja um equipamento viável, à uns anos atrás o carro eléctrico era um mito e agora já se começam a ver alguns a circular.
Existem outros países em que o esquentador eléctrico já é utilizados à vários anos, se não fossem viáveis também não eram fabricados pois ninguém os comprava.
Casa um é que tem que ver o que é melhor para si seja ele a gás ou electricidade ou outro, de acordo com as necessidades de utilização que variam de habitação para habitação, e devemos estar abertos para a mudança desde que seja vantajosa, o que ontem não era vantajoso pode vir a ser amanhã e vice versa.
Colocado por: system32Repare que os tubos que falei são para ficar na fachada ao nivel do respectivo andar que servem, por isso sem perdas.
Quanto à quantidade de agua das BC, depende do deposito, mas olhe que com os caudais quase ridiculos do esquentador electrico um simples deposito de 100L dava para muitos banhos!! É só fazer as contas: 100L a 60º e utilização a 40º, implica misturar agua fria a 20º daria cerca de 200L de agua quente. Gasta a 4L/min de caudal, dá 50min de banho continuo!! Não chega?
Quanto a obras , se tiver que fazer um instalação electrica propria para o esquentador, tambem vai ter obras, ou então orriveis calhas!
Não vale a pena falar de evolução de tecnologias, pois o principio e a eficiencia dos esquentadores electricos é basicamente a mesma desdue que foram inventados À dezenas de anos! É apenas uma simples resistencia com rendimento 1 e mais nada.A evoluç~
ao foi ao nivel da segurança, mas nunca em rendimento. Nem podem, a não ser que entrem na gama das BC's que é a unica maneira de aumentar o rendimento de qualquer tipo de aparelho que aqueça algo com base em electricidade.
Claro que deveremos estar abertos a novas soluções, Mas as mas o pioneirismos (leia-se ingenuidade) paga-se muitas vezes com más e caras apostas....
Sabia por exemplo que no Porto, que à uns anos tinham a electricidade mais barata, que por Ex: Lisboa. Era o normal, ter Termoacumuladores em vez dos Esquentador??
E nunca tiveram problemas minimamente graves com isso!
Colocado por: RuiSergioPainéis solares:Colocar tubos na fachada requer autorização em reunião do condomínio, retira estica ao prédio (provavelmente em reunião de condomínio não iria ser aprovado), tubos desde o 7 piso até ao 3 piso implica grandes perdas térmicas principalmente no inverno, solução para por logo de lado.
Colocado por: system32Impressão minha ou 4L/min é muito pouco para un duche decente. Ser necessario um redutor de caudal ...e mesmo assim... acho pouco.
Eu, que tenho paineis solares e caldeira de apoio, redutores de caudal, etc, gasto 1/2 garrafa de gas por ano!! (4 pessoas + MLR) Não estou mesmo a ver isso a fazer melhor! Alem de poupar o ambiente com menos emissões de CO2.
Estes esquentadores electricos j´s os vi no brasil à muitos anos atraz, mas em climas já de si quentes e com electricidade barata. Hoje em dia com os preços que temos, duvido muito das contas do vendedor da banha da cobra!
Colocado por: RuiSergioou 4L/min é
Colocado por: system32Será que somos todos estupidos, ou estamos todos envolvidos nas teorias da conspiração??
Colocado por: system32Sabia por exemplo que no Porto, que à uns anos tinham a electricidade mais barata, que por Ex: Lisboa. Era o normal, ter Termoacumuladores em vez dos Esquentador??
E nunca tiveram problemas minimamente graves com isso!
Colocado por: Lm_Lmo preço do esquentador eléctrico é igual ao do sistema solar
Colocado por: Lm_Lmadmira-me pessoas que aparecem por aqui a conversa, sem a menor das experiências sobre o assunto e começam a colocar as suas postas de pescada na banca
realmente que grande falta de civismo
Colocado por: Lm_Lmse for comparar o custo para a produção de água quente para 40ºC / 4 litros por minuto, o preço do esquentador eléctrico é igual ao do sistema solar, em 365 dias, em portugal
eu tomo duche com 3,5 litros por minuto
chega perfeitamente, o que não existe é a banheira a transbordar de água quente desperdiçada
se pretender ter os pés dentro de água quente, pura e simplesmente tapo o ralo. depois no final do duche abre o ralo e está a banhoca tomada, da forma mais económica que me é possível
garantidamente, na minha habitação economizamos mensalmente mais de 100 euros por mês, graças a utilização de um esquentador eléctrico
Colocado por: dekerielExplique-me lá como poderia poupar 100€ igual a si?