Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: ramos1999o unico problema é que estou a achar a saida de agua pouco quente!ainda mais que gosto daquela sensação de escalda sobretudo no inverno!mas bom fez uma optima opção em aplicar os dois!

Nesta altura do ano eu tomo duche a 38ºC e outros membros da familia a 39ºC, portanto mesmo no inverno 42ºC é suficiente, mas a regulação dele pode ir até aos 55ºC, mas claro a 55ºC o caudal debitado seria mesmo muito pouco.
  2.  # 262

Domingo de manhã tomamos os 5 duche com o caudal de 6L/min, no final o esquentador contabilizou 196 L de àgua gastos.
    Para tomarmos banho utilizando um termo-acumulador e também com um caudal de 6L/min, necessitaríamos de aproximadamente 130 L de água quente a 60ºC (4L Quente + 2L Fria).

Com o meu esquentador a gás natural convencional teria gasto mais de 350 L de água.
  3.  # 263

Junto anexo fotografia que tirei com o telemóvel no Leroy Merlin em Coimbra que estava ao pé dos esquentadores a gás, dos caudais aconselhados por tipo de utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
      Caudais indicados.jpg
  4.  # 264

Vou pedir licença ao autor do tópico para colocar um questão simples mas que eu não percebo nada. Vou retirar o esquentador da casa dos meus pais e colocar um cilindro. Só moram nessa casa duas pessoas. A questão é um cilindro de 45 litros é muito ou pouco para banhos diários destas duas pessoas?? Obrigada!
  5.  # 265

Colocado por: SabrinaVou pedir licença ao autor do tópico para colocar um questão simples mas que eu não percebo nada. Vou retirar o esquentador da casa dos meus pais e colocar um cilindro. Só moram nessa casa duas pessoas. A questão é um cilindro de 45 litros é muito ou pouco para banhos diários destas duas pessoas?? Obrigada!

Se tomarem duche com um caudal de 6L/min e tiver a temperatura do termostato do cilindro a 60ºC, tem aproximadamente 6 minutos de banho para cada pessoa caso os banhos sejam seguidos, se tomar banho com mais pressão de água o tempo disponível vai diminuir.
    A minha opinião pessoal é que é mesmo à justa, aconselhava um maior, mas acredito que haja aqui membros com mais experiência em cilindros do que eu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
    • eu
    • 7 outubro 2013

# 266

Colocado por: SabrinaVou retirar o esquentador da casa dos meus pais e colocar um cilindro. Só moram nessa casa duas pessoas. A questão é um cilindro de 45 litros é muito ou pouco para banhos diários destas duas pessoas??

Dar dá, mas para evitar surpresas, o melhor é instalar um termoacumulador maior. A diferença de preço não é assim tão elevada...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  6.  # 267

Lm_Lm disse:
    mais um comentário inexperiente e sem fundamento, baseado apenas num raciocínio que tenta controlar massas, o que de a muito tem acontecido neste tópico VS o meu testemunho que é facilmente comprovável e! aos poucos e poucos vocês também o vão comprovando... o termoacumulador é o equipamento para aquecimento de água que fica mais caro. o vulgar esquentador esta em número 2, mas tem todos os inconvenientes que se sabe, o mais económico em duas frentes, é o esquentador eléctrico monofásico porque poupa não só no consumo de energia bem como no consumo de água

Caro Lm_lm
    Já que diz que o seu testemunho é facilmente comprovável, comprove então!

Eu falo da minha experiência, e ao contrário do Lm_lm, não ganho nada em defender o acumulador, pelo que certamente o meu testemunho é mais isento.

Apelo então à sua vasta experiência e Isenção, e já que o esquentador elétrico é tão fantástico, e que o acumulador é o método mais caro, responda-me apenas a uma pergunta:
    Quanto é que eu gastaria com um esquentador elétrico já com o acréscimo de potência, sendo que tenho termoacumulador, somos duas pessoas, tomamos banho, e gastamos cerca de 15 euros mensais de eletricidade. De notar que tenho 5,75 Kva, e que como tenho todos os equipamentos elétricos incluindo ar condicionado, com esquentador teria de ter no mínimo 10,35 caso a minha instalação esteja certificada para ter essa potência em monofásico o que tenho dúvidas, caso negativo teria de passar para 13 ou 17 Kva em trifásico.
  7.  # 268

Devido a problemas da net submeti várias vezes a mesma entrada, peço desculpa e ao FD que elimine os repetidos.
  8.  # 269

Agradeço dicas no tópico https://forumdacasa.com/discussion/31440/tampa-com-porta-para-caixa-de-coletor-pex/ para tornar a abertura para acesso às torneiras de passagem de forma mais prática.
  9.  # 270

O preço no brasil não sei, mas não se esqueça que a temperatura de entrada já é alta pelo clima logo não necessita de muita potencia para ter 40 ou 50º na saida. Cá pode ter temperaturas de entradas de 10º ou até perto de ZERO!! Logo ai a potencia pode ter de ser o dobro do que no Brasil!! Logo os consumos dobram tambem!!
    Não, a munha garrada de apoio é Butano e de 13Kg apenas!! São +- 13€ por ano inteiro!!! E nem tenho resistencia no deposito sequer!! Não queira comparar as soluções! infelizmente nem todos podem ter paineis em casa (por enquanto).

4L/mim até pode lhe chagar, a mim não chega nem, pouco mais ou menos, e quem tem esquantadores tem muito mais caudal, por isso compare o que é comparavel.
    Até se quizer pode tomar banho à moda antiga com a bacia!! E aquecer a agua para o jarro no fogão. Ainda gasta menos!!

Colocado por: Lm_Lm

fique a saber que não é como diz
    a electricidade em portugal é bem mais barata que no brasil (informação de utilizador brasileiro)
    quanto ao sistema solar que tem, está de parabéns pois consegue ter água quente e apenas gasta meia garrafa de gás, esqueceu foi de referir que a garrafa deve de ser de 45kg e não esqueça de fazer contas com a resistência do seu acumulador... depois tem o preço e manutenção dos equipamentos.
    a manutenção do seu equipamento é elevada e a do esquentador eléctrico custa 0€
    o esquentador eléctrico no duche é bom até para quem tem necessidade de apoio ao solar
    os 4 litros por minuto não e suficiente, É UM DESPERDICO.
    3 litros por minuto como no brasil chegam muito bem
  10.  # 271

Em conversa com um colega meu que tem um termoacumulador da marca Fagor que ele diz que é muito eficiente fui ver as características do mesmo e pode-se tirar a seguinte conclusão:

Para o meu agregado familiar necessitava de um termoacumulador de 150 L.
    Pelas características do fabricante (http://www.fagor.com/web/pt) o termoacumulador FAGOR CB-150ECO tem uma perda a 65ºC de 1,51 KW/H em 24 horas.
    O que equivale a um custo mensal de 1,51 x 30 x 0,17 = 7,7 € em perdas
    As perdas diárias do termoacumulador (1,51 KW/H) permitem tomar um duche de 12 minutos com um esquentador eléctrico de 7,5 KW/H.
    Mas claro, quem tiver de aumentar a potência de 6,9 para 10,35 KVA também terá um custo acrescido de 5,86 €

Para outras marcas as perdas também serão semelhantes, poderão ser ligeiramente inferiores ou superiores.
    Como podemos verificar as perdas dos termo-acumuladores não são assim tão desprezáveis.
    Concordam com este comentário: treker666
    • eu
    • 11 outubro 2013 editado

# 272

Colocado por: RuiSergioAs perdas diárias do termoacumulador (1,51 KW/H) permitem tomar um duche de 12 minutos com um esquentador eléctrico de 7,5 KW/H.

Colocado por: RuiSergioComo podemos verificar as perdas dos termo-acumuladores não são assim tão desprezáveis.

Mas atenção que: o termoacumulador pode aquecer a água durante a noite, a cerca de metade do preço (com tarifa bi-horária). Portanto, os 1,51 KWh perdidos custam cerca de metade do que os 1,51 KWh gastos pelo esquentador elétrico. Atualmente, 1,51 KWh em tarifa bihorária custam cerca de 15 cêntimos. Ou seja, ao fim do mês, gasta-se 4,5 euros nestas perdas, o que é inferior ao custo do aumento da taxa de potência necessária para utilizar o esquentador elétrico.

Além disso, com o termoacumulador, tem o caudal que quiser (desde quase zero até ao máximo que a canalização permitir), e até podem estar várias pessoas a tomar banho ao mesmo tempo. Cá em casa, já aconteceu estarem 3 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo (em WCs separados ;) ) e a água quente nunca falhou...
    Concordam com este comentário: ramos1999
  11.  # 273

Colocado por: euMas atenção que: o termoacumulador pode aquecer a água durante a noite, a cerca de metade do preço (com tarifa bi-horária). Portanto, os 1,51 KWh perdidos custam cerca de metade do que os 1,51 KWh gastos pelo esquentador elétrico. Atualmente, 1,51 KWh em tarifa bihorária custam cerca de 15 cêntimos. Ou seja, ao fim do mês, gasta-se 4,5 euros nestas perdas, o que é inferior ao custo do aumento da taxa de potência necessária para utilizar o esquentador elétrico.

Além disso, com o termoacumulador, tem o caudal que quiser (desde quase zero até ao máximo que a canalização permitir), e até podem estar várias pessoas a tomar banho ao mesmo tempo. Cá em casa, já aconteceu estarem 3 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo (em WCs separados ;) ) e a água quente nunca falhou...

Desculpe mas não concordo com os 4,5 euros em perdas com o biorário.
    As perdas com o biorário são praticamente iguais ao da tarifa simples, pois fora do periodo economico a tarifa é mais cara.
    Durante o dia no ciclo diário na tarifa mais economica existem 10 horas, fazendo as contas dá 7,35 € de perdas com a tarifa biorária.
    Vazio: 0,629167 x 0,087 x 1,23 x 30 = 2,019814 €
    Fora do Vazio: 0,880833 x 0,1641 x 1,23 x 30 = 5,333701 €

Também não nos podemos esquecer que o esquentador eletrico também pode ser utilizado na tarifa económica do biorário, pois a mesma vai até às 8 da manhã, eu como entro ao trabalho às 08:30, durante a semana por volta das 07:20 estou a tomar banho e como eu existem muitas pessoas com este horário.

Claro que o termoacumulador permite caudais superiores e a àgua pode ser utilizada em simultâneo em vários pontos, mas existe o risco de a àgua quente acabar, eu já morei durante dois anos num apartamento com termoacumulador e isso aconteceu-me algumas vezes, basta ter visitas em casa e o número de pessoas a tomar duche seja superior ou se tomem duches mais demorados.

Considerando as vantagens de ser mais económico, água quente muito mais rápido, não existe o risco da água quente acabar, com as desvantagens de ter caudal inferior e não poder utilizar vários pontos de água quente em simultaneo para duche, eu prefiro sem dúvida o esquentador eletrico.

Eu tenho preferência por equipamentos eletricos, mas quem não tenha preferência por equipamentos eletricos ou a gás, acho que a escolha mais acertada para a maioria das pessoas, considerando economia/vantagens vai para os equipamentos a gás natural inteligentes como o que referi anteriormente nesta discussão mas também existem de outras marcas, pois só têm uma desvantagem em relação ao esquentador eletrico que é o facto de a água quente demorar mais tempo a chegar, em relação ao termoacumulador são só vantagens.

Equipamentos a gás convencionais é uma opção para por logo de parte, pouco versateis e pouco económicos, então se utilizarem gás de botija é mesmo para esquecer, entre estes e os termoacumuladores prefiro o termoacumulador.
  12.  # 274

Falta ai que o termoacumulador pode e deve estar ligado a um temporizador para funcionar à noite, com tarifa bi-horaria. Lá se vai todo o seu raciocínio com electricidade 40% mais barata à noite, ou toma banho à noite ou não pode utilizar a tarifa bi-horaria e não ganha os 40%!!

Colocado por: RuiSergioEm conversa com um colega meu que tem um termoacumulador da marca Fagor que ele diz que é muito eficiente fui ver as características do mesmo e pode-se tirar a seguinte conclusão:

Para o meu agregado familiar necessitava de um termoacumulador de 150 L.
    Pelas características do fabricante (http://www.fagor.com/web/pt) o termoacumulador FAGOR CB-150ECO tem uma perda a 65ºC de 1,51 KW/H em 24 horas.
    O que equivale a um custo mensal de 1,51 x 30 x 0,17 = 7,7 € em perdas
    As perdas diárias do termoacumulador (1,51 KW/H) permitem tomar um duche de 12 minutos com um esquentador eléctrico de 7,5 KW/H.
    Mas claro, quem tiver de aumentar a potência de 6,9 para 10,35 KVA também terá um custo acrescido de 5,86 €

Para outras marcas as perdas também serão semelhantes, poderão ser ligeiramente inferiores ou superiores.
    Como podemos verificar as perdas dos termo-acumuladores não são assim tão desprezáveis.
    Concordam com este comentário:treker666
    • eu
    • 17 outubro 2013

# 275

Colocado por: RuiSergioDesculpe mas não concordo com os 4,5 euros em perdas com o biorário.
    As perdas com o biorário são praticamente iguais ao da tarifa simples, pois fora do periodo economico a tarifa é mais cara.

Como é óbvio, o termoacumulador só liga à noite (usa-se um relógio acoplado à resistência), durante o período de tarifa mais barata.
  13.  # 276

Colocado por: system32Falta ai que o termoacumulador pode e deve estar ligado a um temporizador para funcionar à noite, com tarifa bi-horaria. Lá se vai todo o seu raciocínio com electricidade 40% mais barata à noite, ou toma banho à noite ou não pode utilizar a tarifa bi-horaria e não ganha os 40%!!

Colocado por: euComo é óbvio, o termoacumulador só liga à noite (usa-se um relógio acoplado à resistência), durante o período de tarifa mais barata.

Nem equacionei essa hipótese pelo facto do inconveniente que tem associado.
    Aqueceu a água no período económico, de manhã tomam duche, como tem o relógio programado para o período económico a resistência não liga, entretanto já entrou agua fria para o termo-acumulador que ao longo do dia se vai misturar com a quente, ao fim da tarde ou à noite alguém precisa de tomar duche, abre a torneira e tem grande probabilidade de encontrar água morna.
    • eu
    • 17 outubro 2013

# 277

Colocado por: RuiSergioNem equacionei essa hipótese pelo facto do inconveniente que tem associado.
    Aqueceu a água no período económico, de manhã tomam duche, como tem o relógio programado para o período económico a resistência não liga, entretanto já entrou agua fria para o termo-acumulador que ao longo do dia se vai misturar com a quente, ao fim da tarde ou à noite alguém precisa de tomar duche, abre a torneira e tem grande probabilidade de encontrar água morna.

Se o termoacumulador for bem dimensionado para os hábitos normais da família, isso NUNCA acontece. Outra coisa: a água fria não se mistura facilmente com a água quente...
  14.  # 278

Nunca diga nunca, :) Pois isso depende de vários factores, como a orientação do deposito, o seu tamanho, etc. Estratificação é frequente, mas tem limites.

Como exemplo vá lá ficar à espera que um deposito solar dos TS's (que quase sempre fica deitado) fazer estratificação!!! Espere sentado!!

Mas em 12h, num deposito vertical e de dimenções razoaveis, acredito que não seja dificil manter.

PS: E já agora, não queiram comparar o caudal que pode sair de um Termoacumulador , comparado com um Esquentador electrico.
    E Tambem já agora, Só lavam loiça à maquina?? ou tem outro esquentador electrico na cozinha?? e mesmo assim não aquece lá muito a agua!!

Colocado por: eu
    Se o termoacumulador for bem dimensionado para os hábitos normais da família, isso NUNCA acontece. Outra coisa: a água fria não se mistura facilmente com a água quente...
  15.  # 279

Caro Rui sérgio

indica que a diferença do valor da potência entre 6,9 e 10,35 é 5,86 euros, falta é acrescentar o iva o que dá 7,20 euros. O cálculo das perdas também lhe falta IVA.

Quanto às perdas térmicas, realmente ocorrem, contudo o que indica é para aquele modelo em concreto, de 150 litros, a 65 graus. Se for mais pequeno, tiver temperatura de 55 ou 60, e se tiver melhor isolamento, as perdas serão menores.

De todo o modo, mesmo com as perdas em questão e tarifa simples, com um aumento de potência de 6,9 para 10,35, as duas soluções tem custos semelhantes, em particular porque no serviço universal e nos tarifários que o seguem, o custo do Kw/h é ligeiramente mais caro para potências iguais ou superiores a 10,35.

Contudo se puder aproveitar a tarifa bihorária mesmo que de forma não total, o acumulador é mais económico.

O uso do tmporizador faz com que a temperatura baixe ligeiramente ao longo do dia, o que também reduz as perdas térmicas, embora não deva ser significativo.

No meu caso, 2 pessoas com acumulador de 100l, mesmo só ligando apenas de noite, ao fim do dia a água ainda está quente permitindo tomar banho, o que ocorre por vezes.

Se fossemos 3 ou 4, aí poderia não ser suficiente estar apenas ligado de noite, contudo é sempre preferível minimizar o consumo fora do bihorário.

Ambas as soluções tem vantagens e desvantagens, mas para a maior parte das pessoas a economia não é uma vantagem do esquentador.
  16.  # 280

Colocado por: system32
    PS: E já agora, não queiram comparar o caudal que pode sair de um Termoacumulador , comparado com um Esquentador electrico.
    E Tambem já agora, Só lavam loiça à maquina?? ou tem outro esquentador electrico na cozinha?? e mesmo assim não aquece lá muito a agua!!

Sim o termo-acumulador permite um caudal superior (Práticamente igual ao disponível na rede) e o tempo que tem disponível esse caudal?
    Se pretender tomar duche de 10 min com um caudal de 10 L/min um termo-acumulador de 100L nem para duas pessoas dá (6L quente + 4 Fria), vai-me dizer, mas posso por a temperatura do termo-acumulador para 80ºC, e as perdas aumentam significativamente assim como o consumo, pois nem recomendam seleccionar essa temperatura.
    Como já foi dito anteriormente a utilização de esquentador eléctrico obriga à instalação de um também para a banca da cozinha (é suficiente um de 3,45 KW), mas tem a vantagem que abre a água e tem logo água quente com caudal suficiente para lavar loiça e lavar as mãos ou legumes, pois para lavar as mãos e a loiça não é preciso o mesmo caudal que para tomar duche.
    Quantas vezes já abriram a água da quente para lavar as mãos na banca e antes de a água chegar quente já tinham as mão lavadas, a mim já me aconteceu muitas vezes ou então tenho que desperdiçar água até que chegue quente.
    É óbvio que para alguém em que uma regra fundamental seja tomar duche com 10l/mim, o esquentador eléctrico de 7,5 KW não serve.
    Agora não me venham é dizer que com um termo-acumulador eu tenho a agua quente que quero pelo tempo que quiser e ainda tenho margem para por o interruptor horário para ligar só no período económico.

0.0770 seg. NEW