Colocado por: ramos1999o unico problema é que estou a achar a saida de agua pouco quente!ainda mais que gosto daquela sensação de escalda sobretudo no inverno!mas bom fez uma optima opção em aplicar os dois!
Colocado por: SabrinaVou pedir licença ao autor do tópico para colocar um questão simples mas que eu não percebo nada. Vou retirar o esquentador da casa dos meus pais e colocar um cilindro. Só moram nessa casa duas pessoas. A questão é um cilindro de 45 litros é muito ou pouco para banhos diários destas duas pessoas?? Obrigada!
Colocado por: SabrinaVou retirar o esquentador da casa dos meus pais e colocar um cilindro. Só moram nessa casa duas pessoas. A questão é um cilindro de 45 litros é muito ou pouco para banhos diários destas duas pessoas??
Colocado por: Lm_Lm
fique a saber que não é como diz
a electricidade em portugal é bem mais barata que no brasil (informação de utilizador brasileiro)
quanto ao sistema solar que tem, está de parabéns pois consegue ter água quente e apenas gasta meia garrafa de gás, esqueceu foi de referir que a garrafa deve de ser de 45kg e não esqueça de fazer contas com a resistência do seu acumulador... depois tem o preço e manutenção dos equipamentos.
a manutenção do seu equipamento é elevada e a do esquentador eléctrico custa 0€
o esquentador eléctrico no duche é bom até para quem tem necessidade de apoio ao solar
os 4 litros por minuto não e suficiente, É UM DESPERDICO.
3 litros por minuto como no brasil chegam muito bem
Colocado por: RuiSergioAs perdas diárias do termoacumulador (1,51 KW/H) permitem tomar um duche de 12 minutos com um esquentador eléctrico de 7,5 KW/H.
Colocado por: RuiSergioComo podemos verificar as perdas dos termo-acumuladores não são assim tão desprezáveis.
Colocado por: euMas atenção que: o termoacumulador pode aquecer a água durante a noite, a cerca de metade do preço (com tarifa bi-horária). Portanto, os 1,51 KWh perdidos custam cerca de metade do que os 1,51 KWh gastos pelo esquentador elétrico. Atualmente, 1,51 KWh em tarifa bihorária custam cerca de 15 cêntimos. Ou seja, ao fim do mês, gasta-se 4,5 euros nestas perdas, o que é inferior ao custo do aumento da taxa de potência necessária para utilizar o esquentador elétrico.
Além disso, com o termoacumulador, tem o caudal que quiser (desde quase zero até ao máximo que a canalização permitir), e até podem estar várias pessoas a tomar banho ao mesmo tempo. Cá em casa, já aconteceu estarem 3 pessoas a tomar banho ao mesmo tempo (em WCs separados ;) ) e a água quente nunca falhou...
Colocado por: RuiSergioEm conversa com um colega meu que tem um termoacumulador da marca Fagor que ele diz que é muito eficiente fui ver as características do mesmo e pode-se tirar a seguinte conclusão:
Para o meu agregado familiar necessitava de um termoacumulador de 150 L.
Pelas características do fabricante (http://www.fagor.com/web/pt) o termoacumulador FAGOR CB-150ECO tem uma perda a 65ºC de 1,51 KW/H em 24 horas.
O que equivale a um custo mensal de 1,51 x 30 x 0,17 = 7,7 € em perdas
As perdas diárias do termoacumulador (1,51 KW/H) permitem tomar um duche de 12 minutos com um esquentador eléctrico de 7,5 KW/H.
Mas claro, quem tiver de aumentar a potência de 6,9 para 10,35 KVA também terá um custo acrescido de 5,86 €
Para outras marcas as perdas também serão semelhantes, poderão ser ligeiramente inferiores ou superiores.
Como podemos verificar as perdas dos termo-acumuladores não são assim tão desprezáveis.Concordam com este comentário:treker666
Colocado por: RuiSergioDesculpe mas não concordo com os 4,5 euros em perdas com o biorário.
As perdas com o biorário são praticamente iguais ao da tarifa simples, pois fora do periodo economico a tarifa é mais cara.
Colocado por: system32Falta ai que o termoacumulador pode e deve estar ligado a um temporizador para funcionar à noite, com tarifa bi-horaria. Lá se vai todo o seu raciocínio com electricidade 40% mais barata à noite, ou toma banho à noite ou não pode utilizar a tarifa bi-horaria e não ganha os 40%!!
Colocado por: euComo é óbvio, o termoacumulador só liga à noite (usa-se um relógio acoplado à resistência), durante o período de tarifa mais barata.
Colocado por: RuiSergioNem equacionei essa hipótese pelo facto do inconveniente que tem associado.
Aqueceu a água no período económico, de manhã tomam duche, como tem o relógio programado para o período económico a resistência não liga, entretanto já entrou agua fria para o termo-acumulador que ao longo do dia se vai misturar com a quente, ao fim da tarde ou à noite alguém precisa de tomar duche, abre a torneira e tem grande probabilidade de encontrar água morna.
Colocado por: eu
Se o termoacumulador for bem dimensionado para os hábitos normais da família, isso NUNCA acontece. Outra coisa: a água fria não se mistura facilmente com a água quente...
Colocado por: system32
PS: E já agora, não queiram comparar o caudal que pode sair de um Termoacumulador , comparado com um Esquentador electrico.
E Tambem já agora, Só lavam loiça à maquina?? ou tem outro esquentador electrico na cozinha?? e mesmo assim não aquece lá muito a agua!!