Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Durante um mês o esquentador eletrico gastou 78 KWH e permitiu-me economizar na ordem dos 20 €, estou bastante satisfeito.
    Concordam com este comentário: Lm_Lm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, Lm_Lm
      EE.jpg
    • eu
    • 25 novembro 2013

# 322

É impressão minha ou agora gasta muito menos água quente? Mas mesmo, muito menos! Menos de metade ?
  2.  # 323

Colocado por: euÉ impressão minha ou agora gasta muito menos água quente? Mas mesmo, muito menos! Menos de metade ?

Sim é verdade, no duche gasto menos de metade, e nas restantes torneiras gasto até 4 vezes menos, pois substitui a ponteira das torneiras por economizadoras regulaveis que limitam o caudal mesmo que a torneira esteja toda aberta, e nas torneiras também se reflete na fria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lm_Lm
  3.  # 324

dessa maneira você está atribuir uma economia ao aquecedor eléctrico e ele não teve nada a ver com isso,

para a comparação ser real não devia ter mudado logo os perlatores, assim falseou os resultados.
    Concordam com este comentário: dedao
  4.  # 325

Caro RuiSergio, eu até que estava a seguir a discussão, mas depois do que disse…

Você quer mesmo comparar a sua economia e fazer crer que o esquentador é um excelentíssimo produto, quando na verdade você mudou várias coisas que o fizeram poupar e disso ninguém dúvida. Agora não pode atribuir isso ao esquentador…

Já agora porque é que não pensou em colocar as ponteiras anteriormente… Já viu o que deixou de poupar nos meses anteriores…

Esta discussão agora não é credível… Porque os seus dados não se referem apenas ao esquentador… pois substituiu aquilo, depois aquilo, depois aquilo… assim não é uma discussão comparativa, mas isto sou eu a falar.
  5.  # 326

pelas suas contas e sem contar com os perlatores,

teve uma poupança de 4€,

cada qual que tire as suas conclusões.
  6.  # 327

Colocado por: jorgealvesdessa maneira você está atribuir uma economia ao aquecedor eléctrico e ele não teve nada a ver com isso,

para a comparação ser real não devia ter mudado logo os perlatores, assim falseou os resultados.
    Concordam com este comentário:dedao

Eu por semana gasto muito mais do triplo da agua a tomar duche do que a utilizar água nos lavatórios das casas de banho, mas mesmo que os perlatores sejam responsáveis por uma economia de 5 € ainda sobram 10 €
  7.  # 328

Não caro RuiSergio a poupança se a água fosse a mesma seria a diferença entre 17,4 - 13,26 = 4,14…

Eu não sei se isso importa, mas se calhar você agora no inverno irá gastar mais certo? dado que a temperatura de entrada é menor ou isso não tem nada a ver??
  8.  # 329

Colocado por: lfvmagalhaes
    Você quer mesmo comparar a sua economia e fazer crer que o esquentador é um excelentíssimo produto, quando na verdade você mudou várias coisas que o fizeram poupar e disso ninguém dúvida. Agora não pode atribuir isso ao esquentador…

Eu limito-me a colocar factos reais, para as pessoas terem elementos para comparar com outros equipamentos e decidirem pelo que mais lhe convém.
    Pela sua afirmação o esquentador eletrico utiliza a mesma água que um esquentador a gás convencional, é verdade?

Já agora porque é que não pensou em colocar as ponteiras anteriormente… Já viu o que deixou de poupar nos meses anteriores…

Não as coloquei antes porque sabia que iria ficar sem água quente nas torneiras como é obvio.

Esta discussão agora não é credível… Porque os seus dados não se referem apenas ao esquentador… pois substituiu aquilo, depois aquilo, depois aquilo… assim não é uma discussão comparativa, mas isto sou eu a falar.

aquilo, depois aquilo, depois aquilo… é responsável por aproximadamente 5 € da economia
  9.  # 330

Colocado por: jorgealvespelas suas contas e sem contar com os perlatores,

teve uma poupança de 4€,

cada qual que tire as suas conclusões.

Nem parece seu este comentário, é só isso que lhe tenho a dizer
  10.  # 331

Colocado por: lfvmagalhaesNão caro RuiSergio a poupança se a água fosse a mesma seria a diferença entre 17,4 - 13,26 = 4,14…

Agora fiquei sem perceber, pela sua opinão afinal o esquentador eletrico é ou não responsável também pela poupança na água?

Eu não sei se isso importa, mas se calhar você agora no inverno irá gastar mais certo? dado que a temperatura de entrada é menor ou isso não tem nada a ver??

Sim, agora vai gastar mais um bocado, mas no tempo mais quente também vai gastar menos, mas eu diria que o consumo referido já não se refere a tempo quente, houve dias em que a àgua entrava a 11ºC
  11.  # 332

Eu sei lá se é responsável pela poupança de água…
    É responsável pela poupança de água porque o esquentador electrico tem um caudal baixo é isso?

Amigo eu não percebo nada de esquentadores, apenas estava a seguir a discussão e agora com o que colocou, verifiquei que a poupança não se limitou apenas e só pelo esquentador electrico, isto é, associou mais coisas ao esquentador…

Não percebi essa sua questão de:

Colocado por: RuiSergio
    Não as coloquei antes porque sabia que iria ficar sem água quente nas torneiras como é obvio.

Isso são aquelas coisas que se "enrosca" nas torneiras?
    Se é, então não percebo porque diz isso, pois eu troquei isso de todas as torneiras da casa dos meus pais e continuo com água quente em todas e o esquentador é a gás.
  12.  # 333

Colocado por: lfvmagalhaesEu sei lá se é responsável pela poupança de água…
    É responsável pela poupança de água porque o esquentador electrico tem um caudal baixo é isso?

Sim porque trabalha com caudais mais baixos, mas o suficiente para mim para tomar banho.

Não percebi essa sua questão de:

Isso são aquelas coisas que se "enrosca" nas torneiras?
    Se é, então não percebo porque diz isso, pois eu troquei isso de todas as torneiras da casa dos meus pais e continuo com água quente em todas e o esquentador é a gás.

Sim são aquelas coisas que se enrosca na torneira.
    Um esquentador a gás convencional de 11 L só é ativado na ordem dos 4 a 6L/min, os meus perlatores limitam o caudal a 2,8 L/min, logo o esquentador nunca funcionaria.
    Mas mesmo que instalasse uns perlatores que limitem a 5 L/min , a que temperatura sai a água com esse caudal? saía na ordem dos 70 ºC, onde fica a margem para misturar fria se o perlator não permite mais saída de água.
    • eu
    • 26 novembro 2013

# 334

Colocado por: RuiSergioUm esquentador a gás convencional de 11 L só é ativado na ordem dos 4 a 6L/min, os meus perlatores limitam o caudal a 2,8 L/min, logo o esquentador nunca funcionaria.

Existem esquentadores que funcionariam com esse caudal.

E os termoacumuladores também funcionam com esse caudal, aliás, funcionam com qualquer caudal...
  13.  # 335

Colocado por: eu
    Existem esquentadores que funcionariam com esse caudal.

Esquentadores a gás inteligentes que funcionam desde os 2L/min, agora esquentadores convencionais de 11 L diga-me qual? e se funcionasse a que temperatura saía a água?

E os termoacumuladores também funcionam com esse caudal, aliás, funcionam com qualquer caudal...

Toda a gente já sabe que os termo-acumuladores funcionam com qualquer caudal, pois isso já foi dito dezenas de vezes aqui.

Mas como há para alguns esquentadores eléctricos milagrosos, também à para outros termo-acumuladores milagrosos que a água nunca se acaba, e parece-me que também já começa a haver esquentadores convencionais milagrosos, enfim tudo o que utilizam é perfeito.
    Para mim o esquentador eléctrico não é perfeito, mas é mais económico do que o esquentador a gás que utilizava.
  14.  # 336

Amigo eu estou lhe a dizer:

Mudei essas coisas das torneiras todas da casa dos meus pais, eu não sei se aquele esquentador é inteligente ou não, eu sei é que abro na mesma a água quente ao máximo e tenho água quente, muito quente, se quero "temperar" a água vou rodando o monocomando para a fria, e tenho a água como quero.

Sinceramente não lhe sei dizer qual o esquentador que eles tem, mas sei que fiz isso, e não houve alteração nessa questão da água quente.
  15.  # 337

4 duches dia,
    10 minutos cada,
    são 1200 minutos mês,
    economia energética com esquentador eléctrico monofásico de 6,5 kw é de 44,00 euros mês,
    versus esquentador tradicional e muito mais se for versus termoacumulador + ou - 100 lts
    a 10 anos a economia é superior a 5000 euros

quanto ao consumo de água,
    4 lts para esquentador eléctrico monofásico e 9 lts para esquentador tradicional a gás,
    a economia no consumo de água é de 73 m3 por ano

quem não acreditar prove o contrário!!
  16.  # 338

Caro LM_LM,
    Diz que com o uso de 40 minutos dia, 4 litros/minuto, poupa mais de 44 euros do que com um acumulador.

Vamos então provar o contrário, depois prove o que afirmou mas com contas, falar é fácil!

Temos então um consumo diário de 160 litros. Como o acumulador fica sempre um pouco mais longe, vamos considerar por excesso um consumo de 200 litros dia. Como a água no termoacumulador está a cerca de 65 graus, um termoacumulador de 100 litros é suficiente mesmo com um termoacumulador de 100lComo usamos uma mistura de água fria e quente, poderemos considerar que necessitamos de energia para aquecer 200 litros de água até 40 graus. Com uma entrada a 12, graus, conforme cálculos anteriores, gastaremos uns 7kw a aquecer água. No caso do esquentador elétrico, como são apenas 160 litros, gastará uns 5,6 Kw.

Usando apenas o acumulador em bihorário, com um custo de 0,108 euros/kw, teremos um custo mensal de 22,68 euros.
    Segundo a minha experiência, e até exagerando, o termoacumulador tem perdas que monetariamente rondam os 4 euros mensais, o que dá um total de 26,68.

Neste exemplo, com um acumulador gasta mais cerca de 1 metro cúbico de água por mês. No caso da minha fatura,, isso traduze-se num custo entre 1,5 e 2 euros mensais.

Vamos agora ao esquentador elétrico.
    No caso concreto, um esquentador elétrico, gasta 5,6 Kw/dia, se considerarmos um uso misto de cheio e vazio do bihorário, poderemos considerar um custo médio de 16 cêntimos/kw. Logo por mês dá 26,88. Com tarifa simples fica ainda mais caro.

No caso do esquentador, temos ainda de acrescentar o custo de uma eventual subida de potência, que facilmente varia entre os 2 e 6 euros mensais.
    Pegando no seu exemplo, segundo as minhas contas, mesmo tendo em conta os gastos de água, o esquentador e o termoacumulador tem custos semelhantes, pelo que gostava que explicasse como é que o acumulador gasta mais 44 euros sendo que no total ele gasta 27 euros!

Fico à espera das suas contas.
  17.  # 339

Sr. Lm_Lm,
    Como sabe, muitas casas têm uma casa de banho (com duche ou banheira), outras têm duas e três. Também como sabe, um cilindro, supondo que está devidamente adaptado às necessidades de uma habitação, é o suficiente. No que respeita ao esquentador elétrico, como também ainda sabe, é preciso um por cada casa de banho. Se forem 3, serão necessários 3. E essas contas, parece-me, o Sr. ainda não as fez...
    Para que saiba, não defendo o esquentador elétrico, nem o termoacumulador, nem o esquentador a gás. Defendo o painel solar!!!
    ST
    • Lm_Lm
    • 1 dezembro 2013 editado

# 340

1. lá vêm vocês com o bi-horário... esquecem o que pagam a mais por ser bi-horário no consumo geral da casa lol
    não esqueçam tv's, computadores, arcas, combinados, frigoríficos, micro-ondas, luzes, etc, etc, etc, bem como os bolitos que necessitam de forno bem como muitas comidas que também vão ao forno...

2. engraçado é fazerem contas para o acumulador em bi-horário e e depois ao fantástico esquentador eléctrico fazem-nas pelo preço regular lol

3. quem tem muitas casas-de-banho, faz como entender. os dados são reais. se acha que a utilização justifica é só instalar. se acha que não, boa sorte! sabe quantas habitações só têm 1 casa de banho em Portugal?

4. não esqueça que o acumulador está 24 horas ligado, se não estiver, depois quando liga tem de compensar o tempo que esteve parado. os milagres aconteceram à muitos séculos. se pretende ter água quente sempre disponível, tem de estar ligado. salões de cabeleireiro sabem bem quanto doí pagar a fatura do termoacumulador!
    são os que mais procuram ajuda com as contas!

5. para 4 duches de 10 minutos com acumulador, por cada duche gasta um mínimo de 3kw x 4 = 12kw e nunca 4 lts / minuto porque está disponível e a tendência é gastar mais do que o necessário, sempre.
    depois adicione as perdas e vai ver quanto gasta por dia com o acumulador...

0.0832 seg. NEW