Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

O bihorário pode ou não condicionar os hábitos das pessoas. As máquinas com temporizador também ajudam.

Eu tenho um horário normal, e, não condiciono os meus hábitos ao bihorário, a única excepção, é não ligar a máquina da louça mal acabe de jantar, mas apenas a partir das 21h45 (o aquecimento da água apenas começa após a pré-lavagem, 15 minutos).

E apenas com este cuidado consumo 2/3 da energia em bihorário. Já que para além do acumulador apenas ligar de noite, o frigorífico trabalha 40% em vazio e as luzes, televisão , computadores e ar condicionado estão ligados uma boa percentagem de tempo também em vazio já que deito-me perto da meia noite.

De todo o modo, se não fosse o acumulador, provavelmente o bihorário não me compensaria.
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 362

Colocado por: Lm_Lm1. falar de potências para quê? mas têm o esquentador eléctrico 24 horas por dia a ser utilizado para ficar sem disponibilidade na potência contratada?
    ridículo estar a referir esse pormenor...
    eu tenho 6,9 e esquentador eléctrico monofásico de 6,5 e nunca existi-o um único problema

Srº Lm_lm a utilização de um esquentador eléctrico de 6,5 KW com 6,9 KVA contratados não é assim não maravilhosa como você a pinta.
    Em zonas do pais mais frias (talvez de Lisboa para cima), provavelmente um esquentador eléctrico de 6,5 KW não é suficiente, pois pode ser necessário um delta T superior a 30ºC e o esquentador de 6,5 KW só permite para mim banhos confortáveis até um deta T de 25ºC.
    Mas independentemente de achar que 6,5 KW é suficiente, a potência contratada deverá ser 10,35 KVA para se poder ligar um termo-ventilador na casa de banho na época mais fria.
    Nas zonas do país em que seja necessário um delta T na ordem dos 30ºC, o facto de o esquentador de 6,5 KW disponibilizar pouca água nesta situação associado ao facto de não ter potência disponível para ligar um termo-ventilador, nesta altura do ano vai tornar o banho desconfortável, mas não deixa de ser económico.
    A utilidade deste forum é para as pessoas serem esclarecidas, o que muitas vezes não acontece quando cada um puxa a brasa à sua sardinha.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 363

Colocado por: eu
    Desculpe lá, mas isto não é verdade. A diferença de preços no período normal é quase desprezável quando comparada com a diferença de preços no período em vazio...

Viva
    Junto anexo tabela de preços das tarifas para que não fiquem dúvidas, aos quais falta adicionar o iva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      Tarifas.jpg
    • eu
    • 2 dezembro 2013

# 364

Tinha a ideia que a diferença de preços no período normal era menor... cerca de 1 cêntimo... subiu bastante este ano?
  4.  # 365

A diferença da tarifa simples para a bi-horária são 6 cêntimos para o período económico e 3,4 cêntimos para o período normal e o preço da potência passa de 12,56 € para 12,95, valores já com iva e tarifário da EDP Comercial
  5.  # 366

Caro Eu, a tarifa bihorária tem vindo a sofrer nos últimos anos aumentos superiores à tarifa simples. Para famílias com um uso normal e sem acumulador, o bihorário provavelmente não compensa. Em tempos fiz as contas, e só compensa para consumos em vazio próximos dos 40%. Esta situação é agravada no mercado liberalizado em que os descontos são maiores para a tarifa simples.

Agora, quem tiver acumulador com temporizador, a tarifa bihorária ainda compensa.
  6.  # 367

Sou um utilizador do bi-horário, e sim, nos ultimos anos o aumento tem sido sempre superior à tarifa simples. Até ver, para mim, continua a compensar, mas cada vez menos. Mesmo sendo a minha proporção de 50/50.

Só por aqui se vê o desgoverno deste pais, em vez de fomentarem o uso do vazio, fazem o contrário. Também de que outra forma justificariam a construção de barragens de armazenamento em curso. Interessa mais armazenar energia a custo reduzido para depois vendê-a a custo premium, do que ser consumida e paga a custo reduzido.
    • eu
    • 3 dezembro 2013

# 368

Colocado por: CrOhNSó por aqui se vê o desgoverno deste pais, em vez de fomentarem o uso do vazio, fazem o contrário

Ainda por cima, é durante a noite que existe mais energia renovável disponível...
  7.  # 369

Esta noite caiu uma geada enorme pois moro numa das zonas mais fria do País, a água está a entrar a 8ºC, tive de reduzir ao caudal para ter água à temperatura desejada.
    O caudal desceu dos limites que eu considero um banho confortável, posso concluir que um esquentador eléctrico de 7,5 KW para mim só permite banhos confortáveis até um delta T de 30ºC.
    Mesmo assim não estou arrependido do investimento, pois vou poder utiliza-lo 10 meses por ano para banhos e 12 meses para as restantes torneiras do WC e recupero o investimento em menos de um ano, mas se fosse agora tinha comprado um de 9 KW pois quase de certeza absoluta que já permitia utilização para o ano inteiro, pois a temperatura da água já não deve descer muito mais, durante a noite a temperatura ambiente na rua já é negativa a mais de 10 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Filip3, treker666, jorgealves
  8.  # 370

Ontem estive numa instalação com um esquentador elétrico alguns meses de utilização e já não funciona. ups...
  9.  # 371

O mês de Novembro também deu para economizar, com um consumo de electricidade do esquentador eléctrico de 82 KW.
      Consumo Novembro.jpg
  10.  # 372

Colocado por: RuiSergioEsta noite caiu uma geada enorme pois moro numa das zonas mais fria do País, a água está a entrar a 8ºC, tive de reduzir ao caudal para ter água à temperatura desejada.
    O caudal desceu dos limites que eu considero um banho confortável, posso concluir que um esquentador eléctrico de 7,5 KW para mim só permite banhos confortáveis até um delta T de 30ºC.
    Mesmo assim não estou arrependido do investimento, pois vou poder utiliza-lo 10 meses por ano para banhos e 12 meses para as restantes torneiras do WC e recupero o investimento em menos de um ano, mas se fosse agora tinha comprado um de 9 KW pois quase de certeza absoluta que já permitia utilização para o ano inteiro, pois a temperatura da água já não deve descer muito mais, durante a noite a temperatura ambiente na rua já é negativa a mais de 10 dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,treker666,jorgealves

Bom era isto que eu estava a espera de ouvir!e não se esqueça que o inverno ainda não começou!!
    • eu
    • 5 dezembro 2013

# 373

Colocado por: Energia LivreOntem estive numa instalação com um esquentador elétrico alguns meses de utilização e já não funciona. ups...

Mas isso deve ser um caso excecional... digo eu.
  11.  # 374

Colocado por: eu

Deve se do frio!constipou-se!
  12.  # 375

Pois talvez, mas atenção eu não sou nem contra nem a favor desses equipamentos, penso que em algumas situações seja mesmo o mais indicado, mas fica aqui o registo.
  13.  # 376

Colocado por: ramos1999
    Bom era isto que eu estava a espera de ouvir!e não se esqueça que o inverno ainda não começou!!

Não se esqueça que a temperatura debaixo do solo é mais constante do que à sua superficie
  14.  # 377

Colocado por: ramos1999
    Deve se do frio!constipou-se!

Ao contrário da minha carteira, que cada vez está melhor de saúde
  15.  # 378

Não se esqueça que você, para alem do esquentador eléctrico, tomou outras medidas de poupança. Não pode comparar assim tão facilmente as duas soluções.
    Só os redutores de caudal reduziriam o consumo da gás e agua.

Por isso não se deslumbre...

Colocado por: RuiSergio

Ao contrário da minha carteira, que cada vez está melhor de saúde
  16.  # 379

Colocado por: system32Não se esqueça que você, para alem do esquentador eléctrico, tomou outras medidas de poupança. Não pode comparar assim tão facilmente as duas soluções.
    Só os redutores de caudal reduziriam o consumo da gás e agua.

Por isso não se deslumbre...

Os redutores de caudal não reduziram, nem no meu caso nunca reduziriam o consumo de gás,mas contribuíram numa pequena parte (quando comparado com a agua que se utiliza para banhos) no consumo de água e electricidade.
    Vejo que a muitas pessoas lhe custa a aceitar que o esquentador eléctrico é uma alternativa como outra qualquer e com vantagens em algumas situações perante outras alternativas, mas isso não é problema meu.
    E como um sistema de acumulação tem de ser dimensionado de acordo com o número de pessoas, também um esquentador eléctrico deve ser dimensionado de acordo com a zona aonde vai ser instalado, obviamente que para Bragança ou Guarda tem de ser de uma potência superior do que se for instalado no Algarve.
    Como eu não vendo nem instalo esquentadores eléctricos ou outro tipo de equipamento não tenho problemas em assumir a realidade dos equipamentos de acordo com a experiência e conhecimento que tenho deles, ao contrário de outras pessoas que estão aqui só para defender a sua dama.

Ainda hoje de manhã voltei a tomar banho utilizando o meu esquentador a gás, e tive de esperar mais de um minuto para ter a água à temperatura desejada, já imaginou o que se desperdiça em água e energia ao final do mês só nestas situações?
    Concordam com este comentário: Lm_Lm
    • eu
    • 6 dezembro 2013

# 380

Colocado por: Energia LivrePois talvez, mas atenção eu não sou nem contra nem a favor desses equipamentos, penso que em algumas situações seja mesmo o mais indicado, mas fica aqui o registo.

Confesso que admiro muito a sua postura neutra, neste e noutros assuntos.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Energia Livre

0.0908 seg. NEW