Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: ramos1999já reparei que para alguns é melhor ter uma taxa de desemprego de 50% mas com um défice pequeno que um défice alto com um desemprego de 10%!que bom pensamento só é pena que neste momento com estes cortes e todos as empresas a ir embora e quero ver quando o défice tiver sido combatido e o desemprego estiver nos 50% quem vai vir para Portugal para investir!

1) defice baixo e desemprego baixo nao são incompatíveis entre si. O que acontece no nosso caso é simples: défices sao financiados por divida. O ramos, em sua casa pode fazer a experiência: gaste todos os meses mais do que recebe. (recorra ao credito). Melhor ainda, gaste isso em despesas regulares, com contratos de fidelizacao.
    Admitindo que ao fim de um ano esgotou o plafond de credito, resta-lhe:
    A) encontrar quem lhe empreste mais;
    B) passar a gastar menos;

Como a) só é possível até certa altura, resta b). O azar são os tais contratos.. Mas para ajudar à festa, o ramos diz: "se ao menos os meus credores me emprestassem mais uns trocos para eu investir...".

Paralelamente, o ramos vai descobrir que o que gastou a mais antes alimentou artificialmente empresas (com consumo adiantado seu). Essas empresas (o café da esquina, a tabacaria, a oficina, a agencia de viagens) vão vender menos agora, porque você foi obrigado a cortar despesas.

Naturalmente, quem lhe vendia coisas pensará "se ao menos o ramos cá viesse consumir..".

Como compreende, o problema nao está em o ramos ter deixado de consumir, nem sequer em o ramos ter consumido a credito - está em o ramos nao perceber que o credito é mera antecipação de consumo.

O que aconteceu cá foi isso: o estado gastou mais do que nos cobrou, deixando dinheiro a mais no nosso bolso (porque se financiou através de divida). Agora, é obrigado a corrigir..
    Concordam com este comentário: eu, orcamento.eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • luisvv
    • 27 março 2013 editado

# 62

E no resto do mundo "desenvolvido" não há crise?
    Quando é que houve um conjunto seguido de anos com estas dificuldades? Este crescimento? Há quantos anos? Nem na 1ª crise do petróleo.

Lamento informar que o Pib mundial tem crescido a valores médios superiores a 4% desde 2010 inclusive. Crise mundial? Ah, e desde 2003 sempre superior a 3%, com um único ano ligeiramente negativo 0,6% em 2009
  2.  # 63

Ate costumo ver a RTP, mas nao estou a pensar gastar um segundo do meu tempo a ver este sr.
    Vou ate fazer questao de mudar de canal caso algum dia nao me aperceba. Se todos fizessemos o mesmo os ratings vinham por ai abaixo e ele ia logo a andar.
    Mas infelizmente suspeito que uma grande maioria vai quererr ouvir o que ele tem para dizer , seja porque o odeiam ou porque gostam dele . Assim as audiencias sobem...e ele continua.
    Concordam com este comentário: SAMBINO, Saloio
  3.  # 64

"Só quem tem medo da democracia a que pode ter medo dos meus comentários"
    José Sócrates
  4.  # 65

Gostei particularmente da referência ao presidente, "é a mão atrás do arbusto" lollll
    Concordam com este comentário: Sabrina
    • eu
    • 28 março 2013

# 66

Colocado por: luisvv

1) defice baixo e desemprego baixo nao são incompatíveis entre si. O que acontece no nosso caso é simples: défices sao financiados por divida. O ramos, em sua casa pode fazer a experiência: gaste todos os meses mais do que recebe. (recorra ao credito). Melhor ainda, gaste isso em despesas regulares, com contratos de fidelizacao.
    Admitindo que ao fim de um ano esgotou o plafond de credito, resta-lhe:
    A) encontrar quem lhe empreste mais;
    B) passar a gastar menos;

Como a) só é possível até certa altura, resta b). O azar são os tais contratos.. Mas para ajudar à festa, o ramos diz: "se ao menos os meus credores me emprestassem mais uns trocos para eu investir...".

Paralelamente, o ramos vai descobrir que o que gastou a mais antes alimentou artificialmente empresas (com consumo adiantado seu). Essas empresas (o café da esquina, a tabacaria, a oficina, a agencia de viagens) vão vender menos agora, porque você foi obrigado a cortar despesas.

Naturalmente, quem lhe vendia coisas pensará "se ao menos o ramos cá viesse consumir..".

Como compreende, o problema nao está em o ramos ter deixado de consumir, nem sequer em o ramos ter consumido a credito - está em o ramos nao perceber que o credito é mera antecipação de consumo.

O que aconteceu cá foi isso: o estado gastou mais do que nos cobrou, deixando dinheiro a mais no nosso bolso (porque se financiou através de divida). Agora, é obrigado a corrigir..
    Concordam com este comentário:eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

De uma forma simplista, é isto mesmo. Só não percebe quem não quer...
    • eu
    • 28 março 2013 editado

# 67

Estive a ouvir o Sócrates e queria deixar aqui algumas reflexões. Primeiro destaco que ele continua agressivo, arrogante, zangado e manipulador.

O discurso dele é extremamente falacioso e perigoso, pois mistura a verdade com meias verdades e omissões flagrantes para manipular a opinião pública. (ok, os outros fazem o mesmo...)

Alguns pontos que queria destacar:

1-Atacou a postura do PR e de facto tem razão: aquela história das escutas foi ridícula e o PR tudo tentou para o tirar do Governo.
    O que não disse: que ele também entrou para o Governo através de uma manobra idêntica do Sampaio

2-Disse que nos primeiros anos, o governo dele reduziu o défice para o valor mais baixo da democracia.
    O que não disse: essa redução histórica foi feita quando o Ministro das Finanças era o Campos e Cunha, que saiu do governo, adivinhem porquê: porque não concordava com a estratégia do Sócrates de grandes investimentos públicos (ou seja aumento do défice);

3-Apresentou o PEC4 como uma solução que impediria esta crise. Quando lhe perguntaram se o PEC4 iria funcionar a resposta dele foi patética: sim, iria funcionar porque... foi aprovado UE. (quando ouvi isto dei uma gargalhada)

4-Disse que o aumento dos FPs em 2009 foi para os compensar pela inflação.
    O que não disse: que foi ano de eleições. Se o problema era a inflação, porque não fez o mesmo nos anos anteriores? Que eu saiba também existiu inflação em 2006, 2007 e 2008.

5-Disse que era falso que ele era o grande responsável pelo aumento da dívida, porque se ele tinha aumentado em 20%, em 2012 o aumento foi de 30%. Mais uma gargalhada: nada como desculpar um crime com outro crime.
    O que não disse: que este grande aumento da dívida em 2012 corresponde ao dinheiro emprestado pela Troika para o ajustamento e para pagar as faturas que ele deixou...

6-Disse que este governo não está a aplicar o compromisso que ele fez com a troika, pois esse compromisso não dizia para cortar os subsídios.
    O que ele não disse: o compromisso não tem medidas concretas, mas apenas objectivos gerais. Sendo um desses objectivos uma redução radical da despesa do Estado, em que medidas concretas estaria o Sócrates a pensar para reduzir a despesa?

Em resumo, continua manipulador como sempre e muito agressivo para quem o confronta... mesmo sendo jornalistas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: orcamento.eu
  5.  # 68

O que não disse: essa redução histórica foi feita quando o Ministro das Finanças era o Campos e Cunha, que saiu do governo, adivinhem porquê: porque não concordava com a estratégia do Sócrates de grandes investimentos públicos (ou seja aumento do défice);

Campos e Cunha foi ministro meia-dúzia de meses.
    • eu
    • 28 março 2013

# 69

Colocado por: luisvvCampos e Cunha foi ministro meia-dúzia de meses.

4 meses e meio, mas foi ele que delineou as finanças do primeiro ano Sócrates...
  6.  # 70

Não é preciso grande olho para topar que houve europas muito diferentes. A que tem o trovão em cima, aquela que, em circunstâncias muito diversas, carregou no acelerador orçamental e se estampou na troika, teve em 2009, em média, um défice de 11,4% do PIB (sem a Irlanda, caso especialíssmo de colapso bancário, de 10,8%). Portugal teve um défice 10,2%. Em linha, portante, com a Europa que foi expulsa dos mercados. A que está de fora, a dos restante 12 países do euro, um défice médio de 4,7%. Portugal mais que dobrou a Europa que não caiu.

Em 2010, os países do trovão tiveram um défice médio de 13,3% (sem a Irlanda, de 8,9%). A restante Europa, de 4,2%. Portugal, 9,8%. Em linha, portanto, com a Europa que foi expulsa dos mercados. Portugal mais que dobrou a Europa que não caiu. Repetitivo, não?

Via insurgente, para o Jorge Rocha. Bons sonhos.
  7.  # 71

Por acaso alguém viu ontem a entrevista do Jeremy Irons na RTP, não é ser uma opinião de um Actor, que normalmente são conhecidos por ser "contra o sistema", mas sim ser um pensamento que esta a alastrar rapidamente pelo velho continente.
    MUITO ASSUSTADOR!!! quer concordemos ou não.
    • JOCOR
    • 28 março 2013 editado

# 72

Colocado por: eu(ok, os outros fazem o mesmo...)

Mas eu só bato neste ...

Colocado por: eumanobra idêntica do Sampaio

Manobra que todos entenderam e que foi feita às claras ...

Colocado por: eunos primeiros anos

Não, nos primeiros meses ...

Colocado por: euessa redução histórica foi feita quando o Ministro das Finanças era o Campos e Cunha

ERRADO. Ele só foi ministro nos primeiros meses do 1º governo; saiu porque foi impedido pelo Sócrates de acumular a Reforma com o ordenado de Ministro ... ficou inimigo até à morte ...

Colocado por: euQuando lhe perguntaram se o PEC4 iria funcionar

Se está a funcionar na Espanha, por que é que não podia funcionar em Portugal?

Colocado por: euDisse que o aumento dos FPs em 2009 foi para os compensar pela inflação.

O que disse: Nenhum dos partidos se opôs a essa medida; pelo contrário, todos queriam mais despesa ...

Colocado por: euDisse que era falso que ele era o grande responsável pelo aumento da dívida

O que disse: que nos primeiros 3 anos, pôs as contas "em dia" e a dívida apenas aumentou 4 pontos percentuais nesses 3 anos. Depois veio a CRISE ...

Colocado por: eupois esse compromisso não dizia para cortar os subsídios.

O que disse: O Memorando/compromisso tem algumas medidas concretas. Aquelas que ele enunciou (corte dos subsídios aos pensionistas e func. públicos, aumento do IVA na restauração, aumento do IVA para a taxa máxima na electricidade, etc., etc.) é que não figuravam no Memorando. Em resumo, este governo foi ALÉM da troika e aplicou o dobro da austeridade que estava prevista no Memorando inicial, originando um COLOSSAL desemprego e uma colossal recessão devida à falta de procura interna.

Colocado por: euEm resumo, continua manipulador como sempre e muito agressivo para quem o confronta... mesmo sendo jornalistas.

E não era a Judite de Sousa ... Se fosse até lhe fazia olhinhos...
  8.  # 73

Colocado por: euEstive a ouvir o Sócrates e queria deixar aqui algumas reflexões. Primeiro destaco que ele continua agressivo, arrogante, zangado e manipulador.

O discurso dele é extremamente falacioso e perigoso, pois mistura a verdade com meias verdades e omissões flagrantes para manipular a opinião pública. (ok, os outros fazem o mesmo...)

Alguns pontos que queria destacar:

1-Atacou a postura do PR e de facto tem razão: aquela história das escutas foi ridícula e o PR tudo tentou para o tirar do Governo.
    O que não disse:que ele também entrou para o Governo através de uma manobra idêntica do Sampaio
    .

vê-se bem quem é do PSD e sinceramente porque o presidente Cavaquinho estando no poder na altura do Sócrates não se ôpos as leis do Sócrates?
    sera que foi so dele a culpa? o CAvaco so estava la para assinar papeis e ir beber uns cafes ??a verdade é que se fala muito do sócrates mas esqueçem de quem mandava na altura!
  9.  # 74

Aquelas que ele enunciou (corte dos subsídios aos pensionistas e func. públicos, aumento do IVA na restauração, aumento do IVA para a taxa máxima na electricidade, etc., etc.) é que não figuravam no Memorando

Nao é verdade. Logo na altura do publicitada a intenção de aumentar o IVA :

"O memorando estabelece ainda que os aumentos do IVA, IRS e IRC já em vigor se mantenham até 2013, mas será realizada uma revisão das listas de bens e produtos sujeitos à taxa reduzida e intermédia"
    A única alteração foi a antecipação da data dessa revisão.

"1.23. Aumentar as receitas de IVA para obter uma receita adicional de, pelo menos, 410 milhões de euros durante um ano fiscal inteiro através de:
    i. redução de isenções em sede de IVA;
    ii. transferência de categorias de bens e serviços das taxas de IVA reduzida e intermédia para taxas mais elevadas;
    iii. propor alteração à Lei das Finanças Regionais para limitar a redução das taxas em sede de IVA nas regiões autónomas a um máximo de 20% quando comparadas com as taxas aplicáveis no continente."
  10.  # 75

5.15. Aumentar a taxa do IVA na electricidade e no gás (actualmente é de 6%), bem como tributar em sede de impostos especiais sobre o consumo a electricidade (actualmente abaixo do mínimo exigido pela legislação comunitária). [T4‐2011]
  11.  # 76

A verdade é que Sócrates não se deixou intimidar por dois entrevistadores claramente tendenciosos e acabou por sair vencedor do debate. É, quer se goste, quer não, um monstro politico que põe o país em sentido.

Quanto ao conteúdo de facto não veio trazer nada de novo. Já toda a gente sabe que foi o PSD, através da pessoa de Passos Coelho, que potenciou a crise chumbando o PEC4. O PSD percebeu que o governo estava fragilizado e por isso aproveitou o momento para agarrar o poder. Não se importou de trair o país e fê-lo com conivência do PR.

Compreendo aqueles que agora dizem que não vale a pena falar do passado. Existem verdades que são inconvenientes e não cabem na visão que muitos criaram da governação de Sócrates.
    Concordam com este comentário: minhodesign
  12.  # 77

Colocado por: simplesA verdade é que Sócrates não se deixou intimidar por dois entrevistadores claramente tendenciosos e acabou por sair vencedor do debate. É, quer se goste, quer não, um monstro politico que põe o país em sentido.

Quanto ao conteúdo de facto não veio trazer nada de novo. Já toda a gente sabe que foi o PSD, através da pessoa de Passos Coelho, que potenciou a crise chumbando o PEC4. O PSD percebeu que o governo estava fragilizado e por isso aproveitou o momento para agarrar o poder. Não se importou de trair o país e fê-lo com conivência do PR.

Compreendo aqueles que agora dizem que não vale a pena falar do passado. Existem verdades que são inconvenientes e não cabem na visão que muitos criaram da governação de Sócrates.

"Um povo sem memória está condenado a repetir os erros do passado!"
  13.  # 78

tudo o que é comunicação social e comentaristas está delirante
    uma coisa é certa ou parece: com o socrates a vida do ps como oposição até parece uma coisa fácil.
  14.  # 79

O reaparecimento do nosso querido Sócrates teve o grande mérito de relembrar que ele não é o único culpado da situação em que estamos e que o percurso percorrido foi iniciado há muito tempo e os dirigentes foram muitos.
    A justiça das urnas eleitorais já provou que não funciona, pelo menos enquanto não se sentarem todos no banco dos réus.
    Só depois de um julgamento justo nos tribunais e da "limpeza" que dai resultar conseguirei começar a dar de novo algum crédito à classe politica que nos governou e governa.
  15.  # 80

0.0278 seg. NEW