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  1.  # 81

    Colocado por: rafaelisidorojá li tanto sobre isso e tanto existe para aprender isto de lubrificantes é muito complexo ...


    Exacto, eu também só me meto a ler estas coisas por curiosidade, não é tampouco a minha area. E há uns tempos quanto tive que escolher entre 0W30 e 5W30 e porque é que tinha que ser também LL04 fartei-me de ler sobre isto.

    Para quem quiser mais leitura sobre as classificações SAE, encontrei este bookmark da altura: http://www.ideas4ag-ed.com/uploads/3/7/0/4/3704787/stan_toepfer_understanding_motor_oil_viscosity.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  2.  # 82

    sim eu sei mas ainda não percebi de onde vem isso lol parece um mito antigo ... vou colocar aqui umas fichas tecnicas de dois produtos um 0w20 e outro 0w40 , pelo teu ponto de vista estes oleos teriam o mesmo grau de viscosidade a frio né ... ora repara bem como não tem nada a ver ...

    Propriedades Típicas
    Mobil 1 0W-40 Valor
    Viscosidade, cSt (ASTM D445)
    @ 40 º C 75
    @ 100 º C 13,5
    Índice de viscosidade 185
    MRV a -40 º C, cP (ASTM D4684) 31.000
    Viscosidade HTHS, mPa • s @ 150 º C, (ASTM D4683) 3,8
    Número total de base (ASTM D2896) 11,8
    Cinzas sulfatadas,% em peso (ASTM D874) 1,3
    Fósforo em peso,% (ASTM D4981) 0,1
    Ponto de Inflamação, º C (ASTM D92) 230
    [email protected] º C, g / ml (ASTM D4052) 0,85



    Propriedades Típicas
    Mobil 1 0W-20
    SAE Grau 0W-20
    Viscosidade, a 100 º C, cSt (ASTM D445) 8,7
    Viscosidade, a 40 º C, cSt (ASTM D445) 44,8
    Índice de viscosidade 173
    Cinzas sulfatadas,% em peso (ASTM D874) 0,8
    Viscosidade HTHS, mPa • s @ 150 º C (ASTM D4683) 2,7
    Fósforo (ASTM D4951) 0,065
    Ponto de Inflamação, º C (ASTM D92) 224
    Número total de base (ASTM D2896) 8,8
    MRV @ -40 º C (ASTM D4684) 9200
    [email protected] º C g / ml (ASTM D4052) 0,841


    ou seja não tem nada a ver o grau de temperatura é zero nos dois e não tem nada a ver um com o outro então como ficamos ?
    reparou por acaso que os oleos são mais espessos aos 40 graus do que aos 100 ... mas quando liga o motor o oleos está a uma temperatura ambiente que nem é tida em conta em qualquer parte aqui ... daí eu não perceber o que muitos dizem de multiviscosos com a ideia errada do mesmo ...

    agora repare num oleo mono-graduado em que só tem um grau , aqueles muito antigos que diz que tem mais de 50 anos aí nos seus links

    Propriedades Típicas
    Mobil Delvac 1300 Monogrades 1330 1340 1350
    SAE Grau 30 40 50
    Viscosidade, ASTM D 445
    cSt @ 40 º C 106 146 231
    cSt @ 100 º C 11,8 14,6 19,9
    Índice de Viscosidade, ASTM D 2270 99 99 99
    Cinzas sulfatadas,% peso, ASTM D 874 1,1 1,1 1,1
    Base de dados # total, mg KOH / g, ASTM D 2896 10,1 10,1 10,1
    Despeje Point, º C, ASTM D 97 -21 -21 -18
    Ponto de Inflamação, º C, ASTM D 92 256 254 260
    Densidade @ 15 º C kg / l, ASTM D 4052 0,89 0,90 0,90

    se reparar tambem é um multiviscoso e tambem tem dois graus de temperatura tem ai os 3 tipos o 30, 40 , 50 ...
    qual é a diferença ?

    tudo isto está disponivel no site mobil.com e em portugues ou em ingles ...
  3.  # 83

    Colocado por: hangas

    Exacto, eu também só me meto a ler estas coisas por curiosidade, não é tampouco a minha area. E há uns tempos quanto tive que escolher entre 0W30 e 5W30 e porque é que tinha que ser também LL04 fartei-me de ler sobre isto.

    Para quem quiser mais leitura sobre as classificações SAE, encontrei este bookmark da altura:http://www.ideas4ag-ed.com/uploads/3/7/0/4/3704787/stan_toepfer_understanding_motor_oil_viscosity.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro


    mas isso já é outro assunto que não tem nada a ver ... o que importa perceber é que o primeiro grau tem a ver com a temperatura ambiente , o segundo com a viscosidade e as ditas normas fazem o resto ora bem algumas marcas de automoveis optam por valorizar mais os requesitos do oleo desenvolvido para cada motor e o seu grau de viscosidade e isso leva a que alguns aditivos depois só podem ser manisfestados em alguns graus de certas temperaturas ambientes ... ou seja não se percebe nada e ninguem sabe nada ... por isso basta ir a katerlub colocar em links escolher penso eu o primeiro , colocar lá a marca do carro e a mobil diz o que leva lá dentro lol ...
  4.  # 84

    Já agora fica aqui uma comparação entre dois oleos do mesmo grade, mas com composições diferentes.

    http://www.youtube.com/watch?v=g7Tc-YkJRxk
  5.  # 85

    é como lhe disse , o mundo dos lubrificantes é muito complexo ... mas todavia a BMW não produz lubrificantes , apenas vende ...
    contudo acho que se percebe como é que funciona as coisas o produto que satisfaz algumas normas nunca por este caminho pode ser considerado o melhor lol
  6.  # 86

    Lá levei o carrito à inspecção e ele passou sem qualquer problema.
 
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