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  1.  # 1

    O meu chaço é um Hyundai Accent 1.3 de 98 já com mais de 200.000 km. Comprei-o já com 6 anos e fui mantê-lo dentro das minhas possibilidades. O óleo que sempre usei (excepto algumas vezes que coloquei outras coisas mais baratas) é o BP Visco 2000 15w40.

    Quando o comprei ele praticamente não bebia óleo, mas com os anos a coisa piorou e muito e recentemente de dois em dois meses tenho que colocar-lhe 1 litro de óleo. O meu mecânico chegou a colocar-lhe à uns anos um produto que segundo ele melhorava esta situação da Restore. Mas só funcionou por algum tempo.

    Há mais algum produto que valha eu colocar no meu carrito para ele aguentar-se mais uns anos. É que ele de chapa está porreiro, é espaçoso, tem uma boa mala e o dinheiro é curto para andar a trocar de carro logo a meio de uma crise económica brutal.
  2.  # 2

    boas

    veja nos foruns da especialidade... o ideal era identificar a origen do problema... pode precisar de segmentos, vedantes nas válvulas, etc.
    há outros produtos identicos ao Restore, que dizem ser melhores, à base de PTFE e Microesferas de ceramica (pesquise por esses termos)
    tem o ceramic power liquid (acho que é esse o nome) e outras marcas.
    os de ceramica dizem que são melhores, mas mais caros

    mas olhe que há carros novos com consumos de óleo identicos ao seu... :) há até marcas que em cada revisão oferecem um litro de óleo pra ir atestando ... :)
  3.  # 3

    com a idade há carros que têm tendência a beber oleo...

    Verificar seguementos, motor, valvulas se estiver tudo ok tentar mudar a especifidade do oleo - usa 15w 40 passar para 10w 40 ou 30 agora nao me lembro da explicação do meu mecanico sobre os w´s e a numeros :( para poder ajudar mas em qq sitio lhe dao boas explicaçoes tais como norauto e outras do genero caso precise de ouvir opinioes mais crediveis do que a minha....

    de resto ver se o oleo é sintetico ou mineral!


    Se tudo estiver Ok é manter o oleo e baixar a qualidade de BP para outro mais em conta e até mesmo com a gasolina usada - nada de marcas brancas... os centimos podem sair mais caro depois!
    •  
      FD
    • 3 abril 2013

     # 4

    E não tem fugas?

    Se não tem fugas, é desgaste dos elementos mecânicos, normalmente não há muito a fazer sem gastar algum dinheiro... o fumo do escape, é azul?

    Por outro lado, um Accent de 98 e mais de 200 mil já não vale o que se calhar custa a reparação...
    Ainda no outro dia vi um de 2001 ou 2002 à venda por 900€.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 5

    boas
    pois se fosse como eu que quase não bebo água estava tudo bem.
    lol
    Concordam com este comentário: Dj_C
  5.  # 6

    Colocado por: FDE não tem fugas?

    Se não tem fugas, é desgaste dos elementos mecânicos, normalmente não há muito a fazer sem gastar algum dinheiro... o fumo do escape, é azul?

    Por outro lado, um Accent de 98 e mais de 200 mil já não vale o que se calhar custa a reparação...
    Ainda no outro dia vi um de 2001 ou 2002 à venda por 900€.


    Não há uma única macha de óleo na garagem, por isso o óleo deve estar a ser consumida pelo motor. O fumo é da cor normal e a quantidade não é exagerada.

    Quando o meu mecânico pôs o restore disse logo que não valia a pena gastar dinheiro a abrir o motor, porque o valor do carro não compensava (e já foi à uns anos).




    Colocado por: fernandoFerreiraboas

    veja nos foruns da especialidade... o ideal era identificar a origen do problema... pode precisar de segmentos, vedantes nas válvulas, etc.
    há outros produtos identicos ao Restore, que dizem ser melhores, à base de PTFE e Microesferas de ceramica (pesquise por esses termos)
    tem o ceramic power liquid (acho que é esse o nome) e outras marcas.
    os de ceramica dizem que são melhores, mas mais caros

    mas olhe que há carros novos com consumos de óleo identicos ao seu... :) há até marcas que em cada revisão oferecem um litro de óleo pra ir atestando ... :)


    Sabe dizer-me que fóruns há de jeito em Portugal? Já agora, obrigado pelas dicas.

    JPN761 vou perguntar.
    • shc
    • 3 abril 2013

     # 7

    de um salto no forum da hyundai portugal que há lá muitos accent´s pode ser que o ajudem.
  6.  # 8

    Eu nem sabia que havia um forum da Hyundai!
  7.  # 9

  8.  # 10

    custa-me a crer que este carro come oleo , já vi uns quantos e nunca dei por esse mal ... 200000 km é um brinco para estes motores de origem japonesa ... o que pode dizer sobre a sua moradia , e tempo de uso da maquina todos os dias ...
    por vezes nem nos ocorre uma das primeiras coisas que fazemos todos os dias que são os arranques a frio principalmente se fazemos subidas com o motor a frio mesmo que sem puxar pelo mesmo o consumo de oleo é notorio ...
    o visco 15-40 só por si diz que este carro ainda tem segmentos ou então para papar este oleo já não havia segmentos ...

    muitas das vezes não reparamos o que fazemos diariamente , e isso se traduz em consumo de oleo ...
    se o carro tem consumo convem não alterar para lubrificantes mais finos no caso este é um 40 e não deve ir ao 30 nem ao 20 ...
    poderá usar um 50 mas só depois de apurar o que realmente se passa com o seu caso .

    dou-lhe um exeplo com o meu honda , morava eu numa zona em que todos os dias de manha era muito fria e chegava ao carro dava a chave e arranque tinha uma subida de quase 5km a uma inclinação em que só usava 3ª e 4ª velocidade claro não lhe puxava a fundo mas saía sempre em cima da hora ... o meu honda comia 1l de oleo por mês e estou a falar de um 10w30 .
    claro que sabia o que lhe levava a comer oleo ...

    agora que mudei de casa e moro num local mais quente de inverno e saio quase numa via rapida direita faço cerca de 20 000km sem colocar um pingo de atesto ... claro agora tenho outro problema o carro não chega sequer a aquecer e consome mais combustivel , os 13km de viagem em aberto não chega a levantar o ponteiro lol

    mas convem ver qual o seu mal poderá ver o fumo como diz o FD a frio e a quente se o carro não coloca fumo com oleo é uma relação de condução inadequada ao motor lol
  9.  # 11

    Rafael, ele até à uns 4 anos ficava na rua, desde daí fica na garagem. Por isso quando saiu de manhã o carro não está assim tão frio e a estrada não tem assim tantas subidas como isso. Das pessoas com o mesmo modelo de carro e motor, ninguém se queixa, por isso deve ser daquelas excepções que acontecem em todas as marcas.

    Em relação aos aditivos fiquei um pouco receouso, vamos ver o que o pessoal do fórum da hyundai escreve acerca disso.

    Dos que pesquisei, estes são os que mais cativaram a minha atenção:

    http://www.faher.com/pt/lubrificante/14-aumentador-de-viscosidade.html


    http://www.ep3.com/produtos_cat.php?id=5

    (Engine Protect)
  10.  # 12

    esse da faher não sei se será muito bom... a unica coisa que faz é torna o oleo mais espesso....
    é um produto que parece mel...
    a Faher acho que tem um à base de PTFE, que deve ser melhor que esse.
  11.  # 13

    • shc
    • 3 abril 2013

     # 14

    Colocado por: branco.valterEu nem sabia que havia um forum da Hyundai!


    Apareça lá que tem lá malta porreira sempre a tentar ajudar.
  12.  # 15

    Colocado por: rafaelisidorocusta-me a crer que este carro come oleo , já vi uns quantos e nunca dei por esse mal ... 200000 km é um brinco para estes motores de origem japonesa ... l


    Hyundai é coreana.
    E se recentemente a fiabilidade da marca é razoável do que se ouve dizer, a fiabilidade destes coreanos dos anos 90 não é famosa.

    Tenho um familiar que teve um accent da mesma geração e motor que o de quem abriu o tópico e.. teve uns quantos problemas com o carro a nível de motor, incluindo troca de motor pelo meio via garantia.
    De referir que vinha de fiat dos anos 90, pelo que passou de carro problemático para outro..igual [embora num fosse mais problemas elécticos e depois no outro fosse mais de motor]. À terceira ganhou juízo, comprou um alemão e ficou feliz e contente por nunca mais ter tido problemas.
    Mas um japonês 'a sério' claro que também é boa máquina. :)
    • shc
    • 3 abril 2013

     # 16

    isso dos carros/marcas/modelos conhecemos sempre alguém que parece que saiu a fava e outros que não têm qualquer problema, eu por exemplo comprei uma Hyundai H1 de 9 lugares, na altura fiquei com 1 pé atrás na compra e agora passados 4 anos só não a vendo porque não me dá problemas, queria trocar de carro porque na altura precisava de 1 carro grande e foi a opção mais em conta que apareceu e agora já posso ter um carro mais pequeno mas como não me dão nenhum valor de jeito pela carrinha não a vendo a não ser que começe a dar problemas.
    •  
      Mk Pt
    • 3 abril 2013 editado

     # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Ai,ai Mk Pt..o que voce foi dizer:-))


    :)

    Apenas relatei a partir do que conheço. Claro que depois depende da experiência.

    Um exemplo que posso dar é que entre familiares mais próximos e mais distantes e conhecidos, sei que para cima de uns 20 toyotas, de vários tamanhos e feitos que nunca deram problemas, à excepção de 2 que deram alguns problemas..mas que na verdade 'não são bem' toyotas: 2 Aygos com problemas de 'controlo de qualidade' [se não os tivessem não entrava água quando chovia, logo novos acabados de vir do stand].
    Mas tinha uma amiga cujo pai não queria ver toyotas à frente porque teve um qualquer problema com um yaris ou que foi..

    Tudo depende da experiência, mas há sempre aqueles casos.. que até pode parecer 'perseguição' ou 'lugar-comum' dizer isto, mas a verdade é que é conhecido os problemas electricos de italianos de anos 90 e também alguns problemas de fiabilidade mais generalizada de coreanos dessa época.


    Mas claro que os donos por vezes têm dificuldade a assumir os problemas.
    Tenho um amigo que tinha um Ssangyong de finais de 90's e que não se queixava muito. O motor era 'powered by mercedes-benz' e não dava problemas de facto, mas tudo o resto deu problemas, mas pronto e tal, o importante é que o motor nunca tinha dado problemas. E entretanto o jipe quase passou um terço da vida na oficina a arranjar outras coisas.. :D

    Colocado por: shcisso dos carros/marcas/modelos conhecemos sempre alguém que parece que saiu a fava e outros que não têm qualquer problema, eu por exemplo comprei uma Hyundai H1 de 9 lugares, na altura fiquei com 1 pé atrás na compra e agora passados 4 anos só não a vendo porque não me dá problemas, queria trocar de carro porque na altura precisava de 1 carro grande e foi a opção mais em conta que apareceu e agora já posso ter um carro mais pequeno mas como não me dão nenhum valor de jeito pela carrinha não a vendo a não ser que começe a dar problemas.



    O que referi sobre hyundais era referente mais aos dos anos 90, como disse no outro post a impressão/feedback que tenho lido dos mais recentes é bem melhor, isto embora não tenha ninguém conhecido que tenha um hyundai recente.
    Mas claro, que há sempre as favas em termos de fiabilidade [muitas vezes estas calham em modelos/motores acabados de lançar..].. tal como há aqueles casos em que certo modelos que reconhecidamente [em média] tinham fiabilidade abaixo do esperado e existem unidades que duram e duram e não dão grandes chatices..
    :)
  13.  # 18

    Colocado por: shcisso dos carros/marcas/modelos conhecemos sempre alguém que parece que saiu a fava e outros que não têm qualquer problema, eu por exemplo comprei uma Hyundai H1 de 9 lugares, na altura fiquei com 1 pé atrás na compra e agora passados 4 anos só não a vendo porque não me dá problemas, queria trocar de carro porque na altura precisava de 1 carro grande e foi a opção mais em conta que apareceu e agora já posso ter um carro mais pequeno mas como não me dão nenhum valor de jeito pela carrinha não a vendo a não ser que começe a dar problemas.


    Os bombeiros cá da minha terra tiveram problemas bastante sérios com uma dessas, mas conheço outros tantos casos que as pessoas têm-nas à anos e sem nada a assinalar. Os hyundais mais recentes são fiáveis e bonitos (tal como os Kia).
  14.  # 19

    Colocado por: Mk Pt

    Hyundai é coreana.
    E se recentemente a fiabilidade da marca é razoável do que se ouve dizer, a fiabilidade destes coreanos dos anos 90 não é famosa.

    Tenho um familiar que teve um accent da mesma geração e motor que o de quem abriu o tópico e.. teve uns quantos problemas com o carro a nível de motor, incluindo troca de motor pelo meio via garantia.
    De referir que vinha de fiat dos anos 90, pelo que passou de carro problemático para outro..igual [embora num fosse mais problemas elécticos e depois no outro fosse mais de motor]. À terceira ganhou juízo, comprou um alemão e ficou feliz e contente por nunca mais ter tido problemas.
    Mas um japonês 'a sério' claro que também é boa máquina. :)


    se eu não me engano este motor é mistubichi de origem , aliás este e quase todos os que equipam estes modelos mas posso verificar .
    contudo á carros alemãs que consomem tanto oleo como um coreano ora o seu familiar veja se no seu manual do carro alemã não especifica quantos lt de oleo poderá consumir em relação a tantos km percorridos ...

    não há carros infaliveis nem marcas que não dão problemas ...
  15.  # 20

    Colocado por: shc

    Apareça lá que tem lá malta porreira sempre a tentar ajudar.


    É este?

    http://www.hyundaiclubeportugal.net/forum/index.php?sid=9e68f9a4e7f4da17bb96c0e762a2564c
 
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