Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: pedromlopesUma questão é verdade que não se deve colocar lenhas resinosas neste tipo de equipamentos (caldeiras, recuperadores) ou se ela estiver bem seca já não se coloca esse problema.


    Se a lenha estiver bem seca(mínimo dos mínimos, 2 anos) não tem problema.
    O problema é que a maior parte das pessoas que compra a lenha não está para isso €€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  2.  # 2

    Não pode ser muito seca
  3.  # 3

    Pelo menos nas de chama invertida
  4.  # 4

    pq?
    Concordam com este comentário: Skinkx
  5.  # 5

    há uns tempos estive a ler um estudo em que se focavam em dificuldades em controlar a combustao e temperatura em caldeiras em que a lenha era extremamente seca, tenho pena de nao saber onde vi isso, vou ver se encontro
  6.  # 6

    Colocado por: pedromlopesQuais são as principais características a ter em conta na escolha de um?
    francamente o principal é o aplicador, não adianta tá ter o melhor do mundo e arredores se depois vai durar e ter o mesmo comportamento que a mais relés.

    Um bom dura muitos anos, um relés dura o que durar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodrigueshá uns tempos estive a ler um estudo em que se focavam em dificuldades em controlar a combustao e temperatura em caldeiras em que a lenha era extremamente seca, tenho pena de nao saber onde vi isso, vou ver se encontro
    por vezes a acontecem fenómenos estranhos derivado a excessiva vaporização com lenhas resinosa ou muito secas que "ardem" depressa demais.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
  8.  # 8

    Pois é que o meu pai tem medo de ter os pés gelados e então tem lenha que está à vontade à 10 anos a secar à sombra e arrumadinha.

    Bem sei que no sector da construçao uma parte importante da equação para que as coisas sejam bem feitas é que o instalador/pedreiro/canalizador/eletricista e todas as outras especialidades saibam o que estão a fazer e como se adaptarem às situaçoes e particularidades das obras e equipamentos mas e, esta questão, fica mais dirigida para o Jorge, simplesmente porque vende estas duas marcas: que argumentos técnicos apresenta para diferenciar as 2 marcas de recuperadores que trabalha: ADF vs aquaflan?

    Obrigado.
  9.  # 9

    Colocado por: Sergio Rodrigueshá uns tempos estive a ler um estudo em que se focavam em dificuldades em controlar a combustao e temperatura em caldeiras em que a lenha era extremamente seca, tenho pena de nao saber onde vi isso, vou ver se encontro



    Acho isso muito esquisito, o objectivo é obter o máximo de energia da queima da lenha e isso só se consegue com temperaturas elevadas.

    O ciclo de combustão nas caldeiras de gaseificação não funcionam bem em regime reduzido ou descontínuo. Aliás é por esse motivo,que recomendam que as instalações possuam reservatórios / Acumuladores térmicos adequados e capazes de acumular o excesso de calor produzido na fase de combustão.

    As normas ambientais europeias estão cada vez mais apertadas e cada vez mais obrigam os fabricantes a ter máquinas mais eficientes,isto é, as temperaturas produzidas na fase de combustão têm de ser cada vez mais altas para conseguir uma emissão de fumo e de substâncias poluentes reduzida.
  10.  # 10

    Por isso é que já de começam a ver sondas lambda a controlar a mistura.
  11.  # 11

    Não confundir temperatura com picos de calor excessivo.
  12.  # 12

    e, esta questão, fica mais dirigida para o Jorge, simplesmente porque vende estas duas marcas: que argumentos técnicos apresenta para diferenciar as 2 marcas de recuperadores que trabalha: ADF vs aquaflan?

    Obrigado.
  13.  # 13

    Colocado por: pedromlopesque argumentos técnicos apresenta para diferenciar as 2 marcas de recuperadores que trabalha: ADF vs aquaflan?
    apesar de serem muito diferentes, o Aquaflam é muito simples com uma garantia alargada, com modelos de baixa potencia que resolvem algumas situações.

    o ADF é mais carro de assalto soviético (ironia pois este é nacional e o Aquaflam é que vem de leste) com potencias mais elevadas.

    a grande diferença entre ambos é na dimensão da camara de combustão pois os ADF são mais do agrado dos DO derivado ás maiores dimensões do vidro frontal da camara de combustão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    • eu
    • 12 setembro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: ArcadeAs normas ambientais europeias estão cada vez mais apertadas e cada vez mais obrigam os fabricantes a ter máquinas mais eficientes,isto é, as temperaturas produzidas na fase de combustão têm de ser cada vez mais altas para conseguir uma emissão de fumo e de substâncias poluentes reduzida

    Mas se forem muito elevadas produzem demasiados óxidos de azoto, os famosos NOx que colocaram a VW nas bocas do mundo.
    Concordam com este comentário: Arcade
  14.  # 15

    infelizmente nao encontro o raio do estudo, vou ter que procurar melhor, no entando entendo a ideia do problema que lenha muito seca pode causar, basicamente a lenha ao queimar vai libertando todos os compostos volateis (fumo) que depois é misturado com oxigenio e inicia-se a queima do mesmo estando muito seca isto vai acontecer a uma velocidade maior criando temperaturas muito altas e possivelmente prejudiciais alem disso ha maquinas que podem nao estar preparadas para lidar com uma carga cheia de de lenha muito seca, a permuta pode nao acontecer ao ritmo que se espera e criar problemas, alem disso grande parte dos fabricantes falam em teor de humidades a rondar os 15%, ja encontrei algumas referencias em foruns no estrangeiro sobre estas situações embora me parece que seja algo recente a noção que pode existir problemas neste aspecto
    • eu
    • 12 setembro 2018

     # 16

    Mas também não é fácil ter lenha com menos que 15% de humidade...
    Concordam com este comentário: Arcade
  15.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesinfelizmente nao encontro o raio do estudo, vou ter que procurar melhor, no entando entendo a ideia do problema que lenha muito seca pode causar, basicamente a lenha ao queimar vai libertando todos os compostos volateis (fumo) que depois é misturado com oxigenio e inicia-se a queima do mesmo estando muito seca isto vai acontecer a uma velocidade maior criando temperaturas muito altas e possivelmente prejudiciais alem disso ha maquinas que podem nao estar preparadas para lidar com uma carga cheia de de lenha muito seca, a permuta pode nao acontecer ao ritmo que se espera e criar problemas, alem disso grande parte dos fabricantes falam em teor de humidades a rondar os 15%, ja encontrei algumas referencias em foruns no estrangeiro sobre estas situações embora me parece que seja algo recente a noção que pode existir problemas neste aspecto


    puxe lá pelos neurónios, gostava de ler o estudo.
    agora fiquei curioso .
    Concordam com este comentário: Skinkx
  16.  # 18

    Colocado por: euMas também não é fácil ter lenha com menos que 15% de humidade...
    Concordam com este comentário:Arcade


    verdade.
      hum.png
  17.  # 19

    Num manual da Aquaflam fala:

    RECOMMENDED FUEL
    The inset stoves are designed for burning of piece wood. The required output and efficiency may be achieved when you use specified fuel (hard wood moisture content 12 to 20 % and heating power 17000-20000 kJ/kg). This moisture content is achieved by storing the wood for the period of two years at a well ventilated place and under a roof


    No outro manual menciona:

    The moisture content in the wood must be lower than 20%, ideally it should be 10%. Here the rule applies that the lower the moisture content in the wood the greater is its heating value. The recommended wood moisture content is achieved by storing wood in a well ventilated wood shelter for a period of at least two years

    E apresenta uma tabela de madeiras com o seu poder calorifico com 20% Humidade em que uma delas é o pinheiro.

    Então pergunto se pela vossa experiencia de instaladores não se deve utilizar lenhas resinosas ou oleosas que degradam os aparelhos (apesar de não vir mencionado no manual desta marca em específico) ou sendo uma marca checa o pinho que lá exista tenha caracteristicas diferentes do nosso?

    Vou tentar encontrar informação em alguma marca portuguesa.
  18.  # 20

    no manual da Solzaima menciona na página 25 alguns tipos de madeira passiveis de serem utilizados nestes recuperadores em que estão mencionados o pinheiro, o eucalipto e outras comuns como a oliveira, castanheiro, azinheira etc mas não sei a que tipo de madeiras estas arvores são.
 
0.6751 seg. NEW